Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2009 - Mês 03

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Carteira JAS*2009 - Mês 03 - dia 12

por JAS » 12/3/2009 21:38

Um dia muito activo com um total de 26 ordens...

JMT
Andei entretido a comprar e a revender com 1 a 4 centimos de diferença desde os 3,403 até aos 3,48.
No final do dia fiquei com umas a mais mas é uma quantidade pouco significativa e o b.p. pouco se alterou.
Quanto ao TW fiz apenas uma venda a 0,47 quando a JMT chegou aos 3,48.
Sendo assim mantenho a posição quase intacta.

SEM
Também fiz compras e vendas na zona 5,85-5,90 mas nesta nem ganhei os centimos.
O b.p aumentou porque acabei por ficar com mais umas.

BPI
O trade já está ganhador em cerca de 8% e os TW's também.
Considerei que não havia motivo para reduzir embora me apetecesse meter ao bolso as mais-valias.

VAA
Aguardamos que a CMVM se pronuncie...
Esperemos que não seja em 2012.

JAS
Anexos
cart 03-12.png
cart 03-12.png (64.39 KiB) Visualizado 2103 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Re

por JAS » 12/3/2009 3:44

Eu já disse que me enganei a fazer as contas e que o qualnhick tinha razão.

Portanto não vale muito a pena continuarem a discutir o meu "infeliz" exemplo.

E também já respondi ao qualnhick com os números reais da JMT que são os que interessam...

Posto isto vou mas é dormir.

Um abraço,
JAS

Re:

por Adrox » 12/3/2009 3:03

qualnhick Escreveu:
Adrox Escreveu:Esses dados estão incompletos.
Esses dados dependem do crescimento das vendas em Portugal, e do tamanho das vendas de Portugal...

Tu estás a por CRESCIMENTO ZERO para as vendas em Portugal...
Experimenta partir do pressupsot que as vendas eem Portugal subiram 40%...

Cumprimentos.

Eu estou somente a partir do MESMO PRESSUPOSTO que partiu o JAS por forma a refazer as contas que ele fez e demonstrar que a queda do zloty é relevante para os resultados da JM.

Não me estava a apetecer fazer contas, mas já que não percebe, vou mesmo ter de as fazer:

Vamos partir do tal principio que as vendas da JM se repartem 50% em POrtugal e 50% na Polonia, vendas em 2007:
Vendas totais da JM = 200
Vendas em Portugal = 100
Vendas na Polonia = 100

Se aumentar as vendas na Polonia 25% e mantendo a estabilidade cambial euro/sloty, ficava assim (e aumentar também as vendas em Portugal em 25%):
Vendas totais da JM = 250/ Crescimento = 25%
Vendas em Portugal = 125 / Crescimento = 25%
Vendas na Polonia = 125 / Crescimento = 25%

Vamos agora supor que, com base nos mesmos dados, o zloty cai 10%. Tudo transformado em euros ficava assim:
Vendas totais da JM = 238.6 / Crescimento = 19.3%
Vendas em Portugal = 125 / Crescimento = 25%
Vendas na Polonia = 125 / Em euros = 113.6 /
Crescimento = 13.6%

O crescimento diminuia de 25% para 19.3%...
Nada a ver com os numeros que pôs de 12.5% para 6.8%...
Alias por acaso até tem a ver, em ambos os lucros desceram a mesma percentagem 5.7% (12.5%- 6.8%) ou (25% - 19.3%).
A diferença é que 5.7% em 12.5%, representa uma queda de 46% no crescimento dos lucros...
E 5.7% em 25% representa uma queda de apenas em 22% no crescimento dos lucros...

Muito diferente do que disse... (E um pouco diferente também do que o JAS disse, que falou em 22.5% de crescimento com a queda do zloty, quando na verdade são 19.3% de crescimento).
De qualquer forma, 19.3% está mais perto do que o JAS disse (22.5%) do que voce disse, 6.8%...

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

Re:

por JAS » 12/3/2009 2:48

qualnhick Escreveu:A margem % correcto, mas como ninguem vive de %, toda a gente vive é de $ e essa é grandemente afectada em euros com a queda do zloty.

Tens toda a razão na maneira de fazer as contas mas agora pensa assim:

- No gráfico que o GOE meteu vês que a queda do zloty foi da ordem dos 50% e que isso se deu, fundamentalmente, no 2º Semestre de 2008.

- Nas contas da JMT vês que as vendas na Polónia "like-to-like" até diminuiram em 2008 mas que foi apenas de 21,1 para 20,2 (Euro Mio) com essa queda de 50% do zloty.

- Portanto imagina quanto teriam crescido "like-for-like" sem essa depreciação do zloty!!!

Isto para não teres que imaginar a quanto equivaleria o crescimento das vendas consolidadas na Polónia que foram de +47,2% em 2008 apesar do zloty...

Convém não esquecer que no último semestre também tiveram que integrar a cadeia PLUS e que a área de venda no final cresceu 40% na Polónia.

Nota que eu insisto apenas num ponto:
- A desvalorização do zloty reduz os aumentos de vendas em Euros mas não é linear que reduza os lucros.
Poderá haver ganhos financeiros substanciais em Euros por receberem a pronto e pagarem 3 meses depois...
Com os fortes aumentos de vendas registados, o zloty é capaz de reduzir a performance de "muito boa" a apenas "boa" mas não conduz a prejuízos que justifiquem a queda de cotação.

A queda da cotação, continuo a insistir, deveu-se muito mais aos resgates dos Fundos do que à queda do zloty.

Um abraço,
JAS

P.S: Se quiseres ver os números da JMT o endereço é:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR22516.pdf

Re:

por Qualnhick » 12/3/2009 2:29

Adrox Escreveu:Esses dados estão incompletos.
Esses dados dependem do crescimento das vendas em Portugal, e do tamanho das vendas de Portugal...

Cumprimentos.

Eu estou somente a partir do MESMO PRESSUPOSTO que partiu o JAS por forma a refazer as contas que ele fez e demonstrar que a queda do zloty é relevante para os resultados da JM.

Registado: 19/12/2002 2:50

Re:

por Adrox » 12/3/2009 2:23

qualnhick Escreveu:
Adrox Escreveu:Já reparaste que, NÃO ESTÁS A CONSIDERAR CRESCIMENTO EM PORTUGAL?

Considera crescimento em Portugal parecido com a Polonia, 25% e volta a fazer as contas...

Cumprimentos.

Pois não, mas estou só a rebater a afirmação do JAS que dizia o seguinte:

JAS Escreveu:Se o aumento de vendas em zlotys for +25% a variação em euros será +22,5%

Portanto partindo desse pressuposto o que se verifica é que um crescimento das vendas na Polonia de 25% com uma queda de 10% do zloty dá, na realidade, um pequeno crescimento de 6.8% das vendas.

Esses dados estão incompletos.

Cumprimentos.

Re:

por Qualnhick » 12/3/2009 2:20

Adrox Escreveu:Já reparaste que, NÃO ESTÁS A CONSIDERAR CRESCIMENTO EM PORTUGAL?

Considera crescimento em Portugal parecido com a Polonia, 25% e volta a fazer as contas...

Cumprimentos.

Pois não, mas estou só a rebater a afirmação do JAS que dizia o seguinte:

JAS Escreveu:Se o aumento de vendas em zlotys for +25% a variação em euros será +22,5%

Portanto partindo desse pressuposto o que se verifica é que um crescimento das vendas na Polonia de 25% com uma queda de 10% do zloty dá, na realidade, um pequeno crescimento de 6.8% das vendas.

Re:

por Adrox » 12/3/2009 2:08

qualnhick Escreveu:
JAS Escreveu:Lá na Polónia deve fazer compras em zlotys e fará certamente vendas em zlotys pelo que a margem pouco será afectada pelo câmbio.

A margem % correcto, mas como ninguem vive de %, toda a gente vive é de $ e essa é grandemente afectada em euros com a queda do zloty.

JAS Escreveu:Quando se transforma tudo em EUROS, uma variação do zloty de 10% num valor que representa 50% das vendas totais do grupo pouco pesa na comparação.

Se o aumento de vendas em zlotys for +25% a variação em euros será +22,5% e pouca importância tem no total pois, se Portugal for +10%, a variação no total passará de +17,5% para +16,25%...

Que raio de contas ... vamos partir do tal principio que as vendas da JM se repartem 50% em POrtugal e 50% na Polonia:
Vendas em Portugal = 100
Vendas na Polonia = 100

Se aumentar as vendas na Polonia 25% e mantendo a estabilidade cambial euro/sloty, ficava assim:
Vendas totais da JM = 225 / Crescimento = 12.5%
Vendas em Portugal = 100

Vamos agora supor que, com base nos mesmos dados, o zloty cai 10%. Tudo transformado em euros ficava assim:
Vendas totais da JM = 213.6 / Crescimento = 6.8%
Vendas em Portugal = 100
Vendas na Polonia = 125 / Em euros = 113.6 / Crescimento = 13.6%

Ou seja, uma queda do zloty em 10% passa o crescimento das vendas de 12.5% para 6.8%, praticamente para metade.
Achas isso irrelevante ? Eu acho que é muito relevante.

Já reparaste que, NÃO ESTÁS A CONSIDERAR CRESCIMENTO EM PORTUGAL?

Cumprimentos.

por - GOE - » 12/3/2009 0:07

Imagem

O EUR/PLN subiu em cerca de 7 meses cerca de +53%.

É claramente visível, que esta subida, foi feita num curtíssimo espaço de tempo, e numa tendência ascendente bastante inclinada.

O movimento em causa pode perder momentum a qualquer altura, tal como o Oil no ano passado, se bem se lembram subiu da mesma forma com uma inclinação acentuada e depois foi o que se viu.

Não me parece que as economias de Leste Europeu estejam tão afectadas como se agoira por aí. Até acho que poderão funcionar como refúgio...

[/img]

Registado: 5/12/2007 16:26

por cannot » 11/3/2009 23:41

vendem eles ganhamos nós :twisted:

Acho que tens toda a razão! A mim só me aborrece ter a média nos 3.46 e não mais pertinho dos 3... mas estamos no caminho certo e esta tanga do zloty não pode durar para sempre.

Registado: 15/1/2009 15:28

Re:

por Qualnhick » 11/3/2009 23:33

JAS Escreveu:Lá na Polónia deve fazer compras em zlotys e fará certamente vendas em zlotys pelo que a margem pouco será afectada pelo câmbio.

A margem % correcto, mas como ninguem vive de %, toda a gente vive é de $ e essa é grandemente afectada em euros com a queda do zloty.

JAS Escreveu:Quando se transforma tudo em EUROS, uma variação do zloty de 10% num valor que representa 50% das vendas totais do grupo pouco pesa na comparação.

Se o aumento de vendas em zlotys for +25% a variação em euros será +22,5% e pouca importância tem no total pois, se Portugal for +10%, a variação no total passará de +17,5% para +16,25%...

Que raio de contas ... vamos partir do tal principio que as vendas da JM se repartem 50% em POrtugal e 50% na Polonia:
Vendas em Portugal = 100
Vendas na Polonia = 100

Se aumentar as vendas na Polonia 25% e mantendo a estabilidade cambial euro/sloty, ficava assim:
Vendas totais da JM = 225 / Crescimento = 12.5%
Vendas em Portugal = 100

Vendas totais da JM = 213.6 / Crescimento = 6.8%
Vendas em Portugal = 100
Vendas na Polonia = 125 / Em euros = 113.6 / Crescimento = 13.6%

Ou seja, uma queda do zloty em 10% passa o crescimento das vendas de 12.5% para 6.8%, praticamente para metade.
Achas isso irrelevante ? Eu acho que é muito relevante.

Re:

por JAS » 11/3/2009 23:18

SMALL1969 Escreveu:A JM consolida as contas da Polónia em euros?
Para investir lá agora, com empréstimos em euros ou chf, é bom, mas para demostrar lucros à holding já é mais complicado, ou não?

A JMT consolida tudo em EUROS.

Lá na Polónia deve fazer compras em zlotys e fará certamente vendas em zlotys pelo que a margem pouco será afectada pelo câmbio.

Quando se transforma tudo em EUROS, uma variação do zloty de 10% num valor que representa 50% das vendas totais do grupo pouco pesa na comparação.

Os analistas, que andaram a justificar as quedas com o zloty, era melhor que averiguassem quem foram os Fundos que, pressionados por volumosos resgates, tiveram que se desfazer mesmo dos bons títulos.

Um abraço,
JAS

P.S. - Nos últimos dias o zloty não subiu, a JMT sim porque esgotaram as vendas...

Re: Re

por SMALL1969 » 11/3/2009 22:55

JAS Escreveu:
mlra Escreveu:Já repararam que depois de os reultados apresentados ainda não vi analistas a dizer se mantêm o PT da JM, se aumentam ou se diminuem?!

Eles devem estar um bocado baralhados por causa do zloty...

JAS

Boa tarde,

A JM consolida as contas da Polónia em euros?
Para investir lá agora, com empréstimos em euros ou chf, é bom, mas para demostrar lucros à holding já é mais complicado, ou não?

Registado: 3/2/2009 12:21

Carteira JAS*2009 - Mês 03 - dia 11

por JAS » 11/3/2009 21:32

Hoje tive pouco tempo para a bolsa...

JMT
Apenas uma venda de 7660C a 0,45.
Começo a aproximar-me da situação cómoda em que os TW's cumprem o objectivo de absorver mais rapidamente a perda nas acções.

Quanto à rentabilidade apenas preciso de mais 1 ou 2 dias assim...

JAS
Anexos
cart 03-11.png
cart 03-11.png (63.49 KiB) Visualizado 2741 vezes

Re

por JAS » 11/3/2009 11:59

mlra Escreveu:Já repararam que depois de os reultados apresentados ainda não vi analistas a dizer se mantêm o PT da JM, se aumentam ou se diminuem?!

Eles devem estar um bocado baralhados por causa do zloty...

JAS

por mlra » 11/3/2009 9:35

Boas!

Já repararam que depois de os reultados apresentados ainda não vi analistas a dizer se mantêm o PT da JM, se aumentam ou se diminuem?! :wink:

Cumps
If it looks like a duck, walks like a duck and quacks like a duck, it is a duck.

Registado: 24/12/2007 12:02

Re

por JAS » 11/3/2009 1:40

majomo Escreveu:Por falares na situação dos TW, não seria mais normal definires uma ordem stop aos 3, que poderia ser alterada...

Nos TW's não há stops ou pelo menos não é garantido que funcionem.
Nessas ocasiões o MM, (market Maker, o que compra e vende por conta do citi), limita-se a pirar-se...

majomo Escreveu:Ou foi mesmo para garantires a disciplina de venda?

Os 3,00 podem ser encarados como KO ou podem ser encarados como stop.
Abaixo de zero não passam.

Já expliquei isto mas explico outra vez:
Se comprares 1000 acções a 3,20, investes 3200 euros, e se a JMT descer a 2,80 ficas a perder 400 euros.
Se colocasses um stop a 3,00 perdias 200 euros.

Se em vez de comprares as 1000 acções, comprasses 2000 TW's (pois a paridade neste caso específico é 1:2) investirias aproximadamente 2000x0,14=280 euros.
Teoricamente valem 0,10 mas há um prémio e um spread o que devia dar 0,14.
Se a JMT for a 3,00 levas KO e perdes os 280 euros.
Se for a 2,80 já levaste KO e não perdes mais.

Sob este prisma os TW's permitem assumires posições idênticas com o menor capital e o KO funciona como stop.

Um abraço,
JAS

por majomo » 11/3/2009 0:26

Olá Jas.

Por falares na situação dos TW, não seria mais normal definires uma ordem stop aos 3, que poderia ser alterada...

Ou foi mesmo para garantires a disciplina de venda?

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Carteira JAS*2009 - Mês 03 - dia 10

por JAS » 10/3/2009 22:06

Há dias em que somos forçados a tomar decisões...

JMT
Nos últimos tempos fartei-me de comprar TW's e não havia meio de vender os excedentes de acções...
Por outro lado um dos TW's, o baratinho, estava a 2 dias de atingir o último dia de negociação e, já havia decidido, fechar hoje essa posição.
Comecei por comprar mais 7660C a 0,36 e ainda umas acções a 3,193.
Entretanto a JMT passou toda a manhã sob uma enorme pressão de descargas na zona dos 3,20, o que dificultava a minha estratégia, e optei por fazer umas devoluções entre os 3,207 e os 3,228.
Inesperadamente as vendas acabaram e ela disparou quase de imediato.
Tratei logo de fechar a posição no 7333C a 0,16 o que até foi 0,01 acima do que tinha decidido.
No resto da tarde já não estive na bolsa mas deixei uma ordem de venda que saíu a 3,356.
A posteriori pode dizer-se que vendi o 7333c cedo demais mas convém não esquecer que já havia tratado de o substituir pelo 7660C.
E é bom lembrar que esse TW esteve a 0,01 do KO...

SEM
Um dia vendo, outro dia compro, não deve haver quem entenda...
Hoje comprei a 5,86.

BPI
Finalmente o pardalito levantou vôo.
Vamos ver se amanhã não há aterragem de emergência.

VAA
Continuo sem saber nada da OPA...
E continuo a ver a Visabeira a comprar sem que o mercado seja informado sobre "a quanto comprou" e sobre" que tipo de acções comprou".
É o que se chama um mercado transparente, não é?

JAS
Anexos
cart 03-10.png
cart 03-10.png (64.4 KiB) Visualizado 2217 vezes

por Nico » 10/3/2009 17:08

mlra Escreveu:Boas.

Isto não está nada fácil para a JM a força vendedora é muito forte quando entra na zona dos 3.20-3.25. Não vejo jeito de irmos novamente aos 3.75/4.00 tão cedo.

Cumps

Calma... Essa pressa em valorizar 0.75€/acção (23%) de um dia para o outro não será pedir demais?
As quedas são mais rápidas que as subidas... Sempre foram, ou estou errado?

Ela chega lá... Mantendo-se os pressupostos que te fizeram entrar, deixa-te estar! Pelo menos, é assim que estou na JMT @ 3.481...

Abraço

Registado: 23/4/2007 13:05

por mlra » 10/3/2009 14:34

Boas.

Isto não está nada fácil para a JM a força vendedora é muito forte quando entra na zona dos 3.20-3.25. Não vejo jeito de irmos novamente aos 3.75/4.00 tão cedo.

Cumps
If it looks like a duck, walks like a duck and quacks like a duck, it is a duck.

Registado: 24/12/2007 12:02

Carteira JAS*2009 - Mês 03 - dia 09

por JAS » 9/3/2009 18:22

A sessão começou promissora mas acabou tudo em águas de bacalhau...

JMT
Tinha uma venda a 3,248, para acerto de quantidades, mas só me levaram meia dúzia pelo que fiquei na mesma.
A pressão vendedora na zona dos 3,20 manteve-se.

SEM
Comecei por comprar algumas a 5,81 mas depois vendi maior quantidade a 5,865.
Esperava que subisse com os dividendos da PTI e isso não sucedeu.
Continua muito parada...

JAS
Anexos
cart 03-09.png
cart 03-09.png (63.9 KiB) Visualizado 2982 vezes

por Ludacris » 9/3/2009 0:03

Apreciei bastante esta análise e tal como o Borja refere este é um dos titulos com maior estabilidade da nossa praça.
Estou bastante confiante num pequeno rebound, até pelo comportamento da ultima sessão em que a pressão vendedora diluiu o seu efeito nos 3,20.
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (22.78 KiB) Visualizado 3199 vezes

Registado: 18/12/2007 17:32

uu

por luislobs. » 8/3/2009 22:58

Esta analise do borga é muito contraprudente...entao o amigo gostaria que a Jm entrasse em dificuldades para ai sim investir no titulo.
Será um investimento fantastico investir numa acçao em dificuldades??

Diga lá..quero comprar mais barato :twisted: , como a analise que fez ao Bcp a 0.18 centimos :twisted: :lol:

acredito que eu nao entro :lol: :lol: em dificuldades nao compro nada.

abraço
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

Re

por JAS » 8/3/2009 22:44

Adrox Escreveu:JAS onde tem rentab. total de 2008, não será 2009?

Foi preciso chegarmos a Março para alguém reparar nisso...
2ª feira faço a correcção.

Um abraço,
JAS

------------------
Crómio, se não fosse a desvalorização do zloty as vendas da Biedronka cresciam a 3 dígitos.
Mas olha que 2 dígitos, EM EUROS, já é muito bom.

Um abraço,
JAS

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, m-m, malakas, Martin_Pring, MPAM, Shimazaki_2 e 297 visitantes