Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dois animais de estimação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 27/1/2009 15:56

Bocciardi Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Aparentemente a origem de Bear tem que ver com a venda de pele de ursos (e curiosamente tem que ver com shortselling, isto é, a venda de peles de ursos que ainda não tinham sido mortos) e terá origens no século XVIII.

Portanto, a culpa dos bear markets é histórica, está no short-seeling... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Não, eles vendiam as peles antes para antecipar as quedas. Não significa que fossem os culpados das quedas...

Uma situação como que inversa (dado que assenta na expectativa de preços futuros mais altos) mas semelhante/análoga é o Contango no petróleo onde os investidores preferem vender já o que é para entregar daqui a quase 1 ano e pagar o armazenamento pois existe a expectativa de que os preços do petróleo subam (e portanto encontram mercado para vender já o que não é para entregar agora a preços mais atractivos do que o que é vendido para entregar já).

Eu sei que estavas a brincar, mas é importante este esclarecimento pois é muito fácil cair nesse tipo de raciocínio falacioso (que é assim como dizer que a culpa do surto de gripe que aí vem é culpa da campanha de vacinação anti-gripe que os médicos recomendaram).

Obviamente quem vende (shorta) é porque espera que o mercado caia e considera mais vantajoso vender agora (ou vender aos preços actuais) mas não significa que seja o culpado das quedas pelas quais esse agente de mercado espera...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Bocciardi » 27/1/2009 15:51

MarcoAntonio Escreveu:Aparentemente a origem de Bear tem que ver com a venda de pele de ursos (e curiosamente tem que ver com shortselling, isto é, a venda de peles de ursos que ainda não tinham sido mortos) e terá origens no século XVIII.

Portanto, a culpa dos bear markets é histórica, está no short-seeling... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 17/1/2008 17:15

por MarcoAntonio » 27/1/2009 15:48

Há várias supostas etimologias e, claro está, a maior parte é falsa. São "explicações" que são criadas à posteriori e introduzidas na cultura popular mas que nunca estiveram realmente na origem dos termos...

Aparentemente a origem de Bear tem que ver com a venda de pele de ursos (e curiosamente tem que ver com shortselling, isto é, a venda de peles de ursos que ainda não tinham sido mortos) e terá origens no século XVIII.

Outras explicações têm que ver com a hibernação do urso, o facto do touro ser um animal mais agressivo, a forma como atacam, etc. Mas muito provavelmente são pseudo-etimologia...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Bocciardi » 27/1/2009 15:41

Corrijam-me se estiver errado, mas pelo que sei:
- Bull, pois os touros atacam de baixo para cima com os seus cornos, logo, bull market, vem de baixo para cima;
- Bear , pois os ursos atacam de cima para baixo com as suas garras, logo, bear market, vem de cima para baixo.

Um abraço
Bocci

Registado: 17/1/2008 17:15

por mandachuva » 27/1/2009 15:30

Achei interessante até porque há um bull e um bear em cada investidor. Fiquei também intrigado sobre qual a origem dos termos bull e bear para as tendências de mercado. Porquê nao rato e elefente outra coisa parecida? Procurei (pouco) na net mas não encontrei explicação.

Registado: 2/5/2006 14:21

por mquinaz » 27/1/2009 2:16

Ena pá, os gajos um dia destes atiram-se para a ria... e depois nenhum se safa :mrgreen:

Parabéns. Espectacular...como sempre
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por fosgass » 26/1/2009 16:59

"don't try to catch a falling knife"
Sr. Primeiro Ministro... com o mal dos outros posso eu bem!

Registado: 13/7/2007 13:18

por JPtuga » 26/1/2009 16:55

O que gostei mais no artigo, é que espelha bem a minha visão de mercado, e a minha divisão entre os argumentos de ambas as partes. Se por um lado penso que os mercados podem e devem cair mais, por outro lado as cotações começam a ficar apetitosas. Mas por agora estou mais inclinado para o lado do urso Misha, pelo menos até meados deste ano, á espreita de mais desenvolvimentos, no meio de tanta incerteza e medo.
Mas se me dessem uma barrica de ovos moles ainda andava ao estalo com um qualquer Bill :lol:

Registado: 29/3/2007 12:40

por Celsius-reloaded » 26/1/2009 16:37

Ulisses Pereira Escreveu:É uma gralha minha que estou a tentar corrigir. ;)

Um abraço e obrigado pela atenção.
Ulisses

Ok, Imaginei que quisesses dizer "Bill" mas de qq maneira podia ser eu a ver mal a coisa.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Ulisses Pereira » 26/1/2009 16:30

É uma gralha minha que estou a tentar corrigir. ;)

Um abraço e obrigado pela atenção.
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Celsius-reloaded » 26/1/2009 16:27

Não percebi a 1.ª fase do urso:

Mischa diz: A culpa é do Mischa.

Qual a lógica disto?
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por CerealKiler » 26/1/2009 16:23

...uma barrica de ovos moles... podem encontrar na nossa cidade de Aveiro... 8-)

Registado: 1/4/2008 17:29

por Ulisses Pereira » 26/1/2009 16:20

De entre as grandes empresas portuguesas, foi o maior exemplo da "bolha" dos anos 2000.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por jaks » 26/1/2009 16:17

Boa tarde, gostaria que me informasse o porquê de mensionar constantemente o exemplo da PTM...

Registado: 29/11/2007 4:01

por Jiboia Cega » 26/1/2009 15:44

Muito engraçado. E o final com a barrica dos ovos moles é uma forma inteligente de demonstrar que tanto o Misha como o Bill podem ficar contentes no mercado...

Parabéns! :clap:

PS- Já agora se ouver mais uma barrica disponível, esta Jiboia agradece :mrgreen:

Registado: 21/3/2006 10:46

Dois animais de estimação

por Ulisses Pereira » 26/1/2009 15:35

Regressado à escrita regular, resolvi recuperar duas personagens que há muitos anos criei: O urso Misha e o touro Bill. O artigo "Dois animais de estimação" está disponível em

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=350986

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], nbms2012, silva_39, Àlvaro e 154 visitantes