Hipermercados têm pão a metade do preço
DuarteTB Escreveu:Mas a noticia no inicio diz que eles apenas vendem a metade do preço, e não a baixo do preço de custo e que ganham dinheiro, não vejo qual o drama. Pode até ser uma medida social não?
Com tudo o resto a aumentar eles baixam mais os preços para aliviar a carteira das pessoas para que possam comprar mais de outras coisas.
Duvido é que estejam a vender a perder dinheiro, primeiro porque como já foi referido é dumping, logo ilegal, e segundo porque penso que eles não sejam tão filantropicos ao ponto de o fazeram mais a mais com os resultados que apresetam.
O comentário que tu lês no início é do limpaesgotos, foi ele quem escreveu que ganham dinheiro.
Já a notícia diz exactamente o oposto: que vendem a metade do preço e abaixo do preço de custo.
Não posso assegurar se é verdade ou não. Agora, o limpaesgotos é que inverteu o conteúdo da notícia baseado puramente na sua crença pessoal...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Recentemente tivemos um caso de uma promoção que foi proibida/suspensa: o caso do Cartão Zon.
Porquê?
Porque era concorrência desleal e tinha todo o potencial para afectar o mercado em questão.
Marco, fugindo um pouco ao preço do pão, o BCP/Zon têm uma promoção desde há cerca de 3 anos que consiste no seguinte: os detentores do cartão de crédito cor de rosa (não sei o nível de cliente) recebem um bilhete grátis na compra de outro bilhete num cinema da Zon e esta promoção é ilimitada, ao passo que o cartão Zon só dava possibilidade de comprar 52 bilhetes por ano.
Será que neste caso não há concorrência desleal porque a entidade promotora é diferente da entidade que fornece o produto (cinema)?
Mas a noticia no inicio diz que eles apenas vendem a metade do preço, e não a baixo do preço de custo e que ganham dinheiro, não vejo qual o drama. Pode até ser uma medida social não?
Com tudo o resto a aumentar eles baixam mais os preços para aliviar a carteira das pessoas para que possam comprar mais de outras coisas.
Duvido é que estejam a vender a perder dinheiro, primeiro porque como já foi referido é dumping, logo ilegal, e segundo porque penso que eles não sejam tão filantropicos ao ponto de o fazeram mais a mais com os resultados que apresetam.
Com tudo o resto a aumentar eles baixam mais os preços para aliviar a carteira das pessoas para que possam comprar mais de outras coisas.
Duvido é que estejam a vender a perder dinheiro, primeiro porque como já foi referido é dumping, logo ilegal, e segundo porque penso que eles não sejam tão filantropicos ao ponto de o fazeram mais a mais com os resultados que apresetam.
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Ainda não explicaste porque é que te custa a acreditar que os supermercados estejam a vender o pão abaixo do preço de custo.
Ou sabes qual o custo do pão ou se não sabes, não entendo como te custe a acreditar...
Quanto ao resto, creio que é a Autoridade da Concorrência que tem de se pronunciar. Promoções há muitas mas são coisas localizadas/limitadas. Outra coisa é a prática de preços abaixo de custo de forma persistente e continuada com o intuito de anular a concorrência (o que se denomina da dumping e é, de facto, ilegal).
Recentemente tivemos um caso de uma promoção que foi proibida/suspensa: o caso do Cartão Zon.
Porquê?
Porque era concorrência desleal e tinha todo o potencial para afectar o mercado em questão.
Alguém poderá perguntar-se: qual o interesse de um supermercado praticar preços abaixo de custo no pão. Bom, é fácil de se perceber qual pode ser o interesse desde que se saiba em que consiste e para que serve o dumping (e por arrasto, porque é que é ilegal).
Neste caso, os supermercados não "vivem" de vender pão portanto podem perfeitamente dar-se ao luxo de vender abaixo de custo pois recuperam essa perda noutros produtos. Se anularem a concorrência (padarias), o pão passa a ser encontrado apenas nos supermercados. Nessa altura, para além de poderem praticar o preço que entenderem (por hipótese até mais alto do que o preço praticado anteriormente pelas padarias que entretanto deixaram de existir), é certo e sabido que se alguém se desloca a um supermercado para comprar pão, acaba grande parte das vezes por comprar também outros produtos.
Eu confesso que não sei se estão a praticar dumping ou não porque não conheço em detalhe o preço de custo do pão. Mas não me surpreenderia nada se estivesse a acontecer, não seria a primeira vez... nem seria a primeira vez que a Autoridade da Concorrência tinha de actuar por causa deste tipo de situação. Aliás, tem acontecido, até por sinal em tempos bem recentes...
Ou sabes qual o custo do pão ou se não sabes, não entendo como te custe a acreditar...
Quanto ao resto, creio que é a Autoridade da Concorrência que tem de se pronunciar. Promoções há muitas mas são coisas localizadas/limitadas. Outra coisa é a prática de preços abaixo de custo de forma persistente e continuada com o intuito de anular a concorrência (o que se denomina da dumping e é, de facto, ilegal).
Recentemente tivemos um caso de uma promoção que foi proibida/suspensa: o caso do Cartão Zon.
Porquê?
Porque era concorrência desleal e tinha todo o potencial para afectar o mercado em questão.
Alguém poderá perguntar-se: qual o interesse de um supermercado praticar preços abaixo de custo no pão. Bom, é fácil de se perceber qual pode ser o interesse desde que se saiba em que consiste e para que serve o dumping (e por arrasto, porque é que é ilegal).
Neste caso, os supermercados não "vivem" de vender pão portanto podem perfeitamente dar-se ao luxo de vender abaixo de custo pois recuperam essa perda noutros produtos. Se anularem a concorrência (padarias), o pão passa a ser encontrado apenas nos supermercados. Nessa altura, para além de poderem praticar o preço que entenderem (por hipótese até mais alto do que o preço praticado anteriormente pelas padarias que entretanto deixaram de existir), é certo e sabido que se alguém se desloca a um supermercado para comprar pão, acaba grande parte das vezes por comprar também outros produtos.
Eu confesso que não sei se estão a praticar dumping ou não porque não conheço em detalhe o preço de custo do pão. Mas não me surpreenderia nada se estivesse a acontecer, não seria a primeira vez... nem seria a primeira vez que a Autoridade da Concorrência tinha de actuar por causa deste tipo de situação. Aliás, tem acontecido, até por sinal em tempos bem recentes...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
limpaesgotos Escreveu:Então custa-me a acreditar que os supermercados neste caso estejam a cometer crime, ou seja custa-me a acreditar que estejam a vender o pão abaixo do preço de custo.
Porquê?
Majomo, tanto quanto sei e em Portugal, se tiveres os produtos em stock há mais de um ano podes vender abaixo do preço de custo.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:limpaesgotos Escreveu:Primeiro custa-me a acreditar que os supermercados vendam o pão abaixo do preço de custo, segundo tenho duvidas de que vender um produto abaixo do preço de custo seja crime.
Por te custar a acreditar, não quer dizer que não aconteça...
E sim, é ilegal!
Chama-se dumping e provavelmente também te vai custar a acreditar mas é prejudicial ao consumidor a longo-prazo...
Então custa-me a acreditar que os supermercados neste caso estejam a cometer crime, ou seja custa-me a acreditar que estejam a vender o pão abaixo do preço de custo.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
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MarcoAntonio Escreveu:limpaesgotos Escreveu:Primeiro custa-me a acreditar que os supermercados vendam o pão abaixo do preço de custo, segundo tenho duvidas de que vender um produto abaixo do preço de custo seja crime.
Por te custar a acreditar, não quer dizer que não aconteça...
E sim, é ilegal!
Chama-se dumping e provavelmente também te vai custar a acreditar mas é prejudicial ao consumidor a longo-prazo...
Marco,
o dumping é ilegal em qualquer circunstância?
Ou, por exemplo, numa promoção isso pode acontecer?
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
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limpaesgotos Escreveu:Primeiro custa-me a acreditar que os supermercados vendam o pão abaixo do preço de custo, segundo tenho duvidas de que vender um produto abaixo do preço de custo seja crime.
Por te custar a acreditar, não quer dizer que não aconteça...
E sim, é ilegal!
Chama-se dumping e provavelmente também te vai custar a acreditar mas é prejudicial ao consumidor a longo-prazo...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
nunofaustino Escreveu:caríssimo, se os supermercados vendem o pão abaixo do preço de custo, então devem ser punidos e pagar multas elevadas, pois isso é crime.
Caso contrário, é só concorrência (com eles fazem com os combustíveis).
Um abr
Nuno
Primeiro custa-me a acreditar que os supermercados vendam o pão abaixo do preço de custo, segundo tenho duvidas de que vender um produto abaixo do preço de custo seja crime.
Olha esta notícia por exemplo:
http://www.newticias.com/noticias-jogos ... 86.php?a=0
Sony continua a perder 50 dólares por cada consola PS3 vendida
2008-12-26
A consola de jogos Sony PS3 é extremamente popular no mundo dos gamers, mas tem neste momento as suas rivais Xbox 360 e Nintendo Wii como grandes competidoras. A maioria da pressão junto da PS3 é na verdade feita pelas suas concorrentes, que fazem uso de um preço de venda bastante mais competitivo que a nipónica Sony.
Uma das razões que ainda leva a PS3 a ser bastante mais cara que as suas congéneres Xbox 360 e Nintendo Wii é o preço a pagar pela sua tecnologia e componentes, sendo que na verdade a PS3 é bastante mais cara de fabricar, mas por muitos é também tecnologicamente mais avançada e perfeita. Neste momento é impossível à Sony descer o preço da consola sem que isso se venha a reflectir em enormes perdas.
Quando a PS3 foi lançada oficialmente em 2006, a iSuppli garantiu que o custo de produção da consola era de $840 dólares, sendo que a Sony colocou-a à venda nesse ano por $599 dólares, perdendo assim cerca de $240 dólares por cada PS3 vendida. A Sony esperava lucrar seriamente com a venda de jogos e acessórios para a referida consola.
O modelo básico da PS3 que começou a ser comercializado por $499 dólares em 2006, custava à Sony cerca de $805 dólares para produzir. Depois de dois anos a vender consolas, a iSuppli voltou a fazer uma análise à produção da consola, e descobriu que a Sony ainda perde dinheiro com a venda da sua consola PS3.
A pesquisa reporta que actualmente a consola PS3 tem um custo de produção de $448 dólares, e é actualmente vendida pela Sony por $399 dólares. A Sony perde portanto, cerca de $50 dólares por cada consola vendida.
A chave para reduzir o preço de fabricação da PS3 é provavelmente a mesma que levou a Sony a desistir de ter 2 ou 3 chips que faziam as funções que hoje 1 único chip faz sozinho. A consola foi migrada também para um processo de fabrico mais reduzido, que levou à utilização de uma escala nanométrica mais pequena tanto para o GPU como para o processador Cell.
Estima-se que em 2009 a Sony possa finalmente começar a ganhar dinheiro com a venda da consola em mercados de consumo, e comece finalmente a ver os seus cofres encher tanto com esses lucros, como com os jogos e acessórios que desde sempre suportou.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
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Hipermercados têm pão a metade do preço
O titulo que eu daria a esta notícia:
Hipermercados têm pão a metade do preço e mesmo assim ganham dinheiro.
"Industriais da panificação queixam-se de concorrência desleal" E digo eu, aqui temos concorrência ...
-----------------------------
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730
Hipermercados têm pão a metade do preço
Industriais da panificação queixam-se de concorrência desleal
Há hipermercados a vender o pão a um preço abaixo do seu custo de produção. A acusação parte dos industriais da panificação que estão revoltados com a «concorrência desleal».
Segundo o «Correio da Manhã», em causa estão os preços que têm sido praticados pelos hipermercados Modelo-Continente e Intermarché.
Para a ACIP, Associação do Comércio e Indústria da Panificação, Pastelaria e Similares, «estes hipermercados estão a vender a carcaça a cinco cêntimos, preço inferior ao custo de produção, o que configura prática desleal e altamente restritiva da concorrência».
Hipermercados têm pão a metade do preço e mesmo assim ganham dinheiro.
"Industriais da panificação queixam-se de concorrência desleal" E digo eu, aqui temos concorrência ...
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http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730
Hipermercados têm pão a metade do preço
Industriais da panificação queixam-se de concorrência desleal
Há hipermercados a vender o pão a um preço abaixo do seu custo de produção. A acusação parte dos industriais da panificação que estão revoltados com a «concorrência desleal».
Segundo o «Correio da Manhã», em causa estão os preços que têm sido praticados pelos hipermercados Modelo-Continente e Intermarché.
Para a ACIP, Associação do Comércio e Indústria da Panificação, Pastelaria e Similares, «estes hipermercados estão a vender a carcaça a cinco cêntimos, preço inferior ao custo de produção, o que configura prática desleal e altamente restritiva da concorrência».
Cumprimentos.
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