Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Hipermercados têm pão a metade do preço

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por DuarteTB » 26/1/2009 1:28

Ah desculpe li assim por alto, ja é um pouco tarde e já não sei o que faço.

O meu comentário torna-se assim descabido, não liguem desculpem.

Boa noite a todos.

Registado: 8/1/2009 23:13

por MarcoAntonio » 26/1/2009 1:22

DuarteTB Escreveu:Mas a noticia no inicio diz que eles apenas vendem a metade do preço, e não a baixo do preço de custo e que ganham dinheiro, não vejo qual o drama. Pode até ser uma medida social não?

Com tudo o resto a aumentar eles baixam mais os preços para aliviar a carteira das pessoas para que possam comprar mais de outras coisas.

Duvido é que estejam a vender a perder dinheiro, primeiro porque como já foi referido é dumping, logo ilegal, e segundo porque penso que eles não sejam tão filantropicos ao ponto de o fazeram mais a mais com os resultados que apresetam.

O comentário que tu lês no início é do limpaesgotos, foi ele quem escreveu que ganham dinheiro.

Já a notícia diz exactamente o oposto: que vendem a metade do preço e abaixo do preço de custo.

Não posso assegurar se é verdade ou não. Agora, o limpaesgotos é que inverteu o conteúdo da notícia baseado puramente na sua crença pessoal...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Jiboia Cega » 26/1/2009 1:16

MarcoAntonio Escreveu:Recentemente tivemos um caso de uma promoção que foi proibida/suspensa: o caso do Cartão Zon.

Porquê?

Porque era concorrência desleal e tinha todo o potencial para afectar o mercado em questão.

Marco, fugindo um pouco ao preço do pão, o BCP/Zon têm uma promoção desde há cerca de 3 anos que consiste no seguinte: os detentores do cartão de crédito cor de rosa (não sei o nível de cliente) recebem um bilhete grátis na compra de outro bilhete num cinema da Zon e esta promoção é ilimitada, ao passo que o cartão Zon só dava possibilidade de comprar 52 bilhetes por ano.

Será que neste caso não há concorrência desleal porque a entidade promotora é diferente da entidade que fornece o produto (cinema)?

Registado: 21/3/2006 10:46

por DuarteTB » 26/1/2009 1:12

Mas a noticia no inicio diz que eles apenas vendem a metade do preço, e não a baixo do preço de custo e que ganham dinheiro, não vejo qual o drama. Pode até ser uma medida social não?

Com tudo o resto a aumentar eles baixam mais os preços para aliviar a carteira das pessoas para que possam comprar mais de outras coisas.

Duvido é que estejam a vender a perder dinheiro, primeiro porque como já foi referido é dumping, logo ilegal, e segundo porque penso que eles não sejam tão filantropicos ao ponto de o fazeram mais a mais com os resultados que apresetam.

Registado: 8/1/2009 23:13

por MarcoAntonio » 26/1/2009 1:06

Ainda não explicaste porque é que te custa a acreditar que os supermercados estejam a vender o pão abaixo do preço de custo.

Ou sabes qual o custo do pão ou se não sabes, não entendo como te custe a acreditar...

Quanto ao resto, creio que é a Autoridade da Concorrência que tem de se pronunciar. Promoções há muitas mas são coisas localizadas/limitadas. Outra coisa é a prática de preços abaixo de custo de forma persistente e continuada com o intuito de anular a concorrência (o que se denomina da dumping e é, de facto, ilegal).

Recentemente tivemos um caso de uma promoção que foi proibida/suspensa: o caso do Cartão Zon.

Porquê?

Porque era concorrência desleal e tinha todo o potencial para afectar o mercado em questão.

Alguém poderá perguntar-se: qual o interesse de um supermercado praticar preços abaixo de custo no pão. Bom, é fácil de se perceber qual pode ser o interesse desde que se saiba em que consiste e para que serve o dumping (e por arrasto, porque é que é ilegal).

Neste caso, os supermercados não "vivem" de vender pão portanto podem perfeitamente dar-se ao luxo de vender abaixo de custo pois recuperam essa perda noutros produtos. Se anularem a concorrência (padarias), o pão passa a ser encontrado apenas nos supermercados. Nessa altura, para além de poderem praticar o preço que entenderem (por hipótese até mais alto do que o preço praticado anteriormente pelas padarias que entretanto deixaram de existir), é certo e sabido que se alguém se desloca a um supermercado para comprar pão, acaba grande parte das vezes por comprar também outros produtos.

Eu confesso que não sei se estão a praticar dumping ou não porque não conheço em detalhe o preço de custo do pão. Mas não me surpreenderia nada se estivesse a acontecer, não seria a primeira vez... nem seria a primeira vez que a Autoridade da Concorrência tinha de actuar por causa deste tipo de situação. Aliás, tem acontecido, até por sinal em tempos bem recentes...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por limpaesgotos » 26/1/2009 0:56

Actualmente o Intermarche para um determinado nível de compras, está a oferecer 6 carcaças. Está o Intermarché a cometer crime ?
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por MarcoAntonio » 26/1/2009 0:53

limpaesgotos Escreveu:Então custa-me a acreditar que os supermercados neste caso estejam a cometer crime, ou seja custa-me a acreditar que estejam a vender o pão abaixo do preço de custo.

Porquê?

Majomo, tanto quanto sei e em Portugal, se tiveres os produtos em stock há mais de um ano podes vender abaixo do preço de custo.
Imagem

Administrador Fórum

por limpaesgotos » 26/1/2009 0:51

MarcoAntonio Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:Primeiro custa-me a acreditar que os supermercados vendam o pão abaixo do preço de custo, segundo tenho duvidas de que vender um produto abaixo do preço de custo seja crime.

Por te custar a acreditar, não quer dizer que não aconteça...

E sim, é ilegal!

Chama-se dumping e provavelmente também te vai custar a acreditar mas é prejudicial ao consumidor a longo-prazo...

Então custa-me a acreditar que os supermercados neste caso estejam a cometer crime, ou seja custa-me a acreditar que estejam a vender o pão abaixo do preço de custo.
Cumprimentos.

por majomo » 26/1/2009 0:50

MarcoAntonio Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:Primeiro custa-me a acreditar que os supermercados vendam o pão abaixo do preço de custo, segundo tenho duvidas de que vender um produto abaixo do preço de custo seja crime.

E sim, é ilegal!

Chama-se dumping e provavelmente também te vai custar a acreditar mas é prejudicial ao consumidor a longo-prazo...

Marco,

o dumping é ilegal em qualquer circunstância?
Ou, por exemplo, numa promoção isso pode acontecer?

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por MarcoAntonio » 26/1/2009 0:44

E sim, é ilegal!

Imagem

Administrador Fórum

por newtrade » 26/1/2009 0:37

Dumping, e sim por vezes são vendidos produtos abaixo preço custo ,não é por ai que a margem de loja fica desiquilibrada, e para os consumidores é optimo.

Registado: 12/10/2008 15:57

por limpaesgotos » 26/1/2009 0:27

nunofaustino Escreveu:caríssimo, se os supermercados vendem o pão abaixo do preço de custo, então devem ser punidos e pagar multas elevadas, pois isso é crime.

Caso contrário, é só concorrência (com eles fazem com os combustíveis).

Um abr
Nuno

Primeiro custa-me a acreditar que os supermercados vendam o pão abaixo do preço de custo, segundo tenho duvidas de que vender um produto abaixo do preço de custo seja crime.

Olha esta notícia por exemplo:

http://www.newticias.com/noticias-jogos ... 86.php?a=0

Sony continua a perder 50 dólares por cada consola PS3 vendida

2008-12-26

A consola de jogos Sony PS3 é extremamente popular no mundo dos gamers, mas tem neste momento as suas rivais Xbox 360 e Nintendo Wii como grandes competidoras. A maioria da pressão junto da PS3 é na verdade feita pelas suas concorrentes, que fazem uso de um preço de venda bastante mais competitivo que a nipónica Sony.

Uma das razões que ainda leva a PS3 a ser bastante mais cara que as suas congéneres Xbox 360 e Nintendo Wii é o preço a pagar pela sua tecnologia e componentes, sendo que na verdade a PS3 é bastante mais cara de fabricar, mas por muitos é também tecnologicamente mais avançada e perfeita. Neste momento é impossível à Sony descer o preço da consola sem que isso se venha a reflectir em enormes perdas.

Quando a PS3 foi lançada oficialmente em 2006, a iSuppli garantiu que o custo de produção da consola era de $840 dólares, sendo que a Sony colocou-a à venda nesse ano por $599 dólares, perdendo assim cerca de $240 dólares por cada PS3 vendida. A Sony esperava lucrar seriamente com a venda de jogos e acessórios para a referida consola.

O modelo básico da PS3 que começou a ser comercializado por $499 dólares em 2006, custava à Sony cerca de $805 dólares para produzir. Depois de dois anos a vender consolas, a iSuppli voltou a fazer uma análise à produção da consola, e descobriu que a Sony ainda perde dinheiro com a venda da sua consola PS3.

A pesquisa reporta que actualmente a consola PS3 tem um custo de produção de $448 dólares, e é actualmente vendida pela Sony por $399 dólares. A Sony perde portanto, cerca de $50 dólares por cada consola vendida.

A chave para reduzir o preço de fabricação da PS3 é provavelmente a mesma que levou a Sony a desistir de ter 2 ou 3 chips que faziam as funções que hoje 1 único chip faz sozinho. A consola foi migrada também para um processo de fabrico mais reduzido, que levou à utilização de uma escala nanométrica mais pequena tanto para o GPU como para o processador Cell.

Estima-se que em 2009 a Sony possa finalmente começar a ganhar dinheiro com a venda da consola em mercados de consumo, e comece finalmente a ver os seus cofres encher tanto com esses lucros, como com os jogos e acessórios que desde sempre suportou.
Cumprimentos.

por nunofaustino » 25/1/2009 22:47

caríssimo, se os supermercados vendem o pão abaixo do preço de custo, então devem ser punidos e pagar multas elevadas, pois isso é crime.

Caso contrário, é só concorrência (com eles fazem com os combustíveis).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por limpaesgotos » 25/1/2009 15:43

O titulo que eu daria a esta notícia:
Hipermercados têm pão a metade do preço e mesmo assim ganham dinheiro.

"Industriais da panificação queixam-se de concorrência desleal" E digo eu, aqui temos concorrência ...

-----------------------------

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730

Industriais da panificação queixam-se de concorrência desleal
Há hipermercados a vender o pão a um preço abaixo do seu custo de produção. A acusação parte dos industriais da panificação que estão revoltados com a «concorrência desleal».

Segundo o «Correio da Manhã», em causa estão os preços que têm sido praticados pelos hipermercados Modelo-Continente e Intermarché.

Para a ACIP, Associação do Comércio e Indústria da Panificação, Pastelaria e Similares, «estes hipermercados estão a vender a carcaça a cinco cêntimos, preço inferior ao custo de produção, o que configura prática desleal e altamente restritiva da concorrência».
Cumprimentos.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 79 visitantes