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Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 23/10/2008 7:48

Mota-Engil quer expandir negócio do ambiente e serviços para a Roménia
A construção de uma ponte sobre o rio Vístula foi a mais recente empreitada atribuída à Mota-Engil na Polónia. O contrato, no valor de 22,3 milhões de euros, foi assinado na última sexta-feira, estando previsto que a travessia, com 455 metros de comprimento, esteja concluída em 19 meses.

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Maria João Babo
mbabo@mediafin.pt


A construção de uma ponte sobre o rio Vístula foi a mais recente empreitada atribuída à Mota-Engil na Polónia. O contrato, no valor de 22,3 milhões de euros, foi assinado na última sexta-feira, estando previsto que a travessia, com 455 metros de comprimento, esteja concluída em 19 meses.

Mas o grupo liderado por Jorge Coelho quer agora crescer na área do ambiente e serviços no mercado polaco, onde detém actualmente apenas uma pequena empresa. A Ekosrodowisco, que o grupo pretende desenvolver, deverá ser o veículo de entrada nesta área de negócio em outros países da Europa Central, como a Roménia, onde o processo está já mais adiantado.

Jorge Coelho disse ao Negócios que está ainda a ser estudada a melhor solução para a divisão de ambiente e serviços do grupo entrar no mercado romeno, escusando-se a avançar se tal pode vir a envolver aquisições.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
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por Resina » 22/10/2008 0:45

Auto-estradas
Novas concessões permitem à Mota ameaçar liderança da Brisa
Os concursos para as novas concessões rodoviárias podem levar a uma alteração no mercado das empresas que gerem e constroem auto-estradas em Portugal. O Negócios fez as contas e concluiu que, caso vença todos os concursos em que está a participar, quer os que estão já em fase de "short-list" quer os que ainda se encontram na fase de apresentação de propostas, a Mota-Engil passa a ser o líder nacional em quilómetros concessionados de auto-estradas.

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Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt


Os concursos para as novas concessões rodoviárias podem levar a uma alteração no mercado das empresas que gerem e constroem auto-estradas em Portugal. O Negócios fez as contas e concluiu que, caso vença todos os concursos em que está a participar, quer os que estão já em fase de "short-list" quer os que ainda se encontram na fase de apresentação de propostas, a Mota-Engil passa a ser o líder nacional em quilómetros concessionados de auto-estradas.

Se assim fosse, atingiria um total de 2.185 quilómetros, face aos 2.082 quilómetros que a Brisa , que actualmente gere 1.346 quilómetros de rodovias, pode vir a ter se sair vencedora nos concursos que está neste momento a disputar.

A Mota-Engil tem actualmente 605 quilómetros concessionados em Portugal, que incluem três concessões Scut (sem custos para o utilizador).
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
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por Nyk » 15/10/2008 7:04

Mota-Engil volta à privatização da Silopor
O grupo Mota-Engil vai ser readmitido no concurso para a privatização da Silopor, depois do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto ter considerado excessiva a decisão da comissão de avaliação das propostas de excluir o grupo liderado por Jorge Coelho e decretado a sua inclusão.

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Maria João Babo
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O grupo Mota-Engil vai ser readmitido no concurso para a privatização da Silopor, depois do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto ter considerado excessiva a decisão da comissão de avaliação das propostas de excluir o grupo liderado por Jorge Coelho e decretado a sua inclusão.

As propostas do agrupamento Mota-Engil/Tertir/Socarpor e da TMB – Terminal Multisuos do Beato tinham sido afastadas do concurso para a concessão por 25 anos dos silos da Trafaria e do Beato e o silo interior de Vale Figueira, Santarém, na sequência da queixa da Sogestão, de Manuel Champalimaud, que contestava as ligações accionistas entre aqueles agrupamentos.

Com esta decisão do tribunal à providência cautelar, a proposta da Mota-Engil terá que ser analisada pelo júri e, segundo fonte do grupo, tendo em conta os termos e condições das propostas, deverá ser classificada em segundo lugar, disputando a fase das negociações com a ETE-Empresa de Tráfego e Estiva, o que colocaria de fora a Sogestão.

A ETE, presidida por António Figueiredo, foi, dos seis concorrentes que se apresentaram a concurso, o que mais ofereceu à cabeça pela Silopor, num total de 56,15 milhões de euros. Em termos de renda fixa a sua proposta apontava para os 4,095 milhões anuais e oferecia em termos de renda variável por tonelada um euros. A Mota-Engil propõe o pagamento inicial de 21 milhões de euros, uma renda anual fixa de 639,4 mil euros e uma renda variável por tonelada entre 0,5 e 3,4 euros. A Sogestão/ES Capital oferece 33 milhões de euros iniciais, uma renda fixa anual de 608,9 mil euros e 0,50 euros por tonelada como renda variável.

Além destes três concorrentes, entregaram também propostas à Silopor a Nutrinveste, aliada à Bunge, a Ership e a TMB.

A Silopor tem 150 trabalhadores e movimenta 62% das reservas alimentares portuguesas, passando pelos seus silos cereais directamente relacionados com pão, bolachas e massas e indirectamente relacionados com rações animais.
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por Nyk » 13/10/2008 7:42

Caixa financia Mota-Engil na concessão do Douro Interior
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) é, com o BES, o BCP, o Fortis e a Caja Madrid, um dos bancos que vão financiar a proposta do consórcio da Mota-Engil no concurso para a concessão Douro Interior. Depois de um adiamento de 15 dias, está agendada para hoje a entrega das "best and final offer" (BAFO) por parte dos dois concorrentes, liderados pela Mota-Engil e pela Soares da Costa.

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A Caixa Geral de Depósitos (CGD) é, com o BES, o BCP, o Fortis e a Caja Madrid, um dos bancos que vão financiar a proposta do consórcio da Mota-Engil no concurso para a concessão Douro Interior. Depois de um adiamento de 15 dias, está agendada para hoje a entrega das "best and final offer" (BAFO) por parte dos dois concorrentes, liderados pela Mota-Engil e pela Soares da Costa.



O banco público, que na semana passada reforçou o financiamento à Somague, para um montante da ordem dos 750 milhões de euros, no concurso para a concessão da Auto-Estrada Transmontana, apoia agora a proposta do grupo liderado por Jorge Coelho para a Douro Interior. A presença da CGD nestes concursos não ficará por aqui.
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por Elias » 9/10/2008 0:28

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por Nyk » 6/10/2008 7:53

Mota-Engil está pré-qualificada para auto-estrada entre Letónia e Estónia
O grupo português está a disputar com mais três consórcios a vitória para a construção e gestão de uma auto-estrada de acesso à capital da Letónia, Riga. O investimento ronda os 100 milhões de euros.

Nuno Miguel Silva

A Mota-Engil lidera um consórcio que foi pré-qualificado para a construção e exploração de uma concessão de auto-estradas na Letónia, ligando a capital, Riga, à fronteira com a Estónia. O investimento avaliado para esta concessão rodoviária deverá ascender a cerca de 100 milhões de euros.

O Diário Económico apurou, junto de fonte oficial do grupo construtor português, que este conta com a concorrência de três agrupamentos – liderados pela austríaca Strabag, pela alemã Hochtieff e por um conjunto de empresas polacas e lituanas – neste concurso público internacional.

A Mota-Engil controla uma posição de 90% neste consórcio, estando os restantes 10% nas mãos da Aureus Kapitals AS, uma empresa da Letónia. Este projecto de PPP – Parceria Público-Privada - contempla um período de exploração de 24 anos, sendo os primeiros quatro anos considerados de investimento, seguindo os remanescentes 20 anos de manutenção e exploração da referida infra-estrutura.

A decisão final, após a avaliação das propostas submetidas a concurso, será anunciada no segundo trimestre de 2009.
Esta concessão faz parte da Rede Transeuropeia de Transportes e contempla a concepção, construção, financiamento, manutenção e exploração do troço de 24,6 quilómetros da estradas E77/A2, entre Riga e Sigulda, na zona fronteiriça com a Estónia.

O plano de concessões rodoviárias anunciado pelo governo da Letónia pressupõe o lançamento, até 2010, de seis novos projectos.
Esta é a primeira vez que a Mota-Engil chega a uma fase avançada de um concurso de concessões de transportes na Letónia, mas este país do Báltico inscreve-se no objectivo estratégico de internacionalização do grupo português, que elegeu os países da Europa de Leste como um dos alvos preferenciais de actuação a médio-prazo.

Nesta zona geográfica, a Mota-Engil já está presente na República Checa, Eslováquia, Hungria, Polónia, Roménia e Bósnia. A Letónia, juntamente com a Lituânia e a Estónia, integra o conjunto de três países bálticos que se tornaram independentes após o desmembramento da antiga União Soviética, entre o final da década e 80 e a década de 90 do século passado. Em Maio de 2004, a Letónia passou a integrar a União Europeia, sendo um dos países que mais beneficia actualmente da dotação de verbas comunitárias para construção de infra-estruturas.
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por Ulisses Pereira » 3/10/2008 12:49

Lerinho, esse teu post tem pouco a ver com este tema da Mota-Engil. Como és "caloiro" aqui no fórum, peço-te que na próxima intervenção escolhas um tópico dentro do tema que pretendes escrever ou abres um tópico novo.

Um abraço e bem vindo.
Ulisses
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por Lerinho » 3/10/2008 12:47

o JCTrichet "abriu a porta" à possibilidade de abixar a taxa directora. Todas as Bolsas Européias< estão a reagir em alta. Há também um sentimento positivo quanto ao plao Paulson. bom dia. 8-)
 
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Re: Volume muito forte....

por CerealKiler » 3/10/2008 12:42

soso Escreveu:Alguém com uma opinião mais avalisada, pode-me explicar o que se passa com esta cotada....
Até às 12h foi um marasmo total.... :?
Com o aproximar do almoço iniciou-se uma batalha com volumes muito significativos entre os 3,12 e os 3,14(valores pouco significativos na minha óptica. :?: ..)e que a projectou para volumes acima do Milhão.....
Cumprimentos....


12h, queres ver que o "Coellhone" começa o dia ao meio dia...LOL
 
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por ferfre » 3/10/2008 8:41

Bom dia,

Eu pouca experiencia tenho destas coisas.
Mas diria que hà uma entidade que têm por ojectivo manter o valor da acção baixa, ora agindo do lado da compra ora do lado das vendas com lotes de 100, sempre que o valor passa acima dum determinado valor para ir podendo passar uns lotes mais importantes de um determinado cliente para outro.

gostaria que alguém mais entendido desse a sua opinião

obrigada
 
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por ClyssaN » 2/10/2008 15:15

os cofres das compras é sempre um comprador=100 acções :)

Tenho acompanhado a mota nos últimos dias e apesar de não ligar ao cofres para efectuar uma compra/venda é sempre giro observar...
 
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Volume muito forte....

por soso » 2/10/2008 15:02

Alguém com uma opinião mais avalisada, pode-me explicar o que se passa com esta cotada....
Até às 12h foi um marasmo total.... :?
Com o aproximar do almoço iniciou-se uma batalha com volumes muito significativos entre os 3,12 e os 3,14(valores pouco significativos na minha óptica. :?: ..)e que a projectou para volumes acima do Milhão.....
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por Nyk » 1/10/2008 19:13

Mota-Engil e Edifer na shortlist para a Auto-estradas do Centro
Os consórcios da Mota-Engil (Aenor) e da Edifer (GR) foram os apurados para a fase de negociação de propostas para a construção e exploração da subconcessão Auto-estradas do Centro, anunciou o Ministério das Obras Públicas.

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Filipe Paiva Cardoso
filipecardoso@mediafin.pt


Os consórcios da Mota-Engil (Aenor) e da Edifer (GR) foram os apurados para a fase de negociação de propostas para a construção e exploração da subconcessão Auto-estradas do Centro, anunciou o Ministério das Obras Públicas.

Estes dois consórcios, refere o ministério de Mário Lino em comunicado, propõem um pagamento de 200 milhões de euros à Estradas de Portugal, “pedindo” a subconcessão por 30 anos.

Além da Mota-Engil, no consórcio Aenor estão também presentes o BES, Opway, MonteAdriano, Hagen, Alberto Martins de Mesquita & Filhos e a Amândio de Carvalho e Rosas Construtores. Já no consórcio da Edifer constam ainda a espanhola Iridium Concessiones, Dragados, Tecnovia e Conduril.

"Das três subconcessões já contratadas, a da Grande Lisboa gera um recebimento médio anual de 2,3 milhões de euros, a do Douro Litoral um recebimento médio anual de 6,9 milhões de euros. Já a subconcessão Túnel do Marão custa à EP um pagamento médio anual de 6,3 milhões", revela ainda o comunicado do Ministério.

A relatório de apreciação de propostas, que definiu a classificação destes dois consórcios, vai agora ser enviado a todos os candidatos que se apresentaram ao concurso para “eventual exercício do direito de audiência prévia, que decorrerá até 15 de Outubro”.

Ao concurso apresentaram-se ainda outros dois consórcios, liderados pela Soares da Costa e pela Brisa, que foram preteridos.
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MOTA

por soso » 30/9/2008 14:13

Ainda cheguei a por em causa a exaustão do movimento de quedas, tal é o panorama mundial...
Contudo se os mercados derem uma ajuda no curto prazo, temos cotada para ir quiçá até à MA 50.
Fundamental é que o suporte se mantenha firme e a "alfinetada matinal" tenha sido o despertar da força compradora.
Cumprimentos.
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por ClyssaN » 30/9/2008 14:12

É impressionante.
 
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por president » 30/9/2008 13:57

não sei quem se diverte a fazer transacções de 1 acção.... uma a uma enche a galinha o papo (:
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por Nyk » 29/9/2008 20:22

Mota anuncia consórcio para a Alta Velocidade
A Mota-Engil vai liderar um consórcio para concorrer às cinco Parcerias Público Privadas de construção e concessão da infra-estrutura onde irão passar os comboios de Alta Velocidade.

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Alexandra Machado
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A Mota-Engil vai liderar um consórcio para concorrer às cinco Parcerias Público Privadas de construção e concessão da infra-estrutura onde irão passar os comboios de Alta Velocidade.

Em comunicado à CMVM, a Mota anunciou que constituiu um agrupamento com a Vinci, a Somague, a MSF, a Teixeira Duarte, a Opway, o BES, a Esconcessões, o BPI, o Banco Invest e a Alves Ribeiro para “uma parceria entre as referidas entidades, no contexto da respectiva participação nos diversos concursos lançados ou a lançar pelo Estado Português para o estabelecimento das parcerias público-privadas (PPP) na área da linha ferroviária de alta velocidade”.

O agrupamento já vai apresentar proposta para o troço Poceirão-Caia, cujas propostas serão abertas na próxima sexta-feira, um investimento que ronda os 1,45 mil milhões de euros.

Os acordos, que estabelecem a exclusividade de cada um dos constituintes do consórcio, definem também a composição accionista do agrupamento: a Mota tem globalmente 17,38%, a Vinci fica com 16,38%, a Somague e a Teixeira Duarte contam com 14,64% cada uma, a MSF fica globalmente com 10,98%, tal como a Opway, enquanto a Esconcessões fica com 5%. O resto distribui-se pelos bancos e pela Alves Ribeiro.
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por Nyk » 29/9/2008 18:59

Mota passa a ser o maior accionista da Lusoponte
A Mota-Engil passa a ser o maior accionista da Lusoponte, com a aquisição de 24,19% da posição até agora detida pelos australianos da Macquarie por 88 milhões de euros. O resto da participação (6,42%) foi comprada pela francesa Vinci, que fica com 37,27% do capital da empresa. Globalmente o negócio ascende a 112 milhões de euros.

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Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt


A Mota-Engil passa a ser o maior accionista da Lusoponte, com a aquisição de 24,19% da posição até agora detida pelos australianos da Macquarie por 88 milhões de euros. O resto da participação (6,42%) foi comprada pela francesa Vinci, que fica com 37,27% do capital da empresa. Globalmente o negócio ascende a 112 milhões de euros.

A Mota tem sido dada como comprador da posição da Macquarie, que já há algum tempo vinha demonstrando a sua vontade de sair do capital da concessionária das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.

Em comunicado, a construtora adiantou que a transacção estará concluída até ao final de 2008 e que se encontra sujeita ao exercício dos direitos de preferência dos restantes accionistas.

Os restantes accionistas da Lusoponte são a Skanska, Somague e Teixeira Duarte, sendo que esta última também já revelou vontade de vender a sua participação de 7,5%. A posição agora comprada pela Mota será integrada na “holding” Ascendi, que resulta de uma parceria com o Grupo Espírito Santo para as concessões de transportes.
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por Nyk » 29/9/2008 18:34

Mota compra posição da Macquarie na Lusoponte
A Mota-Engil, em conjunto com os franceses da Vinci, comprou a posição dos australianos da Macquarie na Lusoponte, anunciou em comunicado à CMVM a empresa liderada por Jorge Coelho.

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Alexandra Noronha
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A Mota-Engil, em conjunto com os franceses da Vinci, comprou a posição dos australianos da Macquarie na Lusoponte, anunciou em comunicado à CMVM a empresa liderada por Jorge Coelho.

Como o Negócios tinha noticiado em Julho passado, a Macquarie tinha enviado uma carta aos accionistas da concessionária da Lusoponte a sondar um possível interesse na sua posição, de 30,61%, por um valor global de 112 milhões de euros. A Mota fica assim com 38,02% da concessionária, gastando 88 milhões de euros, para aumentar a posição de 13,83% do capital.
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[b]Mota[/b]

por soso » 29/9/2008 15:56

Com a cotação encostada a um forte suporte e com um RSI=25, resolvi arriscar e "enchi o saco" :!: .
A porta de saída está na quebra do suporte, mas considero mais provável um rebound, visto que o movimento denota exaustão.
Com os indicadores tão sobrevendidos, é expectável uma reacção técnica :!: .
Assim os mercados ajudem.
Um abraço.
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por president » 29/9/2008 15:55

yeap (;
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por ClyssaN » 29/9/2008 15:48

epa, hoje cada vez que clico na mota tenho quase sempre os cofres em que os últimos negócios é 1 acção. Sei que é normal de isso acontecer, mas hoje tem sido o dia todo, tb aparece a vocês ?!
 
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por lutav » 26/9/2008 10:10

mais? um? boato?

Semanario desta semana: TDU e ENG a pensar em fusao.... :roll:

ha mais fontes para isto?
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Re: Ainda preciso

por portucel » 25/9/2008 22:13

tarzan tchetcheno Escreveu:Eu vejo-os no boursorama mas deixo a publicação aos entendidos



Já agora se puderes informar quais são, nós agradecemos.


Boa noite...
 
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Ainda preciso

por tarzan tchetcheno » 25/9/2008 22:05

Eu vejo-os no boursorama mas deixo a publicação aos entendidos
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