GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
MarcoAntonio Escreveu:
Por mim podes dar o rumo que quiseres, é-me indiferente. Claramente não passam de manobras de diversão onde pelo meio, com aldrabices pegadas, me tentas de desacreditar.
O que a DECO, ANAREC e etc defenderam era falso!
Agora podem pegar noutra alegação para continuarem com os protestos baseados no que lêm agora no relatória da AdC e que já aqui estava antes disso...
Mas essa guerra já não é minha.
Faz lá a tua guerra, não me metas é ao barulho e não inventes sobre o que eu defendi ou deixei de defender.
Então a tua guerra é o que? Fazer 500 posts num topic afunilando toda a discussão em 1 empresa vs 1 produto e verificar que essa empresa até vai seguindo o preço do produto quando obviamente ela teria que o fazer ate pq tem entidades a supervisionar isso.
Big Deal, vai la buscar o teu premio Nobel....
O mais curioso é que recusas abrir os olhos á concorrencia.
Pq nao fazes um grafico com GALP vs Cepsa vs Bp vs outras empresas VS preço do crude?
Ah pois não da jeito, pq andaste a apregoar o topico todo que a Galp era um espetaculo e se fizesses tal grafico que eu estou a falar a Galp ja não era um espetaculo e iamos chegar á conclusão que afinal a Galp comercializa preços mais caros.
Não da jeito chegar a tal conclusão....
Continua la á vontade com o grafico mais uns meses para constatar o obvio.
E o que a Deco disse foi que a Galp não estava a reflectir bem os preços do pretroleo. O que é verdade pq há muitas empresas a faze-lo melhor que a Galp.
Editado pela última vez por pix em 1/10/2008 3:25, num total de 1 vez.
- Registado: 20/9/2008 23:23
pix Escreveu:(...) toda a gente tem direito a dar a sua opiniao e dar um novo sentido ao topico.
Por mim podes dar o rumo que quiseres, é-me indiferente. Claramente não passam de manobras de diversão onde pelo meio, com aldrabices pegadas, me tentas de desacreditar.
O que a DECO, ANAREC e diversos Média defenderam era falso!
Agora podem pegar noutra alegação para continuarem com os protestos baseados no que lêm agora no relatória da AdC e que já aqui estava antes disso...
Mas essa guerra já não é minha.
A minha guerra era a verdade sobre a evolução dos preços face à matéria prima e face aos outros países europeus. Essa análise foi aqui feita e a conclusão é categórica.
Agora, se queres guerrear a diferença de 1 ou 2 centimos no preço base que eu mostrei aqui antes de a leres no relatório da AdC então faz lá a tua guerra.
Não me metas é ao barulho e (sobretudo) não inventes sobre o que eu defendi ou deixei de defender.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Podes continuar a mentir que todos quanto acompanharam este tópico sabem que estás a mentir.
Mentir o que?
Eu so dei relevancia a um pequeno grande dado da autoridade da concorrencia.
Não orientes o topico no teu sentido que tu achas que é o certo. O forum é publico onde toda a gente tem direito a dar a sua opiniao e dar um novo sentido ao topico.
E muito menos não fales pelos outros, pq se há coisa que este topico está cheio é de pessoas a protestarem da forma como tu tas a orientar o topico á força toda.
O teu grafico ta muito certinho, tudo muito bem mas é uma analise muito pobrezinha ja que so olha a uma empresa vs 1 produto de livre venda.
Seria muito melhor sim se analisassem 20 empresas vs 1 produto de venda.
Basicamente so tas a olhar pro mesmo catálogo o ano inteiro e eu no correio recebo catalogo de muitas empresas com todas a venderem os mesmos produtos e há empresas que vendem o mesmo produto mais caro e outras mais barato.
A Galp ta no comboio das mais caras assim que começamos a comparar os varios catalogos de varias empresas nacionais e internacionais.
Podes continuar a mentir que todos quanto acompanharam este tópico sabem que estás a mentir.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Pix, o teu nick registou-se há poucos dias e só posta neste tópico. Parece-me bem claro o que estás aqui a tentar fazer...
Já percebemos que esta análise clara e objectiva não te convém.
Obrigado por seguires com tanta atenção onde posto, quando me registo e que faço. get a life

Analises claras e objectivas com palas não obrigado.
Olha uma analise clara e objectiva análoga á tua:
- No meu minimercado da esquina tem vendido a batata a 1 euro e tenho feito um grafico da evoluçao do preço da batata nos mercados comparativamente com a batata no meu minimercado. Caguei para todos os outros minimercados e hipermercados nacionais/internacionais. So me interessa o meu minimercado.
Ninguem ta a discutir lucros da Galp. Vieste aqui alguem mostrar as folhas de lucro da empresa? Eu não vi.
Ta-se a discutir uma coisa simples: A galp está a cobrar a mais ou a menos os seus combustiveis?
Segundo os dados Europeus está a cobrar a mais.
Editado pela última vez por pix em 1/10/2008 3:02, num total de 1 vez.
pix Escreveu:Que bela resposta aos factos colocados em cima.
Tu querias dizer "manobras de diversão".
As alegações que serviram de base aos protestos de várias entidades é que as petrolíferas não seguiam o preço da matéria prima e se estavam a aproveitar da evolução do crude.
Este tópico tem servidor para analisar a evolução dos preços dos combustíveis quer em relação à matéria prima quer em relação aos outros países bem como a decomposição do preço nos seus dois principais componentes (preço base e impostos).
Essa batalha está perdida para aqueles que defendiam que a evolução não era correcta.
Portanto agora começam as manobras de diversão...
Espero que fiques bastante entretido com elas que eu não vou participar.
E se queres discutir os lucros da GALP, este forum é adequadíssimo mas há um tópico melhor... o da GALP.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 1/10/2008 3:00, num total de 1 vez.
Pix, o teu nick registou-se há poucos dias e só posta neste tópico. Parece-me bem claro o que estás aqui a tentar fazer...
MarcoAntonio Escreveu:Pix, começa a ser cada vez mais óbvio que tu nem sequer tens lido este tópico com atenção.
Não te vou dar mais conversa porque não vale a pena...
Que bela resposta aos factos colocados em cima.
Desculpa mas é ridículo no mínimo a maneira como descartas factos e comportamentos.
O que se tá aqui a discutir é se Galp acompanha as subidas e descidas certo?
Ora obviamente que a Galp as vai seguir, umas vezes mais perto outras vezes menos.
Mas tamos a segui-las com palas. Ou melhor tu orientaste toda a discussão do topico para o teu grafico. Grafico esse que tem palas, isto é, não olha para outras companhias portuguesas ou de outros paises. SO olha para preço do crude e Galp mais nada.
Portanto ha muitas (mesmo muitas) empresas maiores que a Galp com preços mais reduzidos. Portanto tu focaste toda a discussao deste topico a dizer o contrario o que é falso.
Portanto depois de abrir um pouco os olhos ao nossos vizinhos vemos que a Galp pratica preços mais altos.
Não tamos a fugir ao tópico. So estamos a orientar no sentido correcto, isto é, ver o mercado global e não so uma empresa so num pais.
Portanto se não consegues compreender isto então volta la para as tuas acções da Galp por favor. Eu acho que não é assim tão dificil compreender, mas este topico foi orientado de uma maneira tao, tao errada que parece que é um crime pedir para abrir fronteiras aos dados de outras empresas.
Editado pela última vez por pix em 1/10/2008 2:53, num total de 1 vez.
Pix, começa a ser cada vez mais óbvio que tu nem sequer tens lido este tópico com atenção.
pix Escreveu:2 cêntimos multiplicados por milhões de litros de combustível multiplicado por 4 anos dá lucros na ordem de milhões de euros.
Milhões de euros que foram para a empresa e não ficaram nos bolsos da população.
Portanto a Galp pratica preços superiores as congéneres Europeias.
Falacioso é ler esses comentários disfarçados. Disseste aquilo que a autoridade da concorrência diz por meia duzia de vezes num tópico de 29 paginas e camuflado sempre com comentários do ISP quando isso é outro assunto diferente e não é isso que se está a discutir.
Os teus outros 500 comentários nesta tread são a espalhar que a Galp é espectacular e está a fazer tudo espectacular e os outros é que tão todos enganados e eu é que tou certo porque tenho meia dúzia de gráficos.
Caro,
Está enganado, o que se está aqui a discutir é se as subidas/descidas da gasolina (na Galp, cobaia escolhida) acompanham ou não as subidas/descidas do crude, e em que proporção.
Não é se a empresa x ganha mais 1, 2,..., 5 cêntimos por litro do que a empresa y...
Mas isso é o que muita gente está sempre a querer trazer à discussão de um tópico que não foi criado para isso.

MarcoAntonio Escreveu:Pix, desculpa lá mas estás a ser completamente falacioso.
Eu sempre coloquei aqui os valores comparativos e inclusivamente coloquei já por diversas vezes esta tabela (que está abaixo) e que mostra a relação de preços entre Portugal e a média Europeia.
O que sempre disse sobre essa questão é que a diferença se tem mantido mais ou menos constante ao longo do tempo e que se cifrava nos 1 a 2 centimos.
É preciso ter um certo descaramento para vir dizer que o que está aqui neste relatório contraria o que eu disse ou defendo, quando eu já coloquei esta tabela diversas vezes.
A diferença é pequena e tem-se mantido relativamente constante (já o mesmo não se pode dizer da carga fiscal).
Obviamente não é disso que as pessoas reclamam nem é isso que justifica os 5, 8 e 10 centimos que diversas organizações e pessoas individuais dizem que os combustíveis deviam descer...
Essa é boa.
Mostraste a diferença e depois na tua análise vais falar do ISP isto e o ISP aquilo e não falas preto no branco o que vem dito naquela pequena linha que eu coloquei da autoridade da concorrencia.
Mandar areia para os olhos?
A diferença pequena ou não, existe. 2 cêntimos multiplicados por milhões de litros de combustível multiplicado por 4 anos dá lucros na ordem de milhões de euros.
Milhões de euros que foram para a empresa e não ficaram nos bolsos da população.
Portanto a Galp pratica preços superiores as congéneres Europeias. Inclusive superior á Media e a media como todos sabemos é a soma pesada de todas as congeneres Europeias.
Umas têm mais alto e outras mais baixo, portanto claramente a Galp está no comboio das empresas que praticam os preços mais altos de toda a Europa ponto final.
Falacioso é ler esses comentários disfarçados. Disseste aquilo que a autoridade da concorrência diz por meia duzia de vezes num tópico de 29 paginas e camuflado sempre com comentários do ISP quando isso é outro assunto diferente e não é isso que se está a discutir.
Os teus outros 500 comentários nesta tread são a espalhar que a Galp é espectacular e está a fazer tudo espectacular e os outros é que tão todos enganados e eu é que tou certo porque tenho meia dúzia de gráficos.
Ainda para mais afirmas que a Deco e outras associações são uma treta (so por fazerem um protesto) entre todos os artigos de jornalistas e comentários de outros users.
Tenta balancear os 2 lados. Não é 500 posts para um lado e 10 para o outro.
Afinal de contas existe margem para baixar os combustivel se seguirmos a média europeia. Se a Galp for mais agressiva para preços mais baixos que a média europeia ja podemos tar a falar de valores de 2/3 cêntimos por litro mais baixo o ano todo.
Os teus graficos caem em terra quando analisamos o mercado Europeu. Isto é tas a analisar somente Galp/preço do crude. Basicamente é por umas palas á visão, ja que não comparas com o preço dos outros paises.
Quando falava que havia companhias em PT a venderem combustivel 5 e 10 centimos mais baratos, dizias que se a Galp fizesse isso era uma empresa de Vão de escada. Agora vais dizer que as gigantes Europeias que praticam preços mais baixos são empresas de Vão de Escada

Elias Escreveu:Martins_Braz Escreveu:A Shell vendia mais barato do que a GALP??
Essa, confesso, não sabia...
Pelo contrário: vendia ao mesmo preço. Mas mesmo assim deve ter achado que o mercado não tinha qualquer interesse para o negócio e foi-se embora. Ora se tivesse umas margens jeitosas, certamente quereria continuar a facturar, não achas?Martins_Braz Escreveu:Bem, se não vou lá desde 2006... será dificil encontrar alguns exemplos...
De qualquer forma, sempre que a minha mulher faz umas compras do mês no Continente, lá se gasta mais uns 20% ou 30% do que no Feira Nova/Pingo Doce.
Pois, pois... Isso não prova rigorosamente nada, a não ser o facto de tu teres a percepção de que o Continente é mais caro que o FN/PD.
1.º - Pois, mas a AGIP vende mais barato do que a GALP. Ora, se a Shell vendia ao mesmo preço e foi-se, pergunto o que acontece à AGIP que vende mais barato? Enterra-se?
2.º - Ninguém tenta provar nada... penso eu. Apenas se discute opiniões. A minha opinião é a de que o Continente é muito mais caro do que o Feira Nova... não pretendas convencer-me do contrário...
Voltando aos combustíveis: se consideras que o 5+5 é compensador então faz compras no Continente e compra combustível na GALP, não é?
Eu acho que é um verdadeiro roubo... pelos vistos, nem para os accionistas tem sido bom
- Registado: 17/7/2008 13:21
Diário Económico 01-10-2008
Preço da gasolina subiu menos do que o custo do petróleo
http://diarioeconomico.com/edicion/diar ... 70758.html
Abraço
Preço da gasolina subiu menos do que o custo do petróleo
http://diarioeconomico.com/edicion/diar ... 70758.html
Abraço
Martins_Braz Escreveu:A Shell vendia mais barato do que a GALP??
Pelo contrário: vendia ao mesmo preço. Mas mesmo assim deve ter achado que o mercado não tinha qualquer interesse para o negócio e foi-se embora. Ora se tivesse umas margens jeitosas, certamente quereria continuar a facturar, não achas?
Martins_Braz Escreveu:Bem, se não vou lá desde 2006... será dificil encontrar alguns exemplos...
De qualquer forma, sempre que a minha mulher faz umas compras do mês no Continente, lá se gasta mais uns 20% ou 30% do que no Feira Nova/Pingo Doce.
Pois, pois... Isso não prova rigorosamente nada, a não ser o facto de tu teres a percepção de que o Continente é mais caro que o FN/PD.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Pix, desculpa lá mas estás a ser completamente falacioso.
Eu sempre coloquei aqui os valores comparativos e inclusivamente coloquei já por diversas vezes esta tabela (que está abaixo) e que mostra a relação de preços entre Portugal e a média Europeia.
O que sempre disse sobre essa questão é que a diferença se tem mantido mais ou menos constante ao longo do tempo e que se cifrava nos 1 a 2 centimos.
É preciso ter um certo descaramento para vir dizer que o que está aqui neste relatório contraria o que eu disse ou defendo, quando eu já coloquei esta tabela diversas vezes.
Vir classificar a análise objectiva que aqui faço de propraganda acho que diz tudo, não sobre esta análise mas sobre o interlocutor. Simplesmente as pessoas não querem "aceitar" os números tal como eles são...
A diferença existe, nunca a escondi. Bem pelo contrário, mostrei-a: encontra-se na pagina 20, 21, 23 e 27 deste tópico e já o abordei por escrito também diversas vezes neste tópico e em tópicos anteriores sobre este assunto.
A diferença é pequena e tem-se mantido relativamente constante (já o mesmo não se pode dizer da carga fiscal).
Obviamente não é disso que as pessoas reclamam nem é isso que justifica os 5, 8 e 10 centimos que diversas organizações e pessoas individuais dizem que os combustíveis deviam descer...
Vir classificar a análise objectiva que aqui faço de propraganda acho que diz tudo, não sobre esta análise mas sobre o interlocutor. Simplesmente as pessoas não querem "aceitar" os números tal como eles são...
MarcoAntonio Escreveu:
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Portugal vs Media UE-15:
Gasolina
....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS
2004: ..........0.52 vs 0.53....................0.38 vs 0.36
2005: ..........0.53 vs 0.53....................0.41 vs 0.42
2006: ..........0.56 vs 0.53....................0.55 vs 0.53
2007: ..........0.58 vs 0.54....................0.55 vs 0.53
2008: ..........0.58 vs 0.54....................0.65 vs 0.64
Aumento .......11% vs 3%....................71% vs 78%
Gasóleo
....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS
2004: ..........0.31 vs 0.37....................0.35 vs 0.34
2005: ..........0.31 vs 0.37....................0.45 vs 0.47
2006: ..........0.34 vs 0.38....................0.54 vs 0.54
2007: ..........0.36 vs 0.39....................0.52 vs 0.51
2008: ..........0.36 vs 0.39....................0.80 vs 0.79
Aumento .......18% vs 4%..................129% vs 132%
Evolução do ISP em Portugal e na Europa dos 15. Valor em eur/litro, arredondado à décima.
Preços na Bomba antes dos Impostos tirados no mês de Junho de cada ano.
Fonte de todos os dados: Direcção Geral de Energia e Geologia.
Ao contrário das petrolíferas, o Estado Português aumentou mais o que cobra pelos combustíveis
do que o resto da Europa, no espaço que vai de Junho de 2004 a Junho de 2008.
Esta comparação não inclui o IVA, cuja evolução também foi prejudicial em comparação com o resto
da Europa. E um último dado adicional: o crude aumentou 160% neste prazo.
A diferença existe, nunca a escondi. Bem pelo contrário, mostrei-a: encontra-se na pagina 20, 21, 23 e 27 deste tópico e já o abordei por escrito também diversas vezes neste tópico e em tópicos anteriores sobre este assunto.
pix Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:
É bastante claro que o relatório vem confirmar tudo quanto tenho aqui dito sobre esta matéria: impostos, lag, relação com os preços da matéria prima, relação com os países Europeus e Espanha, etc. Está tudo em linha com o que aqui escrevo há meses...
Essa é boa:
Combustíveis: Há 3 anos que preços são superiores à média europeiaDesde 2005 que os preços médio de venda ao público antes de impostos (PMAI) dos combustíveis são superiores à média da União Europeia a 27 (UE27)
E isto valores antes de impostos, portanto está claramente contra a propaganda que fazes. Das duas uma ou so lês o que queres e o resto te passa ao lado ou as tuas acções na Galp são tão importantes que nem sabes ler aquelas linhas em cima.
Portanto o lucro está a ir para o Bolso de alguem e a Galp ta a praticar margens de lucro superiores ás das congéneres Europeias.
Penso que o Marco já referiu, por diversas vezes, que não possui acções da GALP.
Se acreditamos ou não depende de cada um de nós.
P.S.: Só vim ver como o tópico estava, porque já o deixei de ler (já me enjoa - MARCO, isto nada tem a ver com a tua análise mas sim pela forma como respondes e como te respondem, eu inclusive)
Elias Escreveu:Epá, eu só te digo isto: se o negócio de vender 5 ou 10 cêntimos mais barato desse alguma coisa de jeito, podes ter a certeza que a AGIP já tinha instalado os tais 300 postos.
Porque é que tu achas que a Shell saiu de Portugal?
A Shell vendia mais barato do que a GALP??
Elias Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Quanto ao Continente + Galp e os 5+5, achei piada porque são locais que deixei de frequentar em 2006 (comparando as compras do mês no Feira Nova e no continente, compreende-se o porquê).
Podes por favor concretizar com alguns exemplos?
1 abraço,
Elias
Bem, se não vou lá desde 2006... será dificil encontrar alguns exemplos...
P.S.: Não tenho JMT e não shorto SONAE

MarcoAntonio Escreveu:
É bastante claro que o relatório vem confirmar tudo quanto tenho aqui dito sobre esta matéria: impostos, lag, relação com os preços da matéria prima, relação com os países Europeus e Espanha, etc. Está tudo em linha com o que aqui escrevo há meses...
Essa é boa:
Combustíveis: Há 3 anos que preços são superiores à média europeia
Desde 2005 que os preços médio de venda ao público antes de impostos (PMAI) dos combustíveis são superiores à média da União Europeia a 27 (UE27)
E isto valores antes de impostos, portanto está claramente contra a propaganda que fazes. Das duas uma ou so lês o que queres e o resto te passa ao lado ou as tuas acções na Galp são tão importantes que nem sabes ler aquelas linhas em cima.
Portanto o lucro está a ir para o Bolso de alguem e a Galp ta a praticar margens de lucro superiores ás das congéneres Europeias.
Pelo meio, o gasóleo também poderá subir 1~2 centimos (não tenho valores para futuros do gasóleo portanto é baseado no comportamento do petróleo). Entretanto, dentro de cerca de duas semanas deverá voltar para valores próximos dos actuais.
O petróleo teve nestas últimas duas semanas um período ainda mais volátil que o habitual e em poucos dias teve das maiores subidas e das maiores descidas dos últimos anos, passando dos 65 euros para os 73 euros, voltando ontem a cair para os 60 euros e estando hoje já novamente pelos 70 euros.
Tem sido uma volatilidade brutal o que não facilita previsões (especialmente tendo em conta que as petrolíferas por cá em virtude dos enormes protestes quebraram um pouco a sua rotina).
Mas em termos do que é esperado e com os dados disponíveis até hoje é isso: uma subida algures nos próximos dias e para durar durante a próxima semana e depois para voltar a cair dentro de cerca de duas semanas (à partida para valores não muito diferentes dos actuais).
O petróleo teve nestas últimas duas semanas um período ainda mais volátil que o habitual e em poucos dias teve das maiores subidas e das maiores descidas dos últimos anos, passando dos 65 euros para os 73 euros, voltando ontem a cair para os 60 euros e estando hoje já novamente pelos 70 euros.
Tem sido uma volatilidade brutal o que não facilita previsões (especialmente tendo em conta que as petrolíferas por cá em virtude dos enormes protestes quebraram um pouco a sua rotina).
Mas em termos do que é esperado e com os dados disponíveis até hoje é isso: uma subida algures nos próximos dias e para durar durante a próxima semana e depois para voltar a cair dentro de cerca de duas semanas (à partida para valores não muito diferentes dos actuais).
Já tenho deixado, Jesse.
Embora agora essa tarefa seja um pouco mais difícil (por causa dos protestos) dado que as petrolíferas quebraram a rotina. Até há poucas semanas atrás praticamente todos os ajustes eram feitos na madrugada de terça para quarta-feira e tornava-se mais fácil prever.
Mesmo assim, dá para ter uma ideia bastante aproximada do que vai acontecendo nas semanas seguintes.
Para esta semana é expectável um aumento ligeiro na gasolina (eventualmente as gasolineiras poderão optar por não mexer no preço uma vez que ultimamente se tornaram um pouco mais flexíveis). O petróleo subiu bastante desde o fundo ($90 USD) mas como entretanto verifiquei já nos Futuros da Gasolina (cotados no Nymex) o aumento foi mais ténue...
Entretanto o petróleo voltou a cair forte mas isso só se reflectirá nas bombas daqui a umas duas semanas (pelo meio houve uma subida e se os combustíveis subirem é para reflectir essa subida).
Embora agora essa tarefa seja um pouco mais difícil (por causa dos protestos) dado que as petrolíferas quebraram a rotina. Até há poucas semanas atrás praticamente todos os ajustes eram feitos na madrugada de terça para quarta-feira e tornava-se mais fácil prever.
Mesmo assim, dá para ter uma ideia bastante aproximada do que vai acontecendo nas semanas seguintes.
Para esta semana é expectável um aumento ligeiro na gasolina (eventualmente as gasolineiras poderão optar por não mexer no preço uma vez que ultimamente se tornaram um pouco mais flexíveis). O petróleo subiu bastante desde o fundo ($90 USD) mas como entretanto verifiquei já nos Futuros da Gasolina (cotados no Nymex) o aumento foi mais ténue...
Entretanto o petróleo voltou a cair forte mas isso só se reflectirá nas bombas daqui a umas duas semanas (pelo meio houve uma subida e se os combustíveis subirem é para reflectir essa subida).
limpaesgotos Escreveu:Marco, os dados da adc são relativos apenas aos dois primeiros trimestres deste ano, bem como a 2007.
E então?
Primeiro: a minha análise cobre esse período.
Segundo: os protestos já duram desde essa altura.
Aliás, esta já é a segunda vez que a AdC é forçada a se pronunciar este ano.
MarcoAntonio Escreveu:nunofaustino Escreveu:limpaesgotos, o que retiras destes três últimos posts que colocaste?
Marco, os dados da adc são relativos apenas aos dois primeiros trimestres deste ano, bem como a 2007.
ADC Escreveu:
(...)
Por ser o primeiro destes relatórios, o regulador inclui os dados referentes aos dois primeiros trimestres deste ano, bem como a 2007. No entanto, é de referir que a AdC sublinha que dado que duas das seis empresas petrolíferas, por razoes de reorganização interna, solicitaram o adiamento de um mês para efeitos de envio deste primeiro reporte. Assim, a Concorrência prevê só a partir de Novembro conseguir receber todos os dados com regularidade.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 131 visitantes