Mota Engil - Tópico Geral
Mota anuncia consórcio para a Alta Velocidade
A Mota-Engil vai liderar um consórcio para concorrer às cinco Parcerias Público Privadas de construção e concessão da infra-estrutura onde irão passar os comboios de Alta Velocidade.
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Alexandra Machado
amachado@mediafin.pt
A Mota-Engil vai liderar um consórcio para concorrer às cinco Parcerias Público Privadas de construção e concessão da infra-estrutura onde irão passar os comboios de Alta Velocidade.
Em comunicado à CMVM, a Mota anunciou que constituiu um agrupamento com a Vinci, a Somague, a MSF, a Teixeira Duarte, a Opway, o BES, a Esconcessões, o BPI, o Banco Invest e a Alves Ribeiro para “uma parceria entre as referidas entidades, no contexto da respectiva participação nos diversos concursos lançados ou a lançar pelo Estado Português para o estabelecimento das parcerias público-privadas (PPP) na área da linha ferroviária de alta velocidade”.
O agrupamento já vai apresentar proposta para o troço Poceirão-Caia, cujas propostas serão abertas na próxima sexta-feira, um investimento que ronda os 1,45 mil milhões de euros.
Os acordos, que estabelecem a exclusividade de cada um dos constituintes do consórcio, definem também a composição accionista do agrupamento: a Mota tem globalmente 17,38%, a Vinci fica com 16,38%, a Somague e a Teixeira Duarte contam com 14,64% cada uma, a MSF fica globalmente com 10,98%, tal como a Opway, enquanto a Esconcessões fica com 5%. O resto distribui-se pelos bancos e pela Alves Ribeiro.
A Mota-Engil vai liderar um consórcio para concorrer às cinco Parcerias Público Privadas de construção e concessão da infra-estrutura onde irão passar os comboios de Alta Velocidade.
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Alexandra Machado
amachado@mediafin.pt
A Mota-Engil vai liderar um consórcio para concorrer às cinco Parcerias Público Privadas de construção e concessão da infra-estrutura onde irão passar os comboios de Alta Velocidade.
Em comunicado à CMVM, a Mota anunciou que constituiu um agrupamento com a Vinci, a Somague, a MSF, a Teixeira Duarte, a Opway, o BES, a Esconcessões, o BPI, o Banco Invest e a Alves Ribeiro para “uma parceria entre as referidas entidades, no contexto da respectiva participação nos diversos concursos lançados ou a lançar pelo Estado Português para o estabelecimento das parcerias público-privadas (PPP) na área da linha ferroviária de alta velocidade”.
O agrupamento já vai apresentar proposta para o troço Poceirão-Caia, cujas propostas serão abertas na próxima sexta-feira, um investimento que ronda os 1,45 mil milhões de euros.
Os acordos, que estabelecem a exclusividade de cada um dos constituintes do consórcio, definem também a composição accionista do agrupamento: a Mota tem globalmente 17,38%, a Vinci fica com 16,38%, a Somague e a Teixeira Duarte contam com 14,64% cada uma, a MSF fica globalmente com 10,98%, tal como a Opway, enquanto a Esconcessões fica com 5%. O resto distribui-se pelos bancos e pela Alves Ribeiro.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Mota passa a ser o maior accionista da Lusoponte
A Mota-Engil passa a ser o maior accionista da Lusoponte, com a aquisição de 24,19% da posição até agora detida pelos australianos da Macquarie por 88 milhões de euros. O resto da participação (6,42%) foi comprada pela francesa Vinci, que fica com 37,27% do capital da empresa. Globalmente o negócio ascende a 112 milhões de euros.
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Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt
A Mota-Engil passa a ser o maior accionista da Lusoponte, com a aquisição de 24,19% da posição até agora detida pelos australianos da Macquarie por 88 milhões de euros. O resto da participação (6,42%) foi comprada pela francesa Vinci, que fica com 37,27% do capital da empresa. Globalmente o negócio ascende a 112 milhões de euros.
A Mota tem sido dada como comprador da posição da Macquarie, que já há algum tempo vinha demonstrando a sua vontade de sair do capital da concessionária das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.
Em comunicado, a construtora adiantou que a transacção estará concluída até ao final de 2008 e que se encontra sujeita ao exercício dos direitos de preferência dos restantes accionistas.
Os restantes accionistas da Lusoponte são a Skanska, Somague e Teixeira Duarte, sendo que esta última também já revelou vontade de vender a sua participação de 7,5%. A posição agora comprada pela Mota será integrada na “holding” Ascendi, que resulta de uma parceria com o Grupo Espírito Santo para as concessões de transportes.
A Mota-Engil passa a ser o maior accionista da Lusoponte, com a aquisição de 24,19% da posição até agora detida pelos australianos da Macquarie por 88 milhões de euros. O resto da participação (6,42%) foi comprada pela francesa Vinci, que fica com 37,27% do capital da empresa. Globalmente o negócio ascende a 112 milhões de euros.
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Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt
A Mota-Engil passa a ser o maior accionista da Lusoponte, com a aquisição de 24,19% da posição até agora detida pelos australianos da Macquarie por 88 milhões de euros. O resto da participação (6,42%) foi comprada pela francesa Vinci, que fica com 37,27% do capital da empresa. Globalmente o negócio ascende a 112 milhões de euros.
A Mota tem sido dada como comprador da posição da Macquarie, que já há algum tempo vinha demonstrando a sua vontade de sair do capital da concessionária das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.
Em comunicado, a construtora adiantou que a transacção estará concluída até ao final de 2008 e que se encontra sujeita ao exercício dos direitos de preferência dos restantes accionistas.
Os restantes accionistas da Lusoponte são a Skanska, Somague e Teixeira Duarte, sendo que esta última também já revelou vontade de vender a sua participação de 7,5%. A posição agora comprada pela Mota será integrada na “holding” Ascendi, que resulta de uma parceria com o Grupo Espírito Santo para as concessões de transportes.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
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Mota compra posição da Macquarie na Lusoponte
A Mota-Engil, em conjunto com os franceses da Vinci, comprou a posição dos australianos da Macquarie na Lusoponte, anunciou em comunicado à CMVM a empresa liderada por Jorge Coelho.
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Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt
A Mota-Engil, em conjunto com os franceses da Vinci, comprou a posição dos australianos da Macquarie na Lusoponte, anunciou em comunicado à CMVM a empresa liderada por Jorge Coelho.
Como o Negócios tinha noticiado em Julho passado, a Macquarie tinha enviado uma carta aos accionistas da concessionária da Lusoponte a sondar um possível interesse na sua posição, de 30,61%, por um valor global de 112 milhões de euros. A Mota fica assim com 38,02% da concessionária, gastando 88 milhões de euros, para aumentar a posição de 13,83% do capital.
A Mota-Engil, em conjunto com os franceses da Vinci, comprou a posição dos australianos da Macquarie na Lusoponte, anunciou em comunicado à CMVM a empresa liderada por Jorge Coelho.
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Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt
A Mota-Engil, em conjunto com os franceses da Vinci, comprou a posição dos australianos da Macquarie na Lusoponte, anunciou em comunicado à CMVM a empresa liderada por Jorge Coelho.
Como o Negócios tinha noticiado em Julho passado, a Macquarie tinha enviado uma carta aos accionistas da concessionária da Lusoponte a sondar um possível interesse na sua posição, de 30,61%, por um valor global de 112 milhões de euros. A Mota fica assim com 38,02% da concessionária, gastando 88 milhões de euros, para aumentar a posição de 13,83% do capital.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
[b]Mota[/b]
Com a cotação encostada a um forte suporte e com um RSI=25, resolvi arriscar e "enchi o saco"
.
A porta de saída está na quebra do suporte, mas considero mais provável um rebound, visto que o movimento denota exaustão.
Com os indicadores tão sobrevendidos, é expectável uma reacção técnica
.
Assim os mercados ajudem.
Um abraço.

A porta de saída está na quebra do suporte, mas considero mais provável um rebound, visto que o movimento denota exaustão.
Com os indicadores tão sobrevendidos, é expectável uma reacção técnica

Assim os mercados ajudem.
Um abraço.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Re: Ainda preciso
tarzan tchetcheno Escreveu:Eu vejo-os no boursorama mas deixo a publicação aos entendidos
Já agora se puderes informar quais são, nós agradecemos.
Boa noite...
- Mensagens: 384
- Registado: 10/11/2006 16:05
Ainda preciso
Eu vejo-os no boursorama mas deixo a publicação aos entendidos
Re: De facto deve ser a maior pechincha do PSI
tarzan tchetcheno Escreveu:
Depois de uma olhadela ao gráfico nota-se que o oversold está completo com o aproximar dos 3 eur.
RSI e Estocástico a darem sinal de possível inversão a curto prazo...
É estar atentoà coisa que poderá haver uma reacção muito rápida até aos 3,30 e depois 3,50.
Olá Tarzan,
Isto quer dizer que já te safaste com os gráficos ou ainda precisas?
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Re: De facto deve ser a maior pechincha do PSI
EuroVerde Escreveu:tarzan tchetcheno Escreveu:Nem com os belíssimos resultados ela ressuscita...
Belíssimos?
É o que faz as taxas de juros altas...
Não percebi o que querias dizer...
Depois de uma olhadela ao gráfico nota-se que o oversold está completo com o aproximar dos 3 eur.
RSI e Estocástico a darem sinal de possível inversão a curto prazo...
É estar atento

Re: De facto deve ser a maior pechincha do PSI
tarzan tchetcheno Escreveu:Nem com os belíssimos resultados ela ressuscita...
Belíssimos?
É o que faz as taxas de juros altas...

De facto deve ser a maior pechincha do PSI
Nem com os belíssimos resultados ela ressuscita...
Nota de Análise 2008-09-25 10:40
ESR reinicia cobertura da Mota-Engil com recomendação de 'Compra'.
O Espírito Santo Research (ESR) retomou hoje a cobertura das acções da Mota-Engil, com uma recomendação de 'Compra' e um preço-alvo de 5,10 euros para o final de 2009.
Cristina Barreto
Numa nota de análise emitida hoje, citada pela Reuters, o ESR explica que o ano 2009 marcará o ponto de viragem no sector da construção em Portugal e que a Mota-Engil continua a ser a empresa do sector que está melhor posicionada para vencer uma grande parte dos projectos de investimento prioritários, como o novo aeroporto de Lisboa ou o combóio de alta velocidade.
"Temos uma visão optimista da acção com uma recomendação de 'Compra' e um preço-alvo de 5,10 euros por acção, o que implica um potencial de subida de 51%", refere a mesma nota.
Em relação a este ano, o ESR afirma que "até ao final de 2008, a empresa poderá beneficiar de um conjunto de notícias favoráveis vindas de várias propostas apresentadas e que representam um total de 11 mil milhões de euros".
Às 10h31 na Euronext Lisbon, as acções da Mota-Engil perdem 1,23% para os 3,12 euros, tendo sido negociados 70 045 títulos da construtora portuguesa.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 68806.html
ESR reinicia cobertura da Mota-Engil com recomendação de 'Compra'.
O Espírito Santo Research (ESR) retomou hoje a cobertura das acções da Mota-Engil, com uma recomendação de 'Compra' e um preço-alvo de 5,10 euros para o final de 2009.
Cristina Barreto
Numa nota de análise emitida hoje, citada pela Reuters, o ESR explica que o ano 2009 marcará o ponto de viragem no sector da construção em Portugal e que a Mota-Engil continua a ser a empresa do sector que está melhor posicionada para vencer uma grande parte dos projectos de investimento prioritários, como o novo aeroporto de Lisboa ou o combóio de alta velocidade.
"Temos uma visão optimista da acção com uma recomendação de 'Compra' e um preço-alvo de 5,10 euros por acção, o que implica um potencial de subida de 51%", refere a mesma nota.
Em relação a este ano, o ESR afirma que "até ao final de 2008, a empresa poderá beneficiar de um conjunto de notícias favoráveis vindas de várias propostas apresentadas e que representam um total de 11 mil milhões de euros".
Às 10h31 na Euronext Lisbon, as acções da Mota-Engil perdem 1,23% para os 3,12 euros, tendo sido negociados 70 045 títulos da construtora portuguesa.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 68806.html
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
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Mota-Engil não consegue pré-qualificação para projecto na Eslováquia
O ministério dos Transportes da Eslováquia informou que foram pré-qualificados dois consórcios para a construção de uma auto-estrada no país, com a Mota-Engil a não conseguir a pré-qualificação para o projecto. Para os analistas do ES Research estas «são más notícias» para a construtora, que estava na corrida pela construção.O projecto, que se refere à construção da D1 na Eslováquia, que vai ligar Hrièovské Podhradie a Dubná Skala, está avaliado em mil milhões de dólares."Estas são más notícias para a Mota-Engil na medida em que ela estava a competir por este projecto na Eslováquia", adianta a equipa de "research".Os consórcios pré-qualificados incluem, de um lado, a Hochtief PPP Solutions, a FCC, a Alpine e a Western Carpathians Motorway Investors Company, e, do outro, a Vinci Concessions e a Skanska ID, deixando de fora o grupo integrado pela empresa portuguesa.Os analistas do ES Research têm a cobertura da Mota-Engil sob revisão. As acções da empresa liderada por António Mota valorizavam 1,87% para 3,38 euros.
2008/09/19 - 09:39
Fonte: Jornal de Negócios
O ministério dos Transportes da Eslováquia informou que foram pré-qualificados dois consórcios para a construção de uma auto-estrada no país, com a Mota-Engil a não conseguir a pré-qualificação para o projecto. Para os analistas do ES Research estas «são más notícias» para a construtora, que estava na corrida pela construção.O projecto, que se refere à construção da D1 na Eslováquia, que vai ligar Hrièovské Podhradie a Dubná Skala, está avaliado em mil milhões de dólares."Estas são más notícias para a Mota-Engil na medida em que ela estava a competir por este projecto na Eslováquia", adianta a equipa de "research".Os consórcios pré-qualificados incluem, de um lado, a Hochtief PPP Solutions, a FCC, a Alpine e a Western Carpathians Motorway Investors Company, e, do outro, a Vinci Concessions e a Skanska ID, deixando de fora o grupo integrado pela empresa portuguesa.Os analistas do ES Research têm a cobertura da Mota-Engil sob revisão. As acções da empresa liderada por António Mota valorizavam 1,87% para 3,38 euros.
2008/09/19 - 09:39
Fonte: Jornal de Negócios
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http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 65697.html
Infra-estruturas 2008-09-17 00:05
São Tomé quer empresas portuguesas para projectos de 161 milhões de euros
Obras no arquipélago ascendem aos 161 milhões de euros.
Márcia Galrão
O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Rafael Branco, reúne-se hoje com várias empresas portuguesas, entre elas a construtora Mota-Engil. O objectivo é aliciar os empresários nacionais para a construção do novo aeroporto internacional do arquipélago, um investimento de cerca de 30 milhões de dólares (21 milhões de euros), bem como para o novo porto de águas profundas, no valor de 200 milhões de dólares (140 milhões de euros).
No caso do novo aeroporto, o governo de Rafael Branco irá acordar com a empresa que ficar responsável pela construção, “um compromisso de concessão por alguns anos para a gestão da infra-estrutura”, avançou o primeiro-ministro em declarações à imprensa. Além das construtoras, Rafael Branco irá reunir-se com as petrolíferas, garantindo que está em cima da mesa a vontade do seu governo de “estabelecer parcerias com a Galp e a Sonangol para explorar os blocos de petróleo em São Tomé”. Os obstáculos do passado “serão ultrapassados com imaginação”, sublinhou.
Rafael Branco falava à margem da apresentação pública da nova companhia aérea de bandeira de São Tomé, a STP Airways, participada pela portuguesa euroAtlantic – um passo para “desenvolver a economia” no arquipélago, disse. A STP Airways terá um voo todas as segundas-feiras a ligar Lisboa a São Tomé e o presidente da euroAtlantic, Tomáz Metello, garantiu que será “mais que uma companhia aérea, um projecto verticalizado com o sector hoteleiro e o governo.
Infra-estruturas 2008-09-17 00:05
São Tomé quer empresas portuguesas para projectos de 161 milhões de euros
Obras no arquipélago ascendem aos 161 milhões de euros.
Márcia Galrão
O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Rafael Branco, reúne-se hoje com várias empresas portuguesas, entre elas a construtora Mota-Engil. O objectivo é aliciar os empresários nacionais para a construção do novo aeroporto internacional do arquipélago, um investimento de cerca de 30 milhões de dólares (21 milhões de euros), bem como para o novo porto de águas profundas, no valor de 200 milhões de dólares (140 milhões de euros).
No caso do novo aeroporto, o governo de Rafael Branco irá acordar com a empresa que ficar responsável pela construção, “um compromisso de concessão por alguns anos para a gestão da infra-estrutura”, avançou o primeiro-ministro em declarações à imprensa. Além das construtoras, Rafael Branco irá reunir-se com as petrolíferas, garantindo que está em cima da mesa a vontade do seu governo de “estabelecer parcerias com a Galp e a Sonangol para explorar os blocos de petróleo em São Tomé”. Os obstáculos do passado “serão ultrapassados com imaginação”, sublinhou.
Rafael Branco falava à margem da apresentação pública da nova companhia aérea de bandeira de São Tomé, a STP Airways, participada pela portuguesa euroAtlantic – um passo para “desenvolver a economia” no arquipélago, disse. A STP Airways terá um voo todas as segundas-feiras a ligar Lisboa a São Tomé e o presidente da euroAtlantic, Tomáz Metello, garantiu que será “mais que uma companhia aérea, um projecto verticalizado com o sector hoteleiro e o governo.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
mlra quanto aos comentários dos especialistas não sei porque não ligo nenhuma ao que dizem. Posso apenas referir que o o RL foi desceu 82,5% relativamente ao semestre de 2007. Contudo, se retirares os resultados extraordinários obtidos com a Martifer de 67Milões de euros (algo que deves fazer), então estes subiram 7,3%. De referir também que o EBITDA 6,6&, sendo este um indicador apreciado pelo mercado.
Em termos técnicos verifamos um suporte nos 3,5 euros e uma resistência "psicológica" nos 4 euros. É ainda posível que a MM50 dias funcione como resistência sendo ainda um cenário apenas.
A MM 50 dias cruzou a MM200 dias e ainda temos a LTD de MP bem longe da actual cotação. o titulo continua bear mas a ausência de triggers leva a que esta deva lateralizar os próximos tempos, sem um movimento perfeitamente definido.
Em termos técnicos verifamos um suporte nos 3,5 euros e uma resistência "psicológica" nos 4 euros. É ainda posível que a MM50 dias funcione como resistência sendo ainda um cenário apenas.
A MM 50 dias cruzou a MM200 dias e ainda temos a LTD de MP bem longe da actual cotação. o titulo continua bear mas a ausência de triggers leva a que esta deva lateralizar os próximos tempos, sem um movimento perfeitamente definido.
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Pois é, esta não fugiu à regra e levou porrada da grande. "Auto-stopei-me" limitando as perdas mas ainda assim para além do que tinha em mente.
É pena, pois se estivessemos em bull, com os indicadores técnicos e o aspecto do gráfico tinha tudo para dar alegrias.
Resta esperar por melhores dias ou ficar bem fora para não desanimar ainda mais.
Um abraço
Jiboia

É pena, pois se estivessemos em bull, com os indicadores técnicos e o aspecto do gráfico tinha tudo para dar alegrias.
Resta esperar por melhores dias ou ficar bem fora para não desanimar ainda mais.
Um abraço
Jiboia
tarzan,
Não resisti ao teu apelo e vim em teu auxílio.
Aqui está um dos pedidos. O outro o banco não me deixou portanto tive que entrar com uma quantia menor
Espero não ter feito asneira mas tenho um suporte mental nos 3,75€ que é o máximo a que estou disposto perder.
A MM50 ficou hoje para trás (será definitivo?) e dentro de poucas sessões a MM20 podia cruzar em alta a MM50, o que aliado à ruptura da resistência dos 4,20€ até iamos de Mota!
Abraços
Jiboia
Não resisti ao teu apelo e vim em teu auxílio.

Aqui está um dos pedidos. O outro o banco não me deixou portanto tive que entrar com uma quantia menor

Espero não ter feito asneira mas tenho um suporte mental nos 3,75€ que é o máximo a que estou disposto perder.
A MM50 ficou hoje para trás (será definitivo?) e dentro de poucas sessões a MM20 podia cruzar em alta a MM50, o que aliado à ruptura da resistência dos 4,20€ até iamos de Mota!

Abraços
Jiboia
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A quem acedeu
ao 2º pedido e entregou as 80 mil de mão beijada o meu muito obrigado.
Já só falta mesmo o gráfico... e se quiserem carregar mais 80.000 nos 3,80 tudo bem
Já só falta mesmo o gráfico... e se quiserem carregar mais 80.000 nos 3,80 tudo bem

2 pedidos
1º - era o de um gráfico com macd rsi e estocástico;
2º - solicita-se ao pessoal que tiver umas Mota's e pouca convicção que as meta no cofres entre 3,785 e 3,799 para ver se carregam um bocadinho do lado das vendas senão isto não arranca, o pessoal não quer comprar só 3000 para dar nas vistas, mas se aparecerem 10.000/15.000 pode ser que já haja interessados.
Se alguém fizer as finezas, fico desde já agradecido...
Inté...
2º - solicita-se ao pessoal que tiver umas Mota's e pouca convicção que as meta no cofres entre 3,785 e 3,799 para ver se carregam um bocadinho do lado das vendas senão isto não arranca, o pessoal não quer comprar só 3000 para dar nas vistas, mas se aparecerem 10.000/15.000 pode ser que já haja interessados.
Se alguém fizer as finezas, fico desde já agradecido...
Inté...
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