Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A minha visão sobre a situação actual (Deja vu?)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 19/9/2008 18:18

AGora a CIT pede para ser incluida na lista de acções que não podem ser "shortadas". Se a moda pega, todas pedem... :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por - GOE - » 19/9/2008 18:14

Ulisses Pereira Escreveu:Agora, surge a notícia (não confirmada pelas autoridades) de que também vai ser proibido "shortar" a General Eletrics (GE). :roll:

Um abraço,
Ulisses

Eu apesar de me encontrar longo no mercado estas medidas fazem-me muita confusão, tirando o caso referido nos mercados asiáticos, alguma vez houve uma intervenção deste género nos mercados ?

Registado: 5/12/2007 16:26

por Branc0 » 19/9/2008 18:13

Ulisses Pereira Escreveu:Agora, surge a notícia (não confirmada pelas autoridades) de que também vai ser proibido "shortar" a General Eletrics (GE). :roll:

Eu nem percebo o que é isto... porque é que não são todas mas apenas as financeiras? Estamos a tentar vender a ideia que os mercados não são completamente manipulados mas apenas um bocadinho?

Acabem com a fantochada, porque é que a IBM pode ser shortada quando o WaMu não pode? E porque é que os gestores destas empresas não dizem nada pela descriminação de que são alvos?
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Thunder » 19/9/2008 18:12

Um abraço,
Ulisses

É incrível....

Será que também vão dar uma ajudita a GM e a Ford?

Acho que vou fazer um diário sobre estes últimos dias, pra não esquecer de todos estes "eventos" e dos iluminados :roll: :roll: :roll: que permitiram que isto escalasse até estes níveis.

Um abraço a todos e bom fds 8-)

Registado: 3/3/2007 16:57

por Ulisses Pereira » 19/9/2008 18:09

Agora, surge a notícia (não confirmada pelas autoridades) de que também vai ser proibido "shortar" a General Eletrics (GE). :roll:

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Resina » 19/9/2008 17:16

Ulisses Pereira Escreveu:Só 2 notas rápidas:
:arrow: É bom que os índices americanos aguentem hoje. Porque se não o conseguirem fazer nas actuais circunstâncias (algo que é muito, muito improvável) , aí sim está aberta a porta do pânico.

Um abraço,
Ulisses

Parece-me que sim, senão...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Be Cool » 19/9/2008 17:11

Este artigo (e o próprio video) põe cirurgicamente o dedo na(s) ferida(s)

http://finance.yahoo.com/tech-ticker/ar ... nm,leh,aig

E há aqui também comentários interessantíssimos do povão...

Registado: 5/10/2005 18:05

o que me resta concluir

por br@instock » 19/9/2008 17:00

É com tristesa que vejo a intromissão em jeito de Madre Teresa de Calcutá dos agentes supostamente reguladores do mercado...

Pergunto, não temos assistido diáriamente a manipulações descaradas do mercado? Que é isto?
Supender o Short para evitar que os índices desçam mais? Isto é mesmo à americana... são os donos do mundo meus amigos...

Desculpem o desabafo mas estou cada vez mais desiludido com o mercado de acções, não por falta de lucros mas sobretudo porque tinha a convicção que era um mercado absolutamente limpo e tansparent :x

Registado: 30/12/2004 1:06

Mercado Caótico

por Duck Flag » 19/9/2008 16:53

Boas,

Sinceramente acho que o Tesouro Norte-Americano anda um pouco ao sabor do vento, pois parece-me que não sabia como estavam os principais bancos e sendo assim também não tem uma estratégia de longo prazo, mas apenas uma estratégia de apagar fogos assim que eles vão aparecendo. Quando começar a faltar a água, talvez o tentem apagar com gasolina (mais uma guerra, como em 2002).

Se soubessem o que andavam a fazer, não teriam dito o que disseram no fim de semana passado sobre o dinheiro dos contribuintes e cinco dias depois já sabemos para onde vai parte do dinheiro dos contribuintes americanos. Quem teve azar foi o Lehman.

O capitalismo exacerbado vai-se comendo a si próprio, mas dos acontecimentos desta semana acho que uma das maiores perdas que aconteceu foi a confiança, e a confiança é importante na economia, pois sem confiança no futuro, não há investimento, logo não há crescimento económico.

Este Plano serve apenas para tapar os buracos, mas não resolve o problema de fundo, que é o crescimento económico, e é para isso é que servem os Governos, que é definir politicas que promovem o crescimento económico e não comprarem parte de empresas através de aquisições de acções. Grande ironia, nos E.U.A..

Ou seja, o paciente estava mal, deram-lhe um primeiro tratamento, descida dos juros, não resolveu o problema, agravou-se a inflação, desvalorizou o dólar.

O problema agravou-se, começam a comprar empresas em dificuldades. Gostava de ver o que acontecia se fosse em Portugal.

Mas os ciclos económicos vão-se alternando, e neste momento estamos numa fase de baixa da economia, e estas medidas são almofadas para amortecer a queda.

Agora proíbem o short, e segundo ouvi dizer terão outro plano em que também vão proibir a venda de acções a preço inferior ao da compra e subsidiar os accionistas que tenham tido perdas acentuadas nos últimos tempos e decidiram não vender as acções.

Isto para mim nos últimos dias, não é investir, é jogar ao cara ou coroa, com alteração das regras pelo meio o que pode provocar grandes enganos, como já foi dito, por isso como já estava 100% líquido, agora passarei a 100% a depósito a prazo.

O penúltimo parágrafo era a brincar e bons negócios.

Um abraço.
"Um Homem nunca vai mais longe do que quando ignora para onde vai." - Oliver Cromwell.

Registado: 6/4/2008 15:34

por Ulisses Pereira » 19/9/2008 16:19

Caro Bullet, levantas questões pertinentes.

Contudo, estás a partir de um pressuposto do qual discordo: É que o "short selling" é algo recente. O "short selling" nos Estados Unidos é praticamente tão antigo como o mercado de capitais. O que tem aumentado muito nos últimos anos são os derivados que introduzem uma elevada dose de alavancagem nos mercados.

Eu acho que as regras para os curtos/longos devem ser semelhantes. Quando um investidor ultrapassa uma % na posição de uma empresa, é obrigado por lei a comunicar essa posição. O mesmo deve acontecer nas posições curtas.

Quanto à segunda questão, completamente de acordo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Short Selling

por Quico » 19/9/2008 16:15

Bullet23 Escreveu:... antigamente vivia-se apenas das subidas, sendo que no resto do tempo havia menos trabalho. Agora com a possibilidade de short selling, o trabalho e a euforia é tanta nas descidas como nas subidas.

Antigamente?! Quando? Na Idade Media? :?
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

Short Selling

por Bullet23 » 19/9/2008 16:13

Caro Ulisses

O mercado de acções vive de subidas e descidas, antigamente vivia-se apenas das subidas, sendo que no resto do tempo havia menos trabalho. Agora com a possibilidade de short selling, o trabalho e a euforia é tanta nas descidas como nas subidas.
Tudo bem, não tenho nada contra. Mas acho que o mercado fica é mais volátil (bom para quem sabe), deixando de ser um investimento para o pequeno accionista para passar a ser um JOGO (pode ser que tenha sorte!). Por outro lado, não existe informação (pelo menos que eu saiba) a cerca das posições em aberto curtos/longos, podendo assim existir manipulação com facilidade, acho que esta informação deveria estar acessível, o que achas Ulisses?
Outra dúvida que tenho é a seguinte, será que as acções que eu tenho numa casa de investimento qualquer são usadas por elas para fazer short selling? É porque assim pelo menos a comissão que pago pela guarda de títulos não deveria existir e por outro lado o detentor dos títulos deveria poder alugar as suas acções.
Querem fazer short selling com as minhas acções, tudo bem, eu alugo-as a vocês por um preço a acordar, não achas?

Cumprimentos

Registado: 27/5/2008 12:02

por Ulisses Pereira » 19/9/2008 15:55

É possível, Marco. Mas há que deixar a poeira acalmar hoje e começar a monitorizar resistências importantes para não se abrir posições no vazio, sem referências nenhumas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por jomaso » 19/9/2008 15:55

Ulisses Pereira Escreveu:jomaso, é muito difícil conseguires "shortar" em Portugal, através das acções, sem ser no "intraday". Por isso, é uma questão que não tem grande importância no nosso mercado.

Então a fantástica subida de hoje na nossa Bolsa nada tem a ver com esta proíbição.
Pensava que pudesse ter a ver com isto.

Registado: 26/6/2008 11:30

por acintra » 19/9/2008 15:53

tb pensei nisso sobre a Lehman. Será que a SEC, não sabia o que ia fazer na altura em que a lehman declarou falençia? Não interessava salvar o 4º maior banco de investimento do mundo? E a Merril? se calhar só disseram depois para fortalecer a banca nos USA.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por marcolopes » 19/9/2008 15:52

Ulisses, estou de acordo com o post. A situação actual é similar á de colocar alguém de castigo sem que tenha tomado consciência dos seus actos.

Mas, tendo em conta os factos, e vendo situações similares (japão), não é uma boa altura para "alinhar" no castigo e abrir posições longas, até que o mercado ganhe juízo novamente?
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por Ulisses Pereira » 19/9/2008 15:49

Só 2 notas rápidas:

:arrow: Coitada da Lehman. Não tivesse declarado a falência, estaria agora sã e salva e a colocar mais papel no mercado.

:arrow: É bom que os índices americanos aguentem hoje. Porque se não o conseguirem fazer nas actuais circunstâncias (algo que é muito, muito improvável) , aí sim está aberta a porta do pânico.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por acintra » 19/9/2008 15:48

Estou de acordo contigo, que é contraprudecente esta nova medida, mas queria saber o que achavas do naked.
Eu concordo que se deva e possa shortar, para o mercado funcionar na sua plenitude. Quanto ao naked para alem de cheirar a falcatrua, só alguns é que o podem fazer e acabam por arruinar as empresas que tem como alvo.
A Bear Sterns, Lehman, Merrill...se calhar foram á viola por causa destas jogadas menos limpas.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Ulisses Pereira » 19/9/2008 15:46

jomaso, é muito difícil conseguires "shortar" em Portugal, através das acções, sem ser no "intraday". Por isso, é uma questão que não tem grande importância no nosso mercado.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por jomaso » 19/9/2008 15:44

Mas o short selling não foi proíbido na Bolsa nacional pois não?

por Ulisses Pereira » 19/9/2008 15:38

acintra, não sou a favor do "naked short selling". Pela simples razão que não acho que faça sentido haver, no limite, mais acções em posições curtas do que em posições longas. E até posso concordar que a "uptick rule" possa servir para evitar que se "acabe" com uma empresa numa operação concertada. Agora, acabar com o "short selling" é um erro enorme na minha opinião que vai retirar liquidez ao mercado e não o vai ajudar em nada, excepto nestes primeiros tempos em que as posições curtas são fechadas. Esperemos que tenha mesmo os dias contados.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por jomaso » 19/9/2008 15:31

Ou seja, o naked short selling "não tráz nenhuma vantagem ao mercado relativamente ao short selling".
Pelo que percebi, acaba por ser um instrumento que em nada ajuda o mercado...

edit: é menos formal e mais rápido

por MarcoAntonio » 19/9/2008 15:27

Vantagem é o facto de (sendo possível/permitido) se poder shortar mais facilmente/livremente.

O Short normal é mais formal, exige que primeiro se encontre uma entidade/investidor disponível para ceder as acções para então serem shortadas (vendidas).

Na minha opinião, apesar das maiores limitações, é a prática correcta (embora se possam utilizar mecanismos que facilitem esse short, mas sempre desde que existam garantias que estão a ser shortadas acções "que existem" e que não serão vendidas duas vezes no mercado).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jomaso » 19/9/2008 15:22

MarcoAntonio Escreveu:
jomaso Escreveu:Qual é a diferença entre short selling e naked short selling?

O Naked Short Selling é "shortar" sem primeiro "pedir emprestadas" as acções que se vão vender...

Marco, na prática há alguma vantagem relativamente ao short selling?

por MarcoAntonio » 19/9/2008 15:17

jomaso Escreveu:Qual é a diferença entre short selling e naked short selling?

O Naked Short Selling é "shortar" sem primeiro "pedir emprestadas" as acções que se vão vender...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, cmsbarros, Google [Bot], marketisnotefficient, PacoNasssa e 92 visitantes