Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2008 - Mês 09

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Carteira

por Clinico » 15/9/2008 8:23

E pronto, lá temos a JM a testar o suporte de novo, ou pela conjuntura mundial ou pela possível multa ou por tudo junto.

Lá está mais uma grande falencia, uma tragédia a nível mundial e o indício que realmente o pior ainda está para vir.

Realmente é nestas alturas que se fazem fortunas...

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por SAPT » 12/9/2008 23:35

Boa noite, JAS,
Parece-me teres uma posição da tua carteira importante em TDU!
Qual a tua opinião / estratégia sobre a mesma?
Abraço,

Registado: 29/11/2007 11:27

Re: Re

por salvadorveiga » 12/9/2008 22:36

JAS Escreveu:Estou a ver que apesar da "monotonia" de se falar apenas da JMT, e que o Clínico transformou em "monogamia", o meu post anda muito animado...

No boletim clínico de hoje confirma-se ter sido apenas uma "indisposição ligeira".

Por outro lado espera-se que os analistas que atribuiram a queda da JMT ao zloty saibam fazer as contas.

1 Polish Zloty = 0.30236 Euro (01 SET)
1 Polish Zloty = 0.29449 Euro (12 SET)

Em 12 dias o zloty valorizou-se 2,67%.

Seria mais simples terem dito que os tubarões, depois de acumularem e bem, trataram de realizar mais valias.
E é fácil advinhar qual é o movimento seguinte...

JAS

JAS, nao percebi a afirmaçao do Zloty. Tu dizes que em 12 dias valorizou ?

Pelos numeros que deste ele DESVALORIZOU...

Se no dia 1 SET conseguias 0,3 EUR e hoje so' consegues 0,29... :roll:

Um abraço

Registado: 12/3/2008 22:06

carteira

por Clinico » 12/9/2008 22:30

Posso~lhes garantir que não ando a conversar com o JAS por MP, mas hoje tambem não fiz qualquer movimento na JM.

Como dizia o outro, Pakistão e Pakificam...

Por enquanto, nada de "amantes". Para tê-las é preciso umas massas e agora estou duro!
(:lol: bem isto vai de mal a pior..."duro" em brasileiro quer dizer "sem tostão" - daqui a pouco é o JAs que corre comigo por andar a transformar o tópico dele numa casa indecente... - e vou com sorte que a Scpnuno tem andando arredada... :mrgreen: )

Abraços
Clinico

Re: Carteira

por tarzan tchetcheno » 12/9/2008 17:29

Clinico Escreveu:...em suma falou-se "da mulher" e das "amantes"...
E como é habitual, mais vale ficar com a "mulher" :mrgreen:...

Aí é que eu já não sei se o mercado concorda contigo. Há que fazer o gráfico da mulher e da amante, testar os suportes, as resistências, ver os price target's, o endividamento que uma e outras acarretam.
Nestes assuntos quando mete mulher e amantes (1 não bastava não é) há sempre muito ruído :twisted:

Registado: 19/3/2008 20:29

Carteira JAS*2008 - Mês 09 - dia 11

por JAS » 12/9/2008 17:13

Tudo calmo por estas bandas.

SEM
Uma venda pouco significativa no fecho a 7,471 foi o único movimento do dia.

Bom fim de semana,

JAS
Anexos
cart 09-12.png
cart 09-12.png (62.66 KiB) Visualizado 1826 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por lutav » 12/9/2008 12:59

voces é que sao cá uns postais; muito se aprende convosco sobre gestao de (nao) relacoes monogamicas.

Uma no cravo e outra na ferradura, para terem sempre possibilidade de mudar a agulha...

mantenho os meus 33% de carteira comprados a 78... mas porra, eu tenho tanta dificuldade em ser fiel! :mrgreen:

Registado: 22/9/2006 22:36

Carteira

por Clinico » 12/9/2008 12:24

:lol: :lol: :lol:

Mas apesar de tudo, Querido Amigo, falou-se do BCP e do warrant...em suma falou-se "da mulher" e das "amantes"...
E como é habitual, mais vale ficar com a "mulher" :mrgreen:...

E falando da "mulher", a JM está a responder ao esperado, apesar do volume não ser nada de especial.
Vamos ver como fecha...às vezes a "fidelidade" ainda tem vantagens, mas como diz uma regra antiga da bolsa, - nunca casar com uma acção - :lol: :lol:

Abração
Clinico

Re

por JAS » 12/9/2008 11:41

Estou a ver que apesar da "monotonia" de se falar apenas da JMT, e que o Clínico transformou em "monogamia", o meu post anda muito animado...

No boletim clínico de hoje confirma-se ter sido apenas uma "indisposição ligeira".

Por outro lado espera-se que os analistas que atribuiram a queda da JMT ao zloty saibam fazer as contas.

1 Polish Zloty = 0.30236 Euro (01 SET)
1 Polish Zloty = 0.29449 Euro (12 SET)

Em 12 dias o zloty valorizou-se 2,67%.

Seria mais simples terem dito que os tubarões, depois de acumularem e bem, trataram de realizar mais valias.
E é fácil advinhar qual é o movimento seguinte...

JAS

Re: Carteira JAS*2008 - Mês 09 - dia 11

por Luka! » 12/9/2008 8:45

JAS Escreveu:
JMT
A indisposição parece-me passageira...

JAS

Gostei do grafico sobretudo com a bela "DOJI"...
estou a reforçar !

:wink:
:arrow: Como é habitual rapidamente teremos a JMT nos 6€ de novo (e com muitos sem tempo de entrar)
Anexos
JMT 1.png
JMT 1.png (1.8 MiB) Visualizado 2214 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por ptmasters » 12/9/2008 1:59

lutav Escreveu:
scpnuno Escreveu:(...)Por favor, não meta ideias na cabeçinha do JAS... já temos crashs que cheguem sem ele se pôr a ajudar á festa.

ja basta quando o malandro vai de férias! :twisted:

E para completar a festa, mandava as minhas para o galheiro!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

1 ab e bj para a scpnuno (lagarta)
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Martins_Braz » 12/9/2008 1:18

vitorigus Escreveu:Martins_Braz escreveu

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Realmente, o JAS é mesmo Jerónimo mArtinS :wink:

Caríssimo JAS,
Será que alguém vai pensar esta afirmaçao ser verdadeira? Sería bom desfazer possiveis enganos, não?. :wink:

Abraço

Estás a brincar, certo?? Era pura brincadeira com o JAS

Registado: 17/7/2008 13:21

por Crómio » 11/9/2008 23:20

Caríssimo,

A Sorte acontece a todos, nas mesmas proporções.

Uns sabem aproveitar, outros não.

Podias ter continuado no BCP a regozijar-te com a tua não perda na JMT!

Podias não ter aproveitado a oportunidade de comprar JMT.

Podias ter vendido os W's quando desvalorizaram, tendo deixado de acreditar.

Podias não os ter vendido, esperando que subissem mais...

Podias ter desgraçado completamente a tua carteira com EXACTAMENTE a mesma Sorte.

A Sabedoria está em nós trabalharmos a nossa sorte, porque essa, bate-nos à porta todos os dias, a todas as batidas do coração, uns sabem e edificam, outros não agradecem e na ignorância fazem tudo desabar...

Insisto, meu Caro: Parabéns :wink:
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Carteira

por Clinico » 11/9/2008 22:55

Bem, meu Querido amigo, esta jogada deve-se á SORTE !
A minha sorte foi ter vendido quase toda a JM e ter comprado BCP, o que me salvaguardou da queda abrupta da JM e me deu a oportunidade de recomprar aos preços de hoje.
A venda do warrant foi outra SORTE!Não contava que saísse esta notícia sobre o Iara, nem que houvesse uma respostas tão bruta ao ponto da Galp ter aberto 11% acima do fecho.

Portanto, isto nada tem de sabedoria, nem de esperteza, nem de experiencia! Foi sorte. Nada mais.

Abração
Clinico

por Crómio » 11/9/2008 22:24

Olha que dois...

Agora já não se assiste a um bom jogador, mas sim a dois por aqui.

Uma mais valia para o tópico.

Grande joga Clínico, estás em grande e isto amanhã deve correr bem para as praças em geral... e quem sabe no próximos dias.

Monogamia em série... sim, uma excelente modalidade e provada na sua eficácia... quem sabe, sabe.

Eu estou cheio de JMT mas cheio de -8% ou lá que é, que nem quero olhar, tou bem disposto.

Penso que quando converter o comprar topos e vender fundos no seu inverso, vou passar a ser mais feli$$, entretanto fico-me pela felicidade espiritual, que muitas vezes vale mais que tudo no mundo.

É que tenho mesmo jeito para a coisa, só preciso é de fazer ao contrário.

Não estou a brincar, isto é só psicológico, só!
Prontos, também é preciso ter uma pequena massa encefálica...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Carteira

por Clinico » 11/9/2008 21:51

Já agora, vou continuando por aqui porque ainda não tenho categoria para ter o meu próprio tópico... :lol:

Não foi por causa do JAS, mas hoje livrei-me do
1 - BCP todo entre os 1,21 e os 1,22 por começar a ficar nervoso com esta história do Lehman. Quando habitualmente cai mais um, a globalização trata de o fazer reflectir nos outros e como tinha um trade (pouco) ganhador, aproveitei! Veja-se a volatilidade de tudo isto: só as suspeitas que o Lehman possa ser vendido, já estão positivos nos States. Enfim, haverá talvez melhor oportunidade de regresso.
2 - warrant 7669Z call Galp aproveitando a exagerada, mas já habitual, subida da Galp após notícias boas sobre os poços, seguidas da habitual correcção.

Com tanta liquidez, não podia deixar passar a oportunidade que a JM nos apresenta. Entre ontem e hoje de manha a queda foi por volta dos 13%! Querem melhor oportunidade??? ainda por cima o suporte 5,6-5,7 parou-a como esperado, e lá volta ela fechando positiva. Fiquei com liquidez mínima e JM no máximo e como elemento único da carteira, mais uma vez. E não estou nervoso! Já estou habituado á monogamia há muito tempo...
Penso que a JM pode lateralizar um pouco mas o caminho para cima pode iniciar-se com a mesma intensidade que a queda. Não se costuma dizer que as que mais caiem são as que mais recuperam? veremos...

Enfim, já vou longo.
Cá estaremos amanha
Abraços
Clinico

Re: Carteira JAS*2008 - Mês 09 - dia 11

por pedrom » 11/9/2008 20:49

JAS Escreveu:
.... prefiro manter-me com liquidez para os saldos de fim de semana.

JAS

Não é melhor esqueceres os saldos e ires para os copos???? (liquidez: do latin liquido, bebida, copos) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por pedrom » 11/9/2008 20:42

vitorigus Escreveu:Martins_Braz escreveu

Caríssimo JAS,
Será que alguém vai pensar esta afirmaçao ser verdadeira? Sería bom desfazer possiveis enganos, não?. :wink:

Abraço

Então és tu que me levas os $$$$ quando vou às compras!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A partir de hoje vou passar a fazer compras no meu tio!!! (Tio belmiro)!!! :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por vitorigus » 11/9/2008 20:39

Martins_Braz escreveu

Caríssimo JAS,

Abraço

Registado: 9/8/2005 11:17

Carteira JAS*2008 - Mês 09 - dia 11

por JAS » 11/9/2008 20:09

Hoje só andei de manhã na bolsa e não havia nada de interessante...

BCP
Foi o meu único movimento e limitei-me a fechar o trade.
Vendas a 1,227 e 1,224.

JMT
A indisposição parece-me passageira...
Ainda estive tentado a comprar mais umas mas a minha posição já é suficiente pelo que prefiro manter-me com liquidez para os saldos de fim de semana.

JAS
Anexos
cart 09-11.png
cart 09-11.png (65.1 KiB) Visualizado 2781 vezes

por Martins_Braz » 11/9/2008 15:40

scpnuno Escreveu:Deixem-me meter o nariz na carteira do JAS (salve seja), coisa que já tinha saudades de fazer, e acrescentar aquilo que a modestia e o bigode do JAS não permitem dizer.

Caro Martins_Braz, se o JAS acordasse, levasse um susto e vendesse a posição que detem na Jeronimo Martins (toda: nucleo, base, excedentes e acabamentos), iria acontecer uma de duas coisas (ou ambas em simultaneo)

- Se fosse hoje, ouviria de certeza um analista a dizer que o descalabro e o crash na JMT se deviam ao 11 de Setembro.

- Muito provavelmente, a JMT estaria a cotar perto dos 3€.

Por favor, não meta ideias na cabeçinha do JAS... já temos crashs que cheguem sem ele se pôr a ajudar á festa.

Re: Carteira JAS*2008 - Mês 09 - dia 10

por Martins_Braz » 11/9/2008 15:38

JAS Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:E por último, sendo já um grande chato, não fica desiludido quando podia ter vendido toda a JMT a 6,40 quando só vendeu os excedentes?

É evidente que, a posteriori, é fácil dizermos que se tivessemos feito isto ou aquilo seria melhor...
O difícil é decidir, em determinado momento e com os dados que temos, o que fazer.
No caso da JMT a minha posição base é de longuíssimo prazo (já ando nela quase ininterruptamente há 5 ou 6 anos...)e, basta olhares para o gráfico, para verificares que me tem rendido muito bom dinheiro.
NINGUÉM baseado na AT a manteria tanto tempo e a experiência tem mostrado que, por esse método, se perdem as subidas inesperadas que habitualmente ocorrem.

Martins_Braz Escreveu:A dúvida prende-se com o seguinte:

tenho JMT mas quando atinge um bom valor, vendo-as... a todas. Depois só as compro quando voltam a baixar do valor pelo quais as vendi. Assim, em vez de ter um lucro de 5% sobre 1000 (excedentes) tenho um lucro de 5% sobre 10.000 (núcleo + excedentes).
(...)
No fundo, a questão é saber porque conserva esse núcleo intocado e qual a sua medida (proporção relativa aos excedentes.

Os meus "excedentes" às vezes chegam a ser idênticos à posição base.
Dou-te um exemplo para poderes ver que a minha forma de actuar pode ser tão ou mais rentável que a tua:
Temos ambos 10.000 euros, eu invisto os 10.000 totalmente na JMT e tu investes 5.000 e ficas com 5.000 em cash.
Se a JMT subir tu vendes os 5.000 e eu vendo os meus "excedentes" que também são 5.000. Ganhamos o mesmo. Em termos de curto prazo os ganhos são iguais.

Se a JMT continuar a subir eu continuo a ganhar com a posição base e tu não ganhas nada com o cash.
Se a JMT descer eu perco com a posição base e tu não perdes nada.
A questão tem a ver com estas 2 últimas hipóteses e, se verificares, em média e no longo prazo a JMT tem subido e não descido.
Isso significa que eu vou ganhando no longo prazo com essa posição base enquanto tu não ganhas nada com o cash.

Podes verificar se, desde o início do ano e juntando todos os teus trades na JMT, conseguirias ter um break point na JMT menor que o meu.
Se agora estás de fora tens que juntar a compra de uma posição base aos preços actuais.
(no dia 9, quando fiquei reduzido à posição base, o meu b.p. era de 4,164).

Um abraço,
JAS

Assim é que se aprende... com quem sabe o que diz e o que faz.

Obrigado JAS

por lutav » 11/9/2008 14:16

scpnuno Escreveu:(...)Por favor, não meta ideias na cabeçinha do JAS... já temos crashs que cheguem sem ele se pôr a ajudar á festa.

ja basta quando o malandro vai de férias! :twisted:

Registado: 22/9/2006 22:36

por scpnuno » 11/9/2008 14:08

Deixem-me meter o nariz na carteira do JAS (salve seja), coisa que já tinha saudades de fazer, e acrescentar aquilo que a modestia e o bigode do JAS não permitem dizer.

Caro Martins_Braz, se o JAS acordasse, levasse um susto e vendesse a posição que detem na Jeronimo Martins (toda: nucleo, base, excedentes e acabamentos), iria acontecer uma de duas coisas (ou ambas em simultaneo)

- Se fosse hoje, ouviria de certeza um analista a dizer que o descalabro e o crash na JMT se deviam ao 11 de Setembro.

- Muito provavelmente, a JMT estaria a cotar perto dos 3€.

Por favor, não meta ideias na cabeçinha do JAS... já temos crashs que cheguem sem ele se pôr a ajudar á festa.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Re: Carteira JAS*2008 - Mês 09 - dia 10

por JAS » 11/9/2008 12:06

Martins_Braz Escreveu:E por último, sendo já um grande chato, não fica desiludido quando podia ter vendido toda a JMT a 6,40 quando só vendeu os excedentes?

É evidente que, a posteriori, é fácil dizermos que se tivessemos feito isto ou aquilo seria melhor...
O difícil é decidir, em determinado momento e com os dados que temos, o que fazer.
No caso da JMT a minha posição base é de longuíssimo prazo (já ando nela quase ininterruptamente há 5 ou 6 anos...)e, basta olhares para o gráfico, para verificares que me tem rendido muito bom dinheiro.
NINGUÉM baseado na AT a manteria tanto tempo e a experiência tem mostrado que, por esse método, se perdem as subidas inesperadas que habitualmente ocorrem.

Martins_Braz Escreveu:A dúvida prende-se com o seguinte:

tenho JMT mas quando atinge um bom valor, vendo-as... a todas. Depois só as compro quando voltam a baixar do valor pelo quais as vendi. Assim, em vez de ter um lucro de 5% sobre 1000 (excedentes) tenho um lucro de 5% sobre 10.000 (núcleo + excedentes).
(...)
No fundo, a questão é saber porque conserva esse núcleo intocado e qual a sua medida (proporção relativa aos excedentes.

Os meus "excedentes" às vezes chegam a ser idênticos à posição base.
Dou-te um exemplo para poderes ver que a minha forma de actuar pode ser tão ou mais rentável que a tua:
Temos ambos 10.000 euros, eu invisto os 10.000 totalmente na JMT e tu investes 5.000 e ficas com 5.000 em cash.
Se a JMT subir tu vendes os 5.000 e eu vendo os meus "excedentes" que também são 5.000. Ganhamos o mesmo. Em termos de curto prazo os ganhos são iguais.

Se a JMT continuar a subir eu continuo a ganhar com a posição base e tu não ganhas nada com o cash.
Se a JMT descer eu perco com a posição base e tu não perdes nada.
A questão tem a ver com estas 2 últimas hipóteses e, se verificares, em média e no longo prazo a JMT tem subido e não descido.
Isso significa que eu vou ganhando no longo prazo com essa posição base enquanto tu não ganhas nada com o cash.

Podes verificar se, desde o início do ano e juntando todos os teus trades na JMT, conseguirias ter um break point na JMT menor que o meu.
Se agora estás de fora tens que juntar a compra de uma posição base aos preços actuais.
(no dia 9, quando fiquei reduzido à posição base, o meu b.p. era de 4,164).

Um abraço,
JAS

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], marketisnotefficient, nbms2012, PacoNasssa e 67 visitantes