Galp - Tópico Geral
achega
Crómio Escreveu:Só uma achega
Desculpa lá crómio, pode-se saber de onde és???
è que a palavra achega soa-me a familiar!
Com ou sem leilão as cotações podem variar (na abertura). Todos os dias há ordens a expirar e além disso qualquer investidor pode mudar de ideias e alterar ordens (retirar ordens que tem colocadas e recoloca-las a outro valor ou nem sequer recoloca-las).
Aliás o mercado mexe porque há estas mudanças, senão nem existiam movimentos nas cotações...
Aliás o mercado mexe porque há estas mudanças, senão nem existiam movimentos nas cotações...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Só uma achega, a cotação de abertura normalmente é diferente da cotação do fecho do dia anterior porque antes da sessão abrir e depois dela fechar é feito um leilão para consolidar o papel.
Mais acerca disto não sei explicar, mas o Marco que me perdoe a intromissão e se achar explique melhor.
Abraço
PS: Ah, e existe um tópico para questões de iniciação logo no topo de todos os tópicos, é um tópico inamovível, lá tens muuuuitas questões interessantes respondidas.
Mais acerca disto não sei explicar, mas o Marco que me perdoe a intromissão e se achar explique melhor.
Abraço
PS: Ah, e existe um tópico para questões de iniciação logo no topo de todos os tópicos, é um tópico inamovível, lá tens muuuuitas questões interessantes respondidas.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Imagina por exemplo que a compra está 13.52 e a venda a 13.55. Alguém vende a 13.52 (transacção n) e a seguir alguém compra a 13.55 (transacção n+1)...
E imagina ainda que logo a seguir por qualquer motivo a percepção do mercado mudou, os vendedores anularam as vendas a 13.55 e repuseram-na a 13.60.
O comprador seguinte (transacção n+2) ocorrerá a 13.60.
E podemos imaginar que a cotação continuou a progredir em alta e ficaram portanto uma série de valores que não foram negociados (o gap é isso). E nada, absolutamente nada impede que tal acontece. Obviamente e como já referi, é ainda mais fácil de ocorrer entre sessões.
Normalmente o mercado é mais fluído, fruto da liquidez (este tipo de situação também é mais frequente em papéis pouco líquidos como eu também já tinha referido).
Mas nada obriga a que o mercado negoceio todos os ticks. Que, note-se, não é mais do que a definição do "gap" mínimo e quando estamos a falar de gaps falamos portanto de gaps maiores que o gap mínimo.
E imagina ainda que logo a seguir por qualquer motivo a percepção do mercado mudou, os vendedores anularam as vendas a 13.55 e repuseram-na a 13.60.
O comprador seguinte (transacção n+2) ocorrerá a 13.60.
E podemos imaginar que a cotação continuou a progredir em alta e ficaram portanto uma série de valores que não foram negociados (o gap é isso). E nada, absolutamente nada impede que tal acontece. Obviamente e como já referi, é ainda mais fácil de ocorrer entre sessões.
Normalmente o mercado é mais fluído, fruto da liquidez (este tipo de situação também é mais frequente em papéis pouco líquidos como eu também já tinha referido).
Mas nada obriga a que o mercado negoceio todos os ticks. Que, note-se, não é mais do que a definição do "gap" mínimo e quando estamos a falar de gaps falamos portanto de gaps maiores que o gap mínimo.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Orph Escreveu:Para haver Δ+/Δ- da cotação pressupõe transacção da acção, certo?
Se entendermos por cotação o valor do último negócio (e é geralmente a isso que nos estamos a referir), sim.
Depende do que te estás a referir quando dizes "cotação".
Se por outro lado, é o valor a que o mercado está disposto a comprar/vender, então não. Esse valor pode mudar sem existir transacção.
Orph Escreveu:Porque é que a acção não abre cm o preço de fecho dia anterior? Se não existem transacções intermediárias?
Transacções intermediárias, como assim?
As transacções são ocorrências discretas e não um fenómeno continuo no tempo.
Existe a transação n e a transacção n+1. Entre as duas não existe nada, seja qual for o valor do n e seja n a ultima transacção da véspera e n+1 a primeira transacção do dia seguinte ou sejam n/n+1 duas transacções a meio de qualquer sessão.
Até a meio de uma sessão a cotação pode "saltar" (e salta).
Claro que em termos de velas diárias nunca surgirão como gaps (mesmo em velas intradiárias tenderão a não ser vistos). Mas existem. A única razão porque não os vemos resulta da forma como apresentamos a informação, nada mais.
É claro que entre uma sessão e a outra existem maiores condições para ocorrerem gaps pois passa-se mais tempo e tempo durante o qual o mercado não negociou.
No leilão de abertura devem
ter sido comprados vários miljões de acções ao melhor e zás deu naquele preço.
Para haver Δ+/Δ- da cotação pressupõe transacção da acção, certo?
Porque é que a acção não abre cm o preço de fecho dia anterior? Se não existem transacções intermediárias?
(Ps: Marco dscp as questões, em que tópico devo encontrar as respostas às minhas questões básicas)
Porque é que a acção não abre cm o preço de fecho dia anterior? Se não existem transacções intermediárias?
(Ps: Marco dscp as questões, em que tópico devo encontrar as respostas às minhas questões básicas)
- Registado: 8/5/2008 16:24
Este da galp foi simples
estava a marinar entre 10 e 11 e um dia descobrem o Tupi.
Sobe em flecha até 12,37 (pelos vistos) e no dia a seguir abre em GAP... é ver o gráfico.
A ver se fecha de uma vez e de preferência na abertura. Depois é esperar para ver se vai ao suporte ou se o ressalto é imediato (próprio dia).
Acredito numa visita ligeiramente abaixo de 12 Eur (eventualmente 11,80) mas não mais. Mas também acreditava que não fechava o GAP tão depressa e...
Sobe em flecha até 12,37 (pelos vistos) e no dia a seguir abre em GAP... é ver o gráfico.
A ver se fecha de uma vez e de preferência na abertura. Depois é esperar para ver se vai ao suporte ou se o ressalto é imediato (próprio dia).
Acredito numa visita ligeiramente abaixo de 12 Eur (eventualmente 11,80) mas não mais. Mas também acreditava que não fechava o GAP tão depressa e...
Orph Escreveu:O mais impressionante é como surgem (GAP´s)..
Alguém me pode explicar esse ´fenómeno`
Obg
Podem surgir de várias formas: momentos de grande volatilidade (momentum), em dias em que saiu já depois do mercado ter fechado uma notícia que o mercado considera relevante (no dia seguinte, a cotação poderá abrir em gap), etc...
Também podem surgir em papéis com pouca liquidez de forma relativamente mais fraca (e no limite sem acontecer nada de especial).
Orph Escreveu:Para os entendidos na matéria..
Esta história de fechar o GAP...o que significa exactamente?? que consequências podem daí advir?
Obg
Neste caso, a consequência é a cotação descer aos 12,37...

Enfim, pelo que tenho lido, fechar gaps não tem significado nenhum... até porque muitos nunca foram fechados.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Orph Escreveu:Para os entendidos na matéria..
Esta história de fechar o GAP...o que significa exactamente?? que consequências podem daí advir?
Obg
Na minha opinião?
Nenhuma de especial...
Re: O gap era a quanto??
tarzan tchetcheno Escreveu:Ou para quem só tem a 4ª classe e não sabe inglês
Já fecharam o buraco???
tá quase ... 12.37
O gap era a quanto??
Ou para quem só tem a 4ª classe e não sabe inglês
Já fecharam o buraco???
Já fecharam o buraco???

artista Escreveu:Silverwolf Escreveu:Eu quando as acções sobem gosto de perceber o porquê, qual o fundamental, para não comprar gato por lebre como diz o outroquando descem acontece o mesmo, tenho de perceber quais não deviam descer tanto e quais ainda terão mais para descer pois estavam mto especulativas...
Silver mas esse é o problema de muitos, quando sobem aparecem boas notícias e pensam que é que por isso que o título sobe e que é assim que conseguem analisar as suas entradas, como tudo está a subir facilmente se convencem que já percebem minimamente disto... até virem as quedas!!!
Não te iludas, os mercados movem-se pela lei da oferta e da procura e é por isso que há movimentos como os que podes observar nos vários gráficos que para aí há... quando a Sonae (um exemplo entre muitos) caiu de 2€ para 0.35€, achas que foram os fundamentais ou as notícias que justificaram este movimento?! as empresas aumentam ou diminuem o seu valor mas, na maioria dos casos, este não varia tanto como as suas cotações, os lucros também variam muito mas eles por si só não são o reflexo do valor da empresa... bem isto dava pano para mangas!
um abraço
artista
Sim neste caso então parece-me claramente não existir uma explicação fundamental para estar a descer assim. Há alguém que precisa mesmo de vender e do outro lado há pouca gente que as quer apanhar...
Mta oferta e pouca procura, quando o macro melhorar e vier a confiança é ver galp disparar forte, até lá, é deixa-las poisar

Silverwolf Escreveu:Eu quando as acções sobem gosto de perceber o porquê, qual o fundamental, para não comprar gato por lebre como diz o outroquando descem acontece o mesmo, tenho de perceber quais não deviam descer tanto e quais ainda terão mais para descer pois estavam mto especulativas...
Silver mas esse é o problema de muitos, quando sobem aparecem boas notícias e pensam que é que por isso que o título sobe e que é assim que conseguem analisar as suas entradas, como tudo está a subir facilmente se convencem que já percebem minimamente disto... até virem as quedas!!!
Não te iludas, os mercados movem-se pela lei da oferta e da procura e é por isso que há movimentos como os que podes observar nos vários gráficos que para aí há... quando a Sonae (um exemplo entre muitos) caiu de 2€ para 0.35€, achas que foram os fundamentais ou as notícias que justificaram este movimento?! as empresas aumentam ou diminuem o seu valor mas, na maioria dos casos, este não varia tanto como as suas cotações, os lucros também variam muito mas eles por si só não são o reflexo do valor da empresa... bem isto dava pano para mangas!
um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Galp
Bom, apesar de ter ido logo aos 13 de manhâ, não se tem aguentado e os ursos continuam a dominar.
Talvez se os States fecharem muito positivos hoje, que dê ar de sua graça amanha.
Seja como fôr não estou investido aqui. Hoje, dadas as notícias dos States e futuros, resolvi entrar na sonae sgps a 0,675,não sei por quanto tempo nem porquê...já anda de lado há uns tempos e se hoje os States fecharem muito positivos, amanha há festa.
Será que é esta semana (finalmente) que temos uma vela branca???
Abraços
Clinico
Talvez se os States fecharem muito positivos hoje, que dê ar de sua graça amanha.
Seja como fôr não estou investido aqui. Hoje, dadas as notícias dos States e futuros, resolvi entrar na sonae sgps a 0,675,não sei por quanto tempo nem porquê...já anda de lado há uns tempos e se hoje os States fecharem muito positivos, amanha há festa.
Será que é esta semana (finalmente) que temos uma vela branca???
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Re: vai parar a 11
Silverwolf Escreveu:Faz algum sentido este tipo de tiros para o ar?
Agora não tou longo na stock, mas que tipo de justificação pode existir para uma acção destas descer mais 30%, quando ao valor que está já nem tem nada de tupi no preço... tupi desapareceu? o petroleo está a 10$? os carros já andam a hidrogénio?
Epa tenho lido aqui tantos exageros...
Eu tenho visto tanto irracionalidade dos mercados, que não é dificil acreditar em exageros...
Não mando tiros para o ar com valores, mas lá por estar aí o Tupi a sair, não quer dizer que o titulo suba...
Tudo depende dos investidores...
Existe tanto irracionalidade nas subidas, como nas descidas...
No ultimo Bull já nem me recordo das irracionalidades que se passaram, mas que aconteceram garanto-te que muitas...
Já agora se isto não fosse irracional, qual a piada de investir!? Por isso é que a bolsa é de elevado risco, senão tinhamos os produtos com as rendibilidades garantidas...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Concordo que a parte emocional desempenhe um papel importante, especialmente neste tipo de volatilidades, no entanto ela já vem a cair desde os 19€...
Eu quando as acções sobem gosto de perceber o porquê, qual o fundamental, para não comprar gato por lebre como diz o outro
quando descem acontece o mesmo, tenho de perceber quais não deviam descer tanto e quais ainda terão mais para descer pois estavam mto especulativas...
Quanto aos jornalistas, os portugueses, especialmente os aqui do negócios lol nem os oiço
as justificações costumam ser do estilo:
O psi20 está a subir 1% pressionado pelas acções do BCP que avançam mais de 1% se isto são justificações para eles, uiui tamos mm mal
mas percebo o que quis dizer.
abc
Eu quando as acções sobem gosto de perceber o porquê, qual o fundamental, para não comprar gato por lebre como diz o outro

Quanto aos jornalistas, os portugueses, especialmente os aqui do negócios lol nem os oiço

O psi20 está a subir 1% pressionado pelas acções do BCP que avançam mais de 1% se isto são justificações para eles, uiui tamos mm mal

mas percebo o que quis dizer.
abc
Silverwolf Escreveu:Agora não tou longo na stock, mas que tipo de justificação pode existir para uma acção destas descer mais 30%, quando ao valor que está já nem tem nada de tupi no preço... tupi desapareceu? o petroleo está a 10$? os carros já andam a hidrogénio?
Justificações?
Não vá na conversa dos jornalistas, para quem qualquer subida, ressalto, descida, etc. tem uma explicação lógica e racional (se não tiver, inventa-se).
Quem anda por cá há tempo suficiente já viu que o que movimenta os mercados são 80% de emoções - medo & ganância - ficando 20% para o resto. Só que parece pouco sério dizer isso nos noticiários.
Abraço.

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
tarzan tchetcheno Escreveu:como a malta por aqui diz pelo menos a 11 (que é o suporte mas pode ser bem pior.
A que valor foi a estreia em bolsa??? a 6???
Ora assim a olhómetro (11-6)/2 dá 2,5.
11-2,5 é isso 8,50. Depois logo se vê.
Faz algum sentido este tipo de tiros para o ar?
Agora não tou longo na stock, mas que tipo de justificação pode existir para uma acção destas descer mais 30%, quando ao valor que está já nem tem nada de tupi no preço... tupi desapareceu? o petroleo está a 10$? os carros já andam a hidrogénio?
Epa tenho lido aqui tantos exageros...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, fincas, GaussSLB47, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, Masterchief, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, Rcrd, serdom, tami, zulu404 e 194 visitantes