Caldeirão da Bolsa

Será que o Mundo está a viver uma fraude ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por macumba » 14/7/2008 17:08

como todos os politicos,aliás! :twisted:

só que o sócrates é um superlativo dentro dessa classe,dai os seu bons resultados(eleitorais) :mrgreen:

no resto são,ou passam a ser com o tempo e as influências(das diversas classes,corporações,familias politicas,etc etcd) todos iguais :(

Registado: 7/2/2006 1:25

por Camisa Roxa » 14/7/2008 17:02

macumba Escreveu:o que me leva a concluir que isto é só para atirar areia para os olhos das pessoas,já que legalmente não têm qualquer suporte válido

é óbvio, afinal o Sócrates se é bom é em propaganda e em atirar areia para os olhos dos mais incautos

o woodhare tem também toda a razão no que diz...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Quico » 14/7/2008 17:01

Neste assunto está-se a discutir o acessório.

Já repararam que onde há concorrência forte (hipermercados, p. exemplo) quem vende apressa-se a pôr os preços o mais baixo possível - nomeadamente a fazer os acertos do IVA?

No entanto ainda andam aí a agitar o papão do ultra-neo-liberalismo, e preferem ser fornecidos por empresas quase-monopolistas e quase-estatais. Não se queixem!
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por macumba » 14/7/2008 17:00

pouco ou nada!

aliás ,penso que isso nem vêm à questão

trata-se apenas de saber o que andava a fazer a asae e os membros do governo responsáveis pela àrea, na altura

é que não foram fiscalizadas essas não indexações de iva aos preços,ao contrário de agora.

ainda para mais na altura, a mudança foi o dobro da actual,o que me leva a concluir que isto é só para atirar areia para os olhos das pessoas,já que legalmente não têm qualquer suporte válido

por Elias » 14/7/2008 16:52

macumba, quando decides comprar um determinado produto, em que medida a tua decisão de compra depende da taxa de IVA que é aplicada?

Registado: 5/11/2002 12:21

por macumba » 14/7/2008 16:45

mas estamos a falar do rpincipio.

eu recordo por ex,as pizas congeladas(que entretanto já mudaram de escalão) que deviam ter subido para 21% e não o foram.

outro produto foi o leite( e iogurtes de soja) de soja,e tambêm alguns mariscos.

e refiro-me exclusivamente a produtos por mim consumidos,concerteza existiriam muitos outros.

por Woodhare » 14/7/2008 16:42

Eu acho que esta discussão toda ao redor dos impostos é a coisa mais ridícula que alguma vez podia existir:

1- Os impostos sobre consumidores ou produtores são pagos por ambos embora as pessoas não se apercebam. Quem quiser saber qual a percentagem que está a pagar tem que primeiro descobrir a elasticidade do preço do bem em causa. Sugiro que juntamente com o preço do artigo se afixe a elasticidade do preço do produto em causa para que possam saber se estão a ser defraudados ou beneficiados.

2- Não existe distinção entre eles e nós porque nós somos eles e els somos nós. Se querem fazer alguma distinção dessas façam antes entre Estado e pessoas. Porque quando o Governo saca dinheiro saca a todos.

3- O objectivo de o Governo baixar os impostos deve ser o de estimular a economia e dar liberdade financeira a todos. Esta discussão está enviesada desde o início porque se partiu do pressuposto populista de que o Governo estaria a ajudar os "bons" e a atacar os "maus" quando os únicos maus nesta história são:

-O governo e os políticos deste país pela total irresponsabilidade que demonstram e a falta de exemplo que dão.

- Os portugueses que ainda embarcam nestas cantigas.
Editado pela última vez por Woodhare em 14/7/2008 16:49, num total de 2 vezes.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Elias » 14/7/2008 16:34

macumba Escreveu:aliás,lembro-me perfeitamente que algumas cadeias de hipermarcados(os da j.martins pelo menos)que fizeram exactamente o contrário quando o iva subiu 2%

ou seja não reflectiram essa subida nos preços, e como é óbvio fizeram publiciadade desse facto.

Eles fizeram essa publicidade toda como se estivessem a fazer um grande sacrifício para bem do consumidor mas é bom lembrar que a esmagadora maioria dos produtos alimentares que lá são vendidos paga 5% ou 12% de IVA logo não foi afectado bem pela subida nem pela descida.

1 abraço,
Elias

por Camisa Roxa » 14/7/2008 16:29

Crómio Escreveu:Então como é que foram encerrados 3 estabelecimentos no âmbito desta investigação?!

não terá sido concerteza por não terem baixado o preço em consequência da baixa do IVA...

vale a pena o Governo baixar o IVA?

1. vale sempre a pena baixar impostos desde que acompanhados por 1 respectiva redução na despesa do Estado para manter as contas equilibradas; os euros investidos no sector público são muito menos produtivos do que no sector privado; além disso os impostos ao serem 1 imposição coerciva são na prática violadores da liberdade individual pelo que devem ser tão baixos quanto possível

2. mas a lição mais importante a tirar é a seguinte: devemos ser SEMPRE contra aumentos de impostos ainda que temporários pois criam 1 habituação no consumidor ao novo nível de preços e permitem que as empresas mantenham esse nível de preços mesmo quando os impostos baixam...

lembro-me perfeitamente que algumas cadeias de hipermarcados(os da j.martins pelo menos)que fizeram exactamente o contrário quando o iva subiu 2%

onde andava o ministro Pinho e a ASAE nessa altura que deviam ter obrigado todas as empresas a subir o preço em virtude da subida do IVA? eheh
Imagem
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

por macumba » 14/7/2008 16:20

aliás,lembro-me perfeitamente que algumas cadeias de hipermarcados(os da j.martins pelo menos)que fizeram exactamente o contrário quando o iva subiu 2%

ou seja não reflectiram essa subida nos preços, e como é óbvio fizeram publiciadade desse facto.

não me lembro de nessa altura o governo os vir multar ou fiscalizar pelo facto dos preços não reflectirem a oscilação do iva.

por silvaxico » 14/7/2008 16:19

Camisa,

concordando com o que dizes, surge-me uma questão:

vale a pena o Governo baixar o IVA?

Não existindo uma descida de preços devida à descida do IVA, uma tal medida só se reflecte no aumento dos lucros das empresas.

Sendo assim penso que seja preferível baixar o IRC...

O que me dizem?

Registado: 30/11/2007 21:12

por Crómio » 14/7/2008 16:17

Então como é que foram encerrados 3 estabelecimentos no âmbito desta investigação?!

:?

Ou será que a notícia está mal dada?
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Camisa Roxa » 14/7/2008 16:15

Crómio Escreveu:Mas afinal existem regras para alteração de preços após variação do IVA?

não, por isso é que me pergunto porque é que a ASAE está a trabalhar para aquecer

Alguém me consegue informar:

1. Se o gás butano está sujeito a um regime de preços fixados pelo Estado.
2. Se os preços em geral estão sujeitos a um regime de preços fixados pelos Estado.
3. Qual é a lei que proíbe as empresas de aumentarem os preços quando lhes apetecer, inclusive no dia em que baixa o IVA.
4. Qual é a lei que obriga as empresas a acompanhar uma descida do preço do IVA.
5. Se a obrigação de baixar o preço se aplica ao dia em que o IVA desce ou se se aplica para sempre. Qual é o dia a partir do qual o preço pode voltar a ser igual ou superior ao preço anterior à descida de IVA? 15 dias após a descida de IVA as empresas já podem vender aos preços anteriores? Ou só após 1 mês? 3 meses? 1 ano?

Fonte
Imagem

por Crómio » 14/7/2008 16:04

Mas afinal existem regras para alteração de preços após variação do IVA?

Obrigado
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por Camisa Roxa » 14/7/2008 16:02

não percebo sinceramente porque é que a ASAE anda a fiscalizar os preços pós-descida de IVA...

será que gostam de trabalhar para aquecer?
Imagem

por Crómio » 14/7/2008 15:48

Já agora acrescento esta notícia que data de dia 11, fonte BiG.

Maioria dos operadores reflecte descida do IVA
(11-07-2008 - 16:21)

A maioria dos operadores económicos reflectiu a descida do IVA nos preços praticados na venda de gás, desde a entrada em vigor da nova taxa de 20%.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), por solicitação do ministro da Economia e da Inovação, desencadeou um levantamento dos preços praticados nos postos de combustíveis e pontos de venda de gás, tendo analisado 250 operadores económicos, de acordo com o comunicado da autoridade.

Durante a análise dos preços das garrafas de gás butano e propano e GPL, foi possível verificar que "144 operadores económicos reflectiram nos preços praticados a descida do IVA, 91 operadores mantiveram os preços de 30 de Junho, 9 operadores mantiveram os preços de alguns produtos e alteraram outros" refere o mesmo comunicado.

De realçar é ainda o facto de 6 dos operadores analisados terem subido os preços.

No âmbito da mesma investigação, foram encerrados 3 postos de combustível e instaurados 29 processos de contra-ordenação.

Será que a de Viseu que o resina apresentou foi alvo de processo?

Abraço

William Bernstein

por Elias » 13/7/2008 23:27

MarcoAntonio Escreveu:Um ou outro até pode não reparar (como um ou outro tb não repararia no aumento do papel higienico ou outra coisa qualquer banal que subisse 15%... eu sinceramente não sei quanto custa um rolo de papel higienico... se o aumentassem 15% eu não notava!).

Evidentemente... e o mercado sabe disso.

Eu costumo dizer que as pessoas só sabem o preço de dois produtos: um café e um litro de gasolina (ou de gasóleo). São os únicos dois produtos em que se houver uma pequena mexida de preços há logo um alarido de meia-noite...

No resto dos produtos os preços podem variar à vontade que a malta não repara... :roll:

por MarcoAntonio » 13/7/2008 23:05

Crómio Escreveu:Os ginásios foram obrigados a baixar a margem?

Aqueles que tinham contratos estabelecidos, claro que sim, eram obrigados a baixar.

Na altura houve muita reclamação, entretanto cessaram...

Para lá deste factor, é o mercado. Se há hoje ginásios a cobrar mais é porque o mercado o permite (a concorrência é baixa e há pessoas dispostas a pagar os mais caros quando há outros mais baratos).

De notar que nem todos os ginásios ignoraram a baixa do IVA (como sugeriste).

Mas a questão não era essa mas sim o facto de argumentares que as pessoas não notam. Isso é falso, as pessoas notam e o caso dos ginásios é o oposto do que sugeriste: as pessoas notam se o imposto baixar e o produto não baixar. O caso dos ginásios demonstra-o e este caso do gás da galp também o demonstra.

Claro que individualmente o consumidor x ou y pode não notar e o consumidor w ou z pode notar. Em termos gerais, em qualquer um dos casos (aumento de 15% sem alteração de imposto ou manutenção do preço com redução do imposto em 15%) será notado pelo mercado em geral.

É essa a questão...

O resto não interessa. Os preços praticados são os que o mercado permite (o caso dos ginásios tinha apenas a particularidade de ser um daqueles casos em que o consumidor acorda um serviço para um determinado espaço de tempo com valor previamente estabelecido).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Crómio » 13/7/2008 22:46

Sim Marco, não há volta a dar, o mercado é livre e ainda bem...

O "cliente" deu por isso. Tanto deu que o caso foi muito badalado e ultrapassado bastante prontamente!

Já agora como é que isso foi ultrapassado?
Os ginásios foram obrigados a baixar a margem?

Por quanto tempo?

Abraço

William Bernstein

por MarcoAntonio » 13/7/2008 22:33

Crómio Escreveu:Porque se de um dia para o outro o papel higiénico aumentasse 15% o cliente dava por isso e não era no mesmo dia que os "vendedores de papel higiénico" se iriam lembrar disso.

E se o imposto baixar, o cliente dá por isso (como deu no caso dos ginásios que citaste e a situação, obviamente, acabou por ser corrigida).

O mundo não anda todo a dormir... quer num caso quer no outro.

Olha pensa lá bem se no fim não vai dar ao mesmo!

Crómio Escreveu:O cliente nem deu pelo aumento... obviamente pois se continuava a pagar o mesmo...

O "cliente" deu por isso. Tanto deu que o caso foi muito badalado e ultrapassado bastante prontamente!

Um ou outro até pode não reparar (como um ou outro tb não repararia no aumento do papel higienico ou outra coisa qualquer banal que subisse 15%... eu sinceramente não sei quanto custa um rolo de papel higienico... se o aumentassem 15% eu não notava!).

Mas eu (ou um ou outro) não sou o mercado. O mercado é o global. E há quem note e a informação passa, mais cedo ou mais tarde!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Crómio » 13/7/2008 22:17

Se os "vendedores de papel higiénico" estivessem tão interessados em ganhar mais 15% no papel higiénico, porque é que não estão a fazê-lo já agora? Porque é que só colocariam esses 15% quando o imposto baixasse?

Porque se de um dia para o outro o papel higiénico aumentasse 15% o cliente dava por isso e não era no mesmo dia que os "vendedores de papel higiénico" se iriam lembrar disso.

Porque é que o preço da botija de butano aumentou exactamente 1% no mesmo dia em que o imposto baixou?

E claro que foi em dezenas ou centenas de postos para milhares de consumidores, que se viram para que concorrência? A que também aumentou 1%?

Os ginásios aumentaram todos o mesmo e no mesmo dia porquê?

Porquê aquele valor e porquê aquele dia?

O cliente nem deu pelo aumento... obviamente pois se continuava a pagar o mesmo...

Abraço

William Bernstein

por Crómio » 13/7/2008 22:11

Crómio, esta questão suscita grande confusão mas se pensares bem, não tem grande sentido.

Claro Marco, o mercado movimenta-se à sua vontade, mas aqui a questão é a do aproveitamento.

Não podemos obrigar quem vende a manter ou divulgar a sua margem após alteração do imposto, mas parece-me que o caso dos ginásios foi um grandessíssimo roubo ao consumidor.

Acho que neste caso poderia ter sido aplicado o benefício ao consumidor de outra forma, por exemplo aumentar a dedução no IRS das facturas do ginásio.

Os ginásios agiram em cartel, todos aumentaram a sua margem, o estado deixou de encaixar receitas e o consumidor em nada beneficiou.

Sim, sei que não vale a pena tentar controlar o fenómeno, é como querer controlar o preço do crude, mas que é uma injustiça, foi. :)

Um abraço

William Bernstein

por MarcoAntonio » 13/7/2008 21:58

Crómio, esta questão suscita grande confusão mas se pensares bem, não tem grande sentido.

Se os "vendedores de papel higiénico" estivessem tão interessados em ganhar mais 15% no papel higiénico, porque é que não estão a fazê-lo já agora? Porque é que só colocariam esses 15% quando o imposto baixasse?

Quem dita os preços é o mercado, sim.

E portanto, se o IVA baixasse, durante algum tempo alguns até poderiam vender ao mesmo preço (metendo ao bolso "a diferença" do IVA) mas era uma mera questão de tempo até o mercado levar a melhor. E o mercado era um ou outro anunciar que estava a vender o papel higiénico mais barato e o resto do mercado tería de ir atrás...

Se não acreditas nisso, então acreditas que já agora neste momento (aqui o valor do imposto não interessa para nada) cada um vende o papel higiénico ao preço que quiser e com a margem de lucro que quer.

E claro que vende. Só que isso tem implicações (no volume de vendas, na imagem do vendedor, etc).

Portanto, a prazo, as alterações nos impostos acabam sempre por se reflectir nos preços finais porque a margem que é possível obter num determinado produto ou serviço não depende apenas do imposto (o imposto aqui não é o único factor e muito menos o mais importante): antes depende da procura, da oferta, da concorrência, dos custos associados à comercialização do produto ou prestação do serviço, etc (por exemplo, garantias e assistência pós-venda, etc).

É esse tipo de coisa que determina no fim o valor a que as coisas são vendidas. E não o imposto...

Claro que isto é tão mais válido quanto maior a alteração no imposto.
Imagem

Administrador Fórum

por Crómio » 13/7/2008 21:47

Olá,

Bem, sendo assim pergunto porque é que existem IVA's diferentes para produtos diferentes?

Ou seja, se amanhã o o papel higiénico (famoso) fosse declarado bem de 1ª necessidade e o seu IVA passasse de 20 para 5%, significaria, segundo o que o meu amigo Elias sugere, que o vendedor poderia benificiar de um aumento de 15% no seu lucro passando o cliente a pagar... o mesmo.

Ou seja baixa o imposto para aliviar o consumidor, aumenta a margem lucro, quem vende fica com o que o cliente deveria poupar.

Este caso já tinha sido escandalosamente constatado aquando da recente descida do IVA para actividades desportivas ou ginásios...

Basicamente e sem tirar nem pôr, porque foi assim mesmo que aconteceu, os ginásios (na sua grande maioria) roubaram o desconto de imposto que o estado deu ao consumidor final.

Roubaram. Esta é a minha opinião.

Agora podem-lhe chamar lei do mercado, mas para mim é roubar.

Neste caso roubam ao consumidor aquilo que o estado abdica ao consumidor.

O preço é tabelado, tem a sua margem para quem vende e DEPOIS é acrescentado o IVA.

Imposto sobro o Valor ACRESCENTADO.

Bem... já está mais que exposta a minha ideia, e em jeito de conclusão, tem de haver regras e fiscalização aquando destas mudanças de valores no IVA, o caso dos ginásios é verdadeiramente escandaloso, aumentaram os lucros em 16% sem fazerem NADA. (a não ser Roubar o cliente...).

É só mais esta... quando o estado baixou o imposto sobre o vencimento, o vencimento recebido teria obrigatóriamente de aumentar, caso tal não acontecesse a entidade empregadora estaria a roubar o colaborador, baixando o seu ordenado e roubando o que o estado cedia.

Isto aconteceu em algumas empresas, e acredito que noutras tenha acontecido sem os colaboradores se terem apercebido.

Abraço

William Bernstein

por Elias » 13/7/2008 21:28

minos Escreveu:Caro Elias, mas se hipotéticamente o preço de custo da bilha do gás se manteve e o imposto que o cliente paga baixou, isso não deveria ficar reflectido no p.v.p.?

Trabalho no ramo comercial e inevitavelmente se o preço dos bens que vendo mantiveram o preço de custo mas o imposto cobrado aos meus clientes baixou, o preço final a cobrar terá de reflectir essa baixa. Pergunto, não foi para isso que o imposto foi reduzido?

Olá Minos,

Teoricamente sim. Ou seja, mantendo as margens fixas o pvp deveria de facto baixar.

Acontece que num mercado livre, o vendedor não vai fixar o preço de venda em função de uma margem previamente estabelecida, vai antes pôr o produto à venda pelo preço máximo que ele acha que o comprador está disposto a pagar (isto é o mercado a funcionar livremente).

Ora se o consumidor está disposto a pagar 20,25 euros (preço final), a ele (consumidor) tanto lhe faz que vá 20% para o Estado ou 21%. Num mercado totalmente livre (e desinibido), o consumidor decide a compra muito mais pelo preço final do que pela taxa de imposto.

Quanto a mim, a única forma de evitar este fenómeno consistiria em ser obrigatório afixar os preços sem IVA. O imposto era calculado à parte em vez de ser logo incorporado no preço final (aliás em Espanha é esta a prática corrente no sector da restauração).

1 abraço,
Elias

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO, Purificaçao e 35 visitantes