Será que o Mundo está a viver uma fraude ?
como todos os politicos,aliás!
só que o sócrates é um superlativo dentro dessa classe,dai os seu bons resultados(eleitorais)
no resto são,ou passam a ser com o tempo e as influências(das diversas classes,corporações,familias politicas,etc etcd) todos iguais

só que o sócrates é um superlativo dentro dessa classe,dai os seu bons resultados(eleitorais)

no resto são,ou passam a ser com o tempo e as influências(das diversas classes,corporações,familias politicas,etc etcd) todos iguais

- Registado: 7/2/2006 1:25
macumba Escreveu:o que me leva a concluir que isto é só para atirar areia para os olhos das pessoas,já que legalmente não têm qualquer suporte válido
é óbvio, afinal o Sócrates se é bom é em propaganda e em atirar areia para os olhos dos mais incautos
o woodhare tem também toda a razão no que diz...

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Neste assunto está-se a discutir o acessório.
Já repararam que onde há concorrência forte (hipermercados, p. exemplo) quem vende apressa-se a pôr os preços o mais baixo possível - nomeadamente a fazer os acertos do IVA?
No entanto ainda andam aí a agitar o papão do ultra-neo-liberalismo, e preferem ser fornecidos por empresas quase-monopolistas e quase-estatais. Não se queixem!
Já repararam que onde há concorrência forte (hipermercados, p. exemplo) quem vende apressa-se a pôr os preços o mais baixo possível - nomeadamente a fazer os acertos do IVA?
No entanto ainda andam aí a agitar o papão do ultra-neo-liberalismo, e preferem ser fornecidos por empresas quase-monopolistas e quase-estatais. Não se queixem!
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
pouco ou nada!
aliás ,penso que isso nem vêm à questão
trata-se apenas de saber o que andava a fazer a asae e os membros do governo responsáveis pela àrea, na altura
é que não foram fiscalizadas essas não indexações de iva aos preços,ao contrário de agora.
ainda para mais na altura, a mudança foi o dobro da actual,o que me leva a concluir que isto é só para atirar areia para os olhos das pessoas,já que legalmente não têm qualquer suporte válido
aliás ,penso que isso nem vêm à questão
trata-se apenas de saber o que andava a fazer a asae e os membros do governo responsáveis pela àrea, na altura
é que não foram fiscalizadas essas não indexações de iva aos preços,ao contrário de agora.
ainda para mais na altura, a mudança foi o dobro da actual,o que me leva a concluir que isto é só para atirar areia para os olhos das pessoas,já que legalmente não têm qualquer suporte válido
mas estamos a falar do rpincipio.
eu recordo por ex,as pizas congeladas(que entretanto já mudaram de escalão) que deviam ter subido para 21% e não o foram.
outro produto foi o leite( e iogurtes de soja) de soja,e tambêm alguns mariscos.
e refiro-me exclusivamente a produtos por mim consumidos,concerteza existiriam muitos outros.
eu recordo por ex,as pizas congeladas(que entretanto já mudaram de escalão) que deviam ter subido para 21% e não o foram.
outro produto foi o leite( e iogurtes de soja) de soja,e tambêm alguns mariscos.
e refiro-me exclusivamente a produtos por mim consumidos,concerteza existiriam muitos outros.
Eu acho que esta discussão toda ao redor dos impostos é a coisa mais ridícula que alguma vez podia existir:
1- Os impostos sobre consumidores ou produtores são pagos por ambos embora as pessoas não se apercebam. Quem quiser saber qual a percentagem que está a pagar tem que primeiro descobrir a elasticidade do preço do bem em causa. Sugiro que juntamente com o preço do artigo se afixe a elasticidade do preço do produto em causa para que possam saber se estão a ser defraudados ou beneficiados.
2- Não existe distinção entre eles e nós porque nós somos eles e els somos nós. Se querem fazer alguma distinção dessas façam antes entre Estado e pessoas. Porque quando o Governo saca dinheiro saca a todos.
3- O objectivo de o Governo baixar os impostos deve ser o de estimular a economia e dar liberdade financeira a todos. Esta discussão está enviesada desde o início porque se partiu do pressuposto populista de que o Governo estaria a ajudar os "bons" e a atacar os "maus" quando os únicos maus nesta história são:
-O governo e os políticos deste país pela total irresponsabilidade que demonstram e a falta de exemplo que dão.
- Os portugueses que ainda embarcam nestas cantigas.
1- Os impostos sobre consumidores ou produtores são pagos por ambos embora as pessoas não se apercebam. Quem quiser saber qual a percentagem que está a pagar tem que primeiro descobrir a elasticidade do preço do bem em causa. Sugiro que juntamente com o preço do artigo se afixe a elasticidade do preço do produto em causa para que possam saber se estão a ser defraudados ou beneficiados.
2- Não existe distinção entre eles e nós porque nós somos eles e els somos nós. Se querem fazer alguma distinção dessas façam antes entre Estado e pessoas. Porque quando o Governo saca dinheiro saca a todos.
3- O objectivo de o Governo baixar os impostos deve ser o de estimular a economia e dar liberdade financeira a todos. Esta discussão está enviesada desde o início porque se partiu do pressuposto populista de que o Governo estaria a ajudar os "bons" e a atacar os "maus" quando os únicos maus nesta história são:
-O governo e os políticos deste país pela total irresponsabilidade que demonstram e a falta de exemplo que dão.
- Os portugueses que ainda embarcam nestas cantigas.
Editado pela última vez por Woodhare em 14/7/2008 16:49, num total de 2 vezes.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
macumba Escreveu:aliás,lembro-me perfeitamente que algumas cadeias de hipermarcados(os da j.martins pelo menos)que fizeram exactamente o contrário quando o iva subiu 2%
ou seja não reflectiram essa subida nos preços, e como é óbvio fizeram publiciadade desse facto.
Eles fizeram essa publicidade toda como se estivessem a fazer um grande sacrifício para bem do consumidor mas é bom lembrar que a esmagadora maioria dos produtos alimentares que lá são vendidos paga 5% ou 12% de IVA logo não foi afectado bem pela subida nem pela descida.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Crómio Escreveu:Então como é que foram encerrados 3 estabelecimentos no âmbito desta investigação?!
não terá sido concerteza por não terem baixado o preço em consequência da baixa do IVA...
vale a pena o Governo baixar o IVA?
1. vale sempre a pena baixar impostos desde que acompanhados por 1 respectiva redução na despesa do Estado para manter as contas equilibradas; os euros investidos no sector público são muito menos produtivos do que no sector privado; além disso os impostos ao serem 1 imposição coerciva são na prática violadores da liberdade individual pelo que devem ser tão baixos quanto possível
2. mas a lição mais importante a tirar é a seguinte: devemos ser SEMPRE contra aumentos de impostos ainda que temporários pois criam 1 habituação no consumidor ao novo nível de preços e permitem que as empresas mantenham esse nível de preços mesmo quando os impostos baixam...
lembro-me perfeitamente que algumas cadeias de hipermarcados(os da j.martins pelo menos)que fizeram exactamente o contrário quando o iva subiu 2%
onde andava o ministro Pinho e a ASAE nessa altura que deviam ter obrigado todas as empresas a subir o preço em virtude da subida do IVA? eheh

... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
aliás,lembro-me perfeitamente que algumas cadeias de hipermarcados(os da j.martins pelo menos)que fizeram exactamente o contrário quando o iva subiu 2%
ou seja não reflectiram essa subida nos preços, e como é óbvio fizeram publiciadade desse facto.
não me lembro de nessa altura o governo os vir multar ou fiscalizar pelo facto dos preços não reflectirem a oscilação do iva.
não me lembro de nessa altura o governo os vir multar ou fiscalizar pelo facto dos preços não reflectirem a oscilação do iva.
Camisa,
concordando com o que dizes, surge-me uma questão:
Não existindo uma descida de preços devida à descida do IVA, uma tal medida só se reflecte no aumento dos lucros das empresas.
Sendo assim penso que seja preferível baixar o IRC...
O que me dizem?
concordando com o que dizes, surge-me uma questão:
Não existindo uma descida de preços devida à descida do IVA, uma tal medida só se reflecte no aumento dos lucros das empresas.
Sendo assim penso que seja preferível baixar o IRC...
O que me dizem?
- Registado: 30/11/2007 21:12
Crómio Escreveu:Mas afinal existem regras para alteração de preços após variação do IVA?
não, por isso é que me pergunto porque é que a ASAE está a trabalhar para aquecer
Alguém me consegue informar:
1. Se o gás butano está sujeito a um regime de preços fixados pelo Estado.
2. Se os preços em geral estão sujeitos a um regime de preços fixados pelos Estado.
3. Qual é a lei que proíbe as empresas de aumentarem os preços quando lhes apetecer, inclusive no dia em que baixa o IVA.
4. Qual é a lei que obriga as empresas a acompanhar uma descida do preço do IVA.
5. Se a obrigação de baixar o preço se aplica ao dia em que o IVA desce ou se se aplica para sempre. Qual é o dia a partir do qual o preço pode voltar a ser igual ou superior ao preço anterior à descida de IVA? 15 dias após a descida de IVA as empresas já podem vender aos preços anteriores? Ou só após 1 mês? 3 meses? 1 ano?
Fonte

não percebo sinceramente porque é que a ASAE anda a fiscalizar os preços pós-descida de IVA...
será que gostam de trabalhar para aquecer?
será que gostam de trabalhar para aquecer?

Já agora acrescento esta notícia que data de dia 11, fonte BiG.
Será que a de Viseu que o resina apresentou foi alvo de processo?
Abraço
Maioria dos operadores reflecte descida do IVA
(11-07-2008 - 16:21)
A maioria dos operadores económicos reflectiu a descida do IVA nos preços praticados na venda de gás, desde a entrada em vigor da nova taxa de 20%.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), por solicitação do ministro da Economia e da Inovação, desencadeou um levantamento dos preços praticados nos postos de combustíveis e pontos de venda de gás, tendo analisado 250 operadores económicos, de acordo com o comunicado da autoridade.
Durante a análise dos preços das garrafas de gás butano e propano e GPL, foi possível verificar que "144 operadores económicos reflectiram nos preços praticados a descida do IVA, 91 operadores mantiveram os preços de 30 de Junho, 9 operadores mantiveram os preços de alguns produtos e alteraram outros" refere o mesmo comunicado.
De realçar é ainda o facto de 6 dos operadores analisados terem subido os preços.
No âmbito da mesma investigação, foram encerrados 3 postos de combustível e instaurados 29 processos de contra-ordenação.
Será que a de Viseu que o resina apresentou foi alvo de processo?
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
MarcoAntonio Escreveu:Um ou outro até pode não reparar (como um ou outro tb não repararia no aumento do papel higienico ou outra coisa qualquer banal que subisse 15%... eu sinceramente não sei quanto custa um rolo de papel higienico... se o aumentassem 15% eu não notava!).
Evidentemente... e o mercado sabe disso.
Eu costumo dizer que as pessoas só sabem o preço de dois produtos: um café e um litro de gasolina (ou de gasóleo). São os únicos dois produtos em que se houver uma pequena mexida de preços há logo um alarido de meia-noite...
No resto dos produtos os preços podem variar à vontade que a malta não repara...

Crómio Escreveu:Os ginásios foram obrigados a baixar a margem?
Aqueles que tinham contratos estabelecidos, claro que sim, eram obrigados a baixar.
Na altura houve muita reclamação, entretanto cessaram...
Para lá deste factor, é o mercado. Se há hoje ginásios a cobrar mais é porque o mercado o permite (a concorrência é baixa e há pessoas dispostas a pagar os mais caros quando há outros mais baratos).
De notar que nem todos os ginásios ignoraram a baixa do IVA (como sugeriste).
Mas a questão não era essa mas sim o facto de argumentares que as pessoas não notam. Isso é falso, as pessoas notam e o caso dos ginásios é o oposto do que sugeriste: as pessoas notam se o imposto baixar e o produto não baixar. O caso dos ginásios demonstra-o e este caso do gás da galp também o demonstra.
Claro que individualmente o consumidor x ou y pode não notar e o consumidor w ou z pode notar. Em termos gerais, em qualquer um dos casos (aumento de 15% sem alteração de imposto ou manutenção do preço com redução do imposto em 15%) será notado pelo mercado em geral.
É essa a questão...
O resto não interessa. Os preços praticados são os que o mercado permite (o caso dos ginásios tinha apenas a particularidade de ser um daqueles casos em que o consumidor acorda um serviço para um determinado espaço de tempo com valor previamente estabelecido).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sim Marco, não há volta a dar, o mercado é livre e ainda bem...
Já agora como é que isso foi ultrapassado?
Os ginásios foram obrigados a baixar a margem?
Por quanto tempo?
Abraço
O "cliente" deu por isso. Tanto deu que o caso foi muito badalado e ultrapassado bastante prontamente!
Já agora como é que isso foi ultrapassado?
Os ginásios foram obrigados a baixar a margem?
Por quanto tempo?
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Crómio Escreveu:Porque se de um dia para o outro o papel higiénico aumentasse 15% o cliente dava por isso e não era no mesmo dia que os "vendedores de papel higiénico" se iriam lembrar disso.
E se o imposto baixar, o cliente dá por isso (como deu no caso dos ginásios que citaste e a situação, obviamente, acabou por ser corrigida).
O mundo não anda todo a dormir... quer num caso quer no outro.
Olha pensa lá bem se no fim não vai dar ao mesmo!
Crómio Escreveu:O cliente nem deu pelo aumento... obviamente pois se continuava a pagar o mesmo...
O "cliente" deu por isso. Tanto deu que o caso foi muito badalado e ultrapassado bastante prontamente!
Um ou outro até pode não reparar (como um ou outro tb não repararia no aumento do papel higienico ou outra coisa qualquer banal que subisse 15%... eu sinceramente não sei quanto custa um rolo de papel higienico... se o aumentassem 15% eu não notava!).
Mas eu (ou um ou outro) não sou o mercado. O mercado é o global. E há quem note e a informação passa, mais cedo ou mais tarde!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Se os "vendedores de papel higiénico" estivessem tão interessados em ganhar mais 15% no papel higiénico, porque é que não estão a fazê-lo já agora? Porque é que só colocariam esses 15% quando o imposto baixasse?
Porque se de um dia para o outro o papel higiénico aumentasse 15% o cliente dava por isso e não era no mesmo dia que os "vendedores de papel higiénico" se iriam lembrar disso.
Porque é que o preço da botija de butano aumentou exactamente 1% no mesmo dia em que o imposto baixou?
E claro que foi em dezenas ou centenas de postos para milhares de consumidores, que se viram para que concorrência? A que também aumentou 1%?
Os ginásios aumentaram todos o mesmo e no mesmo dia porquê?
Porquê aquele valor e porquê aquele dia?
O cliente nem deu pelo aumento... obviamente pois se continuava a pagar o mesmo...
Abraço
William Bernstein
William Bernstein
Crómio, esta questão suscita grande confusão mas se pensares bem, não tem grande sentido.
Claro Marco, o mercado movimenta-se à sua vontade, mas aqui a questão é a do aproveitamento.
Não podemos obrigar quem vende a manter ou divulgar a sua margem após alteração do imposto, mas parece-me que o caso dos ginásios foi um grandessíssimo roubo ao consumidor.
Acho que neste caso poderia ter sido aplicado o benefício ao consumidor de outra forma, por exemplo aumentar a dedução no IRS das facturas do ginásio.
Os ginásios agiram em cartel, todos aumentaram a sua margem, o estado deixou de encaixar receitas e o consumidor em nada beneficiou.
Sim, sei que não vale a pena tentar controlar o fenómeno, é como querer controlar o preço do crude, mas que é uma injustiça, foi.

Um abraço
William Bernstein
William Bernstein
Crómio, esta questão suscita grande confusão mas se pensares bem, não tem grande sentido.
Se os "vendedores de papel higiénico" estivessem tão interessados em ganhar mais 15% no papel higiénico, porque é que não estão a fazê-lo já agora? Porque é que só colocariam esses 15% quando o imposto baixasse?
Quem dita os preços é o mercado, sim.
E portanto, se o IVA baixasse, durante algum tempo alguns até poderiam vender ao mesmo preço (metendo ao bolso "a diferença" do IVA) mas era uma mera questão de tempo até o mercado levar a melhor. E o mercado era um ou outro anunciar que estava a vender o papel higiénico mais barato e o resto do mercado tería de ir atrás...
Se não acreditas nisso, então acreditas que já agora neste momento (aqui o valor do imposto não interessa para nada) cada um vende o papel higiénico ao preço que quiser e com a margem de lucro que quer.
E claro que vende. Só que isso tem implicações (no volume de vendas, na imagem do vendedor, etc).
Portanto, a prazo, as alterações nos impostos acabam sempre por se reflectir nos preços finais porque a margem que é possível obter num determinado produto ou serviço não depende apenas do imposto (o imposto aqui não é o único factor e muito menos o mais importante): antes depende da procura, da oferta, da concorrência, dos custos associados à comercialização do produto ou prestação do serviço, etc (por exemplo, garantias e assistência pós-venda, etc).
É esse tipo de coisa que determina no fim o valor a que as coisas são vendidas. E não o imposto...
Claro que isto é tão mais válido quanto maior a alteração no imposto.
Quem dita os preços é o mercado, sim.
E portanto, se o IVA baixasse, durante algum tempo alguns até poderiam vender ao mesmo preço (metendo ao bolso "a diferença" do IVA) mas era uma mera questão de tempo até o mercado levar a melhor. E o mercado era um ou outro anunciar que estava a vender o papel higiénico mais barato e o resto do mercado tería de ir atrás...
Se não acreditas nisso, então acreditas que já agora neste momento (aqui o valor do imposto não interessa para nada) cada um vende o papel higiénico ao preço que quiser e com a margem de lucro que quer.
E claro que vende. Só que isso tem implicações (no volume de vendas, na imagem do vendedor, etc).
Portanto, a prazo, as alterações nos impostos acabam sempre por se reflectir nos preços finais porque a margem que é possível obter num determinado produto ou serviço não depende apenas do imposto (o imposto aqui não é o único factor e muito menos o mais importante): antes depende da procura, da oferta, da concorrência, dos custos associados à comercialização do produto ou prestação do serviço, etc (por exemplo, garantias e assistência pós-venda, etc).
É esse tipo de coisa que determina no fim o valor a que as coisas são vendidas. E não o imposto...
Claro que isto é tão mais válido quanto maior a alteração no imposto.
Olá,
Bem, sendo assim pergunto porque é que existem IVA's diferentes para produtos diferentes?
Ou seja, se amanhã o o papel higiénico (famoso) fosse declarado bem de 1ª necessidade e o seu IVA passasse de 20 para 5%, significaria, segundo o que o meu amigo Elias sugere, que o vendedor poderia benificiar de um aumento de 15% no seu lucro passando o cliente a pagar... o mesmo.
Ou seja baixa o imposto para aliviar o consumidor, aumenta a margem lucro, quem vende fica com o que o cliente deveria poupar.
Este caso já tinha sido escandalosamente constatado aquando da recente descida do IVA para actividades desportivas ou ginásios...
Basicamente e sem tirar nem pôr, porque foi assim mesmo que aconteceu, os ginásios (na sua grande maioria) roubaram o desconto de imposto que o estado deu ao consumidor final.
Roubaram. Esta é a minha opinião.
Agora podem-lhe chamar lei do mercado, mas para mim é roubar.
Neste caso roubam ao consumidor aquilo que o estado abdica ao consumidor.
O preço é tabelado, tem a sua margem para quem vende e DEPOIS é acrescentado o IVA.
Imposto sobro o Valor ACRESCENTADO.
Bem... já está mais que exposta a minha ideia, e em jeito de conclusão, tem de haver regras e fiscalização aquando destas mudanças de valores no IVA, o caso dos ginásios é verdadeiramente escandaloso, aumentaram os lucros em 16% sem fazerem NADA. (a não ser Roubar o cliente...).
É só mais esta... quando o estado baixou o imposto sobre o vencimento, o vencimento recebido teria obrigatóriamente de aumentar, caso tal não acontecesse a entidade empregadora estaria a roubar o colaborador, baixando o seu ordenado e roubando o que o estado cedia.
Isto aconteceu em algumas empresas, e acredito que noutras tenha acontecido sem os colaboradores se terem apercebido.
Abraço
Bem, sendo assim pergunto porque é que existem IVA's diferentes para produtos diferentes?
Ou seja, se amanhã o o papel higiénico (famoso) fosse declarado bem de 1ª necessidade e o seu IVA passasse de 20 para 5%, significaria, segundo o que o meu amigo Elias sugere, que o vendedor poderia benificiar de um aumento de 15% no seu lucro passando o cliente a pagar... o mesmo.
Ou seja baixa o imposto para aliviar o consumidor, aumenta a margem lucro, quem vende fica com o que o cliente deveria poupar.
Este caso já tinha sido escandalosamente constatado aquando da recente descida do IVA para actividades desportivas ou ginásios...
Basicamente e sem tirar nem pôr, porque foi assim mesmo que aconteceu, os ginásios (na sua grande maioria) roubaram o desconto de imposto que o estado deu ao consumidor final.
Roubaram. Esta é a minha opinião.
Agora podem-lhe chamar lei do mercado, mas para mim é roubar.
Neste caso roubam ao consumidor aquilo que o estado abdica ao consumidor.
O preço é tabelado, tem a sua margem para quem vende e DEPOIS é acrescentado o IVA.
Imposto sobro o Valor ACRESCENTADO.
Bem... já está mais que exposta a minha ideia, e em jeito de conclusão, tem de haver regras e fiscalização aquando destas mudanças de valores no IVA, o caso dos ginásios é verdadeiramente escandaloso, aumentaram os lucros em 16% sem fazerem NADA. (a não ser Roubar o cliente...).
É só mais esta... quando o estado baixou o imposto sobre o vencimento, o vencimento recebido teria obrigatóriamente de aumentar, caso tal não acontecesse a entidade empregadora estaria a roubar o colaborador, baixando o seu ordenado e roubando o que o estado cedia.
Isto aconteceu em algumas empresas, e acredito que noutras tenha acontecido sem os colaboradores se terem apercebido.
Abraço
William Bernstein
William Bernstein
minos Escreveu:Caro Elias, mas se hipotéticamente o preço de custo da bilha do gás se manteve e o imposto que o cliente paga baixou, isso não deveria ficar reflectido no p.v.p.?
Trabalho no ramo comercial e inevitavelmente se o preço dos bens que vendo mantiveram o preço de custo mas o imposto cobrado aos meus clientes baixou, o preço final a cobrar terá de reflectir essa baixa. Pergunto, não foi para isso que o imposto foi reduzido?
Olá Minos,
Teoricamente sim. Ou seja, mantendo as margens fixas o pvp deveria de facto baixar.
Acontece que num mercado livre, o vendedor não vai fixar o preço de venda em função de uma margem previamente estabelecida, vai antes pôr o produto à venda pelo preço máximo que ele acha que o comprador está disposto a pagar (isto é o mercado a funcionar livremente).
Ora se o consumidor está disposto a pagar 20,25 euros (preço final), a ele (consumidor) tanto lhe faz que vá 20% para o Estado ou 21%. Num mercado totalmente livre (e desinibido), o consumidor decide a compra muito mais pelo preço final do que pela taxa de imposto.
Quanto a mim, a única forma de evitar este fenómeno consistiria em ser obrigatório afixar os preços sem IVA. O imposto era calculado à parte em vez de ser logo incorporado no preço final (aliás em Espanha é esta a prática corrente no sector da restauração).
1 abraço,
Elias
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 36 visitantes