Dia de pânico?
luka Escreveu:E NOS DIAS DE PANICO QUE SE FAZEM AS GRANDES ENTRADAS
Eu continuo a defender que é de ficar de fora. Entrar nestes dias (ou nos anteriores) é para aventureiros, para quem quer tentar adivinhar fundos...
Muito embora dias como hoje (de queda mais acentuada depois de uma sequência de queda de bastantes dias e portanto já depois de uma queda forte) tendam a acontecer já para a fase final dessa queda (ou down leg)...
Mas é preciso notar que basta cair mais um dia ou dois forte que já se pode ter falhado por bastante no título A ou B e que depois pode vir um ressalto pequeno/moderado que não dá para sair confortavelmente ou ainda uma mera consolidação e depois continuarem as quedas.
Várias coisas podem acontecer não obstante, como disse atrás, as acelerações das quedas tendam de facto a surgir na fase final do movimento.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Então onde eles estão a utilizar o dinheiro dos depositos a prazo que estão a entrar?
Ficam em stand by?
Ou esperam que desça mais!
Mas pronto isto é o ponto de vista de quem ando nisto de acções desde quando elas se vendiam em papel a porta do Totta e Açores por invisuais( sim invisuais) se houver aqui rapaziada da minha idade sabe que isto não é mentira.
Mas pronto estou sendo aquilo que não sou é saudosista.
Um abraço para todos e os melhores negocios.
Ficam em stand by?
Ou esperam que desça mais!
Mas pronto isto é o ponto de vista de quem ando nisto de acções desde quando elas se vendiam em papel a porta do Totta e Açores por invisuais( sim invisuais) se houver aqui rapaziada da minha idade sabe que isto não é mentira.
Mas pronto estou sendo aquilo que não sou é saudosista.
Um abraço para todos e os melhores negocios.
- Registado: 1/7/2008 13:47
ramos, os fundos estão a ser extremamente penalizados por estas quedas. Se vires a rentabilidade dos fundos de acções nacionais, é horrível nesta altura. E essa horrível performance, tem contribuido para o resgaste em massa dos fundos, o que depois provoca vendas em massa. Por isso, discordo completamente de que os fundos beneficiem com estas quedas fortes. Bem pelo contrário.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Boa tarde
Mas desde quando existe em Portugal os shorts autorizados oficialmente.
Eu digo oficialmente porque quando eu estava a trabalhar numa corretora da praça só se autorizava estes negocios a clentes especiais e a repor no proprio dia tinham que ser repostos nem que fosse há força.
Mas atenção estas palavras são para dar a conhecer a muitos dos novos investidores, inclusive ao nosso companheiro que nunca tinha visto a bolsa descer
4,5% que os mercado~Portugues não está a ser verdadeiro.
Quem ouviu hoje as noticias na rtp 1 está convencido que já toda a gente está a fugir do mercado quando nós sabemos que a maior parte dos que lá estão são fundos e poucos privados e os fundos querem é fortalercer as suas carteiras com acções baratas isto porque vê-se pela subida de depositos a prazo.
Até porque os fundos têm acçõs carissimas e até lhes dá geito que hajam bastantes shorts, para as por a preços para melhores médias.
Ps: esqueci-me de escrever de que não estou longo nem curto o que quer dizer que o que se está a passar nada me afecta monetáriamnete.
Mas desde quando existe em Portugal os shorts autorizados oficialmente.
Eu digo oficialmente porque quando eu estava a trabalhar numa corretora da praça só se autorizava estes negocios a clentes especiais e a repor no proprio dia tinham que ser repostos nem que fosse há força.
Mas atenção estas palavras são para dar a conhecer a muitos dos novos investidores, inclusive ao nosso companheiro que nunca tinha visto a bolsa descer
4,5% que os mercado~Portugues não está a ser verdadeiro.
Quem ouviu hoje as noticias na rtp 1 está convencido que já toda a gente está a fugir do mercado quando nós sabemos que a maior parte dos que lá estão são fundos e poucos privados e os fundos querem é fortalercer as suas carteiras com acções baratas isto porque vê-se pela subida de depositos a prazo.
Até porque os fundos têm acçõs carissimas e até lhes dá geito que hajam bastantes shorts, para as por a preços para melhores médias.
Ps: esqueci-me de escrever de que não estou longo nem curto o que quer dizer que o que se está a passar nada me afecta monetáriamnete.
ja vou Escreveu:Pessoal, deixem lá os lamentos e tentem aproveitar ao máximo este curso avançado de mercados financeiros que a alguns já deve estar a custar uns milhares de euros.
Para os que (apesar da formação) ainda continuam com frases do tipo:
a culpa é dos curtos
a culpa é dos bancos e dos tubarões
agora é que está baratinho para comprar
etc, etc
Para esses sugiro que avancem para a próxima fase da formação: o doutoramento em mercados financeiros, que pela certa lhes vai custar mais algum...
Boa sorte a todos
Vais-me desculpa a expressão espera lá que já vou.
Então na me digas que a culpa do subprime, da escalada do prço do barril do petroleo em parte não será dos doutouramentos, e será dos outros que não sabem escrever duas palavras seguidas.
Isto por vezes até é bom acontecer, quando às vezes ouvimos frases tipo dum vice que até pertence ao PSD, dizer estas quedas ja foram longe demais, isto à cerca de 3 meses, gostava de dizer a esse senhor provalvelmente ainda irão ainda mais longe, são quebras violentissimas que até os proprios bancos ficam em pânico, não só os pequenos investidores.
Sr. Ulisses
Agora que se nota a comunicação social a falar cada vez mais das queda dos mercados(hoje penso que com grande relevo em todos os telejornais e amanha certamente com grande destaque na imprensa escrita, se tudo se mantiver como está hoje), que influência/peso terá o resgate de fundos expostos a acções que certamente acontecerão, com o sentido alarmista que se pode instalar? A fuga para as actuais taxas dos depósitos a prazo parece um cenário bem animador.
Pessoal, deixem lá os lamentos e tentem aproveitar ao máximo este curso avançado de mercados financeiros que a alguns já deve estar a custar uns milhares de euros.
a culpa é dos curtos
etc, etc
Para esses sugiro que avancem para a próxima fase da formação: o doutoramento em mercados financeiros, que pela certa lhes vai custar mais algum...
Boa sorte a todos
a culpa é dos curtos
etc, etc
Boa sorte a todos
- Registado: 3/6/2008 14:11
BuyPoint Escreveu:o sinal foi dado, só não o entendeu quem não quis...
o aumento da volatilidade a uns dias atras previa isto que agora esta aconteçer...
os jornais informaram que os investidores estavam abandonar portugal, mas á sempre gente aqui que não acredita nos jornalistas...
Sim, "informaram" e de que te serviu essa informação? então nesse dia estavam a sair, mas não sairam complectamente, quando acabam de sair? Então continua isto a cair mesmo depois de terem saido? Éstão a sair quase há um ano, quanto mais tempo vão estar a sair? Quando regressam? Porque estavam a sair? Para que me servem essas respostas?..
... para nada!
Abraço,
Carrancho
Carrancho
ramos1949 Escreveu:tiagopt Escreveu:Não adianta, todos os argumentos são refutados pelos optimistas. Por muito que se diga que ainda há muito espaço para quedas, há-de haver sempre aqueles que querem enriquecer à pressa
Desculpem mas enquanto houver lugar a vender sem ter as acções vai cair até os que estão curtos começarem a perder euros. Há 10 anos atras quando o mercado descia era mesmo porque quem as vendias era porque as tinha mesmo.
Acompanho este local todos os dias desde o seu inicio hoje resolvi, possivelmente errado, transcrever o que penso do merccado bolsista neste momento.
Enquanto a queda continuar os curtos estão a ganhar cada vez mais.
Quando houver um ressalto aí é que os curtos podem ser espremidos e têm de voltar a comprar.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
tiagopt Escreveu:Não adianta, todos os argumentos são refutados pelos optimistas. Por muito que se diga que ainda há muito espaço para quedas, há-de haver sempre aqueles que querem enriquecer à pressa
Boas,
Mas a bolsa é feita disto mesmo! mal seria se todos seguissem a tendencia,não existiria força compradora vs força vendedora.Aliás é preciso não esquecer que todos os que saltaram fora precisaram de quem as comprou! ou não?
Se isto não fose assim,perdia a piada!
cumps
tiagopt Escreveu:Não adianta, todos os argumentos são refutados pelos optimistas. Por muito que se diga que ainda há muito espaço para quedas, há-de haver sempre aqueles que querem enriquecer à pressa
Desculpem mas enquanto houver lugar a vender sem ter as acções vai cair até os que estão curtos começarem a perder euros. Há 10 anos atras quando o mercado descia era mesmo porque quem as vendias era porque as tinha mesmo.
Acompanho este local todos os dias desde o seu inicio hoje resolvi, possivelmente errado, transcrever o que penso do merccado bolsista neste momento.
Não adianta, todos os argumentos são refutados pelos optimistas. Por muito que se diga que ainda há muito espaço para quedas, há-de haver sempre aqueles que querem enriquecer à pressa 

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Oscarzito, não sei há quanto tempo lês o Caldeirão mas nos últimos meses, dezenas de posts desse género foram escritos. Um dia alguém acertará.
Por que não esperar por sinais de força? Tenho eu e outros participantes perguntado nos últimos meses. Mas há sempre quem queira adivinhar o fundo, quem queira mergulhar contra a corrente. Há sempre quem queira ser o hérói e adivinhar o fundo. Para quê?
Quando o mercado inverter há muto tempo para ganhar dinheiro. E, em Bolsa, por cada um herói que tem sucesso, há dezenas que são esmagados pela força das ondas.
Um abraço,
Ulisses
Por que não esperar por sinais de força? Tenho eu e outros participantes perguntado nos últimos meses. Mas há sempre quem queira adivinhar o fundo, quem queira mergulhar contra a corrente. Há sempre quem queira ser o hérói e adivinhar o fundo. Para quê?
Quando o mercado inverter há muto tempo para ganhar dinheiro. E, em Bolsa, por cada um herói que tem sucesso, há dezenas que são esmagados pela força das ondas.
Um abraço,
Ulisses
se te estás a referir ao PSI-20, pior ainda. Queres um bom teste? Pega nos gráficos de longo prazo dos titulos do PSI-20 e olha para os primeiros 6 meses de queda no ano 2000. Imagina que, seguindo a tua teoria, estavas a comprar alguns desses titulos 6, ou 7 ou 10 meses depois do inicio da queda.
Depois, vê lá quantos anos foram precisos para muitos deles voltarem a esses valores, e quantos é que, de facto, nunca voltaram.
Depois, vê lá quantos anos foram precisos para muitos deles voltarem a esses valores, e quantos é que, de facto, nunca voltaram.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
Cali Escreveu:Esta afirmação é profundamente generalista, imprecisa, e potencialmente perigosa para quem nela acreditar. Há titulos que por esta altura estão a fazer minimos que já não eram vistos há 10, 20 ou 30 anos. O caso recente mais mediático é o da gigante e supostamente inabalável General Motors, que anda a negociar a valores da década de 70. Comprar qualquer titulo agora, cegamente, só por achar que daqui por 3 anos tem que estar acima, é revelador de uma grande dose de ingenuidade.
Cali, estou a referir-me ao PSI20 !
- Registado: 29/6/2008 11:36
Oscarzito Escreveu:mnfv Escreveu: Dentro do pequeno investidor com conhecimentos menos aprofundados(sem grandes meios de entrar curto em acções do PSI20) só sobrevive quem está fora.
Não sei com que fundamento diz isso !
Basta um pequeno investidor entrar no mercado agora, mesmo que ainda não tenha tocado em fundos como aqui profetizam, e esperar 2 ou 3 anos para ter um lucro com 2 dígitos !
E entrar curto em acções do PSI20 NO MOMENTO ACTUAL é mais do que perigoso.
Esta afirmação é profundamente generalista, imprecisa, e potencialmente perigosa para quem nela acreditar. Há titulos que por esta altura estão a fazer minimos que já não eram vistos há 10, 20 ou 30 anos. O caso recente mais mediático é o da gigante e supostamente inabalável General Motors, que anda a negociar a valores da década de 70. Comprar qualquer titulo agora, cegamente, só por achar que daqui por 3 anos tem que estar acima, é revelador de uma grande dose de ingenuidade.
------------------------------------------------
- Registado: 9/12/2002 13:40
vitcosta Escreveu:Como estão os futuros nos states?
Obgo
CNNMoney.com Escreveu:Sep 2008 Change Level Last Update†
S&P 500 -13.40 1267.70 7/1 6:21am
Fair Value 1280.96 7/1 3:50am
Difference* -13.26
NASDAQ -25.50 1820.50 7/1 6:21am
Fair Value 1845.93 7/1 3:50am
Difference* -25.43
Dow Jones -115.00 11224.00 7/1 6:21am
Abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
futuros nos states
vitcosta Escreveu:Como estão os futuros nos states?
Obgo
Por incrível que possa parecer não é que os futuros nos states estão vermelhos... sacanas dos américas, sempre a remarem contra a maré.
Oscarzito Escreveu:habanero04 Escreveu:Oscarzito Escreveu:mnfv Escreveu: Dentro do pequeno investidor com conhecimentos menos aprofundados(sem grandes meios de entrar curto em acções do PSI20) só sobrevive quem está fora.
Basta um pequeno investidor entrar no mercado agora, mesmo que ainda não tenha tocado em fundos como aqui profetizam, e esperar 2 ou 3 anos para ter um lucro com 2 dígitos !
Já pensaste que daqui a 6 meses o mercado pode ter caido outros 20 ou 30%?
E já pensaste que poderá também ocorrer o oposto ?
E se releres o que escrevi, estou-me a referir a um prazo de 2 ou 3 anos.
Claro que pode vir a ocorrer o oposto , mas não vejo sinal nenhum de que isso possa acontecer. Daqui a 2/3 anos está se calhar o mercado a bater no fundo, até lá ou até haver sinais claros de que isto vai para cima o melhor é mesmo não partir a cabeça...
habanero04 Escreveu:Oscarzito Escreveu:mnfv Escreveu: Dentro do pequeno investidor com conhecimentos menos aprofundados(sem grandes meios de entrar curto em acções do PSI20) só sobrevive quem está fora.
E já pensaste que poderá também ocorrer o oposto ?
E se releres o que escrevi, estou-me a referir a um prazo de 2 ou 3 anos.
- Registado: 29/6/2008 11:36
Oscarzito Escreveu:mnfv Escreveu: Dentro do pequeno investidor com conhecimentos menos aprofundados(sem grandes meios de entrar curto em acções do PSI20) só sobrevive quem está fora.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investor Tuga, traderh, yggy, zulu404 e 174 visitantes