Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por trial » 21/6/2008 11:32

Isto é demagogia e populismo,

Como resultado da subida dos preços dos combustíveis, Itália cria imposto Robin Hood para tributar mais as empresas petrolíferas.

De difícil execução, a ideia é taxar a produção ,na refinação não há espaço, as margens estão controlados
Num mundo globalizado pode acontecer “quem tudo quer tudo perde” como deixa entender um comentário de um responsável Total :

« il faut savoir que Total fait 90 à 95% de son chiffre d'affaires à l'étranger et qu'il ne faudrait peut-être pas les pousser trop pour qu'ils aillent s'installer dans un autre pays. Là, on aura gagné le gros lot ».

tiopatinhas Escreveu:Bom,mais um dia negro na Galp ( e nas restantes...) :(
Hoje ouvi falar que o governo se prepara para lançar o imposto "Robin dos Bosques" :lol: :lol: Confesso que nunca tinha ouvido falar em tal coisa :oops:
Pensei para os meus botões:
... bem os gajos agora vão aos detentores de cargos politicos, ministros e companhia, sacar algum do que vem de ...daquele, que estais a pensar :mrgreen: Afinal para meu espanto parece que querem é que seja a Galp a pagar essa factura :mrgreen: :twisted: :!:
É preciso descaramento: há dias foram à Brisa e apresentaram uma factura para esta pagar :!: Agora estão a preparar-se para irem à Galp :!: Quem se segue :?: Bem há ainda...EDP,PT etc... logo, os politicos podem estar descansados :mrgreen:
Siga a dança :mrgreen: Isto está em saldo e... :shock: :shock: nimguém compra :?: :?: :shock:

Registado: 18/1/2008 16:20

por Elias » 21/6/2008 11:17

golfinho,

quem (como eu) usa a AT para tomar decisões segue sempre a AT.

quem não quer usar a AT para tomar decisões e prefere ir pelas notícias ou pela AF, é obviamente livre de o fazer

O que não faz muito sentido é usar a AT quando há sinais de subida, passando a ignorá-la e recorrer a outros critérios quando aparecem as quedas. Isso, quanto a mim, é meio caminho andado para o desastre.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por golfinho22 » 21/6/2008 11:09

Nesta altura do campeonato será que a AT é mais importante que as notícias vindas do outro lado do oceano???

Registado: 29/11/2007 3:38

por Elias » 21/6/2008 10:56

Vejo neste forum (e em particular neste post) muito boa gente a afirmar que a GALP é o título mais bull da nossa praça (não necessariamente por estas palavras, é certo, mas com um espírito semelhante). Vejo muita gente a decidir reforçar (numa perigosa lógica de "baixar preço médio") com a natural expectativa de que a breve trecho haja uma recuperação vigorosa.

Pela minha parte, estou muito pessimista em relação à GALP e só vejo sinais de que vêm aí mais quedas. Destaco alguns sinais que me parecem preocupantes (para facilitar a compreensão, vão listados pela ordem com que aparecem no gráfico):

- CMF em queda acentuada, está agora muito negativo nos -0,37 (o valor mais baixo registado desde que sa GALP entrou em bolsa)
- MACD a cair
- cotação abaixo das 3 médias móveis (20, 50 e 150 dias), sendo que as duas primeiras já viraram para baixo e a de 20 dias cruzou a de 50 dias em baixa
- elevada proporção de velas negras (14 das ultimas 22 velas foram negras) o que representa uma das mais elevadas proporções de negras da história do índice e demonstra a pressão vendedora dominante
- volume tem vindo a aumentar na queda; a vela de ontem com 4,8 milhões de títulos, foi a negra com mais volume desde que a GALP está em bolsa (isto é, todas as velas com volumes superiores ao de ontem foram brancas)

Enfim, tudo sinais que demonstram a total fraqueza do lado comprador. A reacção dos touros na zona dos 13,6-13,8 vai ser determinante para a evolução futura desta acção.

Gráfico actualizado em anexo.
Anexos
galp.PNG
galp.PNG (18.37 KiB) Visualizado 7075 vezes

por lindros1 » 21/6/2008 3:50

Pudera ser uma interessante noticia para a Galp (que bem necessita)

http://www.investidorinformado.com/2008 ... e-ser.html

Registado: 29/11/2007 9:44

por MarcoAntonio » 20/6/2008 20:34

vold Escreveu:é ridículo taxar extraordinariamente o lucro das petrolíferas, como se estas fossem as culpadas do preço do petróleo :lol:

é só mais uma maneira de ter de volta os custos extra que o estado tem devido aos aumentos do preço dos combustíveis. sempre a inventar maneiras novas de meter ao bolso. se estes novos impostos fossem usados na inovação tecnológica a nível da energia já concordava, porque estava a tirar-se algum poder ao lobby do petróleo em prol da evolução tecnológica e a fomentar a poupança de energia. assim é só mais um imposto para ser esbanjado em tgv's e aeroportos.

Eu desde que me recordo que as pessoas sempre se queixaram dos aumentos dos impostos (eu já era miudo e ouvia dizer "rir ainda não paga imposto" e coisas do género, bem como toda a reclamação quanto a novos impostos e etc). Isto para dizer que essa reclamação é crónica e muitas das vezes eu nem concordo com ela...

Mas nos últimos anos concordo, pelo menos num sentido. Concordo neste sentido: o Estado actualmente vive na obsessão do déficit e ataca quase exclusivamente o problema pelo lado da receita.

Porque pelo lado da despesa é muito mais difícil e menos popular ainda. Se bem que ainda faz alguns cortes.

Onde? Na saúde e na segurança por exemplo (urgências, esquadras, etc).

Portanto, continuamos com um Estado gordo e pesado, ineficiente. E a receita tem de entrar, se não é de uma forma há-de ser de outra...

Para termos menos impostos precisavamos de um Estado menos pesado, mais eficiente ou que fizesse outro tipo de apostas (apostar por exemplo no longo-prazo, numa economia mais pujante, etc... abdicando de alguns resultados, leia-se receitas, imediatas).

Mas entre a obsessão com o déficit e as necessidades imediatas de um Estado pesadíssimo e ineficiente tal não é possível.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por vold » 20/6/2008 20:28

é ridículo taxar extraordinariamente o lucro das petrolíferas, como se estas fossem as culpadas do preço do petróleo :lol:

é só mais uma maneira de ter de volta os custos extra que o estado tem devido aos aumentos do preço dos combustíveis. sempre a inventar maneiras novas de meter ao bolso. se estes novos impostos fossem usados na inovação tecnológica a nível da energia já concordava, porque estava a tirar-se algum poder ao lobby do petróleo em prol da evolução tecnológica e a fomentar a poupança de energia. assim é só mais um imposto para ser esbanjado em tgv's e aeroportos.

Registado: 29/11/2007 14:23

por tiopatinhas » 20/6/2008 18:29

Bom,mais um dia negro na Galp ( e nas restantes...) :(
Hoje ouvi falar que o governo se prepara para lançar o imposto "Robin dos Bosques" :lol: :lol: Confesso que nunca tinha ouvido falar em tal coisa :oops:
Pensei para os meus botões:
... bem os gajos agora vão aos detentores de cargos politicos, ministros e companhia, sacar algum do que vem de ...daquele, que estais a pensar :mrgreen: Afinal para meu espanto parece que querem é que seja a Galp a pagar essa factura :mrgreen: :twisted: :!:
É preciso descaramento: há dias foram à Brisa e apresentaram uma factura para esta pagar :!: Agora estão a preparar-se para irem à Galp :!: Quem se segue :?: Bem há ainda...EDP,PT etc... logo, os politicos podem estar descansados :mrgreen:
Siga a dança :mrgreen: Isto está em saldo e... :shock: :shock: nimguém compra :?: :?: :shock:

Registado: 17/3/2005 14:58

por mapaman » 20/6/2008 16:45

nagrakiller Escreveu:@mapaman

Sim é um facto mas tem agora as explorações no brasil que adem de dar frutos podem é demorar

Essas quotas nos blocos de Santos são a cereja em cima do bolo,aliás, tambem têm em Timor e Angola,mas o valor da Galp vêm do volume de vendas,já que a margem é a mesma,digo eu,independentemente do valor a que compram o petróleo.
cumps

Registado: 24/1/2008 22:05

por V99 » 20/6/2008 16:44

Bem ainda bem que isto acabou parecia a montanha russa.

Vou continuar nesta menina não me mexo mais para não fazer asneira.
O gráfico acima apresentado já não me dá um friozinho começa-me a dar voltas ao estomago.

Espero que a próxima semana seja mais produtiva.

Abraço

Registado: 29/11/2007 14:05

por TP1 » 20/6/2008 16:38

Eu reforcei :oops: a ver vamos. Acredito estar a fazer um bom negocio.

Registado: 30/11/2007 21:13

por nagrakiller » 20/6/2008 16:36

@mapaman

Sim é um facto mas tem agora as explorações no brasil que hão-de dar frutos podem é demorar
Editado pela última vez por nagrakiller em 20/6/2008 17:35, num total de 1 vez.

Registado: 17/10/2007 14:35

por mapaman » 20/6/2008 16:21

nagrakiller Escreveu:Eu da minha parte reforcei

Penso que enquanto o petróleo for subindo esta há-de ser sempre bom investimento

Só tenho receio é de um possível aumento de capital

Boas,
é só para lembrar que o principal negócio da Galp não é a exploração mas,a refinação e venda de derivados.
cumps

por mapaman » 20/6/2008 15:44

Boas,
Saída de fundos estrangeiros,a fechar posições em mercados de menor liquidez e periféricos como é o nosso,logo,para baixo é que é o caminho!
Stop´s a saltar,venda por parte de quem ou já está perder ou então está a ver as mais valias a fugirem,enfim,um mimo!
A proposito, as congéneres europeias estão tambem a descer e o petroleo está outra vez nos 135$.
Estou 100% galp.
cumps

por nagrakiller » 20/6/2008 15:40

Eu da minha parte reforcei

Penso que enquanto o petróleo for subindo esta há-de ser sempre bom investimento

Só tenho receio é de um possível aumento de capital

Registado: 17/10/2007 14:35

por maverick » 20/6/2008 15:31

Acho que a resposta já foi dada. Parece que estamos em Pamplona. Que se passa na Galp? Era a resistente...
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por Onorio » 20/6/2008 14:04

Ta ali uma guerra nos 15, vamos ver quem ganha, os ursos ou os touros.

Registado: 4/3/2008 23:31

por Onorio » 20/6/2008 12:08

Ora bem isto hj ate tava com bom aspecto, e podia ser que desse para recuperar e voltar aos 16 durante o inicio da semana que vem, mas parece q vai sair furado e pa semana vamos mesmo é aos 14.

Cmpts

Registado: 4/3/2008 23:31

por Enslaved » 20/6/2008 0:58

Sect Escreveu: Agora é de aguardar um fecho com uma diferença superior a 3% em relaçao á linha de tendencia para ser oficial o inicio do reino dos bears.

Não percebi essa definição de reino dos bears podes explicar melhor? Já agora porquê a MM300?

Abraços

Registado: 28/2/2007 18:24

por DC89 » 20/6/2008 0:16

É de alertar entao que nao só este titulo disputa o primeiro lugar da cotada que mais pesa no indice como tambem disputa o titulo da mais bull do nosso mercado juntamente com a JMT, porem hoje deu um sinal MUITO importante de inicio de inversao de tendencia.
Agora é de aguardar um fecho com uma diferença superior a 3% em relaçao á linha de tendencia para ser oficial o inicio do reino dos bears.
Anexos
GALP ENERGIA-NOM.png
GALP ENERGIA-NOM.png (18.36 KiB) Visualizado 8187 vezes

Registado: 26/12/2007 15:50

por feliztrader » 19/6/2008 19:11

mapaman Escreveu:Boas,
acabei de vender edp renováveis com perdas minimas e fico à espera do fundo da Galp.
Só por curiosidade a repsol,eni e bp estão verdes,pelo que,espero que sejam stop´s a saltar e pânico instalado.
É incrivel assistir ao vivo e a cores a isto pois ou se trata de uma oportunidade excelente para reforçar,ou então,vai haver gente a dormir muito mal estes dias.
cumps

epá, agora que falas, já estou a vêr porque só consigo dormir 4 h/ noite. será que é disto ? mas qual a razão ? não percebo. acabou o petróleo ? houve algum ataque terrorista às nossas refinarias ?

expliquem-me p.f. urgentemente, como se eu fosse muito burro.

Registado: 29/11/2007 4:14

por Robin Citadino » 19/6/2008 18:40

Quando da última determinação de peso no índice, a Galp foi a quarta, a seguir à EDP, PT e BCP (e foi introduzida uma regra que nenhuma pode ter mais de 15% de peso no PSI - estou a falar sem confirmar mas penso que foi assim).

Entretanto a capitalização bolsista da Galp foi aumentando devido à valorização da acção, que apenas ficou atrás da EDP. Aliás, se fosse hoje, com a actual cotação da EDP, a Galp já poderia ser a mais valiosa do PSI. Bastava que a cotação fosse superior aos 17,50 Euros.

Mas isso não significa que fosse a que tinha maior preponderância no índice. Esse peso masntém-se independentemente da capitalização bolsista.

Abraços!

Registado: 22/2/2008 17:37

por Resina » 19/6/2008 17:35

Boa pergunta Elias...
Estava convencido que o peso era pela capitalização bolsista... Até porque os acionistas de referência podem vender no mercado...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

Re: Pesos

por MarcoAntonio » 19/6/2008 17:33

Elias Escreveu:
Robin Citadino Escreveu:Boas,

Eu creio que o da Euronext é que está certo.

A Galp não é a segunda com maior peso mas sim a segunda com maior valor, a seguir à EDP.

Mas é a quarta em termos de peso no índice!

Abraços.

Epá agora fiquei baralhado: qual é a diferença entre peso e valor? O peso calcula-se com base no capital disperso em bolsa, certo? Quanto ao valor, desconheço se se refere ao valor total da empresa...

Não, o peso deriva (salvo erro, preciso de confirmar) do Free Float e depois é aplicado um "cap" que se não estou em erro é de 15 ou 20%.

Estou a falar de memória porque tem havido ajustes no PSI nestas regras ao longo dos anos, mas é dentro disto e daí poder haver diferenças entre a capitalização bolsista de um título e o seu peso no PSI20.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Pesos

por Elias » 19/6/2008 17:31

Robin Citadino Escreveu:Boas,

Eu creio que o da Euronext é que está certo.

A Galp não é a segunda com maior peso mas sim a segunda com maior valor, a seguir à EDP.

Mas é a quarta em termos de peso no índice!

Abraços.

Epá agora fiquei baralhado: qual é a diferença entre peso e valor? O peso calcula-se com base no capital disperso em bolsa, certo? Quanto ao valor, desconheço se se refere ao valor total da empresa...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investor Tuga, traderh, yggy, zulu404 e 166 visitantes