Alemães optam por viajar comboio devido à alta de preços nos
...
Já que falaram de Amesterdão deixo umas imagens esclarecedoras e que "chocam" com a nossa cultura...
quer faça chuva quer faça sol. Existem parques com mais de 30000 bicicletas.
Abraço
EMan

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habanero04 Escreveu:Epá! Andar de bike é bom e faz bem, mas só é viável em percursos muito curtos e fora das horas de expediente. Havia de ser bonito fazer 20 ou 30 Km de manhã e outros tantos à tarde com fato e gravata...
Há duas semanas estive em Itália (diversas cidades do norte) e vi imensas pessoas de fato e gravata a andarem de bicicleta.
Acima de tudo é uma questão cultural.
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Re: ...
englishman Escreveu:Sair tarde de casa, ter menos tempo para chegar a horas... ter de pedalar mais...![]()
Depende, sair de casa e ter 1 ou 2km a subir também obriga a pedalar mais. Eu sei que Matosinhos é assim para o plano

englishman Escreveu:É só ir à Holanda e vê-los aos montes de fato e gravata.
Os fatos e as gravatas servem de vela, nem precisam de pedalar quando está vento

englishman Escreveu:Aqui ao lado, em Barcelona, é de scooter.
Por toda a Itália é o mesmo, scooters.
Assim já começamos a falar uma linguagem mais acessível. Acho que todo o individuo tem o direito de ter a liberdade de se deslocar livremente, sem estar absolutamente dependente de terceiros. Paga o preço, mas tem essa comodidade. As duas rodas são uma excelente alternativa ao automóvel.... desde que não chova como é o caso de Barcelona na maior parte do ano.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

Re: ...
englishman Escreveu:O problema é só um: passaria o dia inteiro com um cheiro a modos que estranho e se calhar ia causar algum mau estar aqui no escritório
Já estou a ver que o nosso amigo habanero04 é daqueles que chega atrasado ao local de trabalho.![]()
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Sair tarde de casa, ter menos tempo para chegar a horas... ter de pedalar mais...![]()
Abraço
EMan
O comboio que apanho não me deixa chegar atrasado.

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O problema é só um: passaria o dia inteiro com um cheiro a modos que estranho e se calhar ia causar algum mau estar aqui no escritório
Já estou a ver que o nosso amigo habanero04 é daqueles que chega atrasado ao local de trabalho.



Sair tarde de casa, ter menos tempo para chegar a horas... ter de pedalar mais...

Abraço
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Re: ...
englishman Escreveu:Não é como cá, que existe um desrespeito pela diferença (aqui diferença significa "anormal" ).
_____________________________________________________Epá! Andar de bike é bom e faz bem, mas só é viável em percursos muito curtos e fora das horas de expediente. Havia de ser bonito fazer 20 ou 30 Km de manhã e outros tantos à tarde com fato e gravata...
Qual o problema de andar de bicicleta e fato e gravata?![]()
Se tivessemos um colega de trabalho que o fizesse o que pensaríamos dele?
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Não estou a dizer para se andar de bicicleta 20 ou 30 Km... as bicicletas também podem ser transportadas nos transportes públicos e serem utilizadas nos percursos mais curtos como dentro das cidades, por exemplo. Há até modelos de bicicletas que podem ser transportadas como se de uma mochila se tratasse.
Mas continuamos a ver a bicicleta como um meio de divertimento e lazer/desporto e só o fato de treino ou calção é que fica bem... é tudo uma questão de perspectiva.![]()
Abraço
EMan
O problema é só um: passaria o dia inteiro com um cheiro a modos que estranho e se calhar ia causar algum mau estar aqui no escritório, mesmo apesar de haver quem diga que um homem se quer a cheirar a cavalo.
Nota: Cavalo - referente ao animal quadrupede, não ao pó conhecido pelo mesmo nome.
Re: ...
Qual o problema de andar de bicicleta e fato e gravata?![]()
Se tivessemos um colega de trabalho que o fizesse o que pensaríamos dele?
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É só ir à Holanda e vê-los aos montes de fato e gravata.
Aqui ao lado, em Barcelona, é de scooter.
Por toda a Itália é o mesmo, scooters.
As novas 50cc a 4 tempos gastam 2 a 3lts aos 100km...
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...
Não é como cá, que existe um desrespeito pela diferença (aqui diferença significa "anormal" ).
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Epá! Andar de bike é bom e faz bem, mas só é viável em percursos muito curtos e fora das horas de expediente. Havia de ser bonito fazer 20 ou 30 Km de manhã e outros tantos à tarde com fato e gravata...
Qual o problema de andar de bicicleta e fato e gravata?




Não estou a dizer para se andar de bicicleta 20 ou 30 Km... as bicicletas também podem ser transportadas nos transportes públicos e serem utilizadas nos percursos mais curtos como dentro das cidades, por exemplo. Há até modelos de bicicletas que podem ser transportadas como se de uma mochila se tratasse.
Mas continuamos a ver a bicicleta como um meio de divertimento e lazer/desporto e só o fato de treino ou calção é que fica bem... é tudo uma questão de perspectiva.

Abraço
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Elias Escreveu:acintra Escreveu:Eu não me importava de utilizar transportes desde que fosse uma rede em condições e com a qualidade suficiente que fizesse esquecer o carro.
Eu acho que nós temos uma boa rede de transportes públicos, nomeadamente em Lisboa.
Eu continuo a achar que falta qualidade e dou um exemplo da minha opção em largar o carro.
Á noite só ando de táxi, devdo ás operações STOP, devido a optar por beber em vez de conduzir, por respeito às regras pelas quais todos deviamos seguir,...
Por isso não sou daqueles que é "agarrado" ao carro. Inclusivé moro em Cascais e vou de táxi para Lisboa, ou como 2ª opção e que começa a ficar mais barata, vou de carro, alugo quarto num hotel e só volto a casa no dia seguinte.
Continuo a achar que a rede de transportes para mim ainda não está o sufucientemente boa para largar o carro. A empresa onde trabalho é em Sintra e os autocarros não me convencem.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
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Re: ...
JAM Escreveu:englishman Escreveu:E a utilização da bicicleta é também uma constante... aliás, são várias as cidades que estão preparadas para esse fim.
Preparação número 1: Acabar com o relevo nas cidades.
Ou pedir transferência para o Alentejo...

Re: ...
englishman Escreveu:E a utilização da bicicleta é também uma constante... aliás, são várias as cidades que estão preparadas para esse fim.
Preparação número 1: Acabar com o relevo nas cidades.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

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Boas,
Desde que me conheço que se faz isso na Alemanha e os poucos que ainda utilizam carro combinam com vizinhos e revezam-se. Uns dias leva um o carro noutros o outro; não se vêm carros com 1 pessoa lá dentro como cá! Lá aproveita-se; maximiza-se a utilização..de tudo! Os restantes, e sao muitos (sempre foram), utilizam os transportes. Todos chegam a horas, descansadinhos e produzem! Não é por milagre que a Alemanhã é a potência que é.
Cá por outro lado, todos se queixam mas é ve-los no transito a manhã toda, todos os dias. Non-stop! Chegam tarde e a más horas, já de trombas e mal dispostos com a esfrega que levaram no trânsito...e depois a produção é quase nula! Mas o cafézinho não falha...oh, e a horinha de almoço, nem que seja para comer so um croquete, gasta-se a hora por inteiro a que se tem direito. Na Alemanha, para além de não haver muito o hábito do café, os que bebem fazem-no no escritório e paga a empresa mas trabalha-se! Almoço é também, na maior parte dos casos no escritório ou perto e se se gastar só 20 minutos a comer, volta-se ao trabalho e dá-se o litro!
Impostos? Não queiramos nós ter os impostos que se têm na Alemanha. Para alem de selo do carro que nem eles sabem o que é, porque lhes é descontado automáticamente (isto desde quase sempre foi assim) e não se anda para lá com "papeis" colados no vidro da frente passando por impostos de circulação (muitas das AE's na Alemanha nem portagens têm; nem limite de velocidade quanto mais...) - sabiam que os limites de velocidade em Portugal foram criados/ definidos com vista a reduzir os gastos de combustíveis e não para evitar acidentes e mortes? Ah pois é! - Até para a igreja descontam, quer queiram quer não queiram, quer sejam praticantes quer não sejam...
E a utilização da bicicleta é também uma constante... aliás, são várias as cidades que estão preparadas para esse fim. Não é como cá, que existe um desrespeito pela diferença (aqui diferença significa "anormal"

Gostava de ver um estudo da comparação dos preços dos combustíveis (e não só, mas como é o que está na moda) cruzados com os ordenados médios de cada país europeu...

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Euromilhoes Escreveu:Quem mora na linha de Sintra, Cascais e margem sul e trabalha em Lisboa está muito bem servido de transportes publicos.
Deixem os carros nas estações e vão de comboio.
O mesmo se aplica a quem mora no eixo Alverca-Vila Franca de Xira.
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karlitos Escreveu:a ideia que eu tenho é que em Portugal os comboios não são competitivos!
alias, basta ver os prejuízos que dão anualmente.
se todos agora fossem andar de comboio em vez de carro, não sei se o estado perderia ou ganharia, uma vez que esse lucro da CP iria reduzir passivos e compensações que o estado tem que pagar mais tarde!
seria positivo!
O problema é que não aumentaram os comboios porque ainda não foi revista a tarifa eléctrica (mais um passivo), mas não se esqueçam que a grande maioria da electricidade é produzida por fontes como carvão e petróleo, por isso mais tarde ou mais cedo os preços vão sofrer um grande agravamento!
Eu utilizo o comboio todos os dias e olha que não tem aumentado nada pouco. Tirando os aumentos que houve o ano passado que foram uns 2 ou 3 durante o ano, o último que foi no início do ano foi de 6%, equivalente a 3.45€. O trajecto que faço demora 25 minutos e pago 60.75€ por mês.
acintra Escreveu:Eu não me importava de utilizar transportes desde que fosse uma rede em condições e com a qualidade suficiente que fizesse esquecer o carro.
Eu acho que nós temos uma boa rede de transportes públicos, nomeadamente em Lisboa.
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A mim nao me daa nada jeito ir de comboio...
...trabalho a 3 quarteiroes de casa, ainda seriam pra ai uns 7 minutos a andar, ora assim levo o carro e demoro soo 2 minutos.
Imaginem agora se fosse apanhar o comboio... nao, pra mim nao daa !
Imaginem agora se fosse apanhar o comboio... nao, pra mim nao daa !


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a ideia que eu tenho é que em Portugal os comboios não são competitivos!
alias, basta ver os prejuízos que dão anualmente.
se todos agora fossem andar de comboio em vez de carro, não sei se o estado perderia ou ganharia, uma vez que esse lucro da CP iria reduzir passivos e compensações que o estado tem que pagar mais tarde!
seria positivo!
O problema é que não aumentaram os comboios porque ainda não foi revista a tarifa eléctrica (mais um passivo), mas não se esqueçam que a grande maioria da electricidade é produzida por fontes como carvão e petróleo, por isso mais tarde ou mais cedo os preços vão sofrer um grande agravamento!
alias, basta ver os prejuízos que dão anualmente.
se todos agora fossem andar de comboio em vez de carro, não sei se o estado perderia ou ganharia, uma vez que esse lucro da CP iria reduzir passivos e compensações que o estado tem que pagar mais tarde!
seria positivo!
O problema é que não aumentaram os comboios porque ainda não foi revista a tarifa eléctrica (mais um passivo), mas não se esqueçam que a grande maioria da electricidade é produzida por fontes como carvão e petróleo, por isso mais tarde ou mais cedo os preços vão sofrer um grande agravamento!
Boas,
Desde que me conheço que se faz isso na Alemanha e os poucos que ainda utilizam carro combinam com vizinhos e revezam-se. Uns dias leva um o carro noutros o outro; não se vêm carros com 1 pessoa lá dentro como cá! Lá aproveita-se; maximiza-se a utilização..de tudo! Os restantes, e sao muitos (sempre foram), utilizam os transportes. Todos chegam a horas, descansadinhos e produzem! Não é por milagre que a Alemanhã é a potência que é.
Cá por outro lado, todos se queixam mas é ve-los no transito a manhã toda, todos os dias. Non-stop! Chegam tarde e a más horas, já de trombas e mal dispostos com a esfrega que levaram no trânsito...e depois a produção é quase nula! Mas o cafézinho não falha...oh, e a horinha de almoço, nem que seja para comer so um croquete, gasta-se a hora por inteiro a que se tem direito. Na Alemanha, para além de não haver muito o hábito do café, os que bebem fazem-no no escritório e paga a empresa mas trabalha-se! Almoço é também, na maior parte dos casos no escritório ou perto e se se gastar só 20 minutos a comer, volta-se ao trabalho e dá-se o litro!
Impostos? Não queiramos nós ter os impostos que se têm na Alemanha. Para alem de selo do carro que nem eles sabem o que é, porque lhes é descontado automáticamente (isto desde quase sempre foi assim) e não se anda para lá com "papeis" colados no vidro da frente passando por impostos de circulação (muitas das AE's na Alemanha nem portagens têm; nem limite de velocidade quanto mais...) - sabiam que os limites de velocidade em Portugal foram criados/ definidos com vista a reduzir os gastos de combustíveis e não para evitar acidentes e mortes? Ah pois é! - Até para a igreja descontam, quer queiram quer não queiram, quer sejam praticantes quer não sejam...
Enfim, podia-me para aqui alongar muuuuito mas acho que só estas pequenas comparações chegam para dizer que somos uns sortudos no meio disto tudo. O nosso problema é mesmo de mentalidade (querer ganhar ou ter tudo num dia; nunca deu resultado nem nunca vai dar).
Desde que me conheço que se faz isso na Alemanha e os poucos que ainda utilizam carro combinam com vizinhos e revezam-se. Uns dias leva um o carro noutros o outro; não se vêm carros com 1 pessoa lá dentro como cá! Lá aproveita-se; maximiza-se a utilização..de tudo! Os restantes, e sao muitos (sempre foram), utilizam os transportes. Todos chegam a horas, descansadinhos e produzem! Não é por milagre que a Alemanhã é a potência que é.
Cá por outro lado, todos se queixam mas é ve-los no transito a manhã toda, todos os dias. Non-stop! Chegam tarde e a más horas, já de trombas e mal dispostos com a esfrega que levaram no trânsito...e depois a produção é quase nula! Mas o cafézinho não falha...oh, e a horinha de almoço, nem que seja para comer so um croquete, gasta-se a hora por inteiro a que se tem direito. Na Alemanha, para além de não haver muito o hábito do café, os que bebem fazem-no no escritório e paga a empresa mas trabalha-se! Almoço é também, na maior parte dos casos no escritório ou perto e se se gastar só 20 minutos a comer, volta-se ao trabalho e dá-se o litro!
Impostos? Não queiramos nós ter os impostos que se têm na Alemanha. Para alem de selo do carro que nem eles sabem o que é, porque lhes é descontado automáticamente (isto desde quase sempre foi assim) e não se anda para lá com "papeis" colados no vidro da frente passando por impostos de circulação (muitas das AE's na Alemanha nem portagens têm; nem limite de velocidade quanto mais...) - sabiam que os limites de velocidade em Portugal foram criados/ definidos com vista a reduzir os gastos de combustíveis e não para evitar acidentes e mortes? Ah pois é! - Até para a igreja descontam, quer queiram quer não queiram, quer sejam praticantes quer não sejam...
Enfim, podia-me para aqui alongar muuuuito mas acho que só estas pequenas comparações chegam para dizer que somos uns sortudos no meio disto tudo. O nosso problema é mesmo de mentalidade (querer ganhar ou ter tudo num dia; nunca deu resultado nem nunca vai dar).
Pata-Hari Escreveu:LOL, elias. Bolas, andas demasiado realista! Aliás, se calhar isso seria um bom argumento para os fazer baixar o imposto automovel, não achas?
Pata, parece é um bom argumento para subirem os impostos nos transportes públicos. Como a receita do ISP tende a descer por causa da baixa do consumo, é preciso ir buscar receita a algum lado...
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Pata-Hari Escreveu:LOL, elias. Bolas, andas demasiado realista!
Tens toda a razão. Felizmente ou infelizmente, parece que acordei para o mundo real.
Oh, mundo cruel

Pata-Hari Escreveu:Aliás, se calhar isso seria um bom argumento para os fazer baixar o imposto automovel, não achas?
Infelizmente não acho. O Estado tem interesse em maximizar as suas receitas e vai obviamente buscá-las onde as pessoas estão mais dispostas a pagar: IA e ISP são duas importantes fontes de receita onde as pessoas estão dispostas a remunerar bem o Estado. No caso do ISP, podemos dizer que os condutores estão dispostos a pagar um imposto de 60% (!) para terem o privilégio de andar de automóvel. No caso do IA não tenho presentes os valores mas também se pode fazer uma afirmação idêntica: para terem o privilégio de ter um carro, as pessoas estão dispostas a pagar um imposto altíssimo.
Acho que o Estado só vai baixar o IA isso no dia em que as vendas de automóveis começarem a cair forte. Até lá é mais na base do "paga e cala".
Nota que eu não estou a discutir a justeza do imposto, mas apenas a constatar o óbvio: as pessoas estão disponíveis para pagar bem ao Estado pelo privilégio de andar de carro. Ora, se estão dispostas a pagar, para quê abdicar dessa importante receita?
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