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Caldeirão da Bolsa

Alemães optam por viajar comboio devido à alta de preços nos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

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por englishman » 30/5/2008 15:09

Já que falaram de Amesterdão deixo umas imagens esclarecedoras e que "chocam" com a nossa cultura... :mrgreen: quer faça chuva quer faça sol. Existem parques com mais de 30000 bicicletas.

Abraço
EMan
Anexos
Amerterdao1.jpg
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Amerterdao2.jpg
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por karnuss » 30/5/2008 14:43

Uma parte não desprezável das empresas dessas cidades têm balneários onde os utilizadores de bicicleta podem comodamente tomar duche e aí sim, vestir o fato e gravata...
 
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por Elias » 30/5/2008 13:57

habanero04 Escreveu:Epá! Andar de bike é bom e faz bem, mas só é viável em percursos muito curtos e fora das horas de expediente. Havia de ser bonito fazer 20 ou 30 Km de manhã e outros tantos à tarde com fato e gravata...


Há duas semanas estive em Itália (diversas cidades do norte) e vi imensas pessoas de fato e gravata a andarem de bicicleta.

Acima de tudo é uma questão cultural.
 
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Re: ...

por Sei lá » 30/5/2008 13:56

englishman Escreveu:Sair tarde de casa, ter menos tempo para chegar a horas... ter de pedalar mais... :mrgreen:


Depende, sair de casa e ter 1 ou 2km a subir também obriga a pedalar mais. Eu sei que Matosinhos é assim para o plano :mrgreen: mas isso não implica que se saiba que numa subida o esforço duplica ou triplica.

englishman Escreveu:É só ir à Holanda e vê-los aos montes de fato e gravata.


Os fatos e as gravatas servem de vela, nem precisam de pedalar quando está vento :mrgreen: e como lá é tudo plano...

englishman Escreveu:Aqui ao lado, em Barcelona, é de scooter.
Por toda a Itália é o mesmo, scooters.


Assim já começamos a falar uma linguagem mais acessível. Acho que todo o individuo tem o direito de ter a liberdade de se deslocar livremente, sem estar absolutamente dependente de terceiros. Paga o preço, mas tem essa comodidade. As duas rodas são uma excelente alternativa ao automóvel.... desde que não chova como é o caso de Barcelona na maior parte do ano.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
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Re: ...

por habanero04 » 30/5/2008 13:08

englishman Escreveu:
O problema é só um: passaria o dia inteiro com um cheiro a modos que estranho e se calhar ia causar algum mau estar aqui no escritório


Já estou a ver que o nosso amigo habanero04 é daqueles que chega atrasado ao local de trabalho. :mrgreen: :idea: :wink:

Sair tarde de casa, ter menos tempo para chegar a horas... ter de pedalar mais... :mrgreen:

Abraço
EMan


O comboio que apanho não me deixa chegar atrasado. :shame:
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por englishman » 30/5/2008 12:50

O problema é só um: passaria o dia inteiro com um cheiro a modos que estranho e se calhar ia causar algum mau estar aqui no escritório


Já estou a ver que o nosso amigo habanero04 é daqueles que chega atrasado ao local de trabalho. :mrgreen: :idea: :wink:

Sair tarde de casa, ter menos tempo para chegar a horas... ter de pedalar mais... :mrgreen:

Abraço
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Re: ...

por habanero04 » 30/5/2008 12:41

englishman Escreveu:
Não é como cá, que existe um desrespeito pela diferença (aqui diferença significa "anormal" ).

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Epá! Andar de bike é bom e faz bem, mas só é viável em percursos muito curtos e fora das horas de expediente. Havia de ser bonito fazer 20 ou 30 Km de manhã e outros tantos à tarde com fato e gravata...


Qual o problema de andar de bicicleta e fato e gravata? :mrgreen: :lol: Se tivessemos um colega de trabalho que o fizesse o que pensaríamos dele? :wink: :?

Não estou a dizer para se andar de bicicleta 20 ou 30 Km... as bicicletas também podem ser transportadas nos transportes públicos e serem utilizadas nos percursos mais curtos como dentro das cidades, por exemplo. Há até modelos de bicicletas que podem ser transportadas como se de uma mochila se tratasse.

Mas continuamos a ver a bicicleta como um meio de divertimento e lazer/desporto e só o fato de treino ou calção é que fica bem... é tudo uma questão de perspectiva. :P

Abraço
EMan


O problema é só um: passaria o dia inteiro com um cheiro a modos que estranho e se calhar ia causar algum mau estar aqui no escritório, mesmo apesar de haver quem diga que um homem se quer a cheirar a cavalo.

Nota: Cavalo - referente ao animal quadrupede, não ao pó conhecido pelo mesmo nome.
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Re: ...

por TheTraveler » 30/5/2008 12:40

Qual o problema de andar de bicicleta e fato e gravata? :mrgreen: :lol: Se tivessemos um colega de trabalho que o fizesse o que pensaríamos dele? :wink: :?


É só ir à Holanda e vê-los aos montes de fato e gravata.

Aqui ao lado, em Barcelona, é de scooter.
Por toda a Itália é o mesmo, scooters.
As novas 50cc a 4 tempos gastam 2 a 3lts aos 100km...
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por englishman » 30/5/2008 12:28

Não é como cá, que existe um desrespeito pela diferença (aqui diferença significa "anormal" ).

_____________________________________________________
Epá! Andar de bike é bom e faz bem, mas só é viável em percursos muito curtos e fora das horas de expediente. Havia de ser bonito fazer 20 ou 30 Km de manhã e outros tantos à tarde com fato e gravata...


Qual o problema de andar de bicicleta e fato e gravata? :mrgreen: :lol: Se tivessemos um colega de trabalho que o fizesse o que pensaríamos dele? :wink: :?

Não estou a dizer para se andar de bicicleta 20 ou 30 Km... as bicicletas também podem ser transportadas nos transportes públicos e serem utilizadas nos percursos mais curtos como dentro das cidades, por exemplo. Há até modelos de bicicletas que podem ser transportadas como se de uma mochila se tratasse.

Mas continuamos a ver a bicicleta como um meio de divertimento e lazer/desporto e só o fato de treino ou calção é que fica bem... é tudo uma questão de perspectiva. :P

Abraço
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por acintra » 30/5/2008 12:17

Elias Escreveu:
acintra Escreveu:Eu não me importava de utilizar transportes desde que fosse uma rede em condições e com a qualidade suficiente que fizesse esquecer o carro.


Eu acho que nós temos uma boa rede de transportes públicos, nomeadamente em Lisboa.


Eu continuo a achar que falta qualidade e dou um exemplo da minha opção em largar o carro.
Á noite só ando de táxi, devdo ás operações STOP, devido a optar por beber em vez de conduzir, por respeito às regras pelas quais todos deviamos seguir,...
Por isso não sou daqueles que é "agarrado" ao carro. Inclusivé moro em Cascais e vou de táxi para Lisboa, ou como 2ª opção e que começa a ficar mais barata, vou de carro, alugo quarto num hotel e só volto a casa no dia seguinte.
Continuo a achar que a rede de transportes para mim ainda não está o sufucientemente boa para largar o carro. A empresa onde trabalho é em Sintra e os autocarros não me convencem.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
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Re: ...

por habanero04 » 30/5/2008 12:15

JAM Escreveu:
englishman Escreveu:E a utilização da bicicleta é também uma constante... aliás, são várias as cidades que estão preparadas para esse fim.


Preparação número 1: Acabar com o relevo nas cidades.


Ou pedir transferência para o Alentejo... :mrgreen:
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Re: ...

por Sei lá » 30/5/2008 12:11

englishman Escreveu:E a utilização da bicicleta é também uma constante... aliás, são várias as cidades que estão preparadas para esse fim.


Preparação número 1: Acabar com o relevo nas cidades.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
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por habanero04 » 30/5/2008 12:03

Epá! Andar de bike é bom e faz bem, mas só é viável em percursos muito curtos e fora das horas de expediente. Havia de ser bonito fazer 20 ou 30 Km de manhã e outros tantos à tarde com fato e gravata...
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por englishman » 30/5/2008 11:43

Boas,

Desde que me conheço que se faz isso na Alemanha e os poucos que ainda utilizam carro combinam com vizinhos e revezam-se. Uns dias leva um o carro noutros o outro; não se vêm carros com 1 pessoa lá dentro como cá! Lá aproveita-se; maximiza-se a utilização..de tudo! Os restantes, e sao muitos (sempre foram), utilizam os transportes. Todos chegam a horas, descansadinhos e produzem! Não é por milagre que a Alemanhã é a potência que é.

Cá por outro lado, todos se queixam mas é ve-los no transito a manhã toda, todos os dias. Non-stop! Chegam tarde e a más horas, já de trombas e mal dispostos com a esfrega que levaram no trânsito...e depois a produção é quase nula! Mas o cafézinho não falha...oh, e a horinha de almoço, nem que seja para comer so um croquete, gasta-se a hora por inteiro a que se tem direito. Na Alemanha, para além de não haver muito o hábito do café, os que bebem fazem-no no escritório e paga a empresa mas trabalha-se! Almoço é também, na maior parte dos casos no escritório ou perto e se se gastar só 20 minutos a comer, volta-se ao trabalho e dá-se o litro!

Impostos? Não queiramos nós ter os impostos que se têm na Alemanha. Para alem de selo do carro que nem eles sabem o que é, porque lhes é descontado automáticamente (isto desde quase sempre foi assim) e não se anda para lá com "papeis" colados no vidro da frente passando por impostos de circulação (muitas das AE's na Alemanha nem portagens têm; nem limite de velocidade quanto mais...) - sabiam que os limites de velocidade em Portugal foram criados/ definidos com vista a reduzir os gastos de combustíveis e não para evitar acidentes e mortes? Ah pois é! - Até para a igreja descontam, quer queiram quer não queiram, quer sejam praticantes quer não sejam...


E a utilização da bicicleta é também uma constante... aliás, são várias as cidades que estão preparadas para esse fim. Não é como cá, que existe um desrespeito pela diferença (aqui diferença significa "anormal" :lol: ).
Gostava de ver um estudo da comparação dos preços dos combustíveis (e não só, mas como é o que está na moda) cruzados com os ordenados médios de cada país europeu... :idea:

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por Elias » 30/5/2008 10:24

Euromilhoes Escreveu:Quem mora na linha de Sintra, Cascais e margem sul e trabalha em Lisboa está muito bem servido de transportes publicos.
Deixem os carros nas estações e vão de comboio.


O mesmo se aplica a quem mora no eixo Alverca-Vila Franca de Xira.
 
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por habanero04 » 30/5/2008 10:24

karlitos Escreveu:a ideia que eu tenho é que em Portugal os comboios não são competitivos!

alias, basta ver os prejuízos que dão anualmente.

se todos agora fossem andar de comboio em vez de carro, não sei se o estado perderia ou ganharia, uma vez que esse lucro da CP iria reduzir passivos e compensações que o estado tem que pagar mais tarde!

seria positivo!

O problema é que não aumentaram os comboios porque ainda não foi revista a tarifa eléctrica (mais um passivo), mas não se esqueçam que a grande maioria da electricidade é produzida por fontes como carvão e petróleo, por isso mais tarde ou mais cedo os preços vão sofrer um grande agravamento!


Eu utilizo o comboio todos os dias e olha que não tem aumentado nada pouco. Tirando os aumentos que houve o ano passado que foram uns 2 ou 3 durante o ano, o último que foi no início do ano foi de 6%, equivalente a 3.45€. O trajecto que faço demora 25 minutos e pago 60.75€ por mês.
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por Euromilhoes » 30/5/2008 10:22

Quem mora na linha de Sintra, Cascais e margem sul e trabalha em Lisboa está muito bem servido de transportes publicos.
Deixem os carros nas estações e vão de comboio.
 
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por Elias » 30/5/2008 10:09

acintra Escreveu:Eu não me importava de utilizar transportes desde que fosse uma rede em condições e com a qualidade suficiente que fizesse esquecer o carro.


Eu acho que nós temos uma boa rede de transportes públicos, nomeadamente em Lisboa.
 
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por acintra » 30/5/2008 10:01

Eu não me importava de utilizar transportes desde que fosse uma rede em condições e com a qualidade suficiente que fizesse esquecer o carro.
Um abraço e bons negócios.

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A mim nao me daa nada jeito ir de comboio...

por bboniek33 » 30/5/2008 7:46

...trabalho a 3 quarteiroes de casa, ainda seriam pra ai uns 7 minutos a andar, ora assim levo o carro e demoro soo 2 minutos.
Imaginem agora se fosse apanhar o comboio... nao, pra mim nao daa ! :|
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por karlitos » 29/5/2008 22:50

a ideia que eu tenho é que em Portugal os comboios não são competitivos!

alias, basta ver os prejuízos que dão anualmente.

se todos agora fossem andar de comboio em vez de carro, não sei se o estado perderia ou ganharia, uma vez que esse lucro da CP iria reduzir passivos e compensações que o estado tem que pagar mais tarde!

seria positivo!

O problema é que não aumentaram os comboios porque ainda não foi revista a tarifa eléctrica (mais um passivo), mas não se esqueçam que a grande maioria da electricidade é produzida por fontes como carvão e petróleo, por isso mais tarde ou mais cedo os preços vão sofrer um grande agravamento!
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por crusas » 29/5/2008 21:42

Boas,

Desde que me conheço que se faz isso na Alemanha e os poucos que ainda utilizam carro combinam com vizinhos e revezam-se. Uns dias leva um o carro noutros o outro; não se vêm carros com 1 pessoa lá dentro como cá! Lá aproveita-se; maximiza-se a utilização..de tudo! Os restantes, e sao muitos (sempre foram), utilizam os transportes. Todos chegam a horas, descansadinhos e produzem! Não é por milagre que a Alemanhã é a potência que é.

Cá por outro lado, todos se queixam mas é ve-los no transito a manhã toda, todos os dias. Non-stop! Chegam tarde e a más horas, já de trombas e mal dispostos com a esfrega que levaram no trânsito...e depois a produção é quase nula! Mas o cafézinho não falha...oh, e a horinha de almoço, nem que seja para comer so um croquete, gasta-se a hora por inteiro a que se tem direito. Na Alemanha, para além de não haver muito o hábito do café, os que bebem fazem-no no escritório e paga a empresa mas trabalha-se! Almoço é também, na maior parte dos casos no escritório ou perto e se se gastar só 20 minutos a comer, volta-se ao trabalho e dá-se o litro!

Impostos? Não queiramos nós ter os impostos que se têm na Alemanha. Para alem de selo do carro que nem eles sabem o que é, porque lhes é descontado automáticamente (isto desde quase sempre foi assim) e não se anda para lá com "papeis" colados no vidro da frente passando por impostos de circulação (muitas das AE's na Alemanha nem portagens têm; nem limite de velocidade quanto mais...) - sabiam que os limites de velocidade em Portugal foram criados/ definidos com vista a reduzir os gastos de combustíveis e não para evitar acidentes e mortes? Ah pois é! - Até para a igreja descontam, quer queiram quer não queiram, quer sejam praticantes quer não sejam...

Enfim, podia-me para aqui alongar muuuuito mas acho que só estas pequenas comparações chegam para dizer que somos uns sortudos no meio disto tudo. O nosso problema é mesmo de mentalidade (querer ganhar ou ter tudo num dia; nunca deu resultado nem nunca vai dar).
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por silvaxico » 29/5/2008 21:38

Pata-Hari Escreveu:LOL, elias. Bolas, andas demasiado realista! Aliás, se calhar isso seria um bom argumento para os fazer baixar o imposto automovel, não achas?


Pata, parece é um bom argumento para subirem os impostos nos transportes públicos. Como a receita do ISP tende a descer por causa da baixa do consumo, é preciso ir buscar receita a algum lado...
 
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por Elias » 29/5/2008 21:24

Pata-Hari Escreveu:LOL, elias. Bolas, andas demasiado realista!


Tens toda a razão. Felizmente ou infelizmente, parece que acordei para o mundo real.

Oh, mundo cruel :twisted:

Pata-Hari Escreveu:Aliás, se calhar isso seria um bom argumento para os fazer baixar o imposto automovel, não achas?


Infelizmente não acho. O Estado tem interesse em maximizar as suas receitas e vai obviamente buscá-las onde as pessoas estão mais dispostas a pagar: IA e ISP são duas importantes fontes de receita onde as pessoas estão dispostas a remunerar bem o Estado. No caso do ISP, podemos dizer que os condutores estão dispostos a pagar um imposto de 60% (!) para terem o privilégio de andar de automóvel. No caso do IA não tenho presentes os valores mas também se pode fazer uma afirmação idêntica: para terem o privilégio de ter um carro, as pessoas estão dispostas a pagar um imposto altíssimo.
Acho que o Estado só vai baixar o IA isso no dia em que as vendas de automóveis começarem a cair forte. Até lá é mais na base do "paga e cala".

Nota que eu não estou a discutir a justeza do imposto, mas apenas a constatar o óbvio: as pessoas estão disponíveis para pagar bem ao Estado pelo privilégio de andar de carro. Ora, se estão dispostas a pagar, para quê abdicar dessa importante receita?
 
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por Pata-Hari » 29/5/2008 21:14

LOL, elias. Bolas, andas demasiado realista! Aliás, se calhar isso seria um bom argumento para os fazer baixar o imposto automovel, não achas?
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