Caldeirão da Bolsa

Compra de casa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sequeira » 8/5/2008 1:06

Boa noite

À uns meses atras decidi mudar de casa como tal agora ando na fase de ir aos bancos (não a muitos!)e fazer simulações. Hoje (no caso ja foi ontem mas isso não vem ao caso) ao fazer uma simulação foi me dada a uma proposta para fazer á taxa fixa e fiquei supreendido! da me uma mensalidade mais baixa cerca de 30 €!/mês! não é muito mas ao fim dum ano são 360€ o que ja fica a ser alguma coisa!! no curto prazo é bom e no longo prazo ?? alguem me aconselha ! o prazo minimo para fixar é 2 anos depois posso negociar outra vez ... ou continua fixo ou mudo para variavel..

alguem aqui no foram passou por esta situação??
um abraço e bons negócios

Sequeira

Registado: 11/9/2007 10:22

Compra de casa

por ptcompaq » 16/4/2008 13:09

Muito obrigado pelas opiniões. Já passei a informação aos meus colegas, esperam que consigam fazer um bom negócio, estas coisas são sempre complicadas...
Se quiserem fechar o tópico podem fazê-lo.

Registado: 3/12/2007 13:40

por Bzidroglio » 14/4/2008 21:25

Podes sempre usar de uma artimanha...
Atenção em nenhuma situação pagues um cêntimo porque esses "mediadores" têm acordos com bancos onde recebem uma comissão.
Sem compromisso, dirige-te a um mediador financeiro (tipo: Decisões & Soluções) e diz-lhes que já tens um spread razoável, digamos de 0,5 % e que gostarias de vêr se eles conseguem melhores condições.
Aproveita o que eu e outros disseram anteriormente e diz-lhes que para ti as melhores condições são "a soma de todas os produtos obrigatórios, mais o spread, e as demais condições de ser cliente do banco X".
Aguarda que eles trabalhem por ti ... :wink:
Não feches nada sem te informar com quem sabe!

Registado: 5/2/2008 17:53

por mapaman » 14/4/2008 19:47

Boas,na concessão de crédito à habitação aquilo que realmente conta é como já foi dito o IRS e o gerente do balcão ser mais ou menos amigo...
Sei que parece um pouco "duro" mas é mesmo assim,quanto menor fôr o risco de incumprimento por parte do cliente,mais confortável está o banco,depois cada balcão tem margem para mexer em valores sem pedir nem dar conhecimento "para cima",aqui entra o gestor,não de conta que esses trabalham por objectivos(ppr´s,cartões,seguros de vida) mas o de balcão!
cumps

Registado: 24/1/2008 22:05

Re: Compra de casa

por redhot » 14/4/2008 16:42

ptcompaq Escreveu:Boa tarde, para começar desculpem o tópico, mas tenho uns amigos que querem comprar casa e andam pelos bancos a pedir simulações e simulações. A verdade é que o dinheiro é sempre pouco e com esta crise os bancos subiram os spreads e de que maneira. O valor do empréstimo ronda os 90000€. O que gostava de saber é se é possível negociar o spread com algum fundamento legal. E que bancos vocês aconselham para fazer um crédito habitação? Taxa fixa, taxa variável. Se me puderem elucidar um pouco sobre este assunto seria bom. Conto com a vossa ajuda. Bem sei que isto foge um pouco do âmbito deste fórum, mas penso que são as pessoas indicadas para perguntar.

Quanto mais dinheiro tiveres mais poder negocial tens e menor será o spread pois o risco (de incumprimento) para o banco diminui. Isso é "medido" pelo banco através do teu IRS.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por malakas » 14/4/2008 12:51

Uma modalidade interessante de crédito é taxa variável com prestação fixa.

O valor da prestação é fixado quando é feita a escritura tendo taxa variável indexada à euribor.

Se a euribor subir aumenta o prazo de pagamento. Se a euribor descer diminui o prazo de pagamento. Mas prestação fica sempre igual.

Sei que a CGD e o BPI têm esta modalidade.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:06

por Bzidroglio » 13/4/2008 22:13

Tem de ver banco a banco. O BBVA sei que tem 1 produto que permite a mudança sem o pagamento de taxas.
De qualquer forma, pode sempre negociar (a compra de um produto chamado crédito à habitação), a inscrição no documento complementar da escritura de uma clausula que lhe permita a mudança do indexante, sem comissões, ou com comissões baixas e préviamente acordadas.
Chamo a atenção que em qualquer negociação que faça, depois terá e vir plasmado no documento referido anteriormente, sob pena de ser apenas "31 de boca" com um gerente bancário.
Bons negócios

Comprar casa

por ptcompaq » 13/4/2008 21:39

Obrigado pelas dicas. E em relação à taxa fixa vs taxa variável o que tem a dizer? É possível mudar de modalidade a partir de certa altura?

por Bzidroglio » 13/4/2008 19:03

..e ver se compensa aderir a esses produtos, uma vez que é aí que os bancos recuperam parte dos baixos spreads.

É preciso ter em atenção que é necessário comparar produtos comparáveis.

Quero com isto dizer que certos produtos obrigatórios, nomeadamente seguros de vida e multiriscos, é necessário analisar aprofundadamente as coberturas.

Um preço de um seguro de vida pode ter muitas nuances...

1ª coisa a vêr é se no caso de 2 titulares cobre morte e invalidez permanente a 100% para cada titular ou só a 50%, ou só de 1 titular.

No multiriscos vêr se por exemplo cobre fenómenos sísmicos e em que percentagem ? Se existem franquias.

No caso de cartões VISA e Contas ordenado, vêr se no caso do VISA basta tê-lo apenas ou é obrigatório utilizar.

No caso do VISA vêr o custo da anuidade (caso seja gratis, consultar precário para anos seguintes) e saber a taxa de juro.

Conta ordenado, vêr a taxa efectiva do descoberto, e se existem outras taxas.

A soma de tudo isto, mais o spread acordado é que é o custo real do crédito à habitação.

Sugeria ainda vêr junto de alguns Bancos se não existe nenhum protocolo profissional (militar, ordens profissionais, sindicatos, etc)

por Onorio » 13/4/2008 16:05

Cada banco tem as suas vantagens/desvantagens, sinceramente n acho q exista UM banco ideal para contair credito para habitaçao.
Para negociar o spread é aderir a todos os produtos q os bancos tem, qnts mais, menor o spread, desde PPR´s, cartoes credito, seguros vida, é so escolher.

Registado: 4/3/2008 23:31

Compra de casa

por ptcompaq » 13/4/2008 15:59

Boa tarde, para começar desculpem o tópico, mas tenho uns amigos que querem comprar casa e andam pelos bancos a pedir simulações e simulações. A verdade é que o dinheiro é sempre pouco e com esta crise os bancos subiram os spreads e de que maneira. O valor do empréstimo ronda os 90000€. O que gostava de saber é se é possível negociar o spread com algum fundamento legal. E que bancos vocês aconselham para fazer um crédito habitação? Taxa fixa, taxa variável. Se me puderem elucidar um pouco sobre este assunto seria bom. Conto com a vossa ajuda. Bem sei que isto foge um pouco do âmbito deste fórum, mas penso que são as pessoas indicadas para perguntar.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], GaussSLB47, iniciado1, LCRLCR, nickforum, PAULOJOAO, rg7803 e 113 visitantes