Compra de casa
11 mensagens
|Página 1 de 1
Boa noite
À uns meses atras decidi mudar de casa como tal agora ando na fase de ir aos bancos (não a muitos!)e fazer simulações. Hoje (no caso ja foi ontem mas isso não vem ao caso) ao fazer uma simulação foi me dada a uma proposta para fazer á taxa fixa e fiquei supreendido! da me uma mensalidade mais baixa cerca de 30 €!/mês! não é muito mas ao fim dum ano são 360€ o que ja fica a ser alguma coisa!! no curto prazo é bom e no longo prazo ?? alguem me aconselha ! o prazo minimo para fixar é 2 anos depois posso negociar outra vez ... ou continua fixo ou mudo para variavel..
alguem aqui no foram passou por esta situação??
À uns meses atras decidi mudar de casa como tal agora ando na fase de ir aos bancos (não a muitos!)e fazer simulações. Hoje (no caso ja foi ontem mas isso não vem ao caso) ao fazer uma simulação foi me dada a uma proposta para fazer á taxa fixa e fiquei supreendido! da me uma mensalidade mais baixa cerca de 30 €!/mês! não é muito mas ao fim dum ano são 360€ o que ja fica a ser alguma coisa!! no curto prazo é bom e no longo prazo ?? alguem me aconselha ! o prazo minimo para fixar é 2 anos depois posso negociar outra vez ... ou continua fixo ou mudo para variavel..
alguem aqui no foram passou por esta situação??
um abraço e bons negócios
Sequeira
Sequeira
- Registado: 11/9/2007 10:22
Compra de casa
Muito obrigado pelas opiniões. Já passei a informação aos meus colegas, esperam que consigam fazer um bom negócio, estas coisas são sempre complicadas...
Se quiserem fechar o tópico podem fazê-lo.
Se quiserem fechar o tópico podem fazê-lo.
Podes sempre usar de uma artimanha...
Atenção em nenhuma situação pagues um cêntimo porque esses "mediadores" têm acordos com bancos onde recebem uma comissão.
Sem compromisso, dirige-te a um mediador financeiro (tipo: Decisões & Soluções) e diz-lhes que já tens um spread razoável, digamos de 0,5 % e que gostarias de vêr se eles conseguem melhores condições.
Aproveita o que eu e outros disseram anteriormente e diz-lhes que para ti as melhores condições são "a soma de todas os produtos obrigatórios, mais o spread, e as demais condições de ser cliente do banco X".
Aguarda que eles trabalhem por ti ...
Não feches nada sem te informar com quem sabe!
Atenção em nenhuma situação pagues um cêntimo porque esses "mediadores" têm acordos com bancos onde recebem uma comissão.
Sem compromisso, dirige-te a um mediador financeiro (tipo: Decisões & Soluções) e diz-lhes que já tens um spread razoável, digamos de 0,5 % e que gostarias de vêr se eles conseguem melhores condições.
Aproveita o que eu e outros disseram anteriormente e diz-lhes que para ti as melhores condições são "a soma de todas os produtos obrigatórios, mais o spread, e as demais condições de ser cliente do banco X".
Aguarda que eles trabalhem por ti ...

Não feches nada sem te informar com quem sabe!
Boas,na concessão de crédito à habitação aquilo que realmente conta é como já foi dito o IRS e o gerente do balcão ser mais ou menos amigo...
Sei que parece um pouco "duro" mas é mesmo assim,quanto menor fôr o risco de incumprimento por parte do cliente,mais confortável está o banco,depois cada balcão tem margem para mexer em valores sem pedir nem dar conhecimento "para cima",aqui entra o gestor,não de conta que esses trabalham por objectivos(ppr´s,cartões,seguros de vida) mas o de balcão!
cumps
Sei que parece um pouco "duro" mas é mesmo assim,quanto menor fôr o risco de incumprimento por parte do cliente,mais confortável está o banco,depois cada balcão tem margem para mexer em valores sem pedir nem dar conhecimento "para cima",aqui entra o gestor,não de conta que esses trabalham por objectivos(ppr´s,cartões,seguros de vida) mas o de balcão!
cumps
Re: Compra de casa
ptcompaq Escreveu:Boa tarde, para começar desculpem o tópico, mas tenho uns amigos que querem comprar casa e andam pelos bancos a pedir simulações e simulações. A verdade é que o dinheiro é sempre pouco e com esta crise os bancos subiram os spreads e de que maneira. O valor do empréstimo ronda os 90000€. O que gostava de saber é se é possível negociar o spread com algum fundamento legal. E que bancos vocês aconselham para fazer um crédito habitação? Taxa fixa, taxa variável. Se me puderem elucidar um pouco sobre este assunto seria bom. Conto com a vossa ajuda. Bem sei que isto foge um pouco do âmbito deste fórum, mas penso que são as pessoas indicadas para perguntar.
Quanto mais dinheiro tiveres mais poder negocial tens e menor será o spread pois o risco (de incumprimento) para o banco diminui. Isso é "medido" pelo banco através do teu IRS.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Uma modalidade interessante de crédito é taxa variável com prestação fixa.
O valor da prestação é fixado quando é feita a escritura tendo taxa variável indexada à euribor.
Se a euribor subir aumenta o prazo de pagamento. Se a euribor descer diminui o prazo de pagamento. Mas prestação fica sempre igual.
Sei que a CGD e o BPI têm esta modalidade.
Cumprimentos
O valor da prestação é fixado quando é feita a escritura tendo taxa variável indexada à euribor.
Se a euribor subir aumenta o prazo de pagamento. Se a euribor descer diminui o prazo de pagamento. Mas prestação fica sempre igual.
Sei que a CGD e o BPI têm esta modalidade.
Cumprimentos
- Registado: 29/11/2007 10:06
Tem de ver banco a banco. O BBVA sei que tem 1 produto que permite a mudança sem o pagamento de taxas.
De qualquer forma, pode sempre negociar (a compra de um produto chamado crédito à habitação), a inscrição no documento complementar da escritura de uma clausula que lhe permita a mudança do indexante, sem comissões, ou com comissões baixas e préviamente acordadas.
Chamo a atenção que em qualquer negociação que faça, depois terá e vir plasmado no documento referido anteriormente, sob pena de ser apenas "31 de boca" com um gerente bancário.
Bons negócios
De qualquer forma, pode sempre negociar (a compra de um produto chamado crédito à habitação), a inscrição no documento complementar da escritura de uma clausula que lhe permita a mudança do indexante, sem comissões, ou com comissões baixas e préviamente acordadas.
Chamo a atenção que em qualquer negociação que faça, depois terá e vir plasmado no documento referido anteriormente, sob pena de ser apenas "31 de boca" com um gerente bancário.
Bons negócios
Comprar casa
Obrigado pelas dicas. E em relação à taxa fixa vs taxa variável o que tem a dizer? É possível mudar de modalidade a partir de certa altura?
..e ver se compensa aderir a esses produtos, uma vez que é aí que os bancos recuperam parte dos baixos spreads.
É preciso ter em atenção que é necessário comparar produtos comparáveis.
Quero com isto dizer que certos produtos obrigatórios, nomeadamente seguros de vida e multiriscos, é necessário analisar aprofundadamente as coberturas.
Um preço de um seguro de vida pode ter muitas nuances...
1ª coisa a vêr é se no caso de 2 titulares cobre morte e invalidez permanente a 100% para cada titular ou só a 50%, ou só de 1 titular.
No multiriscos vêr se por exemplo cobre fenómenos sísmicos e em que percentagem ? Se existem franquias.
No caso de cartões VISA e Contas ordenado, vêr se no caso do VISA basta tê-lo apenas ou é obrigatório utilizar.
No caso do VISA vêr o custo da anuidade (caso seja gratis, consultar precário para anos seguintes) e saber a taxa de juro.
Conta ordenado, vêr a taxa efectiva do descoberto, e se existem outras taxas.
A soma de tudo isto, mais o spread acordado é que é o custo real do crédito à habitação.
Sugeria ainda vêr junto de alguns Bancos se não existe nenhum protocolo profissional (militar, ordens profissionais, sindicatos, etc)
É preciso ter em atenção que é necessário comparar produtos comparáveis.
Quero com isto dizer que certos produtos obrigatórios, nomeadamente seguros de vida e multiriscos, é necessário analisar aprofundadamente as coberturas.
Um preço de um seguro de vida pode ter muitas nuances...
1ª coisa a vêr é se no caso de 2 titulares cobre morte e invalidez permanente a 100% para cada titular ou só a 50%, ou só de 1 titular.
No multiriscos vêr se por exemplo cobre fenómenos sísmicos e em que percentagem ? Se existem franquias.
No caso de cartões VISA e Contas ordenado, vêr se no caso do VISA basta tê-lo apenas ou é obrigatório utilizar.
No caso do VISA vêr o custo da anuidade (caso seja gratis, consultar precário para anos seguintes) e saber a taxa de juro.
Conta ordenado, vêr a taxa efectiva do descoberto, e se existem outras taxas.
A soma de tudo isto, mais o spread acordado é que é o custo real do crédito à habitação.
Sugeria ainda vêr junto de alguns Bancos se não existe nenhum protocolo profissional (militar, ordens profissionais, sindicatos, etc)
Compra de casa
Boa tarde, para começar desculpem o tópico, mas tenho uns amigos que querem comprar casa e andam pelos bancos a pedir simulações e simulações. A verdade é que o dinheiro é sempre pouco e com esta crise os bancos subiram os spreads e de que maneira. O valor do empréstimo ronda os 90000€. O que gostava de saber é se é possível negociar o spread com algum fundamento legal. E que bancos vocês aconselham para fazer um crédito habitação? Taxa fixa, taxa variável. Se me puderem elucidar um pouco sobre este assunto seria bom. Conto com a vossa ajuda. Bem sei que isto foge um pouco do âmbito deste fórum, mas penso que são as pessoas indicadas para perguntar.
11 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GaussSLB47, iniciado1, LCRLCR, PAULOJOAO, Purificaçao, rg7803, Ugly bull e 123 visitantes