Portucel - Tópico Geral
Só uma curiosidade para debate, já reparam que os 1,9 mi milhões de euros que a PTI está a pensar investir no Uruguai são superiores ao que a empresa vale neste momento em bolsa?!
E que só o investimento que está a fazer neste momento na construção da nova máquina em Portugal representa 50% desse mesmo valor!!
Fica para reflexão de fim-de-semana!
Tenham todos um bom
E que só o investimento que está a fazer neste momento na construção da nova máquina em Portugal representa 50% desse mesmo valor!!
Fica para reflexão de fim-de-semana!

Tenham todos um bom
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Re: Portucel
ptcompaq Escreveu: Caso não haja força então é melhor ter cuidado porque a tendência bear continua...
A tendência bear já não me parece que seja dominante na PTI, pelo menes enquanto o título se mantiver acima dos 2.25...
Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Portucel
Analisando o gráfico anterior penso que ainda não existem dados suficientes para afirmar que fracassou o ataque aos 2,50 (+/-). Nas duas ultimas sessões esteve a respirar para o ataque final. Veremos se há força na menina para quebrar a resistência. Esta semana é importante para analisar isso. Caso não haja força então é melhor ter cuidado porque a tendência bear continua... 

Re: Olá mlra, tens...
mlra Escreveu:Boas!
Parece-me que a Portucel não está a demonstrar força para quebrar os 2.40-2.45.
Aqueles que percebem de AT o que vos parece?!![]()
Cumps
Esse valor não tem até agora grande importância em termos técnicos, como disse atrás, mais importantes são os 2.25 e os 2.60 (por ai)... por enquanto os 2.40/45 são apenas uma resistência de curtissimo prazo e só têm valor neste prazo...
Bos negócios
Olá mlra, tens...
Parece-me que a Portucel não está a demonstrar força para quebrar os 2.40-2.45.
Aqueles que percebem de AT o que vos parece?!![]()
Cumps
na página anterior a análise complementada com gráfico, de dois ilustres membros aqui do fórum; artista e tonando.
Deixo também aqui um esboço, já com cotações actualizadas, e vê-se que a mm2OO, está a colocar um entrave, na subida do titulo, embora o nivel que é apontado como sendo a verdadeira resistência esteja uns 15 cêntimos acima..
- Anexos
-
- Pti.jpg (126.88 KiB) Visualizado 5531 vezes
- Registado: 3/12/2002 19:50
Re: portucel
ptcompaq Escreveu:Boas! Tive a ver o tópico do ulisses sobre o seu olhar pelas 20 cotadas da nossa praça e ele defende que este papel estará de regresso à tendencia ascendente se passar os 2,57. Será que é desta que tem força para ultrapassar essa barreira? Tecnicamente acham que é um bom sinal de compra?
Estou de acordo contigo e com o Ulisses!
A noticia do investimento no URUGUAY contribui (no lado fundamental) ... eu sempre gostei de ter BONS fundamentais ao lado da técnica ... como na PORTUCEL

... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Re: portucel
ptcompaq Escreveu:Boas! Tive a ver o tópico do ulisses sobre o seu olhar pelas 20 cotadas da nossa praça e ele defende que este papel estará de regresso à tendencia ascendente se passar os 2,57. Será que é desta que tem força para ultrapassar essa barreira? Tecnicamente acham que é um bom sinal de compra?
Que sinal?
Neste momento a PTI está entre dois níveis importantes, os 2.25 e os 2.60, a quebra de algum deles deverá ser interpretado como um sinal importante... de sinal contrário claro!!
Bom fim de semana
portucel
Boas! Tive a ver o tópico do ulisses sobre o seu olhar pelas 20 cotadas da nossa praça e ele defende que este papel estará de regresso à tendencia ascendente se passar os 2,57. Será que é desta que tem força para ultrapassar essa barreira? Tecnicamente acham que é um bom sinal de compra?
A estratégia da Portucel parece-me adequada para conseguir uma posição de dominância no sector europeu e quem sabe, também a nível mundial nos próximos anos. Para se conseguir um preço baixo do produto final têm que racionalizar os custos procurando melhorar a produção e conseguir melhores mercados. A América do Sul está completamente virgem neste campo, não tenho dúvida que baixam substancialmente os custos de produção.
Quem investe na Portucel sabe que é um investimento seguro, bons fundamentais, boa governação, uma razoável política de distribuição de dividendos, acrescentando a isso, a Portucel é uma acção que só mostra alguma volatilidade em termos conjunturais de mercado.
A questão é que é preciso ter alguma paciência e esperar, pois o título tem mostrado tudo de necessário para continuar em escalada e entrar em bull em rota de cruzeiro. Claro que vai ter algumas fases de revés, mas isso é normal em qualquer título, em determinadas alturas os títulos têm que arrefecer, para depois retomarem a tendência.
Bons negócios
LMPC
Quem investe na Portucel sabe que é um investimento seguro, bons fundamentais, boa governação, uma razoável política de distribuição de dividendos, acrescentando a isso, a Portucel é uma acção que só mostra alguma volatilidade em termos conjunturais de mercado.
A questão é que é preciso ter alguma paciência e esperar, pois o título tem mostrado tudo de necessário para continuar em escalada e entrar em bull em rota de cruzeiro. Claro que vai ter algumas fases de revés, mas isso é normal em qualquer título, em determinadas alturas os títulos têm que arrefecer, para depois retomarem a tendência.
Bons negócios
LMPC
- Registado: 9/3/2008 20:18
portucel
Não acham que este nivel de investimento poderá trazer a curto/medio prazo implicacoes negativas para a cotacao?!
Cumps
A pasta de papel é uma commodity...os preços de venda sao preços de mercado (cotados) assim a RENTABILIDADE vai-se buscar na optimização dos custos (exactamente o objectivo da Portucel no Uruguai).

Portucel apresentou projecto de 1.890 M€ ao governo uruguaio
Representantes da Portucel apresentaram ao ministro dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai, Victor Rossi, um projecto de investimento que poderá rondar os 1.890 milhões de euros, disse hoje à Lusa a embaixadora de Portugal no país.
«Existe a possibilidade de avançar para um investimento que rondará os 3 mil milhões de dólares», afirmou Luísa Bastos de Almeida.
«Naturalmente que um investimento desta envergadura leva o seu tempo a ser analisado e aprofundado, mas tudo leva a crer que existem grandes hipóteses para a Portucel construir a maior fábrica de papel da América do Sul aqui no Uruguai«, disse à Lusa a embaixadora.
A agência Lusa contactou a Portucel em Portugal para obter esclarecimentos, mas fonte oficial escusou-se a comentar o assunto.
Em declarações ao jornal uruguaio La Republica, o presidente executivo da Portucel, José Honório, disse que o Uruguai é uma grande oportunidade de investimento para a empresa.
- Anexos
-
- uruguay-map.png (92.43 KiB) Visualizado 6430 vezes
Editado pela última vez por Luka! em 20/4/2008 8:53, num total de 1 vez.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
ANÁLISE Publicado 18 Abril 2008 10:20
Análise
Unidade no Uruguai permite à Portucel entrar clube de produtores de pasta "low cost"
A possibilidade da Portucel avançar com a construção de uma fábrica de pasta e papel no Uruguai é bem vista pelos analistas que destacam que este projecto poderá criar valor à empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira e permitir-lhe entrar no clube de produtores de pasta "low cost".
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
A possibilidade da Portucel avançar com a construção de uma fábrica de pasta e papel no Uruguai é bem vista pelos analistas que destacam que este projecto poderá criar valor à empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira e permitir-lhe entrar no clube de produtores de pasta "low cost".
"Acreditamos que o possível investimento numa nova unidade de BEKP no Uruguai poderá criar valor" à Portucel, na medida em que esta região "apresenta um ritmo de crescimento de eucalipto superior ao resto do mundo" e o Uruguai tem "oferecido várias facilidades como isenção de impostos, que podem acelerar o retorno do investimento", refere o BPI.
Em termos estratégicos, este investimento também "faz sentido" já que, para os analistas do banco de investimento, a "procura por BEKP deverá continuar nos próximos anos, absorvendo os aumentos de capacidade", e a Portucel tem "um forte ‘know how’ neste campo".
A equipa de "research" salienta ainda que este investimento, a concretizar-se, poderá ser financiado por fundos próprios da Portucel, isto caso ocorra entre 2010 e 2011, o que resultará num aumento o rácio dívida/EBITDA para 3,5-4 vezes".
O Millennium IB salienta que com a localização de uma unidade no Uruguai, a Portucel "conseguiria assim entrar no clube de produtores de pasta ‘low cost’", acrescentando que o "valor envolvido [1,9 mil milhões de euros] possibilitaria a construção de uma fábrica de pasta e papel, com uma capacidade de papel igual ou superior à fábrica que neste momento está em construção em Portugal".
"O impacto na avaliação dependeria dos activos a instalar para o montante avançado, entre outros dados nomeadamente se ou quanto precisaria a Portucel investir em área florestal", conclui o Millennium IB.
O banco de investimento manteve a recomendação de "comprar" para a Portucel, bem como a avaliação de 3,65 euros, enquanto o BPI, que também recomenda a "compra" dos títulos, tem um "target" de 3,45 euros. As acções da Portucel [Cot] seguiam estáveis nos 2,43 euros.
Z
Análise
Unidade no Uruguai permite à Portucel entrar clube de produtores de pasta "low cost"
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
"Acreditamos que o possível investimento numa nova unidade de BEKP no Uruguai poderá criar valor" à Portucel, na medida em que esta região "apresenta um ritmo de crescimento de eucalipto superior ao resto do mundo" e o Uruguai tem "oferecido várias facilidades como isenção de impostos, que podem acelerar o retorno do investimento", refere o BPI.
Em termos estratégicos, este investimento também "faz sentido" já que, para os analistas do banco de investimento, a "procura por BEKP deverá continuar nos próximos anos, absorvendo os aumentos de capacidade", e a Portucel tem "um forte ‘know how’ neste campo".
A equipa de "research" salienta ainda que este investimento, a concretizar-se, poderá ser financiado por fundos próprios da Portucel, isto caso ocorra entre 2010 e 2011, o que resultará num aumento o rácio dívida/EBITDA para 3,5-4 vezes".
O Millennium IB salienta que com a localização de uma unidade no Uruguai, a Portucel "conseguiria assim entrar no clube de produtores de pasta ‘low cost’", acrescentando que o "valor envolvido [1,9 mil milhões de euros] possibilitaria a construção de uma fábrica de pasta e papel, com uma capacidade de papel igual ou superior à fábrica que neste momento está em construção em Portugal".
"O impacto na avaliação dependeria dos activos a instalar para o montante avançado, entre outros dados nomeadamente se ou quanto precisaria a Portucel investir em área florestal", conclui o Millennium IB.
O banco de investimento manteve a recomendação de "comprar" para a Portucel, bem como a avaliação de 3,65 euros, enquanto o BPI, que também recomenda a "compra" dos títulos, tem um "target" de 3,45 euros. As acções da Portucel [Cot] seguiam estáveis nos 2,43 euros.
Z
artista Escreveu:bolo Escreveu:
Quanto à pti, gráças a deuce, entri com binte% nos 2,32! Estes passam a ser o meu suporte! Estou farto de mexer, mexer e ainda por cima perder dinheiro! Agora se ela se mantiver acima, vou ficar quieto! Pelo menos até mudar de opinião!
!
eu não gosto de dar mtos palpites sobre estratégias mas o ponto de entrada e colocação de um stop é muito importante... não sei se a tua posição é de curto, médio ou longo prazo, mas havendo uma resistência um pouco abaixo dos 2,32 parece mais lógico colocar o stop nesse nivel ou um pouco abaixo... assim arriscas a que haja uma, frequente, correcção a testar a antiga resistência, agora suporte, e acabas por accionar o stop em mínimos desse movimento!!
a estratégia ideal, quanto a mim, neste cenário técnico era entrar nos 2,25/30 e colocar o stop nos 2,20/24...
boa sorte
PS: Mantenho posição de longo prazo na PTI
Sou tambem da opinião da Artista, eu apenas mudaria o Stop, quando quebrar com força e volume a proxima resistencia dos 2,57€, aí sim alteraria o Stop.
Abços e bons negocios.
- Registado: 29/11/2007 2:04
artista Escreveu:bolo Escreveu:
Quanto à pti, gráças a deuce, entri com binte% nos 2,32! Estes passam a ser o meu suporte! Estou farto de mexer, mexer e ainda por cima perder dinheiro! Agora se ela se mantiver acima, vou ficar quieto! Pelo menos até mudar de opinião!
!
eu não gosto de dar mtos palpites sobre estratégias mas o ponto de entrada e colocação de um stop é muito importante... não sei se a tua posição é de curto, médio ou longo prazo, mas havendo uma resistência um pouco abaixo dos 2,32 parece mais lógico colocar o stop nesse nivel ou um pouco abaixo... assim arriscas a que haja uma, frequente, correcção a testar a antiga resistência, agora suporte, e acabas por accionar o stop em mínimos desse movimento!!
a estratégia ideal, quanto a mim, neste cenário técnico era entrar nos 2,25/30 e colocar o stop nos 2,20/24...
boa sorte
Excelente,amigos...
Isto sim,isto chama-se partilhar experiencia e "know out"
Eu estou dentro da PTC com entrada a 2,20 quando ela descia,e reforcei a 1,95 quando ela subia.Só ponderarei sair quando ultrapassar e bem os 3 "Aerios" e se entretanto nao voltar a reforçar...
Esta cotada tem tudo para subir e se destacar entre as cotadas do PSi 20.Bons fundamentais,bem gerida,bons planos de investimentose vontade em internacionalizar.Ainda hoje segui o fecho e vi que as compras "cofs"eram e em muitos casos na casa das centenas de milhares,por certo seriam intitucionais a entrar,mas gostava de ouvir opinioes...
Quanto a mim,continuo com PTC para me zerar menos valias...Adoro este titulo....
- Anexos
-
Portucel.rar
- (27.93 KiB) Transferido 274 Vezes
- Registado: 29/11/2007 11:22
bolo Escreveu:Vou aproveitar a tua conhecedora opinião para ponderar a não alteração do actual stop, que coloquei após a compra e que está estampado nos valores que referiste. Mas como ela já vai lá adiante, ver o meu stopezinho cá em baixo, fico com vertigens!
Aiiiiiiiiiiiiiii!
Daí a tentação para o subir! É que já não suporto vermelho!
Também quero estar longo: o pior tem que já ter passado, por isso...!
Tens é de definir se a tua posição é de curto, ou médio/longo prazo... se é de médio prazo acho que deves colocar o stop onde referi e acompanhar calmamente as cotações, sem stress; se a posição for de curto prazo aconselho-te a ir subindo o stop ou a sair quando houver um sinal de inversão neste prazo (uma vela negra por exemplo)...
Uma estratégia não nos permitirá nunca acertar sempre, permite-nos é ganhar consistentemente... se a estratégia estiver bem construida claro!

um abraço
Obrigado Artista! A isto é o que eu chamo de uma excelente ajuda, daquelas à medida, tipo costureiro!
Obrigado!
Vou aproveitar a tua conhecedora opinião para ponderar a não alteração do actual stop, que coloquei após a compra e que está estampado nos valores que referiste. Mas como ela já vai lá adiante, ver o meu stopezinho cá em baixo, fico com vertigens!
Aiiiiiiiiiiiiiii!
Obrigado!
Vou aproveitar a tua conhecedora opinião para ponderar a não alteração do actual stop, que coloquei após a compra e que está estampado nos valores que referiste. Mas como ela já vai lá adiante, ver o meu stopezinho cá em baixo, fico com vertigens!
Aiiiiiiiiiiiiiii!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
bolo Escreveu:
!
boa sorte
artista Escreveu:Acordei à pouco e voltei a ter um pesadelo... sonhei que o Benfica sofreu 5 golos em 25 minutos!!!! Até acordei a transpirar![]()
![]()
![]()
Tu sonhaste! Agora eu, vi o terror em directo na TV! Os directos têm este perigo!
Mas mesmo assim, tive que me rir! Foi uma comédia terrivelmente aterradora! Nunca pensei rir-me numa derrota do benfica, mas o tempo não está para grandes pecuinhices! É aproveitar!
Quanto à pti, gráças a deuce, entrei com binte% nos 2,32! Estes passam a ser o meu suporte! Estou farto de mexer, mexer e ainda por cima perder dinheiro! Agora, se ela se mantiver acima, vou ficar quieto! Pelo menos até mudar de opinião!
Venha a próxima resistência!
Estou enganado, ou os 1º resultados do 1º trim, não são tão catastróficos assim?!
Mesmo que sejam um bocadito para o decepcionante o pessoal já malhou que chegue! Mas nunca se sabe! Por isso, teremos os stops!
O meu sonho, desde as saraivadas deste inverno é conseguir espaço para colocar os stops nem que seja 0,01 acima do preço de compra. Mais pobre não fico, pelo menos. Será apenas menos 1 pacote de tremoços que compro para pagar as comissões!
Vou imprimir este post, até gastar a resma de papel que tenho em casa! Sou accionista desta bodega, pô!
la yê, lá yô!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Bom, prometi o gráfico ao TP1, é pouco diferente do que o tornando colocou...
E ao que disse atás também há pouco a acrescentar, com a quebra da resistência que referi fez um pivot de alta, passando esse nivel a suporte... agora temos níveis de resistência importantes na zona dos 2.60 (a LT que aparece no gráfico está nos 2.57), nos 2.86 e nos máximos do título!!
Bons negócios
E ao que disse atás também há pouco a acrescentar, com a quebra da resistência que referi fez um pivot de alta, passando esse nivel a suporte... agora temos níveis de resistência importantes na zona dos 2.60 (a LT que aparece no gráfico está nos 2.57), nos 2.86 e nos máximos do título!!
Bons negócios
- Anexos
-
- pti.jpg (70.25 KiB) Visualizado 4832 vezes
AFACTURAR Escreveu:Por um lado, dizer que a PTI está Bull parece-me um bocado forçado, mas, se está, decididamente não é a única porque há outros títulos em situações idênticas, assim de cabeça, a Altri, a Martifer, a novabase, (embora esta duas tenham pouco volume) a Cimpor, a Motaengil... deve haver mais mas agora só me lembro dessas!
Bons negócios
Cara Artista,
Sinceramente não vejo porque é forçado considerar Bull, um papel que se saiba continua com bons fundamentais, que tem vindo a subir progressivamente desde Fevereiro, naturalmente com uma ou outra correcção, ultrapassou a resistencia dos 2.27 com muito bom volume, transformou-a, em principio, em suporte, continuou em subida clara até aos actuais 2.43€ com a força e com volume que se vê... enfim, não entendo o que é mais preciso para considerar que está com tendencia Bull...
Abços[/quote]
Em primeiro lugar o "cara" é engano, ou pensas que sou uma "gaja"?! ou será que é "cara" à brasileira?!

Em segundo lugar os fundamentais não têm qualquer relevância para se considerar um título bull...
E para concluir, de facto a tendência de curto prazo é de forte alta mas o título ainda está longe dos máximos recentes e por isso considero forçado dizer que está "bull"... ainda assim é apenas uma designação para a qual não existe uma definição clara e objectiva!!!
Bons negócios
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, boavista, fosgass2020, Google [Bot], Jonas74, latbal, Luzemburg, m-m, maturidade, Mr.Warrior, MR32, NBrandão, nicoo, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, SalvaFP, tami, trilhos2006, TTM62 e 187 visitantes