Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 25/4/2008 10:14

Só uma curiosidade para debate, já reparam que os 1,9 mi milhões de euros que a PTI está a pensar investir no Uruguai são superiores ao que a empresa vale neste momento em bolsa?!

E que só o investimento que está a fazer neste momento na construção da nova máquina em Portugal representa 50% desse mesmo valor!!

Fica para reflexão de fim-de-semana! :wink:

Tenham todos um bom
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por carrancho » 24/4/2008 12:54

Artista lampião,

Não fosse o meu receio pela conjectura internacional já tinha voltado à tua companhia na PTI. Esta empresa só peca mesmo pela falta de especulação em seu torno.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Re: Portucel

por artista_ » 24/4/2008 12:07

ptcompaq Escreveu: Caso não haja força então é melhor ter cuidado porque a tendência bear continua... :?

A tendência bear já não me parece que seja dominante na PTI, pelo menes enquanto o título se mantiver acima dos 2.25...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por patacas » 24/4/2008 10:47

Nordic paper maker Stora profit plunges 66 percent
Thursday April 24, 5:25 am ET
Nordic paper maker Stora Enso 1Q profit plunges 66 percent due to high wood costs

Registado: 3/4/2008 11:50

Portucel

por ptcompaq » 22/4/2008 19:59

Analisando o gráfico anterior penso que ainda não existem dados suficientes para afirmar que fracassou o ataque aos 2,50 (+/-). Nas duas ultimas sessões esteve a respirar para o ataque final. Veremos se há força na menina para quebrar a resistência. Esta semana é importante para analisar isso. Caso não haja força então é melhor ter cuidado porque a tendência bear continua... :?

Registado: 3/12/2007 13:40

Re: Olá mlra, tens...

por artista_ » 22/4/2008 11:44

mlra Escreveu:Boas!

Parece-me que a Portucel não está a demonstrar força para quebrar os 2.40-2.45.

Aqueles que percebem de AT o que vos parece?! :?

Cumps

Esse valor não tem até agora grande importância em termos técnicos, como disse atrás, mais importantes são os 2.25 e os 2.60 (por ai)... por enquanto os 2.40/45 são apenas uma resistência de curtissimo prazo e só têm valor neste prazo...

Bos negócios

por Quico » 22/4/2008 11:42

Eh, pá! Tenham calma. Consolida dois dias (ou nem isso) e começam logo a stressar?!
Comecem a olhar antes para velas semanais...

Disclosure: Estou "longo" na Portucel... para que não me chamem urso!
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

Olá mlra, tens...

por msoares36 » 22/4/2008 11:33

Cumps

na página anterior a análise complementada com gráfico, de dois ilustres membros aqui do fórum; artista e tonando.

Deixo também aqui um esboço, já com cotações actualizadas, e vê-se que a mm2OO, está a colocar um entrave, na subida do titulo, embora o nivel que é apontado como sendo a verdadeira resistência esteja uns 15 cêntimos acima..
Anexos
Pti.jpg
Pti.jpg (126.88 KiB) Visualizado 5533 vezes

Registado: 3/12/2002 19:50

por mlra » 22/4/2008 11:05

Boas!

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

Re: portucel

por Luka! » 21/4/2008 8:36

ptcompaq Escreveu:Boas! Tive a ver o tópico do ulisses sobre o seu olhar pelas 20 cotadas da nossa praça e ele defende que este papel estará de regresso à tendencia ascendente se passar os 2,57. Será que é desta que tem força para ultrapassar essa barreira? Tecnicamente acham que é um bom sinal de compra?

Estou de acordo contigo e com o Ulisses!

A noticia do investimento no URUGUAY contribui (no lado fundamental) ... eu sempre gostei de ter BONS fundamentais ao lado da técnica ... como na PORTUCEL
:wink:
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

Re: portucel

por artista_ » 19/4/2008 22:09

ptcompaq Escreveu:Boas! Tive a ver o tópico do ulisses sobre o seu olhar pelas 20 cotadas da nossa praça e ele defende que este papel estará de regresso à tendencia ascendente se passar os 2,57. Será que é desta que tem força para ultrapassar essa barreira? Tecnicamente acham que é um bom sinal de compra?

Que sinal?

Neste momento a PTI está entre dois níveis importantes, os 2.25 e os 2.60, a quebra de algum deles deverá ser interpretado como um sinal importante... de sinal contrário claro!!

Bom fim de semana

portucel

por ptcompaq » 19/4/2008 20:35

Boas! Tive a ver o tópico do ulisses sobre o seu olhar pelas 20 cotadas da nossa praça e ele defende que este papel estará de regresso à tendencia ascendente se passar os 2,57. Será que é desta que tem força para ultrapassar essa barreira? Tecnicamente acham que é um bom sinal de compra?

Registado: 3/12/2007 13:40

por Laribau » 19/4/2008 19:55

Só para terem uma ideia:

Aracruz (Brasil) EBITA 46 % (2007)
Portucel (Portugal) EBITA 29,7 % (2007)

Ambas produzem pasta de papel... !

[img][/img]

Registado: 29/11/2007 3:40

por LUMAPICA » 19/4/2008 18:12

A estratégia da Portucel parece-me adequada para conseguir uma posição de dominância no sector europeu e quem sabe, também a nível mundial nos próximos anos. Para se conseguir um preço baixo do produto final têm que racionalizar os custos procurando melhorar a produção e conseguir melhores mercados. A América do Sul está completamente virgem neste campo, não tenho dúvida que baixam substancialmente os custos de produção.
Quem investe na Portucel sabe que é um investimento seguro, bons fundamentais, boa governação, uma razoável política de distribuição de dividendos, acrescentando a isso, a Portucel é uma acção que só mostra alguma volatilidade em termos conjunturais de mercado.
A questão é que é preciso ter alguma paciência e esperar, pois o título tem mostrado tudo de necessário para continuar em escalada e entrar em bull em rota de cruzeiro. Claro que vai ter algumas fases de revés, mas isso é normal em qualquer título, em determinadas alturas os títulos têm que arrefecer, para depois retomarem a tendência.
Bons negócios
LMPC

Registado: 9/3/2008 20:18

portucel

por Luka! » 19/4/2008 13:27

Não acham que este nivel de investimento poderá trazer a curto/medio prazo implicacoes negativas para a cotacao?!
Cumps

A pasta de papel é uma commodity...os preços de venda sao preços de mercado (cotados) assim a RENTABILIDADE vai-se buscar na optimização dos custos (exactamente o objectivo da Portucel no Uruguai).
:arrow: A produção LOW COST é para mim das noticias mais interessantes dos ultimos tempos para a Portucel.
:arrow: Esta noticia vai sem duvida alimentar um news flow positivo nos proximos tempos para a empresa:
:arrow: A dimensão elevada do investimento reforça o que eu penso ...

Portucel apresentou projecto de 1.890 M€ ao governo uruguaio

Representantes da Portucel apresentaram ao ministro dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai, Victor Rossi, um projecto de investimento que poderá rondar os 1.890 milhões de euros, disse hoje à Lusa a embaixadora de Portugal no país.

«Existe a possibilidade de avançar para um investimento que rondará os 3 mil milhões de dólares», afirmou Luísa Bastos de Almeida.

«Naturalmente que um investimento desta envergadura leva o seu tempo a ser analisado e aprofundado, mas tudo leva a crer que existem grandes hipóteses para a Portucel construir a maior fábrica de papel da América do Sul aqui no Uruguai«, disse à Lusa a embaixadora.

A agência Lusa contactou a Portucel em Portugal para obter esclarecimentos, mas fonte oficial escusou-se a comentar o assunto.

Em declarações ao jornal uruguaio La Republica, o presidente executivo da Portucel, José Honório, disse que o Uruguai é uma grande oportunidade de investimento para a empresa.
Anexos
uruguay-map.png
uruguay-map.png (92.43 KiB) Visualizado 6432 vezes
Editado pela última vez por Luka! em 20/4/2008 8:53, num total de 1 vez.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por mlra » 19/4/2008 11:48

Boas!

Não acham que este nivel de investimento poderá trazer a curto/medio prazo implicacoes negativas para a cotacao?!

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por Zorro » 18/4/2008 10:36

ANÁLISE Publicado 18 Abril 2008 10:20
Análise
Unidade no Uruguai permite à Portucel entrar clube de produtores de pasta "low cost"
A possibilidade da Portucel avançar com a construção de uma fábrica de pasta e papel no Uruguai é bem vista pelos analistas que destacam que este projecto poderá criar valor à empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira e permitir-lhe entrar no clube de produtores de pasta "low cost".

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A possibilidade da Portucel avançar com a construção de uma fábrica de pasta e papel no Uruguai é bem vista pelos analistas que destacam que este projecto poderá criar valor à empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira e permitir-lhe entrar no clube de produtores de pasta "low cost".

"Acreditamos que o possível investimento numa nova unidade de BEKP no Uruguai poderá criar valor" à Portucel, na medida em que esta região "apresenta um ritmo de crescimento de eucalipto superior ao resto do mundo" e o Uruguai tem "oferecido várias facilidades como isenção de impostos, que podem acelerar o retorno do investimento", refere o BPI.

Em termos estratégicos, este investimento também "faz sentido" já que, para os analistas do banco de investimento, a "procura por BEKP deverá continuar nos próximos anos, absorvendo os aumentos de capacidade", e a Portucel tem "um forte ‘know how’ neste campo".

A equipa de "research" salienta ainda que este investimento, a concretizar-se, poderá ser financiado por fundos próprios da Portucel, isto caso ocorra entre 2010 e 2011, o que resultará num aumento o rácio dívida/EBITDA para 3,5-4 vezes".

O Millennium IB salienta que com a localização de uma unidade no Uruguai, a Portucel "conseguiria assim entrar no clube de produtores de pasta ‘low cost’", acrescentando que o "valor envolvido [1,9 mil milhões de euros] possibilitaria a construção de uma fábrica de pasta e papel, com uma capacidade de papel igual ou superior à fábrica que neste momento está em construção em Portugal".

"O impacto na avaliação dependeria dos activos a instalar para o montante avançado, entre outros dados nomeadamente se ou quanto precisaria a Portucel investir em área florestal", conclui o Millennium IB.

O banco de investimento manteve a recomendação de "comprar" para a Portucel, bem como a avaliação de 3,65 euros, enquanto o BPI, que também recomenda a "compra" dos títulos, tem um "target" de 3,45 euros. As acções da Portucel [Cot] seguiam estáveis nos 2,43 euros.

Z

Registado: 31/3/2006 10:10

por AFACTURAR » 18/4/2008 10:21

artista Escreveu:
bolo Escreveu:
Quanto à pti, gráças a deuce, entri com binte% nos 2,32! Estes passam a ser o meu suporte! Estou farto de mexer, mexer e ainda por cima perder dinheiro! Agora se ela se mantiver acima, vou ficar quieto! Pelo menos até mudar de opinião!
!

eu não gosto de dar mtos palpites sobre estratégias mas o ponto de entrada e colocação de um stop é muito importante... não sei se a tua posição é de curto, médio ou longo prazo, mas havendo uma resistência um pouco abaixo dos 2,32 parece mais lógico colocar o stop nesse nivel ou um pouco abaixo... assim arriscas a que haja uma, frequente, correcção a testar a antiga resistência, agora suporte, e acabas por accionar o stop em mínimos desse movimento!!

a estratégia ideal, quanto a mim, neste cenário técnico era entrar nos 2,25/30 e colocar o stop nos 2,20/24...

boa sorte

PS: Mantenho posição de longo prazo na PTI

Sou tambem da opinião da Artista, eu apenas mudaria o Stop, quando quebrar com força e volume a proxima resistencia dos 2,57€, aí sim alteraria o Stop.

Abços e bons negocios.

Registado: 29/11/2007 2:04

por BestBraga » 17/4/2008 23:46

artista Escreveu:
bolo Escreveu:
Quanto à pti, gráças a deuce, entri com binte% nos 2,32! Estes passam a ser o meu suporte! Estou farto de mexer, mexer e ainda por cima perder dinheiro! Agora se ela se mantiver acima, vou ficar quieto! Pelo menos até mudar de opinião!
!

eu não gosto de dar mtos palpites sobre estratégias mas o ponto de entrada e colocação de um stop é muito importante... não sei se a tua posição é de curto, médio ou longo prazo, mas havendo uma resistência um pouco abaixo dos 2,32 parece mais lógico colocar o stop nesse nivel ou um pouco abaixo... assim arriscas a que haja uma, frequente, correcção a testar a antiga resistência, agora suporte, e acabas por accionar o stop em mínimos desse movimento!!

a estratégia ideal, quanto a mim, neste cenário técnico era entrar nos 2,25/30 e colocar o stop nos 2,20/24...

boa sorte

Excelente,amigos...
Isto sim,isto chama-se partilhar experiencia e "know out"
Eu estou dentro da PTC com entrada a 2,20 quando ela descia,e reforcei a 1,95 quando ela subia.Só ponderarei sair quando ultrapassar e bem os 3 "Aerios" e se entretanto nao voltar a reforçar...
Esta cotada tem tudo para subir e se destacar entre as cotadas do PSi 20.Bons fundamentais,bem gerida,bons planos de investimentose vontade em internacionalizar.Ainda hoje segui o fecho e vi que as compras "cofs"eram e em muitos casos na casa das centenas de milhares,por certo seriam intitucionais a entrar,mas gostava de ouvir opinioes...
Quanto a mim,continuo com PTC para me zerar menos valias...Adoro este titulo....
Anexos
Portucel.rar
(27.93 KiB) Transferido 274 Vezes

Registado: 29/11/2007 11:22

por artista_ » 17/4/2008 23:13

bolo Escreveu:Vou aproveitar a tua conhecedora opinião para ponderar a não alteração do actual stop, que coloquei após a compra e que está estampado nos valores que referiste. Mas como ela já vai lá adiante, ver o meu stopezinho cá em baixo, fico com vertigens!

Aiiiiiiiiiiiiiii!

Daí a tentação para o subir! É que já não suporto vermelho!

Também quero estar longo: o pior tem que já ter passado, por isso...!

Tens é de definir se a tua posição é de curto, ou médio/longo prazo... se é de médio prazo acho que deves colocar o stop onde referi e acompanhar calmamente as cotações, sem stress; se a posição for de curto prazo aconselho-te a ir subindo o stop ou a sair quando houver um sinal de inversão neste prazo (uma vela negra por exemplo)...

Uma estratégia não nos permitirá nunca acertar sempre, permite-nos é ganhar consistentemente... se a estratégia estiver bem construida claro! :wink:

um abraço

por bolo » 17/4/2008 23:02

Obrigado Artista! A isto é o que eu chamo de uma excelente ajuda, daquelas à medida, tipo costureiro!

Obrigado!
Vou aproveitar a tua conhecedora opinião para ponderar a não alteração do actual stop, que coloquei após a compra e que está estampado nos valores que referiste. Mas como ela já vai lá adiante, ver o meu stopezinho cá em baixo, fico com vertigens!

Aiiiiiiiiiiiiiii!

Daí a tentação para o subir! É que já não suporto vermelho!

Também quero estar longo: o pior tem que já ter passado, por isso...!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por artista_ » 17/4/2008 22:51

bolo Escreveu:
!

boa sorte

por bolo » 17/4/2008 22:41

artista Escreveu:Acordei à pouco e voltei a ter um pesadelo... sonhei que o Benfica sofreu 5 golos em 25 minutos!!!! Até acordei a transpirar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tu sonhaste! Agora eu, vi o terror em directo na TV! Os directos têm este perigo!
Mas mesmo assim, tive que me rir! Foi uma comédia terrivelmente aterradora! Nunca pensei rir-me numa derrota do benfica, mas o tempo não está para grandes pecuinhices! É aproveitar!

Quanto à pti, gráças a deuce, entrei com binte% nos 2,32! Estes passam a ser o meu suporte! Estou farto de mexer, mexer e ainda por cima perder dinheiro! Agora, se ela se mantiver acima, vou ficar quieto! Pelo menos até mudar de opinião!

Venha a próxima resistência!

Estou enganado, ou os 1º resultados do 1º trim, não são tão catastróficos assim?!

Mesmo que sejam um bocadito para o decepcionante o pessoal já malhou que chegue! Mas nunca se sabe! Por isso, teremos os stops!

O meu sonho, desde as saraivadas deste inverno é conseguir espaço para colocar os stops nem que seja 0,01 acima do preço de compra. Mais pobre não fico, pelo menos. Será apenas menos 1 pacote de tremoços que compro para pagar as comissões!

Vou imprimir este post, até gastar a resma de papel que tenho em casa! Sou accionista desta bodega, pô!

la yê, lá yô!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por artista_ » 17/4/2008 22:21

Bom, prometi o gráfico ao TP1, é pouco diferente do que o tornando colocou...

E ao que disse atás também há pouco a acrescentar, com a quebra da resistência que referi fez um pivot de alta, passando esse nivel a suporte... agora temos níveis de resistência importantes na zona dos 2.60 (a LT que aparece no gráfico está nos 2.57), nos 2.86 e nos máximos do título!!

Bons negócios
Anexos
pti.jpg
pti.jpg (70.25 KiB) Visualizado 4834 vezes

por artista_ » 17/4/2008 22:06

AFACTURAR Escreveu:Por um lado, dizer que a PTI está Bull parece-me um bocado forçado, mas, se está, decididamente não é a única porque há outros títulos em situações idênticas, assim de cabeça, a Altri, a Martifer, a novabase, (embora esta duas tenham pouco volume) a Cimpor, a Motaengil... deve haver mais mas agora só me lembro dessas!

Bons negócios

Cara Artista,

Sinceramente não vejo porque é forçado considerar Bull, um papel que se saiba continua com bons fundamentais, que tem vindo a subir progressivamente desde Fevereiro, naturalmente com uma ou outra correcção, ultrapassou a resistencia dos 2.27 com muito bom volume, transformou-a, em principio, em suporte, continuou em subida clara até aos actuais 2.43€ com a força e com volume que se vê... enfim, não entendo o que é mais preciso para considerar que está com tendencia Bull...

Abços[/quote]

Em primeiro lugar o "cara" é engano, ou pensas que sou uma "gaja"?! ou será que é "cara" à brasileira?! :lol:

Em segundo lugar os fundamentais não têm qualquer relevância para se considerar um título bull...

E para concluir, de facto a tendência de curto prazo é de forte alta mas o título ainda está longe dos máximos recentes e por isso considero forçado dizer que está "bull"... ainda assim é apenas uma designação para a qual não existe uma definição clara e objectiva!!!

Bons negócios

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, fosgass2020, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, iniciado1, latbal, lito, m-m, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, Musus, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, trilhos2006 e 194 visitantes