Caldeirão da Bolsa

Valor das cotadas do PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por empirico » 12/3/2008 19:11

artista Escreveu:Outra coisa que é preciso ter em conta é que os resultados também descem e, se isso acontecer nos próximos anos, terás de ajustar essas tabelas porque o mercado desconta o futuro! É claro que eu não sei se os resultados vão cair, mas os mercados parecem estar a descontar alguma coisa, vamos lá ver se já descontaram tudo!?

Artista,

A partir do 2º Semestre começarei a avaliar o valor justo através das estimativas, mais precisas, de 2009.

Abraço

Registado: 5/11/2002 0:16

por empirico » 12/3/2008 19:08

Rosario e Rufa,

penso que o tópico de cima esclareceu, esta não é uma analise técnica mas fundamental das empresas.

Numa analise técnica compreendo que quer a Soni e a PTC estão frágeis no curto prazo :wink:

por empirico » 12/3/2008 19:06

Olá a todos!

Relativamente a este quadro gostaria de dizer duas coisas:
Em primeiro lugar que faz parte de decisão no meu investimento de longo prazo. Aqui não englobo analise técnica, deixo esses investimentos para a conta "especuladora".

A segunda é que na analise de lucro por acção não está somente a analise aos resultados, todo o resultado operacional é incorporado nessa analise. Um aumento de divida de uma empresa obriga a um menor lucro operacional logo um menor valor.

Com esta estratégia concentro-me em comprar acções que incorporem poucos anos de lucros só isso, muito simples e eficaz em estratégia de longo prazo para encontrar as empresas para se investir, depois faço uma gestão activa em que diminuo uma posição e aumento outra conforme a evolução do potencial :wink:

Sempre que houver alguma correcção de analise deixarei neste tópico a tabela actualizada no decorrer do ano.

Dúvidas e questões coloquem.

por artista_ » 12/3/2008 13:20

Outra coisa que é preciso ter em conta é que os resultados também descem e, se isso acontecer nos próximos anos, terás de ajustar essas tabelas porque o mercado desconta o futuro! É claro que eu não sei se os resultados vão cair, mas os mercados parecem estar a descontar alguma coisa, vamos lá ver se já descontaram tudo!?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 12/3/2008 13:14

Olá empirico, bom trabalho, obrigado por partilhares... ainda assim tem algumas limitações já que o método de avaliação do valor dos títulos está apenas indexado às estimativas de resultados para 2008.

Há muitos outros factores que influenciam, positiva ou negativamente, o valor das cotadas e, em alguns casos, parece-me que o valor a que chegas está longe de poder ser considerado minimamente como uma referência.

A TDU, por exemplo, tem o grave problema do endividamento e do aumento de capital do BCP que é difícil ver até onde poderá influenciar negativamente o título. Ao contrário a Galp também me parece difícil verificar quanto valem os poços descobertos, mas eles não se reflectirão já os resultados de 2008...

De qualquer forma parece-me uma excelente base de trabalho e reflexão, mais uma vez obrigado! :wink:

Um abraço e bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AFACTURAR » 12/3/2008 12:47

Boas caro amigo,

E que me dizes da Pti?
Cumprimentos e bons begocios.

Registado: 29/11/2007 2:04

por rosario » 12/3/2008 10:09

Caro Empirico,

No caso da Portugal Telecom, uma vez que está em queda, na sua análise tem um valor de 9,90€ para 2008, acha que este valor será atingido?

Que análises fez para chegar a esse valor?

Eu de momento penso que a cotação terá um ressalto de curto prazo, será que pode ser só resalto ou pode ser inversão da tendência?!

Abraço
Rosário
Anexos
pt_20080312.JPG
pt_20080312.JPG (89.93 KiB) Visualizado 1130 vezes

Registado: 27/9/2007 14:33

Re: Valor das cotadas do PSI20

por rufa » 12/3/2008 10:00

empirico Escreveu:Anexo um quadro com as empresas que compõem o PSI20 e o respectivo valor que atribuo de acordo com estimativas de lucro em 2008 para cada uma das empresas. Para mim o porto seguro nestes momentos de maior volatilidade está nas 4 empresas que negoceiam com maior desconto que é o caso do BPI; Semapa; Sonae Indústria e Teixeira Duarte.

Têm sido esta a estratégia que tenho deixado no meu blog desde Janeiro :wink:

No caso da SONI tenho muitas dúvidas, não revela força nenhuma :wall:

Registado: 29/11/2007 12:52

por empirico » 11/3/2008 21:40

Já incorporei nas estimativas de lucro os aumentos de capital do BCP e do BPI.

Abraço

Valor das cotadas do PSI20

por empirico » 11/3/2008 21:37

Anexo um quadro com as empresas que compõem o PSI20 e o respectivo valor que atribuo de acordo com estimativas de lucro em 2008 para cada uma das empresas. Para mim o porto seguro nestes momentos de maior volatilidade está nas 4 empresas que negoceiam com maior desconto que é o caso do BPI; Semapa; Sonae Indústria e Teixeira Duarte.

Têm sido esta a estratégia que tenho deixado no meu blog desde Janeiro :wink:
Anexos
BNA08.PNG
BNA08.PNG (16.56 KiB) Visualizado 1299 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carlos73, Gioes e 82 visitantes