Caldeirão da Bolsa

dúvida em MACD histograma

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 26/2/2008 3:13

Não vejo qual o significado especial de dois mínimos consecutivos de um oscilador.

Mas estou aberto a ideias novas.

vou falar do que penso:
quando me dizem, por exemplo, que um fundo duplo (nos preços) é sinal de inversão, isso terá duas explicações: uma sociológica e outra estatística
ora é precisamente sobre esta última que me debruço; quer para aprender mas sobretudo para ficar a saber, isto é, será fiável um fundo duplo num histograma? e, se sim, quando e como é que ele se revela?

Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 26/2/2008 3:03

Ao subtrair-se duas EMAs (exponencial moving average) é retirada alguma da componente tendencial da curva da cotação

mas já vi casos de divergências que até têm o seu efeito premonitório (embora nem sempre, como em tudo)...

por Dwer » 26/2/2008 2:51

Na minha opinião, duplos fundos no histograma do MACD não têm significado nenhum.

Como já se falou aqui, o MACD é um oscilador.
É a subtracção de uma média móvel exponencial curta a uma mais longa: EMA12-EMA26 no MACD standard.

Ao subtrair-se duas EMAs (exponencial moving average) é retirada alguma da componente tendencial da curva da cotação.

Para se calcular o histograma do MACD calcula-se uma EMA do próprio MACD - EMA9(MACD) - com nove períodos na forma standard.

A seguir subtrai-se o MACD da sua EMA -
MACD - EMA9(MACD) - para se obter o histograma.

Com esta subtracção retira-se ainda mais alguma (ou toda) componente tendencial do preço obtendo um oscilador mais 'puro'.

Não vejo qual o significado especial de dois mínimos consecutivos de um oscilador.

Mas estou aberto a ideias novas.

Se se quiser além de retirar a componente tendencial do preço, normalizar o MACD pode-se calcular da seguinte forma: MACD=(EMA12-EMA26)/EMA26.
A este indicador chama-se vulgarmente PPO - percentage price oscillator.

Tem a vantagem de se poder utilizar para comparações entre títulos ou entre um título e um indíce, já que expressa a percentagem pela qual a EMA mais curta está acima/abaixo da outra.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por rsacramento » 26/2/2008 1:56

Deepblue Escreveu:(...) penso que na primeira situação, para estarmos perante dois fundos deveriam estar separados por mais tempo.

faz sentido, sim senhor

por Deepblue » 25/2/2008 21:45

Apesar de pensar que a a.t. aos indicadores não é uma boa ideia, devido à subjectividade excessiva que transmitem (embora neste caso se possa analisar como se estivessemos a avaliar uma cotação) penso que na primeira situação, para estarmos perante dois fundos deveriam estar separados por mais tempo.
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."

Registado: 17/1/2008 22:19

por rsacramento » 25/2/2008 19:03

dizia um filósofo que a humildade está na raíz da sabedoria
isto para dizer q respeito totalmente as tuas ideias (alías já tinhas tido oportunidade de mo afirmar)
contudo, nums livros que ando a ler vejo repetidamente referências a coisas similares e gostava de ver até onde vai a coisa...

por MarcoAntonio » 25/2/2008 18:41

Rsacramento, eu já não sou apologista de indicadores, mas de analisar padrões gráficos nos indicadores ainda menos...

Possivelmente não é o tipo de comentário que procuravas mas é o que me cabe dizer, pois é a minha opinião.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

dúvida em MACD histograma

por rsacramento » 25/2/2008 18:32

nos gráficos abaixo assinalei o que considero fundos duplos, embora o menor seja anémico

alguém quer comentar?
Anexos
duplo fundo 2.jpg
duplo fundo anémico
duplo fundo 2.jpg (90.35 KiB) Visualizado 719 vezes
duplo fundo.jpg
duplo fundo
duplo fundo.jpg (83.94 KiB) Visualizado 712 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, Google [Bot], nickforum, Opcard, Phil2014, rg7803 e 59 visitantes