Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Broker_Invest » 2/1/2008 17:36

Cada vez estou mais estupefacto com estas quedas da PTI, até parece que a empresa está falida ou coisa do gênero. estou longo no titulo e com muita magoa. :roll:
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por rjtr79 » 2/1/2008 17:34

Alguém tem um para quedas para dar à Portucel.
mais um fecho miserável. vamos ver onde bate.

Bn

Registado: 29/11/2007 12:40

por Kik1978 » 2/1/2008 17:05

Este camiao nos 2,2 é "real" ou irá desaparecer até ao fim da sessão?

É que me dá a impressão que alguém anda a bloquear o titulo cá em baixo para comer tudo a .18 e .19.

Cumps,
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!

Registado: 10/1/2007 15:49

por Broker_Invest » 2/1/2008 16:49

Que Tristeza !!!! descrença total neste titulo é brutal, espero que feche nos 2.23 ao menos, para baixo todos santos ajudam, para cima é mais dificil. :wall:

Ps. Os EUA vão fechar verdes mais uma vez e metem medo aos europeus como sempre! a vida de trader não é facil.

Portucel

por Metralha626 » 2/1/2008 16:43

Parece que a subida de início de ano foi apenas um ar que lhe deu... :evil:
Já regressou a valores abaixo do fim de ano...qual - IRS - qual carapuça... :cry:
Vamos ver se recupera, pelo menos para valores de abertura :|
"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."

Registado: 29/12/2007 0:10

por Broker_Invest » 2/1/2008 16:39

Os EUA espirram é nos apanhar com a GRIPE, se não fosse esta noticia do FED, a PTI iria fechar verde quase de certeza, nunca mais descolamos de uma vez por todas dos EUA, estamos "europa" sempre a sair projudicados.
Ai ai que vidinha.... :roll:

por pjota_CALD » 2/1/2008 15:51

Li o que está dito no Caldeirão sobre as indicações de compra de acções por parte dos Bancos. Mas a verdade é que acabei por comprar Portucel porque se perspectivavam ganhos e, como o dinheiro não me está a fazer falta, vou deixá-las aboborar e fazer o meu próprio juízo sobre as indicações que os bancos mandam cá para fora.

Registado: 22/12/2006 11:29

por zuza » 2/1/2008 15:16

Então, aqui vai, dados tirados da Poupança-Proteste Acções sobre a Portucel:

Indicador Beta: 0,69
volatilidade : 20,5 %
Cap.Bolsista : 1.758 EUR

Performance em euros (%) -----Portucel---DJ Stoxx------S&P500
Rentab. nos últimos 3 meses (%) : -11.6 ---- -3.4 --------- -5.6
Rentab. nos últimos 6 meses (%) : -20.2 ---- -6.8 --------- -9.4
Rentabilidade a 1 ano (%) ---------: -1.0 ---- -0.3 --------- -6.5
Rentab. nos últimos 5 anos (%) --: +17.5 ---- +12.8 ------ +3.8

Em EUR / Acção --------------------------------------2005 (e)--- 2006 (e)--- 2007e)

Dividendo líquido -----------------------------------0.0472 --- 0.0711 --- 0.0640
Lucro corrente antes de goodwill----------------0.0827 --- 0.1624 --- 0.2048
Lucro corrente -------------------------------------0.0827 --- 0.1624 --- 0.2048
Lucro líquido --------------------------------------0.0827 --- 0.1624 --- 0.2048
Cash flow corrente -------------------------------0.2511 --- 0.2969 --- 0.3329
Cash flow líquido ----------------------------------0.2511 --- 0.2969 --- 0.3329
EBIT -------------------------------------------------0.1721 --- 0.2727 --- 0.3026
EBITDA ----------------------------------------------0.3405 --- 0.4072 --- 0.4306
Valor contabilístico -------------------------------1.3016 --- 1.3849 --- 1.5283
Valor contabilístico tangível---------------------0.8107 --- 0.8940 --- 1.0374

(e): estimado

Racios Bolsistas:-------------------------2006(e)----------2007(e)

Dividend yeld----------------------------- 3,10 ------------ 2,79
cotaçao/lucro corrente-------------------- 14,10 ----------- 11,18
cotaçao/cashflow corrente------------------ 7,71 ------------ 6,88
cotaçao/valor contabilist.----------------- 1,65 ----------- 1,50
cot./valor contab.tangivel----------------- 2,56 ----------- 2,21
rentabilidade esperada longo prazo ------------------------- 6,88

Para já, estes são os dados sobre a Portucel, na Poupança-Proteste Acções.
É mais informação para ajudar nas decisões a tomar acerca do titulo.

Abraço ao forum.

Registado: 21/12/2007 2:07

por jimi » 2/1/2008 13:13

zuza Escreveu:Sem estar a querer voltar ao assunto AF versus AT, deixo-vos aqui alguma informação de analise fundamental da PTI feita em 12-11-2007, por analistas da Poupança-Proteste Acções, que puderá ajudar a explicar o porquê da cotação actual do titulo.
Não esquecendo que, para a AT, a cotação no mercado reflecte já toda a informação disponivel, e a vontade das partes no "jogo", oferta e procura, penso que, o valor actual do titulo reflecte bem as perspectivas de quem anda no mercado, ou seja, de quem vende e de quem compra.

"
Portucel 12/11/2007
Resultados crescem menos

Durante os primeiros nove meses, os lucros cresceram 22%, apesar de um abrandamento no terceiro trimestre. A acção está um pouco cara.
Vender

Com base numa progressão do volume de negócios de 6%, os lucros da Portucel subiram 22% nos primeiros nove meses do ano, para os 0,15 euros por acção. Ainda assim, este valor ficou ligeiramente aquém do que esperávamos, devido ao menor desempenho registado no terceiro trimestre, com os lucros deste período a recuarem 3% face ao terceiro trimestre do ano passado. Em causa, esteve por um lado, uma subida dos custos das matérias-primas, sobretudo da madeira. Por outro, houve um ligeiro abrandamento do preço do papel no terceiro trimestre, embora no acumulado dos primeiros nove meses do ano, o preço médio do papel registe uma subida de 5,4%, contra um recuo de 0,6% do preço de venda da pasta. Apesar do já referido aumento dos custos das matérias-primas, a Portucel conseguiu melhorar a sua eficiência energética e alcançou uma subida, embora muito ligeira da margem operacional para 20,8% (contra 20,5% há um ano atrás). Por sua vez, o menor endividamento permitiu melhorar em 14% os resultados financeiros do período.
Por fim, a empresa anunciou que a nova fábrica de papel só deverá iniciar laboração em Agosto/2009. Para este ano prevemos agora lucros por acção de 0,20 euros (0,21 antes). Para 2008, mantemos 0,20 euros.

Cotação à data da análise: 2,47 EUR "

Dados tirados do site da poupança-proteste, do qual sou assinante.
Se houver alguem interessado em dados financeiros da PTI, poderei disponibilizar.

Abraço ao forum

ps: Ulisses, já tive oportunidade de ler a tua opinião acerca da AT x AF, e, permite-me dizer que, concordo plenamente contigo.

Se não fosse muito incomodo gostaria de ter esses dados financeiros da poupança-proteste. Desde já o meu obrigado por a informação disponibilizada.

Registado: 6/9/2007 10:11

por zuza » 2/1/2008 0:51

Sem estar a querer voltar ao assunto AF versus AT, deixo-vos aqui alguma informação de analise fundamental da PTI feita em 12-11-2007, por analistas da Poupança-Proteste Acções, que puderá ajudar a explicar o porquê da cotação actual do titulo.
Não esquecendo que, para a AT, a cotação no mercado reflecte já toda a informação disponivel, e a vontade das partes no "jogo", oferta e procura, penso que, o valor actual do titulo reflecte bem as perspectivas de quem anda no mercado, ou seja, de quem vende e de quem compra.

"
Portucel 12/11/2007
Resultados crescem menos

Durante os primeiros nove meses, os lucros cresceram 22%, apesar de um abrandamento no terceiro trimestre. A acção está um pouco cara.
Vender

Com base numa progressão do volume de negócios de 6%, os lucros da Portucel subiram 22% nos primeiros nove meses do ano, para os 0,15 euros por acção. Ainda assim, este valor ficou ligeiramente aquém do que esperávamos, devido ao menor desempenho registado no terceiro trimestre, com os lucros deste período a recuarem 3% face ao terceiro trimestre do ano passado. Em causa, esteve por um lado, uma subida dos custos das matérias-primas, sobretudo da madeira. Por outro, houve um ligeiro abrandamento do preço do papel no terceiro trimestre, embora no acumulado dos primeiros nove meses do ano, o preço médio do papel registe uma subida de 5,4%, contra um recuo de 0,6% do preço de venda da pasta. Apesar do já referido aumento dos custos das matérias-primas, a Portucel conseguiu melhorar a sua eficiência energética e alcançou uma subida, embora muito ligeira da margem operacional para 20,8% (contra 20,5% há um ano atrás). Por sua vez, o menor endividamento permitiu melhorar em 14% os resultados financeiros do período.
Por fim, a empresa anunciou que a nova fábrica de papel só deverá iniciar laboração em Agosto/2009. Para este ano prevemos agora lucros por acção de 0,20 euros (0,21 antes). Para 2008, mantemos 0,20 euros.

Cotação à data da análise: 2,47 EUR "

Dados tirados do site da poupança-proteste, do qual sou assinante.
Se houver alguem interessado em dados financeiros da PTI, poderei disponibilizar.

Abraço ao forum

ps: Ulisses, já tive oportunidade de ler a tua opinião acerca da AT x AF, e, permite-me dizer que, concordo plenamente contigo.

Registado: 21/12/2007 2:07

por Jorge_CALD » 2/1/2008 0:47

Boa noite!

Na minha opinião, a Portucel criou um suporte de curto prazo nos 2.23 Euros e será interessante acompanhar a primeira sessão de 2008 para assistir ao desenrolar dos acontecimentos em torno deste valor.

Mais uma vez, e na minha opinião, a tendência continua negativa e acho este suporte frágil e de fácil rompimento, mas tudo é possível e as próximas horas ditarão o futuro da Portucel no curto prazo.

Imagem
Análises técnicas em http://bolsamais.blogspot.com/

Registado: 13/11/2002 13:21

por Ulisses Pereira » 1/1/2008 22:44

Broker, nem sei por onde começar...

O mal da cultura Portuguesa é muito bota abaixo e não acreditam nas empresas nacionais

Quem anda nos mercados por uma questão de patriotismo acaba por perder dinheiro. Se alguém tem uma opinião negativa sobre uma acção não deve dizê-lo por que é português? Se a empresa fosse americana já podiamos dizer?

"temos como melhor exemplo a Galp, que AT está com a corda toda esticada, todos pensavam que depois daquela subida dos 11€ para acima dos 13€, todos analistas das AT, pensaram: "bem isto vai corrigir e bem depois destas noticias positivas sem ter muitas certezas, o mais certo é ocorrer uma forte correção"

Todos os analistas técnicos disseram o quê? Broker, uma coisa é teres opiniões diferentes do que achamos correcto, outra coisa é dizeres coisas que não correspondem à realidade. Se leres com atenção o tópico da GALP vê se a maior prte das análises técnicas efectuadas pelos membros do Caldeirão nessa altura a que te referes não eram optimistas... Aliás, na minha análise sobre a GALP até escrevi o seguinte:

"Penso que é também curioso sublinhar, neste caso, mais um dos erros dos pequenos investidores. Eles costumam comprar mais vezes acções em mínimos históricos do que em máximos históricos. “Ah… já está muito cara, não compro” ou “Está baratinha, vou comprar”, são muito comuns neste caso. Mas, uma vez mais, estão a ir contra o mercado. E as ondas às vezes são grandes…"

Sinceramente, já pensei várias vezes em deixar de tentar ter este papel pedagógico contigo porque parece que, sinceramente, não tens qualquer interesse nisso. Mas acabo sempre por não seguir esse caminho porque os restantes utilizadores do Caldeirão aproveitarão sempre qualquer coisa...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Broker_Invest » 1/1/2008 22:30

O mal da cultura Portuguesa é muito bota abaixo e não acreditam nas empresas nacionais, estão todos a dizer que isto vai abaixo dos 2€ ou que vai subir até ao céu, por vezes as AT batem na trave!!! estamos a espera de uma coisa e sai-nos outra, temos como melhor exemplo a Galp, que AT está com a corda toda esticada, todos pensavam que depois daquela subida dos 11€ para acima dos 13€, todos analistas das AT, pensaram: "bem isto vai corrigir e bem depois destas noticias positivas sem ter muitas certezas, o mais certo é ocorrer uma forte correção" e o que aconteceu amigos? ela continou a sua caminhada para norte e algumas semanas depois e bateu máximos hístoricos de 19,50€ e ela esta a negociar 22x os seus resultados financeiros,ou por outras palavras a GALP está cara.
O que não podemos é estar sempre a desvalorizar uma empresa com fortes prespectivas de mercado pra futuro,a PTI vai continuar aumentar os dividendos para os seus Accionistas, é dar tempo ao tempo, por aquilo que ouço de amigos que trabalham na PTI, dezem que não têm mãos para encomendas os chinos andam a comprar mais caro para serem sempre atendidos, no meu ver a PTI vai dar muitos frutos e já não se amanhã ela inverte para norte e continua a descida até ninuém saber, por isso quem manda é o mercado ele um dia vai dar o real valor a PTI.

Tenho posição na PTI, INAPA, GALP, REN PTC e SON

por empirico » 1/1/2008 20:34

Observando ográfico de longo prazo da Portucel sou de opinião que um movimento ascendente só se deverá considerar na quebra em alta dos 2,47€ e só desta forma se deverá abrir posições no título.

Para já osuporte encontra-se nos 2,20 mas parece querer ir testar mais dia menos dia a linha ascendente de longo prazo na zona de 1,80€.
Anexos
PTI.PNG
PTI.PNG (70.14 KiB) Visualizado 7036 vezes

Registado: 5/11/2002 0:16

Re: Longo...

por TraderAT » 1/1/2008 20:06

TraderAT Escreveu:Eu estou longo na PTI e acredito que irá valorizar bastante em relação aos valores actuais, no entanto aguardo uma reacção em alta para reforçar na PTI e baixar o meu preço médio em carteira.
Cps

Acrescento que a reacção em alta deve ser entendida como um rompimento da actual tendência descendente e observando os gráficos que os colegas(o do Quico p/ex) deixaram aqui deve acontecer em valores entre os 2.45-2.50 Eur...feitos com algum Volume e em fecho. :wink:
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

Longo...

por TraderAT » 1/1/2008 19:47

Boa tarde,

Não esqueçer que um dos principios base de investir em Bolsa(disse investir não jogar :wink: ) é não entrar em papeis que estejam a descer, e em tendência descendente.
Eu estou longo na PTI e acredito que irá valorizar bastante em relação aos valores actuais, no entanto aguardo uma reacção em alta para reforçar na PTI e baixar o meu preço médio em carteira.

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por Sulla » 1/1/2008 19:08

Velhinho01 Escreveu:nao tenho qualquer acçao da pti, tenho acompanhado a acçao a espero de uma boa oportunidade de entrar...qual acham pode ser um bom preço? vejo pelos vossos comentarios que estará barata, mas tb que podera descer mais, qual sera um bom valor para entrar? talvez seja de esperar mais um pouco ou já esta a bom preço?

Um bom preço será aquele que transmita recuperação.
Não se pode abrir uma posição pela baixa cotação duma acção. Se o caminho tem sido para baixo, mesmo com fundamentais apetitosos...mais vale esperar uma inversão significativa, não?
Se o objectivo é o longo prazo ai é outra escolha.
Aí os fundamentais da empresa são os mais importantes, ainda assim mais vale esperar pelos indicadores técnicos para saber a altura ideal :wink:

Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Velhinho01 » 1/1/2008 18:50

nao tenho qualquer acçao da pti, tenho acompanhado a acçao a espero de uma boa oportunidade de entrar...qual acham pode ser um bom preço? vejo pelos vossos comentarios que estará barata, mas tb que podera descer mais, qual sera um bom valor para entrar? talvez seja de esperar mais um pouco ou já esta a bom preço?

Registado: 28/12/2007 23:34

Re: Dificuldades ....

por jony_cash » 31/12/2007 14:53

Enslaved Escreveu:
siracusa Escreveu:Está com dificuldades em manter os 2.23 e já foi mesmo aos 2.22. Isso tem algum significado técnico ?

Eu vejo o caminho da portucel para sul. Vendi a minha posição e boa sorte a quem fica :wink: .

Eu concordo contigo o Sul é o mais provável :wink:
até me mete medo dizer isto mas é o que penso

Registado: 31/8/2007 20:30

por etcetras » 31/12/2007 13:27

Eu vejo o caminho da portucel para sul. Vendi a minha posição e boa sorte a quem fica icon_wink.gif .

Tenho a impressão que a Portucel pode vir mais abaixo que os 2,23..2,22. Pois se descontarmos o dividendo o suporte é ainda mais abaixo...

O que dizem?

Ps: Não possuo qualquer posição na PTI

Abraço!

Registado: 3/4/2007 14:21

Re: Dificuldades ....

por Enslaved » 31/12/2007 13:24

siracusa Escreveu:Está com dificuldades em manter os 2.23 e já foi mesmo aos 2.22. Isso tem algum significado técnico ?

Eu vejo o caminho da portucel para sul. Vendi a minha posição e boa sorte a quem fica :wink: .

Registado: 28/2/2007 18:24

Obrigado

por siracusa » 31/12/2007 13:17

Bom ano com saúde e paz.
Não basta olhar fixamente os degraus.
É necessário subir a escada.
Vaclav Havel

Registado: 24/11/2002 23:37

por Broker_Invest » 31/12/2007 13:01

Quedas com fraco volume é sinal de uma inversão, o que quer dizer que a PTI pode entrar com o Pé direito em 2008, vamos ver se ela fecha acima dos 2,23€ pelo menos eu espero que sim.

Boas festas

Dificuldades ....

por siracusa » 31/12/2007 12:48

Está com dificuldades em manter os 2.23 e já foi mesmo aos 2.22. Isso tem algum significado técnico ?
Não basta olhar fixamente os degraus.
É necessário subir a escada.
Vaclav Havel

Registado: 24/11/2002 23:37

por Broker_Invest » 31/12/2007 10:22

Estou com a prespectiva que ela vai aguentar o suporte dos 2,23€ podemos ter um ano de 2008 de inversão de tendencia (ascendente claro). :lol:

Vamos ter que aguardar e ser muito paciêntes com esta menina.

Boas Festas

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Opcard33, PMP69 e 171 visitantes