Portucel - Tópico Geral
Re: Ainda acredito....
Mr Cambalacho Escreveu:Eu ainda acredito numa grande recuperação até ao final do ano... vamos esperar para ver...
amanha (dia 12) espero que cheguem aos 2,60 e vao á vida....
Vou dar uma ordem para comprar BCP a 2.85....
Isto tudo é uma roleta Russa .....
- Registado: 5/12/2007 21:07
Re: Ainda acredito....
Mr Cambalacho Escreveu:Eu ainda acredito numa grande recuperação até ao final do ano... vamos esperar para ver...

Portucel: um elevado potencial à espera do reconhecimento do mercado
A Portucel é a prova de como uma empresa pode ter todos os ingredientes para subir, mas a "falta de sal" fazer com que a performance em bolsa fique aquém do esperado. Analistas avaliam empresa acima da cotação e todos recomendam "comprar".--------------------------------------------------------------------------------
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
A Portucel é a prova de como uma empresa pode ter todos os ingredientes para subir, mas a "falta de sal" fazer com que a performance em bolsa fique aquém do esperado.
A papeleira portuguesa é uma das poucas empresas do PSI-20 para a qual todos os analistas têm uma recomendação de "comprar" com preços-alvo muito acima da cotação em bolsa. No entanto, é o título do índice principal com pior performance este ano, entre os que registam ganhos, tendo valorizado apenas 7%, quando o PSI-20 subiu mais de 17%.
Uma das razões apontadas para o fraco desempenho bolsista reside na escassez de notícias que é típica da Portucel, uma empresa discreta, que actua num sector com muitas especificidades desconhecidas da maioria dos investidores.
Notória é aliás a valorização das acções que se verificou desde o anúncio do pagamento de dividendos intercalares no passado dia 3 de Dezembro. A empresa anunciou que vai remunerar antecipadamente os accionistas com um dividendo líquido de 6,3 cêntimos e desde então as acções valorizaram 6,2%.
Em Julho a Portucel atingiu o valor mais alto de sempre, nos 3,18 euros, um valor, ainda assim abaixo das avaliações dos analistas. Mas desde então entrou num processo de desvalorização e acabou a sessão de sexta-feira nos 2,57 euros.
A empresa tem sido prejudicada pela desvalorização do dólar, que torna as exportações para fora da Europa menos competitivas e afecta as receitas com origem nos EUA, que levou muitas empresas do sector a reverem em baixa as previsões de resultados. Além disso, as contas do terceiro trimestre decepcionaram o mercado, devido ao aumento dos custos da madeira, a matéria-prima utilizada pela Portucel para fazer pasta.
Mas a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira tem vários trunfos na manga que levam os analistas a permaneceram fiéis à recomendação de compra. O preço-alvo médio de quatro bancos de investimento (CaixaBI, BPI, Millennium bcp e Espírito Santo Research) é de 3,48 euros, um valor 35% acima da cotação de fecho das acções na sexta-feira.
Eduardo Pires Coelho, do BPI, considera que o "preço em bolsa da Portucel inclui condições de mercado muito negativas que não se vão realizar" e destaca os investimentos em curso da empresa, nomeadamente a máquina de papel e a biomassa, sector em que está a tentar uma parceria em Angola para recuperar, gerir e desenvolver uma floresta de eucaliptos fazendo assim frente a uma possível escassez de madeira.
Olhando para os indicadores da Portucel pode constatar-se que a empresa está barata em relação ao sector, com uma relação preço resultados por acção, de 13,55 vezes, quando o PER médio do sector na Europa ocidental é de 27,02 vezes.
Um indicador para perceber qual o peso que as acções devem ter na sua carteira é a composição do PSI-20, seguida por muitos fundos de investimento. A Portucel tem um peso de 1,546% no principal índice português.
- Anexos
-
- PORTUCEL.png (11.69 KiB) Visualizado 7595 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Ainda acredito....
Eu ainda acredito numa grande recuperação até ao final do ano... vamos esperar para ver...
- Registado: 11/12/2007 21:09
boas.
Esperava mais deste titulo.
hoje teve a 2,62 como e que foi abaixo e fechou a 2,55? Depois dos dividendos é que ela desce.Estou a pensar seriamente despachar-me dela e ir ao bcp que sera melhor negocio.vamos ver amanha é um dia i
importante.
Desculpa Ulisses
foi a minha primeira participação.
ate
Esperava mais deste titulo.
hoje teve a 2,62 como e que foi abaixo e fechou a 2,55? Depois dos dividendos é que ela desce.Estou a pensar seriamente despachar-me dela e ir ao bcp que sera melhor negocio.vamos ver amanha é um dia i
importante.
Desculpa Ulisses
foi a minha primeira participação.
ate
Bons negócios
- Registado: 14/11/2007 19:51
SMALL2007 Escreveu:A Novabase/Pararede tb andam a marinar na minha carteira, embora com prejuízo potencial.
Small com a tua estratégia superactiva nem sei como não aproveitas nestas duas, é que tanto uma como a outra se venderes tens boas probabilidades de conseguir comprar mais barato!!!
Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Quero agradecer terem-me dado mais umas a 2.56
Por acaso tinha venda a 2.66, não fosse ela subir à parva logo de manhã, o que seria demais face aos últimos dias. Mas já retirei a venda e fiquei com as compras em carteira. Se tivesse vendido, estava mais satisfeito, porque agora recomprava e já pagava os presentes de Natal..todos.
Agora fico à espera de uma quebra definitiva dos 2.60, sendo que nessa altura volto a aumentar as compras.
Se ainda hoje fizer novo máximo, deixo para amanhã uma venda à parva, tipo 2.74, para recomprar por volta do fim da manhã...isto é sempre o mesmo, parece um carrocel.
Entretanto, não se pode dizer que esteja chateado de por ter escolhido a portucel como um dos meus alvos para Novembro/Dezembro (o outro é a Corticeira).
Deixo o BCP e resto da banca para 2008, só merecem o desprezo por enquanto.
A Novabase/Pararede tb andam a marinar na minha carteira, embora com prejuízo potencial.
Por acaso tinha venda a 2.66, não fosse ela subir à parva logo de manhã, o que seria demais face aos últimos dias. Mas já retirei a venda e fiquei com as compras em carteira. Se tivesse vendido, estava mais satisfeito, porque agora recomprava e já pagava os presentes de Natal..todos.
Agora fico à espera de uma quebra definitiva dos 2.60, sendo que nessa altura volto a aumentar as compras.
Se ainda hoje fizer novo máximo, deixo para amanhã uma venda à parva, tipo 2.74, para recomprar por volta do fim da manhã...isto é sempre o mesmo, parece um carrocel.
Entretanto, não se pode dizer que esteja chateado de por ter escolhido a portucel como um dos meus alvos para Novembro/Dezembro (o outro é a Corticeira).
Deixo o BCP e resto da banca para 2008, só merecem o desprezo por enquanto.
A Novabase/Pararede tb andam a marinar na minha carteira, embora com prejuízo potencial.
Cumprimentos,
SMALL
SMALL
- Registado: 16/5/2007 19:14
Broker_Invest Escreveu:Boa sorte e não te esqueças que tudo que desce pode não subir.
Isso para mim são as empresas empresas mal geridas e sem fundamentos e com uma elevada dose de Especulação a mistura, o que não é o caso da PTI.
Broker, sem por em causa a PTI, até porque eu também tenho uma posição nela, em 2000 o BCP também era considerado uma ds empresas mais bem geridas e inovadoras em Portugal, e em 3 anos caiu dos perto de 7 até 1.25!!! e hoje ainda só recuperou até aos 4... bem ia dizer o mesmo da PTM mas também não te quero assustar, até porque este caso não terá com toda a certeza nada a ver com a PTI... mas!?
Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Enslaved Escreveu:Passado este tempo todo é incrível como ainda não percebeste que estás a ter uma má estratégia![]()
.
Má estrategia?, estás a dizer eu ter baixado o preço medio de 2,84€ para 2,56€ é má estrategia, não sei onde queres chegar?
Tiveste agora sorte mas no futuro poderás ter menos sorte. Saber o teu limite de perdas, ganhos e o prazo do investimento são essenciais para não ficares à toa, como ficaste nestas últimas semanas
Tive sorte!!! estamos a falar de uma Big Cap e não de uma Small cap, tudo desce sobe e vice versa, além disso esta empresa tem bastantes fundamentos para subir, basta ler a noticia que saiu ontem no JN que o PER do sector está nos 27 e da PTI está bem abaixo.
Acho que as noticias é que fazem movimentar todas as acções da bolsa caso contrario isto estava estagnado, o que também é o caso da PTI não ser vista com outros olhos, e além disso saem poucas noticias sobre esta empresa.
Boa sorte e não te esqueças que tudo que desce pode não subir.
Isso para mim são as empresas empresas mal geridas e sem fundamentos e com uma elevada dose de Especulação a mistura, o que não é o caso da PTI.
Continuou dentro, vou estar sempre atento a qualquer reacção.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Broker_Invest Escreveu:A minha menina já está a dar-me alegriastive que ser muito forte e aguentar-me a bronca, se não fazia uma asneira das grandes! que é ter vendido com menos valia.
Vamos PTI tu és capaz, ela nestes últimos dias tem mostrado sinal de muita força, vamos ver onde ela para.
Passado este tempo todo é incrível como ainda não percebeste que estás a ter uma má estratégia

Broker_Invest Escreveu:A minha menina já está a dar-me alegriastive que ser muito forte e aguentar-me a bronca, se não fazia uma asneira das grandes! que é ter vendido com menos valia.
Vamos PTI tu és capaz, ela nestes ultimos dias tem mostrado sinal de muita força, vamos ver onde ela para.
Não leves isto a mal Broker, mas eu cada vez que vejo um comentário destes penso sempre no outro lado... isto faz-te pensar, mesmo que não conscientemente, que não vale a pena nunca vender a perder porque mais tarde ou mais cedo isto recupera, e não é assim!!!!
Reflete bem neste trade, pensa se realmente pensas na PTI como um investimento a longo prazo e no futuro pensa melhor no prazo de investimento antes de entrares num qualquer título... isso é fundamental porque a curto prazo tens de ter um stop relativamente perto, um stop que te confira a esse trade uma relação risco/potencial favorável...
Bons negócios
A minha menina já está a dar-me alegrias
tive que ser muito forte e aguentar-me a bronca, se não fazia uma asneira das grandes! que é ter vendido com menos valia.
Vamos PTI tu és capaz, ela nestes ultimos dias tem mostrado sinal de muita força, vamos ver onde ela para.

Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
- Registado: 12/1/2007 14:56
INVESTIDOR PRIVADO Publicado 10 Dezembro 2007 12:56
Portucel: um elevado potencial à espera do reconhecimento do mercado
A Portucel é a prova de como uma empresa pode ter todos os ingredientes para subir, mas a "falta de sal" fazer com que a performance em bolsa fique aquém do esperado. Analistas avaliam empresa acima da cotação e todos recomendam "comprar".
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
A Portucel é a prova de como uma empresa pode ter todos os ingredientes para subir, mas a "falta de sal" fazer com que a performance em bolsa fique aquém do esperado.
A papeleira portuguesa é uma das poucas empresas do PSI-20 para a qual todos os analistas têm uma recomendação de "comprar" com preços-alvo muito acima da cotação em bolsa. No entanto, é o título do índice principal com pior performance este ano, entre os que registam ganhos, tendo valorizado apenas 7%, quando o PSI-20 subiu mais de 17%.
Uma das razões apontadas para o fraco desempenho bolsista reside na escassez de notícias que é típica da Portucel, uma empresa discreta, que actua num sector com muitas especificidades desconhecidas da maioria dos investidores.
Notória é aliás a valorização das acções que se verificou desde o anúncio do pagamento de dividendos intercalares no passado dia 3 de Dezembro. A empresa anunciou que vai remunerar antecipadamente os accionistas com um dividendo líquido de 6,3 cêntimos e desde então as acções valorizaram 6,2%.
Em Julho a Portucel atingiu o valor mais alto de sempre, nos 3,18 euros, um valor, ainda assim abaixo das avaliações dos analistas. Mas desde então entrou num processo de desvalorização e acabou a sessão de sexta-feira nos 2,57 euros.
A empresa tem sido prejudicada pela desvalorização do dólar, que torna as exportações para fora da Europa menos competitivas e afecta as receitas com origem nos EUA, que levou muitas empresas do sector a reverem em baixa as previsões de resultados. Além disso, as contas do terceiro trimestre decepcionaram o mercado, devido ao aumento dos custos da madeira, a matéria-prima utilizada pela Portucel para fazer pasta.
Mas a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira tem vários trunfos na manga que levam os analistas a permaneceram fiéis à recomendação de compra. O preço-alvo médio de quatro bancos de investimento (CaixaBI, BPI, Millennium bcp e Espírito Santo Research) é de 3,48 euros, um valor 35% acima da cotação de fecho das acções na sexta-feira.
Eduardo Pires Coelho, do BPI, considera que o "preço em bolsa da Portucel inclui condições de mercado muito negativas que não se vão realizar" e destaca os investimentos em curso da empresa, nomeadamente a máquina de papel e a biomassa, sector em que está a tentar uma parceria em Angola para recuperar, gerir e desenvolver uma floresta de eucaliptos fazendo assim frente a uma possível escassez de madeira.
Olhando para os indicadores da Portucel pode constatar-se que a empresa está barata em relação ao sector, com uma relação preço resultados por acção, de 13,55 vezes, quando o PER médio do sector na Europa ocidental é de 27,02 vezes.
Um indicador para perceber qual o peso que as acções devem ter na sua carteira é a composição do PSI-20, seguida por muitos fundos de investimento. A Portucel tem um peso de 1,546% no principal índice português.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Portucel e BPI sobem no “ranking” das cotadas com maior potencial
As acções do BPI deram o maior salto na lista das cotadas portuguesas que apresentam maior potencial de valorização. Passou do sexto para o quarto lugar, uma vez que apresentou uma performance inferior às empresas que surgiam à sua frente. A Portucel ganhou um lugar e passou para a 3ª posição.
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
As acções do BPI deram o maior salto na lista das cotadas portuguesas que apresentam maior potencial de valorização. Passou do sexto para o quarto lugar, uma vez que apresentou uma performance inferior às empresas que surgiam à sua frente. A Portucel ganhou um lugar e passou para a 3ª posição.
A lista das acções com maior potencial, tendo em conta as avaliações de 16 casas de investimento recolhidas pelo Jornal de Negócios, continua a ser liderada pela Sonae Indústria. Em segundo lugar surge a Semapa, sendo que ambas as cotadas apresentam potenciais superiores a 50%.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Eu continuo a entrar na Portucel, a 2.57. Quantas mais aparecerem à venda a 2.60, mais eu acredito que quebra esse valor hoje ou amanhã.
Acredito pelo menos nos 2.66 do gráfico...e com sorte até podia começar a dessenhar um H&S invertido que a atirava, a prazo, para cima dos 3 euros. Isso sim.
Mas é cedo para esta conversa. E com oisto anda, não sei se alguma acção terá força para tanto.
Acredito pelo menos nos 2.66 do gráfico...e com sorte até podia começar a dessenhar um H&S invertido que a atirava, a prazo, para cima dos 3 euros. Isso sim.
Mas é cedo para esta conversa. E com oisto anda, não sei se alguma acção terá força para tanto.
Cumprimentos,
SMALL
SMALL
- Registado: 16/5/2007 19:14
Prentedo com este post iniciar o debate sobre os fundamentais da indústria da pasta de papel. De acordo com a Reuters, no mercado americano as estatísticas financeiras da indústria são as seguintes:
Valuation Ratios
P/E (ttm) 14.70
P/Sales (ttm) 1.25
P/Book (mrq) 4.02
P/Cash Flow (mrq) 9.55
Profitability (ttm)
Gross Margin % 26.96
Operating Margin % 14.91
Net Profit Margin % 13.11
Financial Strength (mrq)
Quick Ratio .78
Current Ratio 1.44
LT Debt/Equity 118.20
Total Debt/Equity 135.80
Mgt. Effectiveness (ttm)
Return on Invstmt % 11.77
Return on Assets % 8.93
Return on Equity % 26.59
Agora seria interessante comparar isso com os players do nosso PSI20 para vermos até onde podemos caminhar.
Abraço a todos
Valuation Ratios
P/E (ttm) 14.70
P/Sales (ttm) 1.25
P/Book (mrq) 4.02
P/Cash Flow (mrq) 9.55
Profitability (ttm)
Gross Margin % 26.96
Operating Margin % 14.91
Net Profit Margin % 13.11
Financial Strength (mrq)
Quick Ratio .78
Current Ratio 1.44
LT Debt/Equity 118.20
Total Debt/Equity 135.80
Mgt. Effectiveness (ttm)
Return on Invstmt % 11.77
Return on Assets % 8.93
Return on Equity % 26.59
Agora seria interessante comparar isso com os players do nosso PSI20 para vermos até onde podemos caminhar.
Abraço a todos
- Registado: 10/12/2007 11:54
Maxbid
Face à carteira que indicaste só um reparo: não acho boa ideia ter em carteira acções de várias sociedades que se dedicam à mesma actividade.
Se as coisas correm bem, é óptimo, sobem todas.
Porém, se o mercado se complica, por ex. ao nivel da matéria prima, todas serão afectadas.
Assim, considerando que tens acções da Portucel e da Semapa, se existirem problemas para a portucel o mais certo é tb a semapa se ressentir e não tens contraponto.
Assim, diversificar a carteira, não apenas em titulos, mas tb em áreas.
Mas cada um configura os seus investimentos.
Face à carteira que indicaste só um reparo: não acho boa ideia ter em carteira acções de várias sociedades que se dedicam à mesma actividade.
Se as coisas correm bem, é óptimo, sobem todas.
Porém, se o mercado se complica, por ex. ao nivel da matéria prima, todas serão afectadas.
Assim, considerando que tens acções da Portucel e da Semapa, se existirem problemas para a portucel o mais certo é tb a semapa se ressentir e não tens contraponto.
Assim, diversificar a carteira, não apenas em titulos, mas tb em áreas.
Mas cada um configura os seus investimentos.
- Registado: 29/11/2007 10:07
Caro Maxbid, em primeiro lugar tira-me o "Sr" dai que esse "está no céu" e até me sinto mais velho...
Quanto ao resto sinceramente não gosto de dar opiniões dessa natureza porque isso depende de muitos factores a começar pelo horizonte temporal do teu investimento...
A Semapa tem uma grande participação na Portucel e as cotações têm evoluido de forma similar, não faço a minima idéia qual delas está mais barata (ou cara) e nem serei a melhor pessoa para fazer esse tipo de analise!
Tecnicamente a Portucel já deu melhores sinais de que está a reagir ás quedas, isso significará que a Semapa subirá depois?! não sei, apostar nisso não sei se será o melhor a fazer...
Há um aspecto que acho importante salientar não tentes vir aqui à espera que alguém te diga o que fazer, cada pessoa é diferente e tem de descobrir ela própria a sua forma de investir, a forma em que se sente confortável na bolsa, trocar opiniões é importante se encarado dessa forma... a minha opinião estará sempre agarrada à minha própria forma de investir que pode não ter nada a ver com a tua!!!
Para quem está a começar ou tem poucos anos disto penso que o mais importante é ter consciência de que encontrar a sua própria forma de estar no mercado é difícil e dá muito trabalho... se pensarem que não é assim estarão a perder tempo e, pior ainda, vão descobrir que estavam enganados da forma mais penalizadora, ou seja, com perdas no mercado!!!
Boa sorte e bom fim de semana
Quanto ao resto sinceramente não gosto de dar opiniões dessa natureza porque isso depende de muitos factores a começar pelo horizonte temporal do teu investimento...
A Semapa tem uma grande participação na Portucel e as cotações têm evoluido de forma similar, não faço a minima idéia qual delas está mais barata (ou cara) e nem serei a melhor pessoa para fazer esse tipo de analise!
Tecnicamente a Portucel já deu melhores sinais de que está a reagir ás quedas, isso significará que a Semapa subirá depois?! não sei, apostar nisso não sei se será o melhor a fazer...
Há um aspecto que acho importante salientar não tentes vir aqui à espera que alguém te diga o que fazer, cada pessoa é diferente e tem de descobrir ela própria a sua forma de investir, a forma em que se sente confortável na bolsa, trocar opiniões é importante se encarado dessa forma... a minha opinião estará sempre agarrada à minha própria forma de investir que pode não ter nada a ver com a tua!!!
Para quem está a começar ou tem poucos anos disto penso que o mais importante é ter consciência de que encontrar a sua própria forma de estar no mercado é difícil e dá muito trabalho... se pensarem que não é assim estarão a perder tempo e, pior ainda, vão descobrir que estavam enganados da forma mais penalizadora, ou seja, com perdas no mercado!!!
Boa sorte e bom fim de semana
Sr. Artista. Desde já quero expressar o meu enorme respeito pelos seus comentários que acompanho há já algum tempo. Tenho em carteira 40% Portucel, 30% Ren e 20% Semapa. No que diz respeito à Ren tenciono manter a médio prazo mas estou a pensar seriamente em vender os meus titulos da Portucel logo após a distribuição dos dividendos e reforçar a minha participação na Semapa, visto ter um Per muitissimo baixo e um potencial de subida superior ao da Portucel. Gostaria muito de ver um comentário seu e dos restantes "Caldeirões" acerca desta minha opinião.
Obrigado e bons negócios a todos.
Obrigado e bons negócios a todos.
- Registado: 7/12/2007 13:03