Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 5/12/2007 14:58

carrancho Escreveu:
Resina Escreveu:
Pluto Escreveu:Olá pessoal,

Como rookie nesta área, gostava de saber como é processado o pagamento de dividendos.
Se é necessário dar um NIB para esse mesmo pagamento, quando está disponível, etc...

Cps,
Nuno

Boas,
Tens apenas de tê-las na tua posse no ultimo dia com direito ao dividendo (ex-dividend). A correctora encarrega.se de fazer os descontos e de créditá-lo na tua conta!
Abraço

Resina uma correcção...

O ultimo dia com direito ao dividendo não é o ex-dividendo é o dia anterior. Quem compra no dia ex-dividendo já não terá direito ao mesmo.

Abraço,

Carrancho

Boas Carrancho,
Eu sei, mas expliquei-me mal. Mas obrigado pela correcção, aproveitei e corrigi a mesma.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Pluto » 5/12/2007 14:08

Obrigado a todos pelos esclarecimentos...

Cps,
Nuno

Registado: 19/6/2007 10:20

por SMALL2007 » 5/12/2007 13:43

Resta acrescentar que não existe vantagem alguma, no curto prazo, da distribuição do dividendo.

No dia do ex-dividendo, o título abre (em teoria) com menos esse valor.

Outra informação importante para quem é rookie (somos todos). No dia do ex-dividendo JÁ podem vender as ações, porque o dividendo cai à mesma na conta.

Para acções menos líquidas, isto é óptimo, porque existem sempre uns distraídos. Acabo por vender o título ao preço do dia anterior, e depois quando finalmente desce compro novamente. Fico com o dividendo "2 vezes".
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por carrancho » 5/12/2007 13:14

Resina Escreveu:

Como rookie nesta área, gostava de saber como é processado o pagamento de dividendos.
Se é necessário dar um NIB para esse mesmo pagamento, quando está disponível, etc...

Cps,
Nuno

Boas,
Tens apenas de tê-las na tua posse no ultimo dia com direito ao dividendo (ex-dividend). A correctora encarrega.se de fazer os descontos e de créditá-lo na tua conta!
Abraço

Resina uma correcção...

O ultimo dia com direito ao dividendo não é o ex-dividendo é o dia anterior. Quem compra no dia ex-dividendo já não terá direito ao mesmo.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por carrancho » 5/12/2007 12:58

Pluto,

É creditado na conta onde tens a carteira de titulos automáticamente já com respectiva retenção na fonte.

Em cima tens um tópico inamovível onde encontras resposta para todas as questões relacionadas com dividentos.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Resina » 5/12/2007 12:54

Cps,
Nuno

Boas,
Tens apenas de tê-las na tua posse no dia anterior com direito ao dividendo (ex-dividend). A correctora encarrega.se de fazer os descontos e de créditá-lo na tua conta!
Abraço
Editado pela última vez por Visitante em 5/12/2007 14:58, num total de 1 vez.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Pluto » 5/12/2007 12:51

Olá pessoal,

Cps,
Nuno

Registado: 19/6/2007 10:20

por - - - P P P - - - » 5/12/2007 12:42

Até dia 12 sim
NA VIDA APRENDER É O MAIS IMPORTANTE.
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP

Registado: 5/9/2007 10:33

por Machado » 5/12/2007 10:59

Amigo Broker,

Folgo em ver-te mais descansado :)
Andaste aí em grande stress durante uns tempos, mas parece que a maré negra já acalmou.

Optei por não ligar muito à Portucel, uma vez que estou dentro no longo prazo, precisamente para não ter a tentação de cometer algum erro.

Tal como tinha dito antes neste tópico, tinha entrado a 2.48 (precipitadamente) e acabei mesmo por reforçar nos 2.30, o facto de estar agora acima desses valores não altera nada numa perspectiva de manter ate 2009 ... mas que dá um certo descanso dá.

É deixar andar e não lhe ligar muito ;) Mais vale gastar energia a observar outros títulos.

Abraço

Registado: 25/9/2007 12:52

por Jaimek » 5/12/2007 10:39

MõesBalula Escreveu:Posso estar enganado mas não haverá nenhuma opa por parte da semapa à portucel. :?

É por isso que nos últimos dias surgiu a especulação da OPA da Semapa :lol:

Registado: 21/9/2007 16:30

por Broker_Invest » 5/12/2007 10:37

Ela continua com bastante força :wink: vamos ver se consegue ultrapassar os 2.75/2.85€ para breve para manter a LTA, caso não consiga, vamos voltar para baixo e podemos mesmo ver um duplo fundo.
Esperamos que não !
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por MõesBalula » 5/12/2007 10:27

Penso que a melhor forma de estar presente na Portucel é na semapa. A semapa controla a portucel e por isso será sempre ela que condicionará a cotação da portucel. Tanto para baixo como para cima. E no dia em que a semapa vender uma parte das acções que detém na portucel, essa irá decerto para baixo. Posso estar enganado mas não haverá nenhuma opa por parte da semapa à portucel. :?

Registado: 29/11/2007 10:44

por phneutral » 5/12/2007 4:53

Com toda a humildade tiro-te o chapéu Jonhy Bigodes (espero que conheças a expressão)

Os meus mais sinceros parabéns :)

Bons negócios
PH
"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros."

http://elliottmarketwaves.blogspot.com/

Registado: 11/12/2004 4:46

por Jonhy Bigodes » 4/12/2007 23:18

TP1 Escreveu:
Jonhy Bigodes Escreveu:Grande sessão da PTI mais uma vez, penso que este swing irá inverter nos 2.75/2.85€, mas até lá será sempre a subir.

Bons negócios.

Pq achas que vai inverter nos 2.75/2.85?

Pela mesma razão que disse que ia inverter nos 2.80 e nos 2.24€, a minha AT já está a alertar para essa possibilidade, claro que isso é uma possibilidade, nada mais do que isso. :lol:
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com

Registado: 6/8/2006 15:54

por TP1 » 4/12/2007 20:09

Jonhy Bigodes Escreveu:Grande sessão da PTI mais uma vez, penso que este swing irá inverter nos 2.75/2.85€, mas até lá será sempre a subir.

Bons negócios.

Pq achas que vai inverter nos 2.75/2.85?

Registado: 30/11/2007 21:13

por Jonhy Bigodes » 4/12/2007 20:03

Grande sessão da PTI mais uma vez, penso que este swing irá inverter nos 2.75/2.85€, mas até lá será sempre a subir.

Bons negócios.
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com

Registado: 6/8/2006 15:54

por Manbra » 4/12/2007 19:22

Neste momento penso perfilarem-se dois cenários:
A - A Semapa, que detém à volta de 70%, está a financiar-se com a distribuição de dividendos elevadissimos, para adquirir capacidade financeira para a falada OPA. Neste caso a PTI verá a sua cotação limitada pela Semapa, que procurará evitar a subida deste papel;
B - A PTI simplesmente antecipa a subida de impostos e procede à distribuição antecipada de dividendos, limitando a sua capacidade futura de atribuir novos dividendos. Neste caso em 2008 os dividendos serão reduzidos e o titulo poderá ressentir-se.

Registado: 29/11/2007 10:07

por SMALL2007 » 4/12/2007 16:03

Eu achava que ia vender antes dos 2.50 para reentrar novamente um pouco abaixo, mas vendo a "força" com que está a querer ficar pelo menos a 2.50...não só não vendi, como comprei o dobro a 2.52/2.53

continuo com um preço médio que permite 2 dias de descida, se por acaso amanhã não passar os 2.60. Aí sim, estava dado um sinal óptimo, porque mesmo após o dividendo ela ficava bem acima dos 2.50
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por Broker_Invest » 4/12/2007 15:58

artista Escreveu:Broker o teu discurso não o de quem está a longo prazo no título, parece-me mais o de quem está à espera da primeira oportunidade, em que não está a perder, para sair... se achas que deves sair acho que fazes bem, mas penso que este exemplo te deve servir para no futuro definires à partida o prazo em que entras num título, isso é fundamental...

Um abraço e bons negócios

artista e Jaimek, não vou sair da PTI sem mais nem menos, ainda fico até ao próximo trismestre, mas se as coisas começar feias, salto fora e entro no titulo a um preço muito mais baixo possivel, e ai traço o rumo até 2010, se eu tivesse quieto tinha ganho muito mais e entrava nos 2.25€ com mais força, este sim é um exelente preço médio.
Acredito muito neste titulo. Ando sempre a procura de exelentes oportunidades.

P.S A pasta de papel voltou a subir, boas noticias para PTI e ALTRI, ah, o Dollar está ganhar ligeiramente terreno face ao Euro, o que é bom!

Abraços e BN

por Jaimek » 4/12/2007 13:27

Broker_Invest Escreveu:Falta 0.02€ para ficar totalmente recuperado !!!! mas vou aos dividendos e vou esperar até aos resultados do ultimo trimeste ou anual de 2007, depois vejo como está o sentimento do mercado, se vale a pena ou não estar arriscar nesta acção, fundamentos não lhe faltam. Mas o mercado é que dita as regras.

Para quem tencionava estar dentro da Portucel até ao ano de 2010... :lol:

Subscrevo o comentário do artista.

Registado: 21/9/2007 16:30

por artista_ » 4/12/2007 13:17

Broker o teu discurso não o de quem está a longo prazo no título, parece-me mais o de quem está à espera da primeira oportunidade, em que não está a perder, para sair... se achas que deves sair acho que fazes bem, mas penso que este exemplo te deve servir para no futuro definires à partida o prazo em que entras num título, isso é fundamental...

Um abraço e bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Broker_Invest » 4/12/2007 13:02

Falta 0.02€ para ficar totalmente recuperado !!!! mas vou aos dividendos e vou esperar até aos resultados do ultimo trimeste ou anual de 2007, depois vejo como está o sentimento do mercado, se vale a pena ou não estar arriscar nesta acção, fundamentos não lhe faltam. Mas o mercado é que dita as regras.

por artista_ » 4/12/2007 12:47

GALP_CALD Escreveu:1- Veio fazer um fundo que foi sómente o minimo do ano.

Neste momento nada nos garante que não possa vir a fazer novos mínimos... espero que não e até acredito que não mas este processo demora algum tempo a consolidar!

GALP_CALD Escreveu:4- Se pagar um valor identico na altura normal do pagamentos dos dividendos, então estamos a falar de quase 6%. Isto quer dizer que deve ser só o melhor pagamento de dividendos da bolsa portuguesa.

É óbvio que não irá pagar o mesmo depois, se o fizesse estaria a distribuir cerca de 70% dos seus lucros, eu até acho que não deveria distribuir mais nada porque está a fazer investimentos grandes...

GALP_CALD Escreveu:5- Alguma especulação á volta da Semapa para uma possivel opa.

Essa especulação já existe há bastante tempo, quase tanto como de uma Opa sobre o BCP :)

GALP_CALD Escreveu:6- Neste momento está a passar a barreira dos 2.50, que técnicamente é saudável para o titulo.

Sim mas isso ainda temos de verificar no final da sessão... a resistência está um pouco acima dos 2.50 e mesmo que a quebre tem de o confirmar depois!! Não esquecer tambem que para a semana irá entrar em ex-dividend e que corrijirá por esse facto os 6/7 cêntimos...

Eu continuo um bocado convencido, como já expliquei lá para trás, que as quedas da PTI também tiveram a ver com o facto de ter feito agora um ano que a empresa foi privatizada pelo que também estou confiante mas ainda muitas batalhas se vão travar!!!

Bons negócios

PS: a PTI é de longe o título onde neste momento tenho mais capital... além desta só tenho na Ren, o resto é liquidez! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por GALP_CALD » 4/12/2007 11:24

Finalmente a Portucel tem tudo para poder subir, senão vejamos:
1- Veio fazer um fundo que foi sómente o minimo do ano.
2- Tem vindo a subir de uma forma bem sustentada e com aumento do volume.
3- Vai pagar um Dividendo no dia 13 que representa 2.85%.
4- Se pagar um valor identico na altura normal do pagamentos dos dividendos, então estamos a falar de quase 6%. Isto quer dizer que deve ser só o melhor pagamento de dividendos da bolsa portuguesa.
5- Alguma especulação á volta da Semapa para uma possivel opa.
6- Neste momento está a passar a barreira dos 2.50, que técnicamente é saudável para o titulo.
Por estas razões penso que o caminho só pode ser para cima

Registado: 1/9/2007 17:09

por Broker_Invest » 4/12/2007 9:28

Lá vai a minha menina a subir mais de 2% :lol: se quebrar hoje a barreira dos 2.5€ tem o caminho aberto para chegar aos 2.8€, é só esperar.
Abraço e BN

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Pmart 1 e 154 visitantes