Caldeirão da Bolsa

Teixeira Duarte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Quico » 23/5/2006 23:44

Caro Rura:

Já agora acerca do H&S, aqui neste livro são dados exemplos com periodos temporais semelhantes e até menores que o deste caso. Ainda por cima com títulos da bolsa portuguesa; e com muito pouca liquidez, por sinal!

Um abraço. :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Rura » 23/5/2006 23:37

Eu disse que deixava o gráfico, mas não vale a pena dado que o JCS já deixou e uma das linhas representa o que disse. Ser a 1,37 ou a 1,38 não é relevante para mim, é nessa zona. :wink:

Só falta lá a LTA que passa no mesmo ponto.

Acho que existem certamente razões para a queda, sejam fundamentais sejam de AT.

Existe manipulação? :shock:

O que interessa? Então se um de nós tiver capital para "manipular" a cotação a nosso favor não o faria? Interessa é perceber o que essa suposta "manipulação" pretende.

O mercado é feito de quê(numa análise simplista)?

Da relação de forças (capital) entre a vontade compradora e vendedora! Se é com 20 ou com 200 mil ou até 2 milhões de acções é irrelevante! Relevante é perceber se isso será suficiente, ou vantajoso, para a nossa posição no prazo que definimos. 8-)

Com os volumes que a TDU normalmente tem, é necessário estar "preparado" para este tipo de movimentos.

Claro que existe manipulação ou o que quiserem chamar. Mas isso também existe na EDP, no BCP, Na Microsoft, nas OTBCs, etc., etc. Mas não é só nas descidas, é também nas subidas. Existe em qualquer acção (pelo menos tentativas de manipular o preço...). Para mim não tem nada de mal. É como muitos gostam de chamar "O mercado a funcionar".
Rura

Registado: 8/1/2004 1:23

por mcstreet » 23/5/2006 20:27

Não "resina" para eles não é o mercado, é o universo, se cair um meteoro, é o mercado, se o governo cair, é o mercado, se o benfica ganhar, é o mercado... claro que é o mercado, mas isso já nos sabemos... helloooooo!!! é óbvio que as transações de 19000, são o mercado, mas como dizia o outro... "há mais vida para além do mercado"

Registado: 28/4/2006 17:30

por Resina » 23/5/2006 19:40

Voces podem ter as vossas teorias, mas o mercado são as pessoas, e pessoas estas que tem no momento mais poder para vender, ou seja baixar a cotação do que poder para a fazer subidar! Para mim neste caso a pressão vendedora é o próprio mercado. Alguem logicamente racional não quer vender só para perder, alguem, ou um conjunto deles que a fazem descer para aproveitarem um momento bom! Fazem trocas de titulos, acumulam, etc...
A Tdu tem boas perspectivas de mercado, bons investimentos! Os indicadores estão pessimos e quando menos esperarem eles recuperam e ela logo sobe, é uma questão de aguentar!
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por pedras11 » 23/5/2006 18:53

É só para chamar atenção que a TD foi das acções que mais subiu em 2005 :) Saíu do Psi-20 salvo erro a 0,8€.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por Princepe da bolsa » 23/5/2006 18:53

Claro JCS... É obvio que o mercado é que manda... Que ninguem o manipula sem mais nem menos... Se o Ulisses me der licença (porque acho que esta frase é dele... :roll: ): - NINGUEM É MAIS FORTE DO QUE O MERCADO! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por pedras11 » 23/5/2006 18:51

É só para chamar atenção que a TD foi das acções que mais subiu em 2005 :) Saíu do Psi-20 salvo erro a 0,8€.

por pedras11 » 23/5/2006 18:50

por pedras11 » 23/5/2006 18:49

por JCS » 23/5/2006 18:48

princepe da bolsa Escreveu:Concordo totalmente com as tuas palavras JCS... Mas não vale a pena... É uma guerra perdida... :oops: Se fores à pag 4 deste tópico, tens lá posts meus a dizer o mesmo, palavras que passaram completamente ao lado do debate... É como lutar contra moínhos de vento... Há pessoas com convicções demasiado fortes... Também pedi que não viessem com a história dos tubarões mas parece que querem continuar a ter esse bode espiatório... As pessoas preferem sempre pôr as culpas em forças ocultas que lhes tramaram a vida... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: do que assumir que cometeram erros... Eu por mim digo: que sorte não ter ido comprar a 1,68 na LTA... Acreditei mais nela do que devia... :shock: :shock:

PS.: Apesar disto JCS, tu deves ter mais crédito neste caldeirão, pode ser que a ti te ouçam... :wink: :roll: :roll: :roll:

A mensagem que tentei transmitir é que O mercado é que manda e que o mercado é também essas tais ordens de 19.000 e 20.000 titulos que aparecem e desaparecem e etc. O mercado é isto tudo (não vale a pena justificações do "camone" que anda a brincar com a tdu ou outro titulo qualquer e que depois fez descer e tal). O mercado é muito superior a isso tudo.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Princepe da bolsa » 23/5/2006 18:37

Concordo totalmente com as tuas palavras JCS... Mas não vale a pena... É uma guerra perdida... :oops: Se fores à pag 4 deste tópico, tens lá posts meus a dizer o mesmo, palavras que passaram completamente ao lado do debate... É como lutar contra moínhos de vento... Há pessoas com convicções demasiado fortes... Também pedi que não viessem com a história dos tubarões mas parece que querem continuar a ter esse bode espiatório... As pessoas preferem sempre pôr as culpas em forças ocultas que lhes tramaram a vida... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: do que assumir que cometeram erros... Eu por mim digo: que sorte não ter ido comprar a 1,68 na LTA... Acreditei mais nela do que devia... :shock: :shock:

PS.: Apesar disto JCS, tu deves ter mais crédito neste caldeirão, pode ser que a ti te ouçam... :wink: :roll: :roll: :roll:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por mcstreet » 23/5/2006 18:20

em relação à TDU talvez, em relação à SAG tb mas sem teorias, ninguém falou em conspiração, é óbvio que o que se passa na SAG são passagens (como dis o JAS), aqui não há dúvidas...

por JCS » 23/5/2006 17:56

Pois eu acho que podem inventar as "teorias da conspiração" que quiserem (há sempre uma conspiração e alguem que manipula quando os titulos caiem :roll: ) que o gráfico demonstra bem o estado do titulo.

Indicadores no estado em que estão (vejam este macd) que nem vale a pena falar deles. Como suporte encontro os €1,38 e a zona a rondar os €1,27. Meus amigos, isto é o mercado a funcionar e não tem havido força compradora no mercado e por isso a acção cai (bem podem por e tirar ordens que sem força compradora os titulos não sobem). Deixem-se de conspirações para justificar quedas...

Cumprimentos

JCS
Anexos
TDU_23maio06.PNG
TDU_23maio06.PNG (20.21 KiB) Visualizado 965 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

TDU

por JAS » 23/5/2006 17:56

As quantidades são tão certinhas que julgo que andaram a fazer passagens.

Mas cair ou subir com apenas cerca de 120k interessa pouco.

Um abraço,
JAS
Anexos
TDU.png
TDU.png (15.53 KiB) Visualizado 967 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por mcstreet » 23/5/2006 17:43

na TDU não tenho a certeza, mas na SAG hoje, ficou por demais evidente que quem faz os despejos é o mesmo que as compra, e sempre com uma pequena folga no volume da ordem de compra de forma a garantir que a acção feche nesse valor... as 19000 da venda ficam novamente com quem as vende, mas hoje como já expliquei a diferença é que não conseguiu deixar a acção no 1,77, mas nos 1,80, porqu como eu alguém se lembrou de testar, de qq forma conseguiu voltar a fazer cair a SAG.. este foi o 5.º dia consecutivo, e não me admirava que isto fosse obra da própria empresa, mas isso são outras conjecturas. :mrgreen:

por Rura » 23/5/2006 17:32

Resina Escreveu:Rura, só sei que gostam de brincar com ela, eu tambem brinco com ordens pequenas, mas ha outros que gostam de colocar ordens a entre as 13h e as 16h, retirando-as no fecho! Não sei qual o proposito, nem se é alguem do caldeirão! Mas o que observo é que anda um(ou varios) a deita-la aabaixo, sessão a sessão!

Eu não acho que andem a brincar com ela. O que me preocupa são estes despejos finais... Cheira a distribuição. Quando aconteceu no outro dia, não dei especial importância, mas hoje cheirou mesmo a distribuição. E quando começam a ser algumas vezes seguidas... Além disso já me enganei mais vezes no sentido dela no curto prazo do que gosto! :evil: :evil: :evil:

No entanto mantenho-me bull a médio/longo prazo. Estmos muito próximos de um ponto que considero essencial: os 1,37. Mais tarde tentarei colocar o gráfico em que identifico duas linhas que me fazem acreditar que esse seja o ponto chave.
Rura

por mcstreet » 23/5/2006 17:27

isto não é brincadeira, isto é uma tentativa encapotada e até agora bem conseguida de a fazer descer, e que anda a fazer isto na TDU está a fazer o mesmo na SAG. Passo a explicar..
Já tinha reparado que ontem e na semana passada alguém colocava no fecho de sessão, uma ordem de venda ao melhor de 19000 acções, e por milagre apareciam no cof de compra mas,com o valor máximo das compras com pouco mais de 20000, no fim a SAG, fecahava no valor do cof de compra, mas sempre seguras pelo maior volume de compra do que a oferta "ao melhor".
Hoje (coicidência???) havia venda a 1,82, só havia compra a 1,76,então alguém colocou as 19000 do costume à venda "ao melhor" e na compra havia poucas mais de 20000 a 1,77!!! para experimentar coloquei uma ordem de compra de 1500 a 1,78, e ABRACADABRA mais alguém fez algo parecido, a 1,78 e a 1,79, resultado, o habilidoso do costume comprou as 19000 a 1,80... e eu claro,não as consegui comprar a 1,78 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por Resina » 23/5/2006 17:14

Rura, só sei que gostam de brincar com ela, eu tambem brinco com ordens pequenas, mas ha outros que gostam de colocar ordens a entre as 13h e as 16h, retirando-as no fecho! Não sei qual o proposito, nem se é alguem do caldeirão! Mas o que observo é que anda um(ou varios) a deita-la aabaixo, sessão a sessão!

por Rura » 23/5/2006 17:06

Hoje o fecho já não foi nada do meu agrado. :twisted:

Já começo a ficar preocupado...
Rura

por Resina » 23/5/2006 17:00

Mais um despejo no final da sessão! Mas os mais atentos colocaram varias ordens a 1.42, conseguindo manter o titulo nesse mesmo valor!

um forte rebound

por vmerck » 23/5/2006 15:03

sucede nas empresas com forte beta, que foram aquelas q acompanhando a tendencia do mercado mais cairam neste ultimos tempos

Registado: 2/12/2002 0:22

por Resina » 23/5/2006 15:00

Rebound, ou será apenas temporário?

por Rura » 22/5/2006 20:50

Rura

por Resina » 22/5/2006 20:32

Rura Escreveu:Também não sou um expert na matéria e existem por aí muitos caldeireiros que podem certamente explicar melhor e dar a sua visão.

A propósito, apesar de os "ombros" não serem muito perceptíveis, já te identifiquei o que entendia como um H&S na PTM.

Já! Então seria educativo aqui para o pessoal se pudesses divulgar isso de modo a compreendermos melhor! Dava um geito imenso!

por Rura » 22/5/2006 20:26

Também não sou um expert na matéria e existem por aí muitos caldeireiros que podem certamente explicar melhor e dar a sua visão.

A propósito, apesar de os "ombros" não serem muito perceptíveis, já te identifiquei o que entendia como um H&S na PTM.
Rura

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, As_paus , Burbano, Google [Bot], iniciado1, J.f.vieira, Kooc, latbal, m-m, MADxMAX, malakas, mjcsreis, Mr.Warrior, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SerCyc, Simplório, smog63, tami, yggy, Zecadiabo e 132 visitantes