Duvida IRS
Caro Menor_Valia
Em relação aos valores que tem que ser declarados, estamos de acordo:
- Valor Aquisição = Valor de Compra Líquido de Despesas
- Valor Realização = Valor de Venda Líquido de Despesas
É também a interpretação que os bancos têm implícita nos extractos que nos fornecem, já que as Despesas de Aquisição e de Realização vêm destacadas.
Como o quadro 8 do anexo G exclui a possibilidade de se introduzirem Despesas de Aquisição, a fórmula correcta do ponto de vista do fisco para cálculo das Mais Valias Fiscais é: Valor Realização – (Valor Aquisição + Despesas de Realização).
Portanto, as Despesas de Aquisição não contam para efeitos de cálculo das Mais valias Fiscais e é por essa razão que o extracto do Barclays nem sequer as menciona.
Não quer dizer que concorde porque as Despesas de Aquisição, incluem:
- Taxas e Impostos sobre os quais acaba por incidir o imposto de mais valias (dupla tributação)
- Comissões que já são tributadas aos beneficiários em sede de IRC
Um abraço
AA
Em relação aos valores que tem que ser declarados, estamos de acordo:
- Valor Aquisição = Valor de Compra Líquido de Despesas
- Valor Realização = Valor de Venda Líquido de Despesas
É também a interpretação que os bancos têm implícita nos extractos que nos fornecem, já que as Despesas de Aquisição e de Realização vêm destacadas.
Como o quadro 8 do anexo G exclui a possibilidade de se introduzirem Despesas de Aquisição, a fórmula correcta do ponto de vista do fisco para cálculo das Mais Valias Fiscais é: Valor Realização – (Valor Aquisição + Despesas de Realização).
Portanto, as Despesas de Aquisição não contam para efeitos de cálculo das Mais valias Fiscais e é por essa razão que o extracto do Barclays nem sequer as menciona.
Não quer dizer que concorde porque as Despesas de Aquisição, incluem:
- Taxas e Impostos sobre os quais acaba por incidir o imposto de mais valias (dupla tributação)
- Comissões que já são tributadas aos beneficiários em sede de IRC
Um abraço
AA
- Registado: 6/11/2002 0:37
Saudações!!
Essa fórmula faz-lhe algum sentido??
Até prova em contrário, a fórmula correcta parece ser:
mais_valia = valor realização/venda(sem comissões) - valor aquisição/compra(sem comissões) - despesas com a venda
Um abraço,
JR
P.S. - O sistema tributário não é justo.
AA Escreveu:Assim a fórmula resultaria bem mais clara:
Valor Bruto das Vendas - (Valor Bruto das Compras + Despesas com as Vendas)
Essa fórmula faz-lhe algum sentido??
Até prova em contrário, a fórmula correcta parece ser:
mais_valia = valor realização/venda(sem comissões) - valor aquisição/compra(sem comissões) - despesas com a venda
Um abraço,
JR
P.S. - O sistema tributário não é justo.
Eu penso que não é bem assim Menos_Valia porque:
1) A lei não é muito explícita quanto ao Valor De Aquisição. Será igual ao:
a) Valor Bruto = Valor de Compra (quant. x preço) + Despesas;
ou
b) Valor Líquido = Valor calculado na alínea anterior líquido das despesas de compra = Valor de Compra (quant. x preço).
2) No entanto, a lei já é muito clara quanto ao Valor de Realização porque destaca expressamente as Despesas com as Vendas numa rubrica em separado. Ou seja o Valor de Realização = Valor de Venda (quant. x preço). De notar que na fórmula da Pata Hari coincide exactamente com o Valor Bruto já que se trata de um valor que não é líquido das Despesas com as Vendas.
A questão é porque razão é que a lei destaca expressamente as Despesas com as Vendas e não o faz em relação às Despesas com as Compras? Pela mesma razão, porque é que o Valor de Aquisição haveria de incluir as Despesas com as Compras se o Valor de Realização não contempla a dedução das Despesas com as Vendas?
No entanto, a fórmula fornecida pela Pata Hari parece-me ser a mais justa pois o Valor Bruto das Compras inclui as Despesas (senão não seria bruto):
Assim a fórmula resultaria bem mais clara:
E não pagaríamos impostos sobre aquilo que não ganhamos nem haveria dupla tributação.
Um abraço,
AA
1) A lei não é muito explícita quanto ao Valor De Aquisição. Será igual ao:
a) Valor Bruto = Valor de Compra (quant. x preço) + Despesas;
ou
b) Valor Líquido = Valor calculado na alínea anterior líquido das despesas de compra = Valor de Compra (quant. x preço).
2) No entanto, a lei já é muito clara quanto ao Valor de Realização porque destaca expressamente as Despesas com as Vendas numa rubrica em separado. Ou seja o Valor de Realização = Valor de Venda (quant. x preço). De notar que na fórmula da Pata Hari coincide exactamente com o Valor Bruto já que se trata de um valor que não é líquido das Despesas com as Vendas.
A questão é porque razão é que a lei destaca expressamente as Despesas com as Vendas e não o faz em relação às Despesas com as Compras? Pela mesma razão, porque é que o Valor de Aquisição haveria de incluir as Despesas com as Compras se o Valor de Realização não contempla a dedução das Despesas com as Vendas?
No entanto, a fórmula fornecida pela Pata Hari parece-me ser a mais justa pois o Valor Bruto das Compras inclui as Despesas (senão não seria bruto):
Assim a fórmula resultaria bem mais clara:
E não pagaríamos impostos sobre aquilo que não ganhamos nem haveria dupla tributação.
Um abraço,
AA
Saudações!!
Tanto no caso da Aquisição como da Realização trata-se dum valor "liquido"/"bruto" SEM adicionar as despesas com comissões/taxas.
Um abraço,
JR
P.S. - Espero que o termo "liquido"/"bruto" ajude a conciliar as nossas opiniões com a da ilustre colega Pata-Hari.
Menor_Valia Escreveu:trata-se do mesmo valor ou seja um valor SEM comissões/taxas.
Tanto no caso da Aquisição como da Realização trata-se dum valor "liquido"/"bruto" SEM adicionar as despesas com comissões/taxas.
Um abraço,
JR
P.S. - Espero que o termo "liquido"/"bruto" ajude a conciliar as nossas opiniões com a da ilustre colega Pata-Hari.
Saudações AA!!
Eu julgo que coincide! A única diferênça é que nós referimos valor "liquido" e ela chama-lhe valor "bruto". Mas trata-se do mesmo valor ou seja um valor SEM comissões/taxas.
Um abraço,
JR
AA Escreveu:Caro Menor_Valia
Repara que a versão da ilustre e prestimosa colega Pata Hari não coincide com a nossa.
E agora?
AA
Eu julgo que coincide! A única diferênça é que nós referimos valor "liquido" e ela chama-lhe valor "bruto". Mas trata-se do mesmo valor ou seja um valor SEM comissões/taxas.
Um abraço,
JR
Saudações!!
Porquê mais confuso? Quanto a mim isso só vem dar mais credibilidade à informação que forneci extraida da Dinheiro&Direitos e à dada também pela ilustre colega Pata-Hari...
Um abraço,
JR
AA Escreveu:O certo é que na declaração que recebi do Barclays não constavam lá as despesas com as compras (comissões, taxas e impostos).
Cada vez mais confuso
![]()
AA
Porquê mais confuso? Quanto a mim isso só vem dar mais credibilidade à informação que forneci extraida da Dinheiro&Direitos e à dada também pela ilustre colega Pata-Hari...
Um abraço,
JR
Pata-Hari Escreveu:Ups, lol, estou atrasada nas respostas...! sorry![]()
AA, será que o barclays incluíu o valor das despesas nnot eu preço médio de aquisição? isso justificaria o não te ter depois separado esse valor...
Olá Pata-Hari
Na verdade, o extracto que me foi fornecido pelo Barclays não só não destaca as despesas de aquisição como também não as inclui no Valor de Aquisição.
Cumprimentos,
AA
emprestimo com penhora
eu tenho um emprestimo para negociar na bolsa o qual pago juros mensalmente ,o que eu pergunto é se este juros eu os posso abater nos lucros visto que são despesas de investimento
"O que hoje são recordações amanhã serão novidades!"
- Registado: 5/9/2005 21:20
AA, vou-te dar um link para outro tópico que começa com a tua preocupação.
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 75&start=0
Reza assim: "1.O contribuinte declara:
A) Anexo G1 - Vendas com mais de 12 meses
- Totais brutos de Compras e Vendas
( O valor da diferênça entre compras e vendas não é tributavel)
B) Anexo G - CAMPO 8 - Alienação onerosa...e outros valores mobiliários (Vendas com menos de 12 meses)
1.Realização - Total das Vendas (valor bruto)
Aquisição - Total das Compras " "
Despesas - Total das despesas com as vendas
2.A Mais ou Menos Valia é, como é obvio,obtida assim :- Valor total das Vendas, menos Valor total das Compras menos valor total das despesas com as vendas.O resultado é considerado pela Ad.Fiscal para tributação"
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 75&start=0
Reza assim: "1.O contribuinte declara:
A) Anexo G1 - Vendas com mais de 12 meses
- Totais brutos de Compras e Vendas
( O valor da diferênça entre compras e vendas não é tributavel)
B) Anexo G - CAMPO 8 - Alienação onerosa...e outros valores mobiliários (Vendas com menos de 12 meses)
1.Realização - Total das Vendas (valor bruto)
Aquisição - Total das Compras " "
Despesas - Total das despesas com as vendas
2.A Mais ou Menos Valia é, como é obvio,obtida assim :- Valor total das Vendas, menos Valor total das Compras menos valor total das despesas com as vendas.O resultado é considerado pela Ad.Fiscal para tributação"
JN Escreveu:Eu sempre fiz e continuarei a fazer o cálculo assim:
(a quantia que me foi retirada da conta)-(a quantia que me foi creditada na conta).
Uma mais valia é a diferença entre o que recebemos e o que gastamos!
Não queiram inventar a roda quadrada.
Se querem mais dinheiro é só pedir! andar a aldrabar o "Zé" isso eu não aceito e quando me disserem que lhes devo algum, vou para tribunal!
Na minha opinião é k deve ser feito assim!!
Pq existem comissões camufladas como sejam os spread k as correctoras usam na dif. cambio!!
- Registado: 26/9/2005 13:43
Eu sempre fiz e continuarei a fazer o cálculo assim:
(a quantia que me foi retirada da conta)-(a quantia que me foi creditada na conta).
Se querem mais dinheiro é só pedir! andar a aldrabar o "Zé" isso eu não aceito e quando me disserem que lhes devo algum, vou para tribunal!
Um abraço
JN
JN
Menor_Valia Escreveu:Saudações AA!!AA Escreveu:E no caso dos Warrants Autónomos e dos CFDs? Não será, tal como nas acções, o Valor de Aquisição Líquido que interessa considerar para o cálculo das Mais Valias, utilizando-se também a fórmula “Valor de Realização – (Valor de Aquisição + Despesas de Realização)?
Não vejo motivos para que seja diferente. A fórmula acima aplica-se a todas as mais-valias mobiliárias...
Um abraço,
JR
Sim Menor-Valia, de facto também não me parece que possa ser diferente.
Um abraço,
AA
Saudações AA!!
Não vejo motivos para que seja diferente. A fórmula acima aplica-se a todas as mais-valias mobiliárias...
Um abraço,
JR
AA Escreveu:E no caso dos Warrants Autónomos e dos CFDs? Não será, tal como nas acções, o Valor de Aquisição Líquido que interessa considerar para o cálculo das Mais Valias, utilizando-se também a fórmula “Valor de Realização – (Valor de Aquisição + Despesas de Realização)?
Um abraço,
JR
Concordo Menor_Valia....
Embora seja difícil entender que os custos de aquisição, incluindo comissões, taxas de bolsa e agora também o IVA sobre as comissões à taxa de 21%, sejam tributados, também me parece que o que conta para a Ad.. Fiscal é efectivamente o Valor de Aquisição Líquido (quantidade de acções x preço de compra).
E no caso dos Warrants Autónomos e dos CFDs? Não será, tal como nas acções, o Valor de Aquisição Líquido que interessa considerar para o cálculo das Mais Valias, utilizando-se também a fórmula “Valor de Realização – (Valor de Aquisição + Despesas de Realização)?
Cumprimentos
AA
Embora seja difícil entender que os custos de aquisição, incluindo comissões, taxas de bolsa e agora também o IVA sobre as comissões à taxa de 21%, sejam tributados, também me parece que o que conta para a Ad.. Fiscal é efectivamente o Valor de Aquisição Líquido (quantidade de acções x preço de compra).
E no caso dos Warrants Autónomos e dos CFDs? Não será, tal como nas acções, o Valor de Aquisição Líquido que interessa considerar para o cálculo das Mais Valias, utilizando-se também a fórmula “Valor de Realização – (Valor de Aquisição + Despesas de Realização)?
Cumprimentos
AA
Saudações!!
Relativamente à tributação das mais-valias mobiliárias, segundo o Guia Fiscal2005 da Dinheiro&Direitos...
"o valor da mais-valia é calculado de acordo com a seguinte fórmula:
Conclusão(minha): Não faz muito sentido, mas parece que só as despesas/comissões de venda são consideradas. Sendo assim, aquando do preenchimento do IRS, os campos dos valores de "Aquisição" e de "Realização" são os valores "liquidos" e o campo das "Despesas e Encargos" será preenchido com o valor apenas das despesas de venda.
Um abraço,
JR
Relativamente à tributação das mais-valias mobiliárias, segundo o Guia Fiscal2005 da Dinheiro&Direitos...
"o valor da mais-valia é calculado de acordo com a seguinte fórmula:
- Valor de venda - valor de compra - despesas com a venda (em média, é aplicada uma comissão fixa que varia entre os €7 e €10, a a titulo de despesas com a venda, consoante a correctora e os volumes transaccionados) = mais-valia"
Conclusão(minha): Não faz muito sentido, mas parece que só as despesas/comissões de venda são consideradas. Sendo assim, aquando do preenchimento do IRS, os campos dos valores de "Aquisição" e de "Realização" são os valores "liquidos" e o campo das "Despesas e Encargos" será preenchido com o valor apenas das despesas de venda.
Um abraço,
JR
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, cali010201, carlosdsousa, cmsbarros, Google [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, m-m, mjcsreis, Mr.Warrior, PAULOJOAO, Pmart 1, SerCyc, Xacal e 886 visitantes