Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sistema Universal de Trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por San » 23/11/2005 19:03

Muito complexo para resultar. Aguardo ficheiro de teste.
San

resposta

por Cem » 23/11/2005 18:57

Amigo Costa Rios:
Cá ficarei então à espera desse indicador, fiquei curioso.
Abraço, extensível também ao amigo CN (a propósito, o livro vai ficar para as calendas, o que interessa agora é ir amealhando todos os trocos possíveis dos mercados).
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por costarios » 23/11/2005 17:31

Nota: O OBV também é utilizado em outras partes do sistema e não só na determinação da força do mercado (onde nem sequer é o único indicador utilizado). Como já mencionei, as pequenas ferramentas acabam sempre por convergir num sistema muito maior e totalmente interligado. :)
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

por costarios » 23/11/2005 17:27

A "re-leitura" deste material do grande mestre Cem serviu para alertar-me sobre alguns factores importantes, mas ao mesmo tempo serviu também para confirmar a minha ideia inicial de que é perfeitamente possível implementar um sistema de trading capaz de, por si só e sem intervenção do analista:

:arrow: Determinar a tendência actual do mercado com algum grau de certeza

:arrow: Sentir o "pulso" do mercado ao determinar a sua força, a sua volatilidade, enfim, determinar se a tendência na qual o sistema está a embarcar está "de boa saúde"

:arrow: Determinar o momento oportuno para o fecho de posições com base nos chamados "sinais contraditórios" disparados constantemente pelo mercado. A técnica/arte de sair no momento certo assemelha-se muito à técnica utilizada pelos sistemas antecipadores de tendência na definição das suas ordens de compra/venda

Um dos grandes riscos no desenvolvimento de sistemas automáticos de trading é o tão temido "data fitting", principalmente quando o objectivo é o desenvolvimento de um sistema dito universal e aplicável a uma gama relativamente vasta de mercados e activos. A correcta combinação e definição dos indicadores técnicos utilizados na construção do sistema deve ser feita de forma extremamente criteriosa, pois não estamos a procura de um sistema específico para um único e determinado título, mercado ou momento!

Os elementos que compoem o perfil do mercado continuam inalterados, são eles:

:arrow: Tendência
:arrow: Volatilidade
:arrow: Momentum
:arrow: Força

Uma vez determinados estes elementos, o sistema será capaz de ter uma visão clara do perfil do mercado.

A leitura de tudo o que já foi discutido aqui foi de grande valia para a definição das premissas do sistema, ou seja, das regras gerais e das bases sobre as quais o sistema deverá ser construído.

Acredito que neste momento já posso passar para a fase seguinte, ou seja, a definição das ferramentas que, uma vez combinadas, trabalharão em harmonia no sentido de determinar o tão falado perfil do mercado.

Vale lembrar que o processamento de cada uma destas variáveis (força, momentum, etc.) implica o processamento conjunto de uma série de ferramentas. A diferença entre um sistema minimamente seguro e de um falhanço completo reside na forma como estas ferramentas são combinadas. Para já gostaria de discutir cada uma delas isoladamente para posteriormente avançar com a última e mais importantes das etapas na construção do sistema, ou seja, a "assemblagem" (montagem) de todo o conjunto com base num universo relativamente vasto de ferramentas.

Esta noite eu vou apresentar a primeira das muitas ferramentas a serem utilizadas no SUT. Trata-se de uma ferramenta muito simples mas de grande impacto no resultado final. Gostaria de falar sobre a determinação da força do mercado, algo que consigo através da utilização de um indicador técnico muito conhecido por alguns foristas, o OBV (On Balance Volume).

Mais tarde farei um post com a ferramenta completa (em código MetaStock) e uma explicação sobre o que me motivou a escolher o OBV para esta tarefa (o OBV é o indicador principal desta ferramenta, mas não o único!).

Até breve. ;)
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

por costarios » 23/11/2005 8:37

Grande contribuição, CN. Desenterraste um óptimo tópico do grande mestre Cem. :)
"Now i am the master!"

Trending? Trading? Neutral?

por C.N. » 23/11/2005 7:09

Cem Escreveu:...Sendo detectado um regime do tipo lateral...

Ola Cem,

Ja tinhas escrito sobre como detectar se o mercado esta em tendencia ou lateral. Fica aqui o link para o post Indicadores de Tendencia: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=

E um post muito interessante para quem com eu se esta a iniciar no Metastock mas, acima de tudo, e em conjunto com os dois artigos que anexei tambem escritos por ti, e importante para perceber o conceito dos 3 tipos de regime que o mercado pode ter, ou seja

:arrow: em Tendencia,
:arrow: a Lateralizar,
:arrow: ou Neutro.

Os dois artigos, Optimizando Indicadores de Tendencia e Transacionando em Regimes Ondulatorios (a lateralizar), dao pistas para abordar do ponto de vista practico os dois primeiros regimes. O terceiro regime e facil: ficar de fora e esperar.

Espero que nao te importes de divulgar estes posts ja antigos :oops: A proposito, para quando um livro sobre os mercados, com historias pessoais, sistemas de trading, visao sobre o futuro dos mercados, etc.?

Um abraco de um leitor assiduo

CN
Anexos
Transacionando em Regimes Ondulatorios - Cem, 2000.pdf
(20.68 KiB) Transferido 388 Vezes
Optimizando indicadores de tendência - Cem, 2001.pdf
(29.9 KiB) Transferido 430 Vezes

Registado: 28/9/2004 8:29

Interessante

por Cem » 23/11/2005 1:18

Ok, rapazes, continuem com esta discussão que estou a gostar.
Concordo que, uma vez que cerca de 70% a 80% do tempo os mercados se encontram em trading range, talvez não fosse má ideia incorporar uma rotina para o sistema modificar a sua política de sinalização durante os diferentes regimes.
Sendo detectado um regime do tipo lateral, qualquer trader poderia ou deveria ter a opção de ficar de fora ou utilizar indicadores do tipo oscilatório durante esses períodos geralmente nocivos para a saúde do capital.
O segredo é de facto tentar colocar do nosso lado a maioria das probabilidades, testando inúmeras ideias combinatórias e possuir um filtro que se adapte ou recuse negociar em determinados cenários. Não julguem que o sistema vai sair logo às primeiras tentativas, é uma tarefa muito trabalhosa mas também muito recompensadora e fascinante.
O money management será sempre um problema para pensar numa 2ª fase e para se artilhado à performance do trading system.
A primeira preocupação é pôr o sistema a dar lucros de forma sistemática, se assim não acontecer não há money management que resista.
Abraços.
Cem

por costarios » 23/11/2005 0:09

Jack Escreveu:Estou a falar um mercado estar a lateralizar e tu "saberes" para que lado e quando é que esse trading range vai ser quebrado, "simplesmente" por observar o preço a mexer dentro do trading range.

Ou um mercado estar numa tendência bem firmada há mais de dois anos e tu "saberes" quando vai inverter.

É possível "anteciparmos" certas movimentações, se é isto o que queres dizer com o termo "saber".

Com base no perfil do mercado o analista técnico é capaz de medir a saúde do mesmo e, "de certa forma", antecipar-se às suas movimentações.

Sistemas antecipadores de tendência são fantásticos e de certeza que se trata de um tema interessantíssimo. Assim que concluir os meus trabalhos com o SUT eu vou me dedicar a eles. :)
"Now i am the master!"

por Jack » 23/11/2005 0:01

Nop.

Estou a falar um mercado estar a lateralizar e tu "saberes" para que lado e quando é que esse trading range vai ser quebrado, "simplesmente" por observar o preço a mexer dentro do trading range.

Ou um mercado estar numa tendência bem firmada há mais de dois anos e tu "saberes" quando vai inverter.

Eu não quero que se fique com a ideia que tenho aqui ao pé de mim uma bola de cristal. Só quero transmitir a ideia que saber interpretar bem o price action é importante ao ponto de ignorar por completo todo e qualquer tipo de notícias. As notícias são somente um catalizador para facilitar o movimento expansivo depois de ter sido feita a acomulação. É por isto que por vezes uma notícia pode provocar quedas e noutras circunstâncias provocar subidas: tudo depende do price action anterior à notícia...

Registado: 2/10/2005 12:32

por costarios » 22/11/2005 23:39

hehehe Não leves a mal, Jack, mas não quero competir com o Soros ou com quem quer que seja. ;)

Quero apenas criar um sistema com base em certas premissas que, a princípio, considero como certas. Abri este tópico justamente para discutir as premissas de um sistema de trading, nada mais, topas? ;)

E não concordo que o Price Action não faça parte de um sistema.
E tb não concordo que os ingredientes venham por último.

Se os ingredientes (que no caso do price action diz qd entrar, reforçar e sair) não são o fundamental de um sistema em termos de tomadas de decisão, então o que será?

Ops... acho que não estamos em sintonia aqui! :) Eu nunca disse que o Price Action ou o que quer que fosse estaria de fora de um sistema automático de trading, Jack! O que eu disse é que o momento não é o oportuno para discutirmos as ferramentas que, juntas, farão com que o sistema funcione. Volto novamente a repetir o que já disse algumas vezes: estou apenas a expor as premissas de um sistema de trading, ou seja, apenas os fundamentos e as regras que devem existir para que um SUT possa funcionar, nada mais! ;)

Só mais um adendo: um sistema automático de trading não deve ser desenhado com o objectivo de se prever o futuro, pelo simples motivo de que isto é impossível. O que ele pode fazer, e novamente volto a repetir o que eu já disse a pouco, é que ele pode "antecipar" certas tendências com base em determinados comportamentos do mercado, nomeadamente as divergências entre os indicadores e os preços.

-----

Só para finalizar, Jack, não me leves a mal mas acho que és um grande investidor e um grande construtor de sistemas de trading e que, com certeza, poderia nos ajudar na construção do tão falado SUT, mas acho que neste momento estás mais interessado em discutir indicadores técnicos e a aplicação que eles possam vir a ter num futuro sistema automático mas, volto a repetir, neste momento este tópico serve apenas para discutir as "premissas" de um sistema, nada mais! ;)

Entretanto, se por ventura quiser criar um tópico a parte só para discutir o que estás a querer discutir neste, podes ter a certeza de que eu estarei entre os foristas mais participativos. Bale? ;)
"Now i am the master!"

por nunofaustino » 22/11/2005 23:33

Jack, estas a falar deste indicador?

Price Action Indicator (PAIN)

((C-O)+(C-H)+(C-L))/2

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Jack » 22/11/2005 23:26

costarios Escreveu:Não estamos aqui para apanhar/prever/adivinhar fundos ou topos. Somos todos apenas seguidores de tendência (o que já não é nada mal!). ;)

Não leves a mal... mas também não concordo com isto.
Se não me bastasse a minha experiência e "filosofia" relativamente a esta questão, posso dizer que estou bem acompanhado: tanto Soros como Tudor Jones são verdadeiros adeptos e proficientes em "apanhar" fundos e topos.

Aliás, até diria mais: quem mostrar apetência e predisposição para "apanhar" fundos e topos, a meu ver, será sempre melhor trader, na sua plenitude.
Isto porque para o fazer é imprescindível sentir o pulso do mercado até à sua mais ínfima pulsação e isto portanto significa que é uma verdadeiro profissional a ler o price action do mercado. Relativamente à apetência.
Relativamente à predisposição, estará a mostrar/pratirar uma outra característica indispensável neste mundo: coragem.

por Jack » 22/11/2005 23:01

costarios Escreveu:Hmm... mas isto não faz parte das premissas de um sistema de trading, Jack. :|

Eu disse logo aí acima que vou apresentar ao Fórum o meu SUT, mas antes eu "gostaria" de discutir com alguém (com mais de uma ou duas pessoas, se possível!) as premissas que me levaram à construção do sistema.

Num sistema desta envergadura os ingredientes vem por último... o importante é que a base esteja bem estabelecida.

Temos que construir as regras. Feito isto, a construção do sistema será a parte mais fácil! :)

Não concordas? ;)

Nop :)

E não concordo que o Price Action não faça parte de um sistema.
E tb não concordo que os ingredientes venham por último.

Se os ingredientes (que no caso do price action diz qd entrar, reforçar e sair) não são o fundamental de um sistema em termos de tomadas de decisão, então o que será?

O MM? O MM diz só o "quanto". Antes do "quanto" terá de haver quem diga o "quando".

Em relação a regras, bom, até pode não haver quase nenhumas ou mesmo nenhuma. Só tenho regras para MM...

Enfim, diria que o que é hoje o price action, terá sido em tempos o tape reading.

-------

Cem Escreveu:Um sistema de trading razoável pode medir a força do mercado, a sua tendência em várias escalas temporais, o tipo de regime predominante ( lateral ou tendencial), saber em que nível do range oscilatório se encontra e dar o resto dos outros parâmetros que enunciaste: volatilidade, money flow, etc, etc.
Só que tem o problema de ser do tipo passivo, isto é, só consegue detectar isso tudo na fase actual do mercado.
O problema é adivinhar o futuro.
Como isso não é possível de todo, resta-te a esperança que o regime em vigor continue estável e dure mais umas tantas sessões para tentar extrair do mercado o maior sumo possível.
Só com essa filosofia será possível obter algo de palpável, porque bolas de cristal infelizmente não existem no trading.

Sim, Cem, não é possível adivinhar o futuro. Mas no entanto, mesmo usando um sistema mecânico, é precisamente isso que tentas fazer. Se não acreditasses que será possível associar probabilidades a teu favor relativamente ao que acontecerá no futuro, não negociarias... :)

Agora a questão é o tipo de adivinhanço que se faz; para um sistema seguidor de tendência, esse adivinhanço tem como pressuposto que um mercado segue em geral uma tendência 20% do tempo e o resto está em side-ways. Portanto será de esperar que um sistema desses seja reactivo.
Se por um lado se sabe que é em tendências que se faz o máximo, tambem é sabido que é em trading range que geralmente se perde mais...
Ora um sistema que seja bom em tendência, terá de ser menos bom em lateralizações.
É porventura por esta razão que o "Mix" tem incorporado sub-sistemas (como o Contradictor) que são autênticos adivinhadores do futuro dado que não dão sinais por reacção mas sim por antecipação ao futuro... :)

Em relação a trading ranges, por exemplo, se dermos como garantido que os sinais dados neste regime são contra-intuitivos, teremos de ter obrigatoriamente uma noção de futuro espectável... para contrariar :)

-------

Outro ingrediente será então relacionado com esta questão do que poderá ser expectável, e principalmente, por quem. Ou seja, o segundo ingrediente poderá ser dito em duas palavras: Inteligência Emocional.

Vamos falando :)

por Dwer » 22/11/2005 21:16

Bowie, não uso AF. Só AT. Tento é meter todos os dias na cabeça, as limitações da AT. O facto que a média dos últimos 12 degraus, subtraída da média dos últimos 26, cruzou a média dos últimos 9 desta última, para mim, quer dizer pouco. Principalmente quando este indicador foi constituído para analisar lanços de 5 degraus e não degraus.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Bowie » 22/11/2005 21:02

Olá,

Dwer,

Por definição qualquer previsão tem sempre um “poder preditivo” limitado. Logo, quer utilizes a AF, a AT, ou as duas em conjunto para fazeres as tuas previsões, a única coisa que importa é conseguires ter do teu lado o maior número possível de hipóteses de saíres vencedor.

cump

Registado: 25/11/2002 18:56

por Dwer » 22/11/2005 20:24

Ó Costarios, olha que eu sou dos que se contam nos seguidores da AT. Simplesmente, tenho que ter em conta que o poder preditivo dela é limitado. Senão corro o risco da minha carteira ir a zeros.
Abraço,
Dwer

por costarios » 22/11/2005 20:14

O mesmo se pode dizer da AF, Dwer. ;)

Ingrata profissão/hobby esta a nossa. :lol: Então agora temos que prever o futuro? ;) Ora bolas! :mrgreen:

Mas agora a sério, a AT oferece ao analista as ferramentas necessárias para antecipar certos movimentos do mercado. Não chega ao ponto de prever com algum grau de precisão, mas dispara alertas importantes, tais como as divergências entre os indicadores e o preço das acções.

Entretanto, a meu ver, um bom sistema automático de trading não precisa prever ou antecipar o mercado, ele precisa apenas identificar uma tendência o mais rapidamente possível, determinar a sua força logo no início e a partir daí decidir uma entrada. Quanto às saídas o princípio é o mesmo, só que ao contrário! :)

Não estamos aqui para apanhar/prever/adivinhar fundos ou topos. Somos todos apenas seguidores de tendência (o que já não é nada mal!). ;)
"Now i am the master!"

por Dwer » 22/11/2005 19:52

Boas. Penso que há um ditado sobre os mercados que diz que a AT é como guiar olhando para o retrovisor. Não discordando, modificaria um pouco a frase; é como descer ou subir uma escada, de costas, tendo apenas como referência os degraus passados. Nunca sabemos se o próximo degrau sobe ou desce. Apenas sabemos que dos últimos degraus, tantos desceram e outros tantos subiram. E que uns foram maiores que outros.
Abraço,
Dwer

por costarios » 22/11/2005 19:37

Ora viva, que bom que apareceste por aqui, Cem! :)

Pois, prever o futuro pode não ser possível, entretanto, um bom sistema de trading pode (ou mesmo deve :) ) disparar alertas no sentido de avisar ao trader de que a actual tendência pode estar com os dias contados.

Só para esclarecer a minha ideia (que de certeza não é nem um pouco original para ti, Cem) aqui fica um exemplo:

:arrow: O meu sistema chegou a conclusão de que, com base na análise do "perfil do mercado" (ver posts acima), determinado título está a subir com um vigor acima do normal, consequentemente uma ordem de compra é disparada

:arrow: Após algumas semanas estes mesmo sistema dispara um "alerta" não a predizer o futuro, mas simplesmente a avisar-me de que a tendência de médio prazo na qual eu embarquei pode estar a chegar a um ponto de exaustão

Como isto pode ser possível? É "relativamente" simples. Basta que o sistema analise as "premissas" (olha as premissas aqui novamente :) ) que o levou a disparar aquela ordem de compra há algumas semanas atrás.

:arrow: O mercado está a perder momentum de forma consistente?

:arrow: A "força" do mercado está a diminuir a passo rápido?

:arrow: A volatilidade do título está a diminuir perigosamente?

:arrow: Etc, etc, etc.

Não estou a falar em basear as nossas ordens de compra ou venda em "previsões". Estou a falar apenas num sistema "relativamente simples" de alertas baseados no acompanhamento mais ou menos diário do mercado. Um componente muito importante em qualquer sistema, inclusive no tal SUT que estou a tentar construir neste momento. :)

Um sistema de alertas como este também pode ser utilizado no desenvolvimento de um sistema "antecipador de tendências". Confesso que nunca estive a trabalhar seriamente num sistema deste tipo, mas não deixa de ser uma tarefa interessanete e estimulante.

Pronto, já tenho o que fazer depois de concluir os trabalhos com o SUT. ;)
"Now i am the master!"

Ainda

por Cem » 22/11/2005 19:27

Outra dúvida colocada:
Pode um único sistema de trading ser desenvolvido para todo e qualquer activo dos mercados, sejam eles acções, índices, commodities, câmbios, etc?
Eu creio que sim, pessoalmente uso um único sistema sem optimizações de parâmetros com resultados satisfatórios no geral para cerca de 15 activos diferentes.
Abraço.
Cem

Resposta

por Cem » 22/11/2005 19:23

Amigo Costa Rios:
Um sistema de trading razoável pode medir a força do mercado, a sua tendência em várias escalas temporais, o tipo de regime predominante ( lateral ou tendencial), saber em que nível do range oscilatório se encontra e dar o resto dos outros parâmetros que enunciaste: volatilidade, money flow, etc, etc.
Só que tem o problema de ser do tipo passivo, isto é, só consegue detectar isso tudo na fase actual do mercado.
O problema é adivinhar o futuro.
Como isso não é possível de todo, resta-te a esperança que o regime em vigor continue estável e dure mais umas tantas sessões para tentar extrair do mercado o maior sumo possível.
Só com essa filosofia será possível obter algo de palpável, porque bolas de cristal infelizmente não existem no trading.
Abraço.
Cem

por costarios » 22/11/2005 19:06

Hmm... mas isto não faz parte das premissas de um sistema de trading, Jack. :|

Eu disse logo aí acima que vou apresentar ao Fórum o meu SUT, mas antes eu "gostaria" de discutir com alguém (com mais de uma ou duas pessoas, se possível!) as premissas que me levaram à construção do sistema.

Num sistema desta envergadura os ingredientes vem por último... o importante é que a base esteja bem estabelecida.

Temos que construir as regras. Feito isto, a construção do sistema será a parte mais fácil! :)

Não concordas? ;)
"Now i am the master!"

por Jack » 22/11/2005 19:00

OK, vamos falar de ingredientes. Ou melhor, vou falar de um ingrediente. Um dos mais importantes da minha Sopa;

Price Action.

Como é que se vai juntar este ingrediente a uma "Sopa" ? :)

O Price Action, a mim diz-me uma coisa e a outra pessoa dirá certamente outra completamente distinta. No entanto, o Price Action é dos "segredos" da minha sopa...

Como é vamos fazer a "Sopa" se estamos logo no primeiro passo de escolha de ingredientes, com a dificuldade de saber como ir comprá-lo à loja? É que se for eeu à loja, trago uma coisa, se for outra pessoa, o mais provável é não trazer a mesma coisa! :mrgreen:

por costarios » 22/11/2005 18:50

Estas são apenas as "premissas", Jack. Não forme uma opinião acerca de um sistema de trading com base apenas nas premissas.

Eu disse que:

:arrow: Um sistema automático de trading é capaz de definir com exactidão o perfil do mercado, ou seja, é capaz de dizer se o mercado está a subir, a descer/lateralizar, se está a demonstrar força ou fraqueza na eventualidade de existir uma tendência e se a volatilidade é grande o suficiente para fazer valer uma entrada em força

:arrow: Com base neste "perfil" é que o sistema será (ou não) capaz de chegar a uma decisão de compra e também de estabelecer um stop loss com base num algoritmo de Money Management

É o mesmo que um aluno ter de fazer um trabalho para a escola e simplesmente escolher partes de trabalhos de anos anteriores, juntar diferentes partes e fazer uma sopa. É uma sopa nova, tudo bem. Mas não tem nenhum valor acrescentado. Não tem nada criado. Simplesmente foi feita uma operação de marketing ao que já existe.

Ora se o caminho mais percorrido não é o do sucesso, como espera ter um sistema bom com o que qualquer pessoa tem disponível e poderia fazer?

Concordo com o que disseste, mas tens que perceber que se eu não concordasse com isso eu não teria lançado o "desafio", não é? ;)

Quanto à analogia que fizeste à sopa, podes ter a certeza de uma coisa:

:arrow: Dê os mesmos ingredientes para um mestre de cozinha premiado e para mim. O resultado? Digamos que a minha comida será comestível, mas a do mestre será muito melhor! Ou seja, com os mesmos "itens" duas pessoas são capazes de realizar verdadeiras obras de arte, enquanto outras ficam apenas pelo medíocre ou mediano.

Vamos discutir as premissas, Jack. Após termos esgotado este assunto eu apresento ao Fórum o meu SUT com todos os ingredientes misturados à minha maneira.

Pode ser (e espero mesmo que sim) que acha por aqui um grande "mestre cuca" capaz de juntar estes ingredientes de modo a criar um novo "paladar". ;)
"Now i am the master!"

por Jack » 22/11/2005 18:38

Posso falar sinceramente, e não leva a mal a minha opinião? OK...

Na minha opinião, está tudo mal.

Porquê?

Porque não existe uma "filosofia" por detrás do sistema inerente a uma vantagem competitiva. Qualquer pessoa pode pegar nos items enunciados e fazer um sistema com mais ou menos variações à viola. Mas por muitas variações que se faça, a música será sempre a mesma.

Onde, neste sistema com estas premissas, é que está presente o "edge" dele?

Milhões de pessoas negoceiam no mercado. A maioria perde. Qual é a vantagem que este sistema tem para se demarcar dessa maioria perdedora?

Ele não é especial em nada.

É o mesmo que um aluno ter de fazer um trabalho para a escola e simplesmente escolher partes de trabalhos de anos anteriores, juntar diferentes partes e fazer uma sopa. É uma sopa nova, tudo bem. Mas não tem nenhum valor acrescentado. Não tem nada criado. Simplesmente foi feita uma operação de marketing ao que já existe.

Ora se o caminho mais percorrido não é o do sucesso, como espera ter um sistema bom com o que qualquer pessoa tem disponível e poderia fazer?

Mais haverá para dizer. Vamos falando :)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 162 visitantes