Caldeirão da Bolsa

Preços dos combustiveis em Portugal é algo .........

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Incognitus » 18/10/2005 18:55

MP, para que é que necessitas de saber se estás a ser borlado?

Estás a ser borlado "por definição". Os impostos sobre os combustíveis chegam no caso da gasolina, se for preciso, aos 150%.

É necessário mais algum número para ver a burla? Claro, todos os países Europeus a praticam ...
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

Defesa do consumidor...

por MP » 18/10/2005 18:49

Proventura há algum orgão de informação que periodicamente informe o público em geral da forma como é obtido o custo do combustível, com as diversas variaveis, para podermos comprovar que não estamos a ser "borlados"? Se há qual?

Eu pessoalmente gostava de ter acesso a esse tipo de informação, já que a minha sensibilidade me diz que os preços parecem ajustar mais quando é para cima do que para baixo...

E a DECO tem esse tipo de preocupação?...

Registado: 10/9/2005 10:45

pois mas

por vmerck » 18/10/2005 18:36

o petroleo esta a 63( o € /$ esta igual ) e o preço dos combustiveis esta a fazer maximo...... o delay petroleo 7 combustiveis é de cerca de 10 dias. NADA justifica o ultimo aumento.
Eu ja vou a Espanha atestar a muito tempo e vou continuar

Registado: 2/12/2002 0:22

tutosat é exactamente

por AC » 18/10/2005 18:23

essa a razão pelo qual eu postei, o Marco tem razão no que fala mas não subtrai o poder de compra, que como todos nós sabemos é um factor mandatório quando se fala de crescimento !! :wink:
Portugal não vai crescer nos próximos enganem-se os que pensam ao contrário, eu se fosse Governo optava por aplicar o imposto dos combustiveis todo no TABACO, pois esse sim, é um vicio que leva aos cofres do Estado milhões de contos na despesa com a Saúde dos tabagistas, agora os combustiveis têm como consequência o aumento da inflação em todos os bens primários.
:(
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

por Oeiras » 17/10/2005 22:37

E quando se vive em locais em que a rede de transportes, mal existe, como é o meu caso, com horários esquisitos e desfazados, a única alternativa é simplesmente o veiculo próprio, depois todos precisamos de fazer compras, o comercio local despareceu, pois as grandes superfícies eliminaram-no, e aí, lá temos que agarrar nos pópós, que deveriamos deixar à porta.

Quanto ao preço dos combustiveis, até gostava de viver no Luxemburbo, não pelo ordenado, mas pelo preço deles.

Como vivo a 100 Kms de Espanha, aproveito para fazer lá as comprinhas de fim de mês, pois os preços estão mais dimensionados para a nossa carteira que os praticados neste quintal.

Enfim, é o que temos, mas muito haveria a dizer.

Registado: 4/11/2002 22:29

por Incognitus » 17/10/2005 22:33

ptmasters, o Estado tb tem bastante o hábito de aumentar os impostos quando o crude baixa, porque quando os preços descem ninguém se queixa mesmo que se esteja a cobrar mais imposto. O resultado final é este, em que 2/3 do preço da Gasolina é imposto.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por ptmasters » 17/10/2005 22:31

Stratega Escreveu:Sempre me intrigou o processo plo qual as gasolineiras estabelecem o preço do litro dos combustíveis...
Quando o pitroil sobe, as gasolineiras sobem logo. Quando desce, elas ñ mexem no preço alegando q compraram à ñ sei quanto tempo os combustíveis q estão a vender no momento e q nessa alura estavam bem mais caros... :?
Enfim... Coisas de quem nem conduz... :roll:

Os alarmes só soam quando os preços aumentam (neste caso os do petróleo...) e andamos todos aflitos que nem baratas tontas (consumidores, mercados, gasolineiras, estado, enfim... todos) e assim "eles" aumentam o preço e nós damos por isso.

Quando o crude desce, suspiramos de alívio e todos descuramos a coisa (todos outra vez: os consumidores, os mercados, gasolineiras, estado, enfim... todos), e assim "eles" esquecem-se de baixar o preço e nós... bem nós pagamos

Se calhar, as gasolineiras nem baixam para poupar trabalho, aumentar a produtividade (estar a baixar para quê, daqui a 1 / 2 semanas aumenta-se outra vez, logo não se faz trabalho duplicado) e acima de tudo - muito importante esta - não criar-nos expetactivas falsas - sim, não vamos nós pensar que as descidas vão continuar.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

1 ab

Registado: 31/1/2005 4:04

por Incognitus » 17/10/2005 22:28

bboniek, tens toda a razão. O único responsável pelo preço exagerado dos combustíveis é o Estado e não qualquer cartel.

por tutosat » 17/10/2005 22:27

eu já não escrevia à mt tempo, mas desta tenho q escrever, se percebi bem o Marco acha q a subida do preço dos combustiveis não é escandaloso comparado com outros paises, se tivesse uma frota de internacional, provavelmente já não diria o mesmo!
o q conta é o preço real do bem para o cidadão ou empresas.
o cidadão e empresas portuguesas cada vez tem menos poder de compra, isso não é um escandalo?
sinceramente...
Mais uma colherada no Caldeirão...

Registado: 7/11/2002 23:19

Nao senhor,

por bboniek33 » 17/10/2005 22:21

o preco dos combustiveis em Portugal esta perfeitamente indexado ao seu custo real. A teoria da conspiracao (cartelizacao) nao pode ser aqui aplicada. Haja decencia !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Stratega » 17/10/2005 22:16

Sempre me intrigou o processo plo qual as gasolineiras estabelecem o preço do litro dos combustíveis...
Quando o pitroil sobe, as gasolineiras sobem logo. Quando desce, elas ñ mexem no preço alegando q compraram à ñ sei quanto tempo os combustíveis q estão a vender no momento e q nessa alura estavam bem mais caros... :?
Enfim... Coisas de quem nem conduz... :roll:
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por Incognitus » 17/10/2005 22:12

Em todo o caso estarmos a fazer comparações com a Europa obscurece o facto de que toda a Europa trata o transporte individual como um vício a ser recusado à plebe.

A plebe é para ser transportada como gado. Se a plebe quiser locomover-se individualmente, há que taxa-la a 150% do preço de custo.

por Incognitus » 17/10/2005 22:07

E daí a subida do ISP terá sido ainda em finais de Junho ... será que entrou para o Estudo?

Salienta-se, no entanto, a ligeira recuperação na receita do ISP a qual regista um crescimento homólogo acumulado de 3,9%, traduzindo um acréscimo de 1,6 pontos percentuais face à informação publicada no mês anterior e justificada pela actualização das taxas de ISP que ocorreram no mês de Junho.

por Incognitus » 17/10/2005 22:05

De acordo com um estudo da Autoridade da Concorrência, realizado o ano passado, o peso da carga fiscal no preço final dos combustíveis é de cerca de 68 por cento no caso gasolina e de 57 por cento no caso do gasóleo. Além do ISP, o consumidor paga ainda 19 por cento de IVA, que incide sobre o somatório do valor líquido para revenda com o ISP.

Abastecemos o carro com impostos.

por Incognitus » 17/10/2005 22:02

Não há nada de enganador em ambas as notícias (Negocios e Agencia Financeira).

Bem, a razão pela qual a notícia é enganadora é que o aumento do ISP salvoerro cai fora do âmbito do estudo, que sendo apresentado agora, respeita aos 6 primeiros meses do ano ... o aumento não foi logo após o final de Junho?

por ptmasters » 17/10/2005 21:55

Bom, cá vai os preços da Europa, referentes a Setembro / Outubro.

Mas ao que parece, portugal deve ter aldrabado o questionário.... :roll:

1 ab
Anexos
fuel.png
fuel.png (23.08 KiB) Visualizado 1122 vezes

Registado: 31/1/2005 4:04

por MarcoAntonio » 17/10/2005 21:31

Incognitus, a notícia tem ambos os preços (com e sem carga fiscal). Com carga fiscal o aumento foi, ainda assim, inferior em 0.3 centimos à média europeia (para gasoleo quer para sem chumbo 95).

Podes ainda encontrar a mesma notícia na Agencia Financeira, igualmente com ambas as comparações (com e sem carga fiscal).

É importante, por razões óbvias, estabelecer ambas as comparações (e em ambas, o aumento em Portugal foi inferior à média europeia).

Não há nada de enganador em ambas as notícias (Negocios e Agencia Financeira).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Incognitus » 17/10/2005 21:28

Outra coisa, os combustíveis são um roubo em toda a Europa, taxados como se fossem algum vício quando se trata da liberdade dos cidadãos. Do preço que se paga na bomba, rotineiramente 60% ou mais são imposto, ou seja, impostos de 150% sobre o preço de custo !

Parece que compramos droga, não combustível.

Luxembourg tem

por LuisFTAntunes » 17/10/2005 21:27

dos salários mais altos da Europa e pasmem-se tem os combustiveis mais baratos do que em toda a Europa.
Mais barato na ordem dos 0.15€ por litro no gasoleo.
Todos os camiões estão obrigados pelas empresas a atestar no Luxembourg quando a rota e Belgica, Holanda, Escandinávia, Dinamarca/Alemanha.

E não estou a falar ao calha trabalho com transportes internacinais sei do que estou a falar.
Avança na razão e pondera na emoção.

Registado: 20/12/2004 17:11

por Incognitus » 17/10/2005 21:26

MA, essa notícia é enganadora. É para preços "líquidos de impostos". Estou para ver a primeira pessoa que paga preços "líquidos de impostos".

Aliás, o título é tão estranho que soa a encomendado, pois se considerarmos que as diferenças "líquidas de impostos" são mínimas e que as subidas de impostos são mais relevantes ...

E nota ainda que podíamos até dizer "preços em Portugal sobem menos que nos EUA". É verdade. Mas obscurece o facto de que em termos absolutos eles sobem mais em Portugal, e apenas sobem menos em termos %s porque nos EUA têm muito menos impostos logo a variação % derivada do aumento do petróleo é muito maior.

Por fim, em Portugal (e em alguns outros países da Europa) pratica-se uma descriminação fiscal cobrando menos impostos ao diesel do que à gasolina, única razão pela qual o diesel é mais barato. Se isto fazia sentido há muitos anos atrás quando o diesel era essencialmente usado por profissionais, hoje em dia é uma verdadeira aberração que quem conduza carros a gasolina esteja a pagar mais imposto do que quem conduz diesel.

por nunofaustino » 17/10/2005 21:16

vai aqui uma tabela comparativa do preco da gasolina em varios paises...

http://money.cnn.com/pf/features/lists/ ... gasprices/

Um abraco
Nuno

P.S. uma coisa eh comparar preco outra coisa eh comparar preco/poder de compra...
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por arocha » 17/10/2005 21:10

A questão reside aí. Não é gasolina/gasóleo que estão caros, atendendo aos preços praticados nos mercados europeus, mas sim o nossos salários que são baixos. Temos preços europeus e salários próximos do 3º mundo.

Registado: 12/12/2002 13:10

por MarcoAntonio » 17/10/2005 21:07

AC, repara bem, eu não disse se me importava ou não importava. Convem não distorcer as coisas...

Apenas disse que não havia qualquer escandalo e que o panorama que apresentavas face aos restantes países europeus não era exacto.

Obviamente que eu - e qualquer portugues, julgo eu - preferiria paga-los mais baratos. Mas o facto é que não estamos assim tão mal num panorama europeu nem fomos particularmente agravados nos últimos tempos (nos restantes países europeus o agravamento foi em média superior).

O facto de termos aqui a Espanha ao lado em que os combustíveis são significativamente mais baratos distorce um pouco a ideia que temos do panorama europeu...

Mas, de resto, preferíria é claro que fossem mais baratos e a Espanha é o exemplo de que talvez fosse possível fazer melhor neste campo.

Em todo o caso esta resposta foi mais para sublinhar que eu não disse que me importava ou deixava de importar, aproveitando até para dizer (agora) que me importo.
:wink:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/10/2005 21:11, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pedras11 » 17/10/2005 21:06

Bem. Eu não sou contra o aumento dos combustíveis pelas petrolíferas, uma vez que se o crude aumentou é evidente que terão que refectir esse aumento(que pelos vistos até foi inferior á média europeia).

Sou é contra este novo aumento de impostos em 2,5 centimos que consta no orçamento para o próximo ano. Uma vez que o imposto é em percentagem(cerca de 70%) os aumentos recentes por parte das petrolíferas deviam chegar para os Boys.

Mas parece que não! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

Re: Ok,

por bolinha » 17/10/2005 21:04

Viva,

Existem duas premissas diferentes.

A primeira, referida no primeiro post:

AC Escreveu:Um turista Europeu menos auspicioso passaria por aqui para abastecer o seu veiculo e certamente perguntaria qual foi o Furacão que por aqui passou, para pagar tamanha quantia pelo seu combustivel.

Estás portanto a dizer que a gasolina/gasóleo é cara para um estrangeiro que venha cá a Portugal.
Ora, isso está errado, pois a gasolina/gasóleo cá em Portugal está sensivelmente ao mesmo nível (um pouco mais cara até) que os restantes países europeus.

Depois dizes que:
AC Escreveu:eu continuo acreditar que os preços praticados cá não contemplam o nosso fraco poder de compra.

E aqui dizes que o preço da gasolina/gasóleo é cara para o bolso Português. E sim, aí é claro que tens razão, quando comparamos o salário médio Português com o salário médio dos restantes países europeus.

Mas a gasolina para um estrangeiro aqui em Portugal possui sensivelmente o mesmo preço que no país do tal estrangeiro.

Registado: 26/7/2005 20:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Phil2014 e 565 visitantes