Preços dos combustiveis em Portugal é algo .........
MP, para que é que necessitas de saber se estás a ser borlado?
Estás a ser borlado "por definição". Os impostos sobre os combustíveis chegam no caso da gasolina, se for preciso, aos 150%.
É necessário mais algum número para ver a burla? Claro, todos os países Europeus a praticam ...
Estás a ser borlado "por definição". Os impostos sobre os combustíveis chegam no caso da gasolina, se for preciso, aos 150%.
É necessário mais algum número para ver a burla? Claro, todos os países Europeus a praticam ...
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein
Incognitus, www.******.com
- Registado: 6/11/2002 19:27
Defesa do consumidor...
Proventura há algum orgão de informação que periodicamente informe o público em geral da forma como é obtido o custo do combustível, com as diversas variaveis, para podermos comprovar que não estamos a ser "borlados"? Se há qual?
Eu pessoalmente gostava de ter acesso a esse tipo de informação, já que a minha sensibilidade me diz que os preços parecem ajustar mais quando é para cima do que para baixo...
E a DECO tem esse tipo de preocupação?...
Eu pessoalmente gostava de ter acesso a esse tipo de informação, já que a minha sensibilidade me diz que os preços parecem ajustar mais quando é para cima do que para baixo...
E a DECO tem esse tipo de preocupação?...
- Registado: 10/9/2005 10:45
pois mas
o petroleo esta a 63( o € /$ esta igual ) e o preço dos combustiveis esta a fazer maximo...... o delay petroleo 7 combustiveis é de cerca de 10 dias. NADA justifica o ultimo aumento.
Eu ja vou a Espanha atestar a muito tempo e vou continuar
Eu ja vou a Espanha atestar a muito tempo e vou continuar
- Registado: 2/12/2002 0:22
tutosat é exactamente
essa a razão pelo qual eu postei, o Marco tem razão no que fala mas não subtrai o poder de compra, que como todos nós sabemos é um factor mandatório quando se fala de crescimento !!
Portugal não vai crescer nos próximos enganem-se os que pensam ao contrário, eu se fosse Governo optava por aplicar o imposto dos combustiveis todo no TABACO, pois esse sim, é um vicio que leva aos cofres do Estado milhões de contos na despesa com a Saúde dos tabagistas, agora os combustiveis têm como consequência o aumento da inflação em todos os bens primários.

Portugal não vai crescer nos próximos enganem-se os que pensam ao contrário, eu se fosse Governo optava por aplicar o imposto dos combustiveis todo no TABACO, pois esse sim, é um vicio que leva aos cofres do Estado milhões de contos na despesa com a Saúde dos tabagistas, agora os combustiveis têm como consequência o aumento da inflação em todos os bens primários.
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar
www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks
www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks
E quando se vive em locais em que a rede de transportes, mal existe, como é o meu caso, com horários esquisitos e desfazados, a única alternativa é simplesmente o veiculo próprio, depois todos precisamos de fazer compras, o comercio local despareceu, pois as grandes superfícies eliminaram-no, e aí, lá temos que agarrar nos pópós, que deveriamos deixar à porta.
Quanto ao preço dos combustiveis, até gostava de viver no Luxemburbo, não pelo ordenado, mas pelo preço deles.
Como vivo a 100 Kms de Espanha, aproveito para fazer lá as comprinhas de fim de mês, pois os preços estão mais dimensionados para a nossa carteira que os praticados neste quintal.
Enfim, é o que temos, mas muito haveria a dizer.
Quanto ao preço dos combustiveis, até gostava de viver no Luxemburbo, não pelo ordenado, mas pelo preço deles.
Como vivo a 100 Kms de Espanha, aproveito para fazer lá as comprinhas de fim de mês, pois os preços estão mais dimensionados para a nossa carteira que os praticados neste quintal.
Enfim, é o que temos, mas muito haveria a dizer.
- Registado: 4/11/2002 22:29
ptmasters, o Estado tb tem bastante o hábito de aumentar os impostos quando o crude baixa, porque quando os preços descem ninguém se queixa mesmo que se esteja a cobrar mais imposto. O resultado final é este, em que 2/3 do preço da Gasolina é imposto.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein
Stratega Escreveu:Sempre me intrigou o processo plo qual as gasolineiras estabelecem o preço do litro dos combustíveis...
Quando o pitroil sobe, as gasolineiras sobem logo. Quando desce, elas ñ mexem no preço alegando q compraram à ñ sei quanto tempo os combustíveis q estão a vender no momento e q nessa alura estavam bem mais caros...![]()
Enfim... Coisas de quem nem conduz...
Os alarmes só soam quando os preços aumentam (neste caso os do petróleo...) e andamos todos aflitos que nem baratas tontas (consumidores, mercados, gasolineiras, estado, enfim... todos) e assim "eles" aumentam o preço e nós damos por isso.
Quando o crude desce, suspiramos de alívio e todos descuramos a coisa (todos outra vez: os consumidores, os mercados, gasolineiras, estado, enfim... todos), e assim "eles" esquecem-se de baixar o preço e nós... bem nós pagamos
Se calhar, as gasolineiras nem baixam para poupar trabalho, aumentar a produtividade (estar a baixar para quê, daqui a 1 / 2 semanas aumenta-se outra vez, logo não se faz trabalho duplicado) e acima de tudo - muito importante esta - não criar-nos expetactivas falsas - sim, não vamos nós pensar que as descidas vão continuar.
1 ab
bboniek, tens toda a razão. O único responsável pelo preço exagerado dos combustíveis é o Estado e não qualquer cartel.
eu já não escrevia à mt tempo, mas desta tenho q escrever, se percebi bem o Marco acha q a subida do preço dos combustiveis não é escandaloso comparado com outros paises, se tivesse uma frota de internacional, provavelmente já não diria o mesmo!
o q conta é o preço real do bem para o cidadão ou empresas.
o cidadão e empresas portuguesas cada vez tem menos poder de compra, isso não é um escandalo?
sinceramente...
o q conta é o preço real do bem para o cidadão ou empresas.
o cidadão e empresas portuguesas cada vez tem menos poder de compra, isso não é um escandalo?
sinceramente...
Mais uma colherada no Caldeirão...
- Registado: 7/11/2002 23:19
Nao senhor,
o preco dos combustiveis em Portugal esta perfeitamente indexado ao seu custo real. A teoria da conspiracao (cartelizacao) nao pode ser aqui aplicada. Haja decencia !

- Registado: 22/4/2003 23:12
Sempre me intrigou o processo plo qual as gasolineiras estabelecem o preço do litro dos combustíveis...
Quando o pitroil sobe, as gasolineiras sobem logo. Quando desce, elas ñ mexem no preço alegando q compraram à ñ sei quanto tempo os combustíveis q estão a vender no momento e q nessa alura estavam bem mais caros...
Quando o pitroil sobe, as gasolineiras sobem logo. Quando desce, elas ñ mexem no preço alegando q compraram à ñ sei quanto tempo os combustíveis q estão a vender no momento e q nessa alura estavam bem mais caros...
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.
Em todo o caso estarmos a fazer comparações com a Europa obscurece o facto de que toda a Europa trata o transporte individual como um vício a ser recusado à plebe.
A plebe é para ser transportada como gado. Se a plebe quiser locomover-se individualmente, há que taxa-la a 150% do preço de custo.
A plebe é para ser transportada como gado. Se a plebe quiser locomover-se individualmente, há que taxa-la a 150% do preço de custo.
E daí a subida do ISP terá sido ainda em finais de Junho ... será que entrou para o Estudo?
Salienta-se, no entanto, a ligeira recuperação na receita do ISP a qual regista um crescimento homólogo acumulado de 3,9%, traduzindo um acréscimo de 1,6 pontos percentuais face à informação publicada no mês anterior e justificada pela actualização das taxas de ISP que ocorreram no mês de Junho.
De acordo com um estudo da Autoridade da Concorrência, realizado o ano passado, o peso da carga fiscal no preço final dos combustíveis é de cerca de 68 por cento no caso gasolina e de 57 por cento no caso do gasóleo. Além do ISP, o consumidor paga ainda 19 por cento de IVA, que incide sobre o somatório do valor líquido para revenda com o ISP.
Abastecemos o carro com impostos.
Não há nada de enganador em ambas as notícias (Negocios e Agencia Financeira).
Bem, a razão pela qual a notícia é enganadora é que o aumento do ISP salvoerro cai fora do âmbito do estudo, que sendo apresentado agora, respeita aos 6 primeiros meses do ano ... o aumento não foi logo após o final de Junho?
Incognitus, a notícia tem ambos os preços (com e sem carga fiscal). Com carga fiscal o aumento foi, ainda assim, inferior em 0.3 centimos à média europeia (para gasoleo quer para sem chumbo 95).
Podes ainda encontrar a mesma notícia na Agencia Financeira, igualmente com ambas as comparações (com e sem carga fiscal).
É importante, por razões óbvias, estabelecer ambas as comparações (e em ambas, o aumento em Portugal foi inferior à média europeia).
Podes ainda encontrar a mesma notícia na Agencia Financeira, igualmente com ambas as comparações (com e sem carga fiscal).
É importante, por razões óbvias, estabelecer ambas as comparações (e em ambas, o aumento em Portugal foi inferior à média europeia).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Outra coisa, os combustíveis são um roubo em toda a Europa, taxados como se fossem algum vício quando se trata da liberdade dos cidadãos. Do preço que se paga na bomba, rotineiramente 60% ou mais são imposto, ou seja, impostos de 150% sobre o preço de custo !
Parece que compramos droga, não combustível.
Parece que compramos droga, não combustível.
Luxembourg tem
dos salários mais altos da Europa e pasmem-se tem os combustiveis mais baratos do que em toda a Europa.
Mais barato na ordem dos 0.15€ por litro no gasoleo.
Todos os camiões estão obrigados pelas empresas a atestar no Luxembourg quando a rota e Belgica, Holanda, Escandinávia, Dinamarca/Alemanha.
E não estou a falar ao calha trabalho com transportes internacinais sei do que estou a falar.
Mais barato na ordem dos 0.15€ por litro no gasoleo.
Todos os camiões estão obrigados pelas empresas a atestar no Luxembourg quando a rota e Belgica, Holanda, Escandinávia, Dinamarca/Alemanha.
E não estou a falar ao calha trabalho com transportes internacinais sei do que estou a falar.
Avança na razão e pondera na emoção.
MA, essa notícia é enganadora. É para preços "líquidos de impostos". Estou para ver a primeira pessoa que paga preços "líquidos de impostos".
Aliás, o título é tão estranho que soa a encomendado, pois se considerarmos que as diferenças "líquidas de impostos" são mínimas e que as subidas de impostos são mais relevantes ...
E nota ainda que podíamos até dizer "preços em Portugal sobem menos que nos EUA". É verdade. Mas obscurece o facto de que em termos absolutos eles sobem mais em Portugal, e apenas sobem menos em termos %s porque nos EUA têm muito menos impostos logo a variação % derivada do aumento do petróleo é muito maior.
Por fim, em Portugal (e em alguns outros países da Europa) pratica-se uma descriminação fiscal cobrando menos impostos ao diesel do que à gasolina, única razão pela qual o diesel é mais barato. Se isto fazia sentido há muitos anos atrás quando o diesel era essencialmente usado por profissionais, hoje em dia é uma verdadeira aberração que quem conduza carros a gasolina esteja a pagar mais imposto do que quem conduz diesel.
Aliás, o título é tão estranho que soa a encomendado, pois se considerarmos que as diferenças "líquidas de impostos" são mínimas e que as subidas de impostos são mais relevantes ...
E nota ainda que podíamos até dizer "preços em Portugal sobem menos que nos EUA". É verdade. Mas obscurece o facto de que em termos absolutos eles sobem mais em Portugal, e apenas sobem menos em termos %s porque nos EUA têm muito menos impostos logo a variação % derivada do aumento do petróleo é muito maior.
Por fim, em Portugal (e em alguns outros países da Europa) pratica-se uma descriminação fiscal cobrando menos impostos ao diesel do que à gasolina, única razão pela qual o diesel é mais barato. Se isto fazia sentido há muitos anos atrás quando o diesel era essencialmente usado por profissionais, hoje em dia é uma verdadeira aberração que quem conduza carros a gasolina esteja a pagar mais imposto do que quem conduz diesel.
vai aqui uma tabela comparativa do preco da gasolina em varios paises...
http://money.cnn.com/pf/features/lists/ ... gasprices/
Um abraco
Nuno
P.S. uma coisa eh comparar preco outra coisa eh comparar preco/poder de compra...
http://money.cnn.com/pf/features/lists/ ... gasprices/
Um abraco
Nuno
P.S. uma coisa eh comparar preco outra coisa eh comparar preco/poder de compra...
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
AC, repara bem, eu não disse se me importava ou não importava. Convem não distorcer as coisas...
Apenas disse que não havia qualquer escandalo e que o panorama que apresentavas face aos restantes países europeus não era exacto.
Obviamente que eu - e qualquer portugues, julgo eu - preferiria paga-los mais baratos. Mas o facto é que não estamos assim tão mal num panorama europeu nem fomos particularmente agravados nos últimos tempos (nos restantes países europeus o agravamento foi em média superior).
O facto de termos aqui a Espanha ao lado em que os combustíveis são significativamente mais baratos distorce um pouco a ideia que temos do panorama europeu...
Mas, de resto, preferíria é claro que fossem mais baratos e a Espanha é o exemplo de que talvez fosse possível fazer melhor neste campo.
Em todo o caso esta resposta foi mais para sublinhar que eu não disse que me importava ou deixava de importar, aproveitando até para dizer (agora) que me importo.

Apenas disse que não havia qualquer escandalo e que o panorama que apresentavas face aos restantes países europeus não era exacto.
Obviamente que eu - e qualquer portugues, julgo eu - preferiria paga-los mais baratos. Mas o facto é que não estamos assim tão mal num panorama europeu nem fomos particularmente agravados nos últimos tempos (nos restantes países europeus o agravamento foi em média superior).
O facto de termos aqui a Espanha ao lado em que os combustíveis são significativamente mais baratos distorce um pouco a ideia que temos do panorama europeu...
Mas, de resto, preferíria é claro que fossem mais baratos e a Espanha é o exemplo de que talvez fosse possível fazer melhor neste campo.
Em todo o caso esta resposta foi mais para sublinhar que eu não disse que me importava ou deixava de importar, aproveitando até para dizer (agora) que me importo.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/10/2005 21:11, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bem. Eu não sou contra o aumento dos combustíveis pelas petrolíferas, uma vez que se o crude aumentou é evidente que terão que refectir esse aumento(que pelos vistos até foi inferior á média europeia).
Sou é contra este novo aumento de impostos em 2,5 centimos que consta no orçamento para o próximo ano. Uma vez que o imposto é em percentagem(cerca de 70%) os aumentos recentes por parte das petrolíferas deviam chegar para os Boys.
Mas parece que não!

Sou é contra este novo aumento de impostos em 2,5 centimos que consta no orçamento para o próximo ano. Uma vez que o imposto é em percentagem(cerca de 70%) os aumentos recentes por parte das petrolíferas deviam chegar para os Boys.
Mas parece que não!
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Re: Ok,
Viva,
Existem duas premissas diferentes.
A primeira, referida no primeiro post:
Estás portanto a dizer que a gasolina/gasóleo é cara para um estrangeiro que venha cá a Portugal.
Ora, isso está errado, pois a gasolina/gasóleo cá em Portugal está sensivelmente ao mesmo nível (um pouco mais cara até) que os restantes países europeus.
Depois dizes que:
E aqui dizes que o preço da gasolina/gasóleo é cara para o bolso Português. E sim, aí é claro que tens razão, quando comparamos o salário médio Português com o salário médio dos restantes países europeus.
Mas a gasolina para um estrangeiro aqui em Portugal possui sensivelmente o mesmo preço que no país do tal estrangeiro.
Existem duas premissas diferentes.
A primeira, referida no primeiro post:
AC Escreveu:Um turista Europeu menos auspicioso passaria por aqui para abastecer o seu veiculo e certamente perguntaria qual foi o Furacão que por aqui passou, para pagar tamanha quantia pelo seu combustivel.
Estás portanto a dizer que a gasolina/gasóleo é cara para um estrangeiro que venha cá a Portugal.
Ora, isso está errado, pois a gasolina/gasóleo cá em Portugal está sensivelmente ao mesmo nível (um pouco mais cara até) que os restantes países europeus.
Depois dizes que:
AC Escreveu:eu continuo acreditar que os preços praticados cá não contemplam o nosso fraco poder de compra.
E aqui dizes que o preço da gasolina/gasóleo é cara para o bolso Português. E sim, aí é claro que tens razão, quando comparamos o salário médio Português com o salário médio dos restantes países europeus.
Mas a gasolina para um estrangeiro aqui em Portugal possui sensivelmente o mesmo preço que no país do tal estrangeiro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Lisboa_Casino, niceboy, PAULOJOAO, Phil2014 e 369 visitantes