Figuras de analise técnica e superstições
8 mensagens
|Página 1 de 1
Aproveito este tópico para explorar o tema.
Algum sitio em que se possa saber como foram "descobertas" tais figura gráficas? o Pq de tal REACçÃO por parte dos investidores perante tais figuras e devidas excepções, como foi possivel chegar a tais conclusões, onde se saiba a explicação do aparecimento da AT.
Outro tipo de experiências Psiclg.
Penso que é uma grande VANTAGEM saber que tipos de reacção as pessoas podem ter perante uma determinada situação quer na bolsa quer em tudo na vida.
Interessa-me SITES, artigos etc, sobre este assunto.
Algum sitio em que se possa saber como foram "descobertas" tais figura gráficas? o Pq de tal REACçÃO por parte dos investidores perante tais figuras e devidas excepções, como foi possivel chegar a tais conclusões, onde se saiba a explicação do aparecimento da AT.
Outro tipo de experiências Psiclg.
Penso que é uma grande VANTAGEM saber que tipos de reacção as pessoas podem ter perante uma determinada situação quer na bolsa quer em tudo na vida.
Interessa-me SITES, artigos etc, sobre este assunto.
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
Re: Fproença - Filtrar o ruido?
BlueNet Escreveu:Olá, Fproença, qual é o motivo dessa clausura, excesso de ruído?
1 abraço.
Tentar mostrar a simplicidade do que parece complicado
outro abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Fproença - Filtrar o ruido?
Olá, Fproença, qual é o motivo dessa clausura, excesso de ruído?
1 abraço.
1 abraço.
Eu cada vez uso mais a AT simples em detrimento da mais complexa e já nem ligo às teorias nem leio livros sobre AT, no entanto ainda me recordo de alguns prencipios básicos (os 3 mais importantes):
1-O titulo reflete o preço já descontados de todos os factores que o influenciaram
2-Os preços movimentam-se em tendências
3-O futuro repete o passado
Crê-se que a formação de H&S, triangulos, Canais, cunhas, bamdeiras, tec. estão relacionados mais com a psicologia das massas do que propriamente com as tendências, cabe ao investidor tirar partido dessas figuras que refletem os medos, esperanças, palpites, etc.
É verdade o que o Marco diz que se vê figuras em todo o lado mas que não correspondem as regras da AT tal como ela é transmitida nos livros. Mas na minha opinião se há muita gente a ver o mesmo (mesmo estanto errado técnicamente) há que aproveitarmo-nos dessas "visões"
Não é à toa que quando rompe um suporte ou quebra uma tend~encia, há reacção quase de imediato para o mesmo sentido, para mim isso é mais psicologia das massas a funcionar do que propriamenta a AT pura.
Na minha opinião, um investidor que se movimenta sem noticias (como é meu caso em que não leio uma única noticia propositadamente) deve estar mais atendo aos movimentos "psicológicos" que na sua maioria das vezes estão eflectidos nos gráficos, do que aplicar a AT complexa com base em livros que muitas vezes são escritos por pessoas que se ganhassem dinheiro a sério na bolsa não perdiam tempo a escreve-los
Foi uma opinião, respeitando todas as outras e outras que venham a haver
Cumprimentos
1-O titulo reflete o preço já descontados de todos os factores que o influenciaram
2-Os preços movimentam-se em tendências
3-O futuro repete o passado
Crê-se que a formação de H&S, triangulos, Canais, cunhas, bamdeiras, tec. estão relacionados mais com a psicologia das massas do que propriamente com as tendências, cabe ao investidor tirar partido dessas figuras que refletem os medos, esperanças, palpites, etc.
É verdade o que o Marco diz que se vê figuras em todo o lado mas que não correspondem as regras da AT tal como ela é transmitida nos livros. Mas na minha opinião se há muita gente a ver o mesmo (mesmo estanto errado técnicamente) há que aproveitarmo-nos dessas "visões"
Não é à toa que quando rompe um suporte ou quebra uma tend~encia, há reacção quase de imediato para o mesmo sentido, para mim isso é mais psicologia das massas a funcionar do que propriamenta a AT pura.
Na minha opinião, um investidor que se movimenta sem noticias (como é meu caso em que não leio uma única noticia propositadamente) deve estar mais atendo aos movimentos "psicológicos" que na sua maioria das vezes estão eflectidos nos gráficos, do que aplicar a AT complexa com base em livros que muitas vezes são escritos por pessoas que se ganhassem dinheiro a sério na bolsa não perdiam tempo a escreve-los
Foi uma opinião, respeitando todas as outras e outras que venham a haver
Cumprimentos
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Bruxas, Fenomenos e OVNIs
Olá Marco António,
Superstição só é para aqui chamada para chamar a atenção.
Um bom titulo vende muitos exemplares! Certo?
Obrigado pelas respostas.
1 abraço.
Superstição só é para aqui chamada para chamar a atenção.
Um bom titulo vende muitos exemplares! Certo?
Obrigado pelas respostas.
1 abraço.
Marco,
Ver o que está no gráfico e não ver aquilo que desejamos ver.
Ver o que está no gráfico e não ver aquilo que desejamos ver.
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
Os padrões realmente fiáveis são raros. Se alguém vê padrões em todo o lado está provavelmente a identifica-los mal e em excesso (o que faz decair a eficácia).
Os padrões não são apenas desenhos, existe um contexto e um conjunto de condições que se devem verificar.
Quanto à fiabilidade, dois pontos:
Sigam-se que critérios se sigam, a fiabilidade é sempre limitada (uma taxa de acerto da ordem dos 60 ou 70% já é muito bom).
A taxa de acerto não necessita sequer de ser de 50% para o padrão ser de utilidade. A questão não está numa questão de futurologia mas como o trader actua perante os vários cenários possíveis e como está preparado para eles.
Quanto a relacionar AT com superstição ou anseios, tudo está mal quando existe essa relação. A Análise Técnica pretende-se isenta e objectiva. Claro que nem todos conseguirão alcançar esse objectivo...
Isto é, se alguém realiza análises e é influenciado pelos seus anseios, não está a realizar análises técnicas: está a projectar os seus anseios nos gráficos o que é bastante diferente e no fundo não é mais do que enganar-se a si próprio.
Esta é uma das questões fundamentais da realização de análises técnicas e será dos primeiros pontos que aquele que pretende analisar análises técnicas terá de eliminar.
Os padrões não são apenas desenhos, existe um contexto e um conjunto de condições que se devem verificar.
Quanto à fiabilidade, dois pontos:
Quanto a relacionar AT com superstição ou anseios, tudo está mal quando existe essa relação. A Análise Técnica pretende-se isenta e objectiva. Claro que nem todos conseguirão alcançar esse objectivo...
Isto é, se alguém realiza análises e é influenciado pelos seus anseios, não está a realizar análises técnicas: está a projectar os seus anseios nos gráficos o que é bastante diferente e no fundo não é mais do que enganar-se a si próprio.
Esta é uma das questões fundamentais da realização de análises técnicas e será dos primeiros pontos que aquele que pretende analisar análises técnicas terá de eliminar.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Proponho um exercício de reflexão sobre o grau de fiabilidade das figuras gráficas de AT e que peso deve ter deve nas decisões.
Assumo desde já a minha grande ignorância
e distanciamento face aos mais capazes deste fórum.
É talvez esse distanciamento que me permite questionar o que talvez para vós seja inquestionável.
Não quero retirar o devido valor às figuras na análise técnica, pois por vezes mostra-nos de uma maneira bastante viva o que por vezes nos passaria despercebido, apontando muitas vezes o momento.
Com certeza já todos testemunhamos previsões baseadas em linhas ou figuras, que são constantemente quebradas. Levando-nos a pensar se projectam as tendências ou os nossos anseios.
Se a AT tenta adivinhar o futuro baseado no comportamento gráfico do passado, e os “bonecos” tentam de algum modo identificar um padrão comportamental, é também verdade que com um pouco de imaginação, esticando ou encolhendo os eixos pode-mos sempre encontrar ”cabeças & ombros”, novas linhas, duplos pivots, etc. por isso esta minha reflexão.
Até que ponto as devemos levar a sério?
Obrigado e bons negócios.
Proponho um exercício de reflexão sobre o grau de fiabilidade das figuras gráficas de AT e que peso deve ter deve nas decisões.
Assumo desde já a minha grande ignorância
É talvez esse distanciamento que me permite questionar o que talvez para vós seja inquestionável.
Não quero retirar o devido valor às figuras na análise técnica, pois por vezes mostra-nos de uma maneira bastante viva o que por vezes nos passaria despercebido, apontando muitas vezes o momento.
Com certeza já todos testemunhamos previsões baseadas em linhas ou figuras, que são constantemente quebradas. Levando-nos a pensar se projectam as tendências ou os nossos anseios.
Se a AT tenta adivinhar o futuro baseado no comportamento gráfico do passado, e os “bonecos” tentam de algum modo identificar um padrão comportamental, é também verdade que com um pouco de imaginação, esticando ou encolhendo os eixos pode-mos sempre encontrar ”cabeças & ombros”, novas linhas, duplos pivots, etc. por isso esta minha reflexão.
Até que ponto as devemos levar a sério?
Obrigado e bons negócios.
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Ano nimus, Burbano, darkreflection, fosgass2020, Google Adsense [Bot], Goya777, Hawk66, icemetal, jguerreiro.network, jls1, Kooc, latbal, malakas, Manchini888, Mavericks7, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, SA Traffic, Simplório, StockRider!, tami, trend=friend e 167 visitantes