Caldeirão da Bolsa

Figuras de analise técnica e superstições

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por GAB » 28/4/2005 8:56

Aproveito este tópico para explorar o tema.

Algum sitio em que se possa saber como foram "descobertas" tais figura gráficas? o Pq de tal REACçÃO por parte dos investidores perante tais figuras e devidas excepções, como foi possivel chegar a tais conclusões, onde se saiba a explicação do aparecimento da AT.
Outro tipo de experiências Psiclg.

Penso que é uma grande VANTAGEM saber que tipos de reacção as pessoas podem ter perante uma determinada situação quer na bolsa quer em tudo na vida.
Interessa-me SITES, artigos etc, sobre este assunto.
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

Re: Fproença - Filtrar o ruido?

por fproenca » 27/4/2005 11:06

BlueNet Escreveu:Olá, Fproença, qual é o motivo dessa clausura, excesso de ruído?

1 abraço.

Tentar mostrar a simplicidade do que parece complicado :mrgreen:

outro abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

Fproença - Filtrar o ruido?

por BlueNet » 27/4/2005 10:11

Olá, Fproença, qual é o motivo dessa clausura, excesso de ruído?

1 abraço.

Registado: 10/3/2005 13:01

por fproenca » 26/4/2005 20:43

Eu cada vez uso mais a AT simples em detrimento da mais complexa e já nem ligo às teorias nem leio livros sobre AT, no entanto ainda me recordo de alguns prencipios básicos (os 3 mais importantes):

1-O titulo reflete o preço já descontados de todos os factores que o influenciaram
2-Os preços movimentam-se em tendências
3-O futuro repete o passado

Crê-se que a formação de H&S, triangulos, Canais, cunhas, bamdeiras, tec. estão relacionados mais com a psicologia das massas do que propriamente com as tendências, cabe ao investidor tirar partido dessas figuras que refletem os medos, esperanças, palpites, etc.

É verdade o que o Marco diz que se vê figuras em todo o lado mas que não correspondem as regras da AT tal como ela é transmitida nos livros. Mas na minha opinião se há muita gente a ver o mesmo (mesmo estanto errado técnicamente) há que aproveitarmo-nos dessas "visões"

Não é à toa que quando rompe um suporte ou quebra uma tend~encia, há reacção quase de imediato para o mesmo sentido, para mim isso é mais psicologia das massas a funcionar do que propriamenta a AT pura.

Na minha opinião, um investidor que se movimenta sem noticias (como é meu caso em que não leio uma única noticia propositadamente) deve estar mais atendo aos movimentos "psicológicos" que na sua maioria das vezes estão eflectidos nos gráficos, do que aplicar a AT complexa com base em livros que muitas vezes são escritos por pessoas que se ganhassem dinheiro a sério na bolsa não perdiam tempo a escreve-los :mrgreen:

Foi uma opinião, respeitando todas as outras e outras que venham a haver

Cumprimentos
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

Bruxas, Fenomenos e OVNIs

por BlueNet » 26/4/2005 14:49

Olá Marco António,

Superstição só é para aqui chamada para chamar a atenção.

Um bom titulo vende muitos exemplares! Certo?

Obrigado pelas respostas.

1 abraço.

por GAB » 26/4/2005 14:37

Marco,

Ver o que está no gráfico e não ver aquilo que desejamos ver. :wink:
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por MarcoAntonio » 26/4/2005 14:30

Os padrões realmente fiáveis são raros. Se alguém vê padrões em todo o lado está provavelmente a identifica-los mal e em excesso (o que faz decair a eficácia).

Os padrões não são apenas desenhos, existe um contexto e um conjunto de condições que se devem verificar.

Quanto à fiabilidade, dois pontos:

:arrow: Sigam-se que critérios se sigam, a fiabilidade é sempre limitada (uma taxa de acerto da ordem dos 60 ou 70% já é muito bom).

:arrow: A taxa de acerto não necessita sequer de ser de 50% para o padrão ser de utilidade. A questão não está numa questão de futurologia mas como o trader actua perante os vários cenários possíveis e como está preparado para eles.

Quanto a relacionar AT com superstição ou anseios, tudo está mal quando existe essa relação. A Análise Técnica pretende-se isenta e objectiva. Claro que nem todos conseguirão alcançar esse objectivo...

Isto é, se alguém realiza análises e é influenciado pelos seus anseios, não está a realizar análises técnicas: está a projectar os seus anseios nos gráficos o que é bastante diferente e no fundo não é mais do que enganar-se a si próprio.

Esta é uma das questões fundamentais da realização de análises técnicas e será dos primeiros pontos que aquele que pretende analisar análises técnicas terá de eliminar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por BlueNet » 26/4/2005 14:23

Proponho um exercício de reflexão sobre o grau de fiabilidade das figuras gráficas de AT e que peso deve ter deve nas decisões.

Assumo desde já a minha grande ignorância :mrgreen: e distanciamento face aos mais capazes deste fórum.

É talvez esse distanciamento que me permite questionar o que talvez para vós seja inquestionável.

Não quero retirar o devido valor às figuras na análise técnica, pois por vezes mostra-nos de uma maneira bastante viva o que por vezes nos passaria despercebido, apontando muitas vezes o momento.

Com certeza já todos testemunhamos previsões baseadas em linhas ou figuras, que são constantemente quebradas. Levando-nos a pensar se projectam as tendências ou os nossos anseios.

Se a AT tenta adivinhar o futuro baseado no comportamento gráfico do passado, e os “bonecos” tentam de algum modo identificar um padrão comportamental, é também verdade que com um pouco de imaginação, esticando ou encolhendo os eixos pode-mos sempre encontrar ”cabeças & ombros”, novas linhas, duplos pivots, etc. por isso esta minha reflexão.

Até que ponto as devemos levar a sério? :shock:

Obrigado e bons negócios.