Ainda os fundamentais da PAD
11 mensagens
|Página 1 de 1
lá dizia o meu avô ...
... se os investidores, fossem todos analizar a PAD peos fundamentais, quem investiria nela ?

Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.
Fundamentalmente ...
... o que interessa é o valor que o mercado atribui à empresa em cada momento.
Sendo criativos, podemos abstrairmo-nos do que vale financeiramente a PAD, hoje e tentar somar-lhe o goodwill. Como? Uma abordagem possível pode ser, estimar o valor global do mercado de TI em Portugal e depois estimar que % do mesmo a PAD tem capacidade para capturar, quer para trabalhar directamente, quer para subcontratar.
O principal ponto fraco da Pararede é a sua ineficiência. Dois exemplos comparativos : 1- A WhatEverNet como 80 funcionarios tinha +lucros que a PAD e tinha um lucro por funcionário muito superior. 2- A Reditus com 1/4 do tamanho da PAD teve 2/3 dos lucros da PAD (estou a pressupor lucros de 15me para a PAD).
Com tamanha ineficiência, não haverá ninguém a opar a PAD nos anos mais próximos, o "porquinho" ainda está muito magro ...
Mas também não se preocupem em que a PAD tenha bons lucros, porque ultimamente quanto melhor é o lucro, mais a empresa desce na bolsa, vide o caso da Reditus !
Sendo criativos, podemos abstrairmo-nos do que vale financeiramente a PAD, hoje e tentar somar-lhe o goodwill. Como? Uma abordagem possível pode ser, estimar o valor global do mercado de TI em Portugal e depois estimar que % do mesmo a PAD tem capacidade para capturar, quer para trabalhar directamente, quer para subcontratar.
O principal ponto fraco da Pararede é a sua ineficiência. Dois exemplos comparativos : 1- A WhatEverNet como 80 funcionarios tinha +lucros que a PAD e tinha um lucro por funcionário muito superior. 2- A Reditus com 1/4 do tamanho da PAD teve 2/3 dos lucros da PAD (estou a pressupor lucros de 15me para a PAD).
Com tamanha ineficiência, não haverá ninguém a opar a PAD nos anos mais próximos, o "porquinho" ainda está muito magro ...
Mas também não se preocupem em que a PAD tenha bons lucros, porque ultimamente quanto melhor é o lucro, mais a empresa desce na bolsa, vide o caso da Reditus !
Lei da Gravidade, revisitada :
Eu apresentei o PER em percentagem porque parece-me mais conveniente. No caso da EDP: 3.656.537.715 acções com resultados líquidos de 513.000.000 € da um ganho por acção de 0,14 € dividido pela cotação actual dá-nos um price earnings ratio de 6,3 %. Bem sei que a conta, por definição, é feita ao contrário: 2,22/0,14=15,86 que é o dado que consta do canal de negócios (provavelmente). A mim convem-me mais o dado em percentagem. 5,8 % era com a cotação 2,28 que já está desactualizada.
O mais incompreensível no Universo é o facto de ele ser compreensível.
A. Einstein
A. Einstein
- Registado: 28/12/2004 22:19
Kafka Escreveu:...a Reditus (que ter um PER de 36 %!!!)é sempre um mau exemplo... O PER da EDP é de 5,28 % mas trata-se...
Kafka, o Per não é uma percentagem, trata-se da relação entre a cotação e o lucro por acção...
O Per da EDP, segundo o Canal de negócios é 13,7 mas eles nem sempre têm os valores actualizado e eu agora também não tenho tempo de os verificar...
sei que o Per do BCP (considerando os resultados de 2004 e a cotação de fecho de sexta) é +-16...
Quanto aos lucros da PAD, segundo a própria administração eles devem apresentar lucros este ano, aliás já tiveram trimestres com lucros no ano passado...
cps
E depois há um velho aforisma que diz que os mercados normalmente aguentam mais tempo irracionais do que os investidores solventes ... Se se confirmar a distribuição de dividendos para 2006 acredito que ela vá ainda muito mais além dos 50 centimos por acção, claro tudo isto na mais estricta irracionalidade
Cumpts
Vasco
Cumpts
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
O problema da Pararede é que o seu valor não está apoiado em nenhuns resultados concretos. Pela minha parte gostaria muito que ela viesse a apresentar os tais quinze milhões de lucro. Quando o fizer, será certamente um sinal de que o seu valor, enquanto empresa, poderá vir a subir. Neste momento, muito honestamente (e devo dizer que não tenho nada nem a favor nem contra qualquer empresa em concreto) creio que a sua cotação continua exagerada. Por outro lado, a Reditus (que ter um PER de 36 %!!!)é sempre um mau exemplo, dado que parece tratar-se mais de uma correctora do que de uma empresa de novas tecnologias e, nesse caso, ganhos presentes não garantem ganhos futuros. O PER da EDP é de 5,28 % mas trata-se de uma empresa que peca por falta de grandes espectativas de crescimento. Pelo menos esta é a minha leitura, o mais racional possível, o que, diga-se, em bolsa nem sempre é boa táctica!
A. Einstein
A. Einstein
O argumento de que os "grandes" fizeram isto ou aquilo para mim não faz qualquer sentido. Primeiro, porque a História dos mercados está recheada de perdas volumosas de "grandes". Aliás, a Pararede foi uma das responsáveis por algumas das maiores perdas de alguns "grandes" portugueses nos últimos anos.
Depois, dizer apenas que alguns "grandes" entraram a estes níveis é omitir que outros "grandes" sairam até a níveis mais abaixo.
Por isso, sem querer fazer qualquer análise à Pararede não gostaria de deixar de chamar a atenção para uma das ilusões do mercado mais comum e que foi bem visível nestes últimos posts.
Um abraço,
Ulisses
Depois, dizer apenas que alguns "grandes" entraram a estes níveis é omitir que outros "grandes" sairam até a níveis mais abaixo.
Por isso, sem querer fazer qualquer análise à Pararede não gostaria de deixar de chamar a atenção para uma das ilusões do mercado mais comum e que foi bem visível nestes últimos posts.
Um abraço,
Ulisses
Re: Ainda os fundamentais da PAD
Kafka Escreveu:...coisa como 27 milhões de contos! A minha pergunta é: o que é que esta empresa possui que valha tanto dinheiro?
Antes de mais parabéns pelo nick!!!
Quanto ao valor da PAD eu até nem percebo muito de fundamentais, mas uma coisa sei, se a PAD vier realmente a funcionar bem terá provavelmente lucros superiores à Reditus!!
A reditus teve lucros de quase 2 milhões de contos no ano passado. Se a PAD tiver 3 Milhões de contos de lucro(isto só um exemplo, poderá ter mais e poderá ter menos mas parece-me que a expectativa do mercado será que tenha num futuro próximo resultados até bem superiores a estes 15ME) num futuro próximo, aos preços de hoje isso significará um Per inferior a 10... procure no mercado a ver quantas encontra com Per desta ordem?!
Aliado a isto há ainda a espectativa do mercado de que venha a ter lucros bem superiores aos que referi como exemplo, depois há a especulação, a ganância, etc, que provavelmente atirarão a PAD de novo para valores impensáveis nos próximos anos.
É claro que isto é só a minha opinião e a médio longo prazo, porque o curto prazo ela até está com relativo mau aspecto... talvez até ao aumento de capital!?
Já agora, não tenho nenhuma acção da PAD...
Bom fim-de-semana para todos! em especial para os lideres da Super...
caro Kafka
reencaminhe essa sua avalição fundamental para o BPI e para a COFINA, talvez tenha conseguido chegar a uma conclusão que os analistas financeiros destes grupos não chegaram, ou seja entraram no capital da PAD a um valor de 0.37 e nem se lembraram desse tipo de contas. Caro Kafka siga os grandes e não tire ilações precepitadas, o importante são as projecções e os resultados, o resto em bolsa é conversa.
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar
www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks
www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks
Com esse pressuposto de fundamentais, gostaria de saber a sua opinião em relação à EDP. Agradecia ver o valor e a conclusão que tira relativamente à realidade fundamental de uma Empresa como a EDP.
Caro Kafka, creio que deve reflectir...
O potencial futuro é mais importante em bolsa do que o valor presente...
Caro Kafka, creio que deve reflectir...
O potencial futuro é mais importante em bolsa do que o valor presente...
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.
Ainda os fundamentais da PAD
Ao preço de fecho de sexta-feira a Pararede vale, no seu conjunto, com a Whatevernet incluída, qualquer coisa como 27 milhões de contos! A minha pergunta é: o que é que esta empresa possui que valha tanto dinheiro? Uma subida aos 50 cêntimos coloca-a a valer 36 milhões! Dá que pensar, mesmo tendo em conta que o que vale a maior parte das vezes no mercado são as espectativas futuras. Acrescento ainda dois termos de comparação: ao preço de fecho de sexta-feira a cofina está avaliada em 45 milhões de contos e a Reditus em 5 milhões.
Talvez a técnica ajude a Pad porque pelo lado dos fundamentais a coisa parece complicada!
Apresento valor em moeda antiga para que seja mais legível!
Talvez a técnica ajude a Pad porque pelo lado dos fundamentais a coisa parece complicada!
Apresento valor em moeda antiga para que seja mais legível!
A. Einstein
A. Einstein
11 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 1039 visitantes