Caldeirão da Bolsa

Ainda os fundamentais da PAD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

lá dizia o meu avô ...

por Recolector » 13/3/2005 22:29

... se os investidores, fossem todos analizar a PAD peos fundamentais, quem investiria nela ?
:twisted: :twisted: :twisted:
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

Fundamentalmente ...

por Recolector » 13/3/2005 22:27

... o que interessa é o valor que o mercado atribui à empresa em cada momento.

Sendo criativos, podemos abstrairmo-nos do que vale financeiramente a PAD, hoje e tentar somar-lhe o goodwill. Como? Uma abordagem possível pode ser, estimar o valor global do mercado de TI em Portugal e depois estimar que % do mesmo a PAD tem capacidade para capturar, quer para trabalhar directamente, quer para subcontratar.

O principal ponto fraco da Pararede é a sua ineficiência. Dois exemplos comparativos : 1- A WhatEverNet como 80 funcionarios tinha +lucros que a PAD e tinha um lucro por funcionário muito superior. 2- A Reditus com 1/4 do tamanho da PAD teve 2/3 dos lucros da PAD (estou a pressupor lucros de 15me para a PAD).

Com tamanha ineficiência, não haverá ninguém a opar a PAD nos anos mais próximos, o "porquinho" ainda está muito magro ...

Mas também não se preocupem em que a PAD tenha bons lucros, porque ultimamente quanto melhor é o lucro, mais a empresa desce na bolsa, vide o caso da Reditus !
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

por Kafka » 13/3/2005 18:39

Eu apresentei o PER em percentagem porque parece-me mais conveniente. No caso da EDP: 3.656.537.715 acções com resultados líquidos de 513.000.000 € da um ganho por acção de 0,14 € dividido pela cotação actual dá-nos um price earnings ratio de 6,3 %. Bem sei que a conta, por definição, é feita ao contrário: 2,22/0,14=15,86 que é o dado que consta do canal de negócios (provavelmente). A mim convem-me mais o dado em percentagem. 5,8 % era com a cotação 2,28 que já está desactualizada.
O mais incompreensível no Universo é o facto de ele ser compreensível.

A. Einstein

Registado: 28/12/2004 22:19

por artista_ » 13/3/2005 18:13

Kafka Escreveu:...a Reditus (que ter um PER de 36 %!!!)é sempre um mau exemplo... O PER da EDP é de 5,28 % mas trata-se...

Kafka, o Per não é uma percentagem, trata-se da relação entre a cotação e o lucro por acção...

O Per da EDP, segundo o Canal de negócios é 13,7 mas eles nem sempre têm os valores actualizado e eu agora também não tenho tempo de os verificar...
sei que o Per do BCP (considerando os resultados de 2004 e a cotação de fecho de sexta) é +-16...

Quanto aos lucros da PAD, segundo a própria administração eles devem apresentar lucros este ano, aliás já tiveram trimestres com lucros no ano passado...

cps

Registado: 17/3/2003 22:51

por valves » 13/3/2005 18:13

E depois há um velho aforisma que diz que os mercados normalmente aguentam mais tempo irracionais do que os investidores solventes ... Se se confirmar a distribuição de dividendos para 2006 acredito que ela vá ainda muito mais além dos 50 centimos por acção, claro tudo isto na mais estricta irracionalidade :wink:

Cumpts

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Kafka » 13/3/2005 17:28

O problema da Pararede é que o seu valor não está apoiado em nenhuns resultados concretos. Pela minha parte gostaria muito que ela viesse a apresentar os tais quinze milhões de lucro. Quando o fizer, será certamente um sinal de que o seu valor, enquanto empresa, poderá vir a subir. Neste momento, muito honestamente (e devo dizer que não tenho nada nem a favor nem contra qualquer empresa em concreto) creio que a sua cotação continua exagerada. Por outro lado, a Reditus (que ter um PER de 36 %!!!)é sempre um mau exemplo, dado que parece tratar-se mais de uma correctora do que de uma empresa de novas tecnologias e, nesse caso, ganhos presentes não garantem ganhos futuros. O PER da EDP é de 5,28 % mas trata-se de uma empresa que peca por falta de grandes espectativas de crescimento. Pelo menos esta é a minha leitura, o mais racional possível, o que, diga-se, em bolsa nem sempre é boa táctica!

A. Einstein

por Ulisses Pereira » 13/3/2005 16:37

O argumento de que os "grandes" fizeram isto ou aquilo para mim não faz qualquer sentido. Primeiro, porque a História dos mercados está recheada de perdas volumosas de "grandes". Aliás, a Pararede foi uma das responsáveis por algumas das maiores perdas de alguns "grandes" portugueses nos últimos anos.

Depois, dizer apenas que alguns "grandes" entraram a estes níveis é omitir que outros "grandes" sairam até a níveis mais abaixo.

Por isso, sem querer fazer qualquer análise à Pararede não gostaria de deixar de chamar a atenção para uma das ilusões do mercado mais comum e que foi bem visível nestes últimos posts.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: Ainda os fundamentais da PAD

por artista_ » 13/3/2005 16:35

Kafka Escreveu:...coisa como 27 milhões de contos! A minha pergunta é: o que é que esta empresa possui que valha tanto dinheiro?

Antes de mais parabéns pelo nick!!! :) :)

Quanto ao valor da PAD eu até nem percebo muito de fundamentais, mas uma coisa sei, se a PAD vier realmente a funcionar bem terá provavelmente lucros superiores à Reditus!!

A reditus teve lucros de quase 2 milhões de contos no ano passado. Se a PAD tiver 3 Milhões de contos de lucro(isto só um exemplo, poderá ter mais e poderá ter menos mas parece-me que a expectativa do mercado será que tenha num futuro próximo resultados até bem superiores a estes 15ME) num futuro próximo, aos preços de hoje isso significará um Per inferior a 10... procure no mercado a ver quantas encontra com Per desta ordem?!

Aliado a isto há ainda a espectativa do mercado de que venha a ter lucros bem superiores aos que referi como exemplo, depois há a especulação, a ganância, etc, que provavelmente atirarão a PAD de novo para valores impensáveis nos próximos anos.

É claro que isto é só a minha opinião e a médio longo prazo, porque o curto prazo ela até está com relativo mau aspecto... talvez até ao aumento de capital!?

Já agora, não tenho nenhuma acção da PAD...

Bom fim-de-semana para todos! em especial para os lideres da Super... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 17/3/2003 22:51

caro Kafka

por AC » 13/3/2005 15:02

reencaminhe essa sua avalição fundamental para o BPI e para a COFINA, talvez tenha conseguido chegar a uma conclusão que os analistas financeiros destes grupos não chegaram, ou seja entraram no capital da PAD a um valor de 0.37 e nem se lembraram desse tipo de contas. Caro Kafka siga os grandes e não tire ilações precepitadas, o importante são as projecções e os resultados, o resto em bolsa é conversa.
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

por Braganext » 13/3/2005 14:37

Com esse pressuposto de fundamentais, gostaria de saber a sua opinião em relação à EDP. Agradecia ver o valor e a conclusão que tira relativamente à realidade fundamental de uma Empresa como a EDP.

Caro Kafka, creio que deve reflectir...

O potencial futuro é mais importante em bolsa do que o valor presente...
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.

Registado: 5/11/2002 19:47

Ainda os fundamentais da PAD

por Kafka » 13/3/2005 13:02

Ao preço de fecho de sexta-feira a Pararede vale, no seu conjunto, com a Whatevernet incluída, qualquer coisa como 27 milhões de contos! A minha pergunta é: o que é que esta empresa possui que valha tanto dinheiro? Uma subida aos 50 cêntimos coloca-a a valer 36 milhões! Dá que pensar, mesmo tendo em conta que o que vale a maior parte das vezes no mercado são as espectativas futuras. Acrescento ainda dois termos de comparação: ao preço de fecho de sexta-feira a cofina está avaliada em 45 milhões de contos e a Reditus em 5 milhões.

Talvez a técnica ajude a Pad porque pelo lado dos fundamentais a coisa parece complicada!
Apresento valor em moeda antiga para que seja mais legível!

A. Einstein

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 1040 visitantes