Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
minibull Escreveu:Sem vos querer tomar muito tempo, venho aqui pela terceira vez, tantas como o ataque do(s) abutre(s) , dede Março de 2024, comunicar que uma vez mais o movimento de "nacionais" em defesa contra o "abutre camone"serão diariamente postas à venda a partir de amanhã e até levarmos de vencida o "abutre" todos os dias quantidades significativas a 6,06 por forma a secarmos o free float de acções disponíveis para serem emprestadas àqueles que de um modo "oportunista" se estão a servir de acções que eventualmente lhes estejam a ser emprestadas por entidades depositárias das mesmas, fazendo disso negócio, e desvalorizando (pasme-se) o capital dos próprios donos das acções.
Desta forma e ao conseguirmos este justo objectivo, haverá um violento short squeeze, que catapultará as acções e lhes abrirá caminho, a par e passo com a extraordinariamente competente gestão da empresa e a prossecução dos objectivos desta grande multinacional, para o seu justo valor na casa dos 2 dígitos.
Este movimento está mais forte do que nunca, no entanto, convidava todos os ilustres companheiros de Forum, e que pensem como nós, e caso vejam que este movimento poderá trazer justiça ao efectivo valor da empresa, e transpor esse valor para a sua cotação, caso pensam como nós, todos os que se quiserem associar, para darmos uma "lição" aos "camones" são benvindos.
Por último, e para não haver quem pense e/ou diga que este post se trata de "31 de boca" ,convidava a que diariamente, se tiverem paciência para tal, a ver o livro de ordens onde poderão constatar que diariamente serão postas à venda quantidades significativas, mas sempre a 6,06 ; sendo que estas ordens (uma vez que o objectivo não é a venda) , estas ordens só serão canceladas quando a cotação ultrapassar os 5,70/5,80 para não haver o risco de as perder.
Abc.
Ontem mesmo (depois do fecho) dei ordem de venda da totalidade das ações detidas ao preço de 6,06€.
Vamos afastar de vez esses abutres oportunistas.
- Registado: 29/11/2007 1:33
Investor Tuga Escreveu:@nmv! Escreveu:minibull,
certamente já tem uns bons anos de mercados / negociação para saber, que a operação que está a detalhar, é completamente despicienda.
isto é, não trará nada de positivo ao papel a negociar na EURONEXT (do ponto de vista operacional o marketmaker negoceia os papéis emprestados, mesmo que sejam os vossos, colocando as vossas posições no sistema, embora na realidade estejam a andar de carrossel se for o caso, todavia, as empresas a que denominam abutres, emprestaram-lhes papéis de titulares não pertencentes ao retalho.
dito isto, qual é a explicação para o movimento de hoje? desceu quase 4% e fechou quase ao preço de ontem, considerando que, os fundamentais ontem, são os mesmos de hoje!
Boa pergunta!
Só vejo uma justificação: acabaram-se as ações emprestadas para venda!
E começaram a comprar para fecharos ganhos deste “ciclo”!
Os fundamentais e a análise técnica na Mota valem pouco, eles comandam…
Se bem que a tendência de valorização mantém-se.
Amanhã palpita-me que vai recuperar os 10% “perdidos”, para acompanhar a “irmã” Teixeira Duarte, que hoje foi promovida ao PSI20 e amanhã vai ter uma subida à Mota
Estava a pensar exactamente nisto, e nesta "relação" entre ambas.. Não sei se serão os 10% mas suspeito que dará um saltito! A única limitação é ainda estar "debaixo de fogo" como muito short para fechar.. Vamos ver se a deixam..
- Registado: 25/8/2025 9:20
Investor Tuga Escreveu:@nmv! Escreveu:minibull,
certamente já tem uns bons anos de mercados / negociação para saber, que a operação que está a detalhar, é completamente despicienda.
isto é, não trará nada de positivo ao papel a negociar na EURONEXT (do ponto de vista operacional o marketmaker negoceia os papéis emprestados, mesmo que sejam os vossos, colocando as vossas posições no sistema, embora na realidade estejam a andar de carrossel se for o caso, todavia, as empresas a que denominam abutres, emprestaram-lhes papéis de titulares não pertencentes ao retalho.
dito isto, qual é a explicação para o movimento de hoje? desceu quase 4% e fechou quase ao preço de ontem, considerando que, os fundamentais ontem, são os mesmos de hoje!
Boa pergunta!
E começaram a comprar para fechar os ganhos deste “ciclo”!
Amanhã palpita-me que vai recuperar os 10% “perdidos”, para acompanhar a “irmã” Teixeira Duarte, que hoje foi promovida ao PSI20 e amanhã vai ter uma subida à Mota

- Registado: 7/9/2024 8:51
@nmv! Escreveu:minibull,
Boa pergunta!
E começaram a comprar para fechar

- Registado: 7/9/2024 8:51
minibull,

- Registado: 2/4/2025 19:55
Afinal desta vez o "abutre" não é "camone", pelos vistos é "bife", de uns ... não querendo qualificar... , que provavelmente planearam vir à nossa terra "comer os coitadinhos, pobrezinhos" (perdoem-me a ironia, fruto da revolta pelo aproveitamento de bilionários, que apenas pretendem "sacar" aos pequeninos 800 a um, 2 000, ou 3 000 ou 4 000 a outro, para eles passarem do seu eventual bilião para um bilião + 5 milhões. Por esse facto peço-vos que deem o devido desconto a esta linguagem, que não me é habitual, mas é o fruto da revolta, pelo aproveitamento alheio, e pelo facto de virem a outro País tentar deitar abaixo uma espectacular empresa, apenas para proveito próprio; enfim, é assim.
E como é assim, as lamurias não colhem, mas combatê-los com as mesmas armas sim, e fazê-los entender que somos um País de gente valente, e que sabe reconhecer o valor naquilo que é seu e que merece o reconhecimento, aliás que não é por acaso que esta nossa empresa Nacional está entre as 50 maiores do sector, a nível Mundial, e é reconhecidamente elogiada a nível global, e os resultados e perspectivas futuras, resultantes da competência e perseverança estão à vista, e só não vê quem não quiser ver e sobretudo quem NÃO lhe interessar ver.
Passando ao que interessa, no seguimento do meu "post" anterior, foi hoje colocado à venda uma quantidade significativa a 6,06 , por este grupo de investidores, quantias idênticas serão postas à venda todos os dias, nas semanas seguintes,e sempre a 6,06
Sendo que o objectivo é secar o campo que dá terreno para o abutre se movimentar, e uma vez que o objectivo não é a venda, bem pelo contrário, todas as ordens serão canceladas assim que a acção ultrapasse a fasquia dos 5,70 , para ninguém deste grupo de investidores correr o risco de as perder (pelo menos antes de atingir os 2 dígitos, valor a partir do qual cada investidor terá a "liberdade" de agir como melhor entender).
Este grupo está bem maior do que da primeira e da segunda investida das aves "nojentas" , no entanto, sem querer influenciar ninguém, pois apenas me dirijo a quem JÁ tem acções e está longo na mesma, não constituindo como é obvio qualquer recomendação de compra, a todos os que se quiserem juntar a este movimento, digamos de defesa daquilo que é nosso e Nacional, são todos benvindos, pois estareis também a defender aquilo que é vosso.
Grato pela atenção
Abraço
E como é assim, as lamurias não colhem, mas combatê-los com as mesmas armas sim, e fazê-los entender que somos um País de gente valente, e que sabe reconhecer o valor naquilo que é seu e que merece o reconhecimento, aliás que não é por acaso que esta nossa empresa Nacional está entre as 50 maiores do sector, a nível Mundial, e é reconhecidamente elogiada a nível global, e os resultados e perspectivas futuras, resultantes da competência e perseverança estão à vista, e só não vê quem não quiser ver e sobretudo quem NÃO lhe interessar ver.
Passando ao que interessa, no seguimento do meu "post" anterior, foi hoje colocado à venda uma quantidade significativa a 6,06 , por este grupo de investidores, quantias idênticas serão postas à venda todos os dias, nas semanas seguintes,e sempre a 6,06
Sendo que o objectivo é secar o campo que dá terreno para o abutre se movimentar, e uma vez que o objectivo não é a venda, bem pelo contrário, todas as ordens serão canceladas assim que a acção ultrapasse a fasquia dos 5,70 , para ninguém deste grupo de investidores correr o risco de as perder (pelo menos antes de atingir os 2 dígitos, valor a partir do qual cada investidor terá a "liberdade" de agir como melhor entender).
Este grupo está bem maior do que da primeira e da segunda investida das aves "nojentas" , no entanto, sem querer influenciar ninguém, pois apenas me dirijo a quem JÁ tem acções e está longo na mesma, não constituindo como é obvio qualquer recomendação de compra, a todos os que se quiserem juntar a este movimento, digamos de defesa daquilo que é nosso e Nacional, são todos benvindos, pois estareis também a defender aquilo que é vosso.
Grato pela atenção
Abraço
- Registado: 17/5/2021 15:59
serdom Escreveu:cali010201 Escreveu:serdom Escreveu:no meu boneco (horario), rompeu a LTA de curto prazo, e por isso saltei da mota em andamento, para evitar acumular mais perdas.
tenho um suporte identificado nos 4.77€, o que não é longe do meu ponto de saída, mas prefiro ver de fora.
se for até ao fundo do canal ascendente de longo prazo, tenho o suporte identificado na zona dos 4.25€.
Os SHORTERS gostam é da malta que ao pequeno sobressalto entra em pânico e vai logo vender...
o que para ti pode parecer pânico, para outros pode ser simplesmente seguir um plano previamente traçado.
na grande maioria das vezes, seguir o plano compensa para mim. noutras, como foi esta ocasião, correu mal. perdi 5%, ao vender um pouco antes do início da recuperação de hoje. como o meu suporte foi quebrado e tinha outros 13% pela frente, não arrisquei.
nada disto quer dizer que os meus desenhos ou intuições sejam infalíveis.
na última queda, saí no topo e comprei com um desconto de 10%.
só me resta tirar ilações dos meus erros e aprender.
shorters , abutres e manipuladores não me tiram o sono à noite. se assim fosse, não jogava este jogo.
Não vamos mais longe.. eu hoje fui "corrido" da Mota quando sacudiram os stops.. admito que era um stop com pouco espaço, mas saiu para venda a 4.87 imediatamente.. Como sou teimoso e gosto de sofrer, voltei a reentrar nos 4.77, com o mesmo capital e tudo, só passei a ter mais papeis..
- Registado: 25/8/2025 9:20
AAA_ Escreveu:tami Escreveu:Quando sobe o gráfico manda comprar, quando desce manda vender. Há uma expressão que detesto ouvir associada aos mercados, que é "apostar na bolsa", e basicamente é muito do que se vai vendo por aqui - e que se compreende em quem anda nisto há 2 dias, mas custa mais a entender em quem tem mais experiência, e se deixa ir na espuma das variações diárias. E quando assim é, ganham os bancos e as corretoras com as comissões de transações.
![]()
![]()
![]()
![]()
eu discordo.
na degiro posso abrir ou fechar uma posição de 200k € por 2€. porque motivo havia de estar numa ação que acredito ir descer?
tenho para mim a escala diária como preferencial para tomar decisões, o que implica muitas vezes deixar passar alguns dias para confirmar diferentes indicadores.
a mota, quando embala, sobe e desce rápido. tentar tirar proveito ou ignorar essa volatilidade faz parte do perfil de investidor de cada um. não me parece que sejam os 2€ a definir o perfil.
- Registado: 21/8/2011 19:31
cali010201 Escreveu:serdom Escreveu:no meu boneco (horario), rompeu a LTA de curto prazo, e por isso saltei da mota em andamento, para evitar acumular mais perdas.
tenho um suporte identificado nos 4.77€, o que não é longe do meu ponto de saída, mas prefiro ver de fora.
se for até ao fundo do canal ascendente de longo prazo, tenho o suporte identificado na zona dos 4.25€.
Os SHORTERS gostam é da malta que ao pequeno sobressalto entra em pânico e vai logo vender...
o que para ti pode parecer pânico, para outros pode ser simplesmente seguir um plano previamente traçado.
na grande maioria das vezes, seguir o plano compensa para mim. noutras, como foi esta ocasião, correu mal. perdi 5%, ao vender um pouco antes do início da recuperação de hoje. como o meu suporte foi quebrado e tinha outros 13% pela frente, não arrisquei.
nada disto quer dizer que os meus desenhos ou intuições sejam infalíveis.
na última queda, saí no topo e comprei com um desconto de 10%.
só me resta tirar ilações dos meus erros e aprender.
shorters , abutres e manipuladores não me tiram o sono à noite. se assim fosse, não jogava este jogo.
tami Escreveu:Quando sobe o gráfico manda comprar, quando desce manda vender. Há uma expressão que detesto ouvir associada aos mercados, que é "apostar na bolsa", e basicamente é muito do que se vai vendo por aqui - e que se compreende em quem anda nisto há 2 dias, mas custa mais a entender em quem tem mais experiência, e se deixa ir na espuma das variações diárias. E quando assim é, ganham os bancos e as corretoras com as comissões de transações.

- Registado: 21/10/2010 13:08
serdom Escreveu:no meu boneco (horario), rompeu a LTA de curto prazo, e por isso saltei da mota em andamento, para evitar acumular mais perdas.
- Registado: 29/11/2007 1:33
Quem compra sempre se equívoca. Porém proteger os ganhos é fundamental. Nunca perdi na Mota. Agora, como alguém diz aqui, mais vale perder um ganho que ganhar uma perda.
Não queria fugir ao tópico, mas convido o Dragon56 a ler o que escrevi sobre o short selling no tópico do BCP.
Os pesticidas são prejudiciais para o meio ambiente? São, mas são um mal necessário.
A CMVM está legalmente impedida de restringir a atividade dos SHORTERS desde que estes atuem dentro dos limites da lei.
Cresçam e sejam adultos. O tempo do paternalismo já foi.
A infantilização coletiva alimenta dependência, fragilidade e gera paralisia.
By Nirvana
Os pesticidas são prejudiciais para o meio ambiente? São, mas são um mal necessário.
A CMVM está legalmente impedida de restringir a atividade dos SHORTERS desde que estes atuem dentro dos limites da lei.
Cresçam e sejam adultos. O tempo do paternalismo já foi.
A infantilização coletiva alimenta dependência, fragilidade e gera paralisia.
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
tami Escreveu:Dragon56 Escreveu:Opcard Escreveu:Nós os pequenos investidores devemos saber que o# Estados Unidos,de 60% a 80% do volume de negociação é gerado por HFT (alta frequência. )
Na Europa, entre 40% e 60% , mas no Reino Unido últimos números mais de 70% são realizadas por máquinas de alta frequência ‘
Nos no meio disto tudo estamos a mercê de quem tem o poder e o saber aumentado .
Desculpem a minha insistência , eu que sou leigo nestas " coisas" de mercados de ações, por curiosidade fui fazer uma pesquisa aos chamados " Fundos Abutres" nos States e na Europa, e a que conclusão é que cheguei? Nos últimos 20 anos apenas UM... teve que" fazer as malas e fechar as portas" por ter falhado um investimento de larga envergadura financeira!!!!
Pesquisa melhor, só em 2025 tiveste o Hindenburg, e só em 2021 com a gamestop tiveste mais alguns - não sei se todos "fecharam portas", ou se foram resgatados ou absorvidos por outros, mas perderam-se fortunas.
O Hindenburg , foi realmente o que encontrei, todos os outros que desapareceram os ativos financeiros foram transferidos para outros fundos....
- Registado: 28/5/2025 23:55
Dragon56 Escreveu:Opcard Escreveu:Nós os pequenos investidores devemos saber que o# Estados Unidos,de 60% a 80% do volume de negociação é gerado por HFT (alta frequência. )
Na Europa, entre 40% e 60% , mas no Reino Unido últimos números mais de 70% são realizadas por máquinas de alta frequência ‘
Nos no meio disto tudo estamos a mercê de quem tem o poder e o saber aumentado .
Desculpem a minha insistência , eu que sou leigo nestas " coisas" de mercados de ações, por curiosidade fui fazer uma pesquisa aos chamados " Fundos Abutres" nos States e na Europa, e a que conclusão é que cheguei? Nos últimos 20 anos apenas UM... teve que" fazer as malas e fechar as portas" por ter falhado um investimento de larga envergadura financeira!!!!
Os pequenos investidores perdem e ganham , os fundos também não vão a falência porque as perdas são para os seus clientes .
Estou nisto desde 1982 , sempre me equilibrei e fiz património , tive logo a primeira lição em 1987 , porque continuo não sei , hoje não é pelo dinheiro , mas o continuo a preferir ganhar que perder , tranquilidade ajuda a tomar boas decisões.
- Registado: 14/3/2009 0:19
Dragon56 Escreveu:Opcard Escreveu:Nós os pequenos investidores devemos saber que o# Estados Unidos,de 60% a 80% do volume de negociação é gerado por HFT (alta frequência. )
Pesquisa melhor, só em 2025 tiveste o Hindenburg, e só em 2021 com a gamestop tiveste mais alguns - não sei se todos "fecharam portas", ou se foram resgatados ou absorvidos por outros, mas perderam-se fortunas.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Opcard Escreveu:Nós os pequenos investidores devemos saber que o# Estados Unidos,de 60% a 80% do volume de negociação é gerado por HFT (alta frequência. )
- Registado: 28/5/2025 23:55
Nós os pequenos investidores devemos saber que o# Estados Unidos,de 60% a 80% do volume de negociação é gerado por HFT (alta frequência. )
- Registado: 14/3/2009 0:19
Quando sobe o gráfico manda comprar, quando desce manda vender. Há uma expressão que detesto ouvir associada aos mercados, que é "apostar na bolsa", e basicamente é muito do que se vai vendo por aqui - e que se compreende em quem anda nisto há 2 dias, mas custa mais a entender em quem tem mais experiência, e se deixa ir na espuma das variações diárias. E quando assim é, ganham os bancos e as corretoras com as comissões de transações.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Boa perspetiva como habitual, Vale. Até aos 4,30 a LTA continua a fazer-se valer. A Mota é para barba rija, já se sabe, mas acompanhando-a com algum pormenor há quase 30 anos posso dizer que não me lembro de um período temporal tão volátil (micro, dias com mais de 5% para cima ou para baixo sucessivos) como este último ano… quem faça swing trading deve ver-se aflito.
A espuma das notícias e contra-notícias, dos túneis, das pontes, do putativo EPS fantástico, serve de muito pouco como orientação neste ambiente...
A espuma das notícias e contra-notícias, dos túneis, das pontes, do putativo EPS fantástico, serve de muito pouco como orientação neste ambiente...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Luzemburg Escreveu:níveis de Retração de Fibonacci segundo o ChatGpt:
Subida 3,50 → 5,77: linhas horizontais marcam os suportes típicos de correção
5,23
4,90
4,64
4,37
3,99
e o mínimo 3,50.
Um Chato de IA vs Um Chato (?) eu, sem IA.
Vamos lá então divagar e especular, porque não?!
A MOTA habituou-nos a grandes Picos e profundos Vales, ao longo da sua história.
Os seus Ciclos teem-se repetido com uma grande semelhança. E porque teria agora um procedimento diferente?
È verdade que parece, agora estar mais robusta, mas isso é "combersa" para os Fundamentalistas.
Vejamos, os "Abutres", entraram a matar quando a cotação estava nos. 3,568 € , segundo eles estava cara, a Mota, e fizeram-na mergulhar a pique 32,4%. Então agora, nos 5,03 € não está cara? Se entrassem com a mesma violência, o papel vinha de vez para os: 3,40 €. Bonito não?!
Eu prefiro os meus Bonecos, são eles que me dão a ganhar os Cascanhois. E neles, posso estar a ver mal, mas a ver vamos.
Parece-me que a primeira paragem andará pelos 4,60 / 4,30 e o teste estará na Linha de Tendência. Se não se aguentar não vejo motivos para que não venha parar pelos: 2,60 / 2,40.
Fazer projeções desta amplitude é mesmo de "Chato", sem IA. Mas "cada um que faz o que pode e o melhor que sabe a mais não é obrigado".
Há vários degraus antes de chegar ao piso térreo. cada um que escolha o seu.
CumPrim/
ValeAquilino
Por muito que me custe, este gajo tinha razão, mas eu por não ter acreditado, levei com o pau nas costas.
Adeus MOTA até ao meu regresso... estou fora.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
De momento não estamos num Bear Market, porém há sinais de mudança do cenário para os próximos tempos.
Após o corte das taxas de juro nos EUA é natural que haja um despejar de ordens e saída dos mercados. Há refúgio e procura de investimentos sem risco como o ouro. O ciclo bull já vai em 3 anos. Juros da dívida pública atrativos. A economia a desacelerar, o desemprego a subir. As margens de lucro apertarem, crise política na Europa, Guerra alastrar, instabilidade cambial, ....tudo deja vu.
Com a força que vêm, vou esperar nuns furos mais abaixo.
Após o corte das taxas de juro nos EUA é natural que haja um despejar de ordens e saída dos mercados. Há refúgio e procura de investimentos sem risco como o ouro. O ciclo bull já vai em 3 anos. Juros da dívida pública atrativos. A economia a desacelerar, o desemprego a subir. As margens de lucro apertarem, crise política na Europa, Guerra alastrar, instabilidade cambial, ....tudo deja vu.
Com a força que vêm, vou esperar nuns furos mais abaixo.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 10/9/2025 10:44, num total de 3 vezes.
no meu boneco (horario), rompeu a LTA de curto prazo, e por isso saltei da mota em andamento, para evitar acumular mais perdas.
Com o volume que já leva , e com uma queda já considerável parece que o caminho será para descer....
- Registado: 12/4/2021 11:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
A coisa parece-me complicada: entre a subida e a continuação de descida.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Quem está ligado: