Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 10/9/2025 16:16

tami Escreveu:Quando sobe o gráfico manda comprar, quando desce manda vender. Há uma expressão que detesto ouvir associada aos mercados, que é "apostar na bolsa", e basicamente é muito do que se vai vendo por aqui - e que se compreende em quem anda nisto há 2 dias, mas custa mais a entender em quem tem mais experiência, e se deixa ir na espuma das variações diárias. E quando assim é, ganham os bancos e as corretoras com as comissões de transações.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Registado: 21/10/2010 13:08

por cali010201 » 10/9/2025 15:48

serdom Escreveu:no meu boneco (horario), rompeu a LTA de curto prazo, e por isso saltei da mota em andamento, para evitar acumular mais perdas.
tenho um suporte identificado nos 4.77€, o que não é longe do meu ponto de saída, mas prefiro ver de fora.
se for até ao fundo do canal ascendente de longo prazo, tenho o suporte identificado na zona dos 4.25€.

Os SHORTERS gostam é da malta que ao pequeno sobressalto entra em pânico e vai logo vender...

Registado: 29/11/2007 1:33

por Kiko_463 » 10/9/2025 14:13

Quem compra sempre se equívoca. Porém proteger os ganhos é fundamental. Nunca perdi na Mota. Agora, como alguém diz aqui, mais vale perder um ganho que ganhar uma perda.

Registado: 2/1/2024 11:03

por NirSup » 10/9/2025 13:57

Não queria fugir ao tópico, mas convido o Dragon56 a ler o que escrevi sobre o short selling no tópico do BCP.
Os pesticidas são prejudiciais para o meio ambiente? São, mas são um mal necessário.
A CMVM está legalmente impedida de restringir a atividade dos SHORTERS desde que estes atuem dentro dos limites da lei.
Cresçam e sejam adultos. O tempo do paternalismo já foi.
A infantilização coletiva alimenta dependência, fragilidade e gera paralisia.
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Dragon56 » 10/9/2025 13:30

tami Escreveu:
Dragon56 Escreveu:
Opcard Escreveu:Nós os pequenos investidores devemos saber que o# Estados Unidos,de 60% a 80% do volume de negociação é gerado por HFT (alta frequência. )

Na Europa, entre 40% e 60% , mas no Reino Unido últimos números mais de 70% são realizadas por máquinas de alta frequência ‘

Nos no meio disto tudo estamos a mercê de quem tem o poder e o saber aumentado .

Desculpem a minha insistência , eu que sou leigo nestas " coisas" de mercados de ações, por curiosidade fui fazer uma pesquisa aos chamados " Fundos Abutres" nos States e na Europa, e a que conclusão é que cheguei? Nos últimos 20 anos apenas UM... teve que" fazer as malas e fechar as portas" por ter falhado um investimento de larga envergadura financeira!!!!

Pesquisa melhor, só em 2025 tiveste o Hindenburg, e só em 2021 com a gamestop tiveste mais alguns - não sei se todos "fecharam portas", ou se foram resgatados ou absorvidos por outros, mas perderam-se fortunas.

O Hindenburg , foi realmente o que encontrei, todos os outros que desapareceram os ativos financeiros foram transferidos para outros fundos....

Registado: 28/5/2025 23:55

por Opcard » 10/9/2025 12:33

Dragon56 Escreveu:
Opcard Escreveu:Nós os pequenos investidores devemos saber que o# Estados Unidos,de 60% a 80% do volume de negociação é gerado por HFT (alta frequência. )

Na Europa, entre 40% e 60% , mas no Reino Unido últimos números mais de 70% são realizadas por máquinas de alta frequência ‘

Nos no meio disto tudo estamos a mercê de quem tem o poder e o saber aumentado .

Desculpem a minha insistência , eu que sou leigo nestas " coisas" de mercados de ações, por curiosidade fui fazer uma pesquisa aos chamados " Fundos Abutres" nos States e na Europa, e a que conclusão é que cheguei? Nos últimos 20 anos apenas UM... teve que" fazer as malas e fechar as portas" por ter falhado um investimento de larga envergadura financeira!!!!

Os pequenos investidores perdem e ganham , os fundos também não vão a falência porque as perdas são para os seus clientes .

Estou nisto desde 1982 , sempre me equilibrei e fiz património , tive logo a primeira lição em 1987 , porque continuo não sei , hoje não é pelo dinheiro , mas o continuo a preferir ganhar que perder , tranquilidade ajuda a tomar boas decisões.

Registado: 14/3/2009 0:19

por tami » 10/9/2025 12:25

Dragon56 Escreveu:

Pesquisa melhor, só em 2025 tiveste o Hindenburg, e só em 2021 com a gamestop tiveste mais alguns - não sei se todos "fecharam portas", ou se foram resgatados ou absorvidos por outros, mas perderam-se fortunas.

Registado: 28/12/2015 16:15

por Dragon56 » 10/9/2025 12:17

por Opcard » 10/9/2025 12:06

Nós os pequenos investidores devemos saber que o# Estados Unidos,de 60% a 80% do volume de negociação é gerado por HFT (alta frequência. )

Registado: 14/3/2009 0:19

por tami » 10/9/2025 11:54

Quando sobe o gráfico manda comprar, quando desce manda vender. Há uma expressão que detesto ouvir associada aos mercados, que é "apostar na bolsa", e basicamente é muito do que se vai vendo por aqui - e que se compreende em quem anda nisto há 2 dias, mas custa mais a entender em quem tem mais experiência, e se deixa ir na espuma das variações diárias. E quando assim é, ganham os bancos e as corretoras com as comissões de transações.

Registado: 28/12/2015 16:15

por trend=friend » 10/9/2025 10:29

Boa perspetiva como habitual, Vale. Até aos 4,30 a LTA continua a fazer-se valer. A Mota é para barba rija, já se sabe, mas acompanhando-a com algum pormenor há quase 30 anos posso dizer que não me lembro de um período temporal tão volátil (micro, dias com mais de 5% para cima ou para baixo sucessivos) como este último ano… quem faça swing trading deve ver-se aflito.

A espuma das notícias e contra-notícias, dos túneis, das pontes, do putativo EPS fantástico, serve de muito pouco como orientação neste ambiente...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 10/9/2025 10:19

Aqui_Vale Escreveu:
Luzemburg Escreveu:níveis de Retração de Fibonacci segundo o ChatGpt:

Subida 3,50 → 5,77: linhas horizontais marcam os suportes típicos de correção
5,23
4,90
4,64
4,37
3,99
e o mínimo 3,50.

Um Chato de IA vs Um Chato (?) eu, sem IA.

Vamos lá então divagar e especular, porque não?!

A MOTA habituou-nos a grandes Picos e profundos Vales, ao longo da sua história.
Os seus Ciclos teem-se repetido com uma grande semelhança. E porque teria agora um procedimento diferente?
È verdade que parece, agora estar mais robusta, mas isso é "combersa" para os Fundamentalistas.

Vejamos, os "Abutres", entraram a matar quando a cotação estava nos. 3,568 € , segundo eles estava cara, a Mota, e fizeram-na mergulhar a pique 32,4%. Então agora, nos 5,03 € não está cara? Se entrassem com a mesma violência, o papel vinha de vez para os: 3,40 €. Bonito não?!

Eu prefiro os meus Bonecos, são eles que me dão a ganhar os Cascanhois. E neles, posso estar a ver mal, mas a ver vamos.
Parece-me que a primeira paragem andará pelos 4,60 / 4,30 e o teste estará na Linha de Tendência. Se não se aguentar não vejo motivos para que não venha parar pelos: 2,60 / 2,40.

Fazer projeções desta amplitude é mesmo de "Chato", sem IA. Mas "cada um que faz o que pode e o melhor que sabe a mais não é obrigado".

Há vários degraus antes de chegar ao piso térreo. cada um que escolha o seu.

CumPrim/
ValeAquilino

Por muito que me custe, este gajo tinha razão, mas eu por não ter acreditado, levei com o pau nas costas.

Adeus MOTA até ao meu regresso... estou fora.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA semanal.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Kiko_463 » 10/9/2025 10:08

De momento não estamos num Bear Market, porém há sinais de mudança do cenário para os próximos tempos.
Após o corte das taxas de juro nos EUA é natural que haja um despejar de ordens e saída dos mercados. Há refúgio e procura de investimentos sem risco como o ouro. O ciclo bull já vai em 3 anos. Juros da dívida pública atrativos. A economia a desacelerar, o desemprego a subir. As margens de lucro apertarem, crise política na Europa, Guerra alastrar, instabilidade cambial, ....tudo deja vu.
Com a força que vêm, vou esperar nuns furos mais abaixo.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 10/9/2025 10:44, num total de 3 vezes.

Registado: 2/1/2024 11:03

por serdom » 10/9/2025 9:52

no meu boneco (horario), rompeu a LTA de curto prazo, e por isso saltei da mota em andamento, para evitar acumular mais perdas.
tenho um suporte identificado nos 4.77€, o que não é longe do meu ponto de saída, mas prefiro ver de fora.
se for até ao fundo do canal ascendente de longo prazo, tenho o suporte identificado na zona dos 4.25€.

Registado: 21/8/2011 19:31

por iniciado1 » 10/9/2025 9:37

Com o volume que já leva , e com uma queda já considerável parece que o caminho será para descer....

Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 10/9/2025 9:10

A coisa parece-me complicada: entre a subida e a continuação de descida.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTAcaneca.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Dragon56 » 10/9/2025 8:21

Rolling_Trader Escreveu:
Dragon56 Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:(...)
Mas os sabujos da "Marshall Wace LLP" foram oportunamente rápidos na comunicação daquele short à CMVM, tendo essa informação sido publicada creio que ainda da parte da manhã (já agora, nota à CMVM que sei que nos lêem :lol: : Sugiro veementemente que coloquem a data/hora da publicação da posição a descoberto para o público em geral, era útil para que os investidores pudessem comparar a hora em que a informação foi publicada com o impacto no intraday da cotada em questão... um "pormaior" que talvez ajudasse a diminuir a perceção que às vezes a CMVM favorece mais os shorters do que os investidores).
(...)

Boa noite Rolling,
Sou Serafim Monteiro do Fórum do Investing
Estou a preparar um trabalho para ser publicado no jornal para o qual trabalho sobre a falta de regulação da CMVM e a impunidade de que gozam os Shorters na Bolsa de Lisboa, estou a recolher depoimentos de vários pequenos acionistas e gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto, na mais estrita confidencialidade, claro.
Obrigado
SM

Bom dia Serafim (se é Monteiro é filho de boa gente pois esse é também o meu sobrenome :lol: ),

Para não irmos offtopic (afinal isto é o fórum da Mota-Engil), proponho que abra um tópico novo no fórum geral do Caldeirão com um nome sugestivo (fica uma sugestão: "Como Regular mais eficazmente o Short Selling").

Como já referi várias vezes o Short Selling não é proibido, é benéfico em determinadas situações, mas é (como tudo) por vezes explorado indevidamente (ou abusado, como queira).

A CMVM está sob fogo constante relativamente ao tema (e na minha opinião, com alguma razão).

Tenho pelo menos duas sugestões do que devia ser feito para melhorar a transparência (e consequentemente as perceções negativas), mas fica para o tópico novo.

Qualquer outra questão pode-me enviar mensagem privada.

Ok,
Obrigado pela sua sugestao

por Rolling_Trader » 10/9/2025 8:13

Dragon56 Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:(...)
Mas os sabujos da "Marshall Wace LLP" foram oportunamente rápidos na comunicação daquele short à CMVM, tendo essa informação sido publicada creio que ainda da parte da manhã (já agora, nota à CMVM que sei que nos lêem :lol: : Sugiro veementemente que coloquem a data/hora da publicação da posição a descoberto para o público em geral, era útil para que os investidores pudessem comparar a hora em que a informação foi publicada com o impacto no intraday da cotada em questão... um "pormaior" que talvez ajudasse a diminuir a perceção que às vezes a CMVM favorece mais os shorters do que os investidores).
(...)

Boa noite Rolling,
Estou a preparar um trabalho para ser publicado no jornal para o qual trabalho sobre a falta de regulação da CMVM e a impunidade de que gozam os Shorters na Bolsa de Lisboa, estou a recolher depoimentos de vários pequenos acionistas e gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto, na mais estrita confidencialidade, claro.
Obrigado
SM

Bom dia Serafim (se é Monteiro é filho de boa gente pois esse é também o meu sobrenome :lol: ),

Para não irmos offtopic (afinal isto é o fórum da Mota-Engil), proponho que abra um tópico novo no fórum geral do Caldeirão com um nome sugestivo (fica uma sugestão: "Como Regular mais eficazmente o Short Selling").

Como já referi várias vezes o Short Selling não é proibido, é benéfico em determinadas situações, mas é (como tudo) por vezes explorado indevidamente (ou abusado, como queira).

A CMVM está sob fogo constante relativamente ao tema (e na minha opinião, com alguma razão).

Tenho pelo menos duas sugestões do que devia ser feito para melhorar a transparência (e consequentemente as perceções negativas), mas fica para o tópico novo.

Qualquer outra questão pode-me enviar mensagem privada.

Registado: 1/1/2024 14:39

por Goya777 » 10/9/2025 7:43

Impunidade? Mas é proibido

Registado: 17/7/2014 22:33

por Dragon56 » 9/9/2025 23:44

Rolling_Trader Escreveu:Como explicar o dia de hoje na Mota? (my honest opinion)

Primeiro há que contextualizar que ontem, dia 08/Set/2025, a "Marshall Wace LLP", aumentou a posição a descoberto dos anteriores 0,51% para os 0,6% sobre o capital da Mota-Engil.

Por azar, a moção de confiança ao governo Francês foi chumbada ontem, já depois do fecho dos mercados, logo já se antecipava alguma turbulência nos mercados hoje.

À abertura de hoje, a Mota cotava apenas 0.63% abaixo do valor de fecho de ontem, o que face à notícia, até nem era nada de significativo.

Se olharmos, abaixo, para o gráfico de intraday da Mota-Engil durante a sessão de hoje, facilmente verificamos uma cadência ritmada de avultadas ordens de venda.
Certo que algumas destas ordens terão decorrido:

:arrow: de ativação de stops (eu fui stoppado por exemplo)
    :arrow: de outros shorters a abrir posições curtas para "surfar" a onda
    :arrow: e de um efeito de manada de "panic sell".
Isso é corroborado pelo indicador OBV (On Balance Volume) que denota que não houve qualquer recuperação ou estabilização significativa da pressão vendedora, que se manteve linearmente descendente durante toda a sessão.

intraday_mota.jpg

Como já previa que esta situação de França pudesse criar problemas, eu tinha stops relativamente apertados, que foram ativados e acabei por não reentrar dada a cadência contínua da queda. Tal como eu, assim fizeram muitos investidores particulares (e/ou institucionais), o que não ajudou à recuperação, mesmo tendo praticamente todos os índices europeus fechado no verde (à exceção do PSI e do DAX, curiosamente dois dos países que seriam mais afetados por uma crise Francesa).

O que é certo é que a antecipação sobre o passo seguinte em França fez também aumentar o "índice do medo" Europeu, o VSTOXX, para 5% (já o VIX norte americano nem tossiu, querem lá saber eles da Europa).

E vaticínios para amanhã?

Bem já depois do fecho dos mercados hoje, temos a "anulação dos maus ventos de França" de ontem:

À data que escrevo este post os principais índices norte americanos estão também no verde, assim como os futuros dos índices europeus.

Portanto, a minha estratégia para amnhã será sentir o pulso do mercado, à abertura, e reentrar em força na Mota se for dia de euforia.

Notem que muito short se deve ter aberto hoje, consequentemente, se a cotação começar a subir forte logo de manhã, a tendência será os curtos fecharem rapidamente as posições de hoje.

É assustador uma descida de 11% sim, mas não houve notícia nenhuma que destabilizasse efetivamente a conjuntura macro-económica ou o cenário geo-político.

O que houve foi uma "ameaça" com a queda do 5º primeiro ministro francês, mas a intervenção rápida de Macron creio que será suficiente para estabilizar novamente os mercados financeiros já amanhã.

A queda de 11% foi exagerada face ao impacto real da crise política francesa nos negócios da Mota e os fundamentais da empresa não mudaram de um dia para o outro (continuam sólidos).

Boa noite Rolling,
Obrigado
SM

por NirSup » 9/9/2025 23:22

".... não há evidência direta de que a crise francesa tenha provocado movimentos específicos na cotação da Mota-Engil.
Mas o histórico sugere que, diante de turbulência macroeconómica e política europeia, especialmente associada a França, a ação pode ser penalizada pelo sentimento negativo generalizado.

By ChatGPT

Portanto, a descida da cotação da Mota-Engil não resultou de forma direta da crise financeira e política francesa.
Mas a Mota-Engil não está totalmente imune a uma crise generalizada na Europa em resultado da crise francesa.
Acho que a reação do mercado foi manifestamente exagerada.
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Dragon56 » 9/9/2025 22:54

Gioes Escreveu:
NirSup Escreveu:O meu pois é no sentido de só me apetecer bater com a cabeça na parede :wall: :wall: :wall:
Estou carregado de Motas, podia ter realizado, ontem, gordas mais-valias e resolvi apostar.
Perdi.
Um dia da caça, outro do caçador.
By Nirvana

Eu nem sei onde bati com a cabeça durante a noite para reentrar logo na abertura a €5.55

Estou no mesmo barco 5,54, vá lá que ainda tenho 3000 a 3,50 €.

por Gioes » 9/9/2025 22:45

NirSup Escreveu:O meu pois é no sentido de só me apetecer bater com a cabeça na parede :wall: :wall: :wall:
Estou carregado de Motas, podia ter realizado, ontem, gordas mais-valias e resolvi apostar.
Perdi.
Um dia da caça, outro do caçador.
By Nirvana

Eu nem sei onde bati com a cabeça durante a noite para reentrar logo na abertura a €5.55

Registado: 8/11/2006 1:37

por @nmv! » 9/9/2025 21:54

que clássico, o comportamento de hoje!
quem quer compreender/explicar, continuará a arranjar argumentos, que não se explicam por si só, ponto. :mrgreen:
de ontem para hoje, houve alterações de fundamentais, :arrow: não. ponto e vírgula :mrgreen:
amanhã se cair mais 10%, os fundamentais alteraram-se, não, ponto final :lol:
acresce, o volume em ambos os dias, para os demais julgarão que esse número de papéis trocou efectivamente de mãos, infelizmente não.
:arrow: apenas andaram no carrossel
que clássico

Registado: 2/4/2025 19:55

por Rolling_Trader » 9/9/2025 21:27

Como explicar o dia de hoje na Mota? (my honest opinion)

Primeiro há que contextualizar que ontem, dia 08/Set/2025, a "Marshall Wace LLP", aumentou a posição a descoberto dos anteriores 0,51% para os 0,6% sobre o capital da Mota-Engil.

Por azar, a moção de confiança ao governo Francês foi chumbada ontem, já depois do fecho dos mercados, logo já se antecipava alguma turbulência nos mercados hoje.

À abertura de hoje, a Mota cotava apenas 0.63% abaixo do valor de fecho de ontem, o que face à notícia, até nem era nada de significativo.

Se olharmos, abaixo, para o gráfico de intraday da Mota-Engil durante a sessão de hoje, facilmente verificamos uma cadência ritmada de avultadas ordens de venda.
Certo que algumas destas ordens terão decorrido:

:arrow: de ativação de stops (eu fui stoppado por exemplo)
    :arrow: de outros shorters a abrir posições curtas para "surfar" a onda
    :arrow: e de um efeito de manada de "panic sell".
Isso é corroborado pelo indicador OBV (On Balance Volume) que denota que não houve qualquer recuperação ou estabilização significativa da pressão vendedora, que se manteve linearmente descendente durante toda a sessão.

intraday_mota.jpg

Como já previa que esta situação de França pudesse criar problemas, eu tinha stops relativamente apertados, que foram ativados e acabei por não reentrar dada a cadência contínua da queda. Tal como eu, assim fizeram muitos investidores particulares (e/ou institucionais), o que não ajudou à recuperação, mesmo tendo praticamente todos os índices europeus fechado no verde (à exceção do PSI e do DAX, curiosamente dois dos países que seriam mais afetados por uma crise Francesa).

O que é certo é que a antecipação sobre o passo seguinte em França fez também aumentar o "índice do medo" Europeu, o VSTOXX, para 5% (já o VIX norte americano nem tossiu, querem lá saber eles da Europa).

E vaticínios para amanhã?

Bem já depois do fecho dos mercados hoje, temos a "anulação dos maus ventos de França" de ontem:

À data que escrevo este post os principais índices norte americanos estão também no verde, assim como os futuros dos índices europeus.

Portanto, a minha estratégia para amnhã será sentir o pulso do mercado, à abertura, e reentrar em força na Mota se for dia de euforia.

Notem que muito short se deve ter aberto hoje, consequentemente, se a cotação começar a subir forte logo de manhã, a tendência será os curtos fecharem rapidamente as posições de hoje.

É assustador uma descida de 11% sim, mas não houve notícia nenhuma que destabilizasse efetivamente a conjuntura macro-económica ou o cenário geo-político.

O que houve foi uma "ameaça" com a queda do 5º primeiro ministro francês, mas a intervenção rápida de Macron creio que será suficiente para estabilizar novamente os mercados financeiros já amanhã.

A queda de 11% foi exagerada face ao impacto real da crise política francesa nos negócios da Mota e os fundamentais da empresa não mudaram de um dia para o outro (continuam sólidos).

Registado: 1/1/2024 14:39

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, aaugustob69, cali010201, carlosdsousa, Cem pt, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investor Tuga, LACSIM, m-m, malakas, Manchini888, Mmmartins, Nuno V, O Magriço, OCTAMA, peterteam2, Rcrd, severalmal, Simplório e 118 visitantes