Teixeira Duarte - Tópico Geral
Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral
Apramg Escreveu:Rolling Trader Escreveu:"O ‘’lucro’’ de 42,4M€ das notícias é enganador. A empresa na verdade teve PREJUÍZO nas operações normais.
O resultado líquido foi extraordinariamente inflacionado por um ganho de 59,6 milhões de euros, decorrente da reavaliação da dívida no âmbito do acordo de refinanciamento, ou seja, puramente contabilístico, não recorrente e não-caixa. Não recorrente porque não se vai repetir no próximo semestre e não-caixa porque o fluxo de caixa operacional mostra que o lucro líquido reportado não correspondeu a entrada equivalente de caixa"
Não concordo com estas simplificações!
Leia o relatório de contas
In Relatório de Contas Teixeira Duarte 1S2025, página 15
(...)
Os Resultados Financeiros foram positivos em 49.400 milhares de euros no primeiro semestre de 2025, que compara com 10.053 negativos em junho de 2024, sendo a variação essencialmente justificada pelo efeito do Justo Valor da divida que regista um impacto positivo de 59.646 milhares de euros a 30 de junho de 2025.
Não se trata de uma simplificação, é matemática, se o resultado líquido anual foi de 42.4M€, e o ganho reconhecido, a justo valor, do refinanciamento da dívida foi de 59.65M€, então o lucro líquido real do exercício do 1S2025 é a diferença (pese embora deva ser feito um exercício prévio para ajustar o ganho ao seu valor líquido).
Considerando uma taxa de imposto efetiva de 26,5%, o impacto líquido do refinanciamento seria: 59,65M€ × (1 - 26,5%) = 43,84M€
Logo o resultado líquido ajustado do 1º semestre de 2025 seria de 42,4M€ - 43,84M€ = -1,44M€
O que se traduziria num resultado líquido negativo para o primeiro semestre de 42.4M€ - 43.84M€ = -1,44M€ (prejuízo)
Ou seja, o lucro líquido anunciado deve ser interpretado com cuidado pois é puramente contabilístico.
Apramg Escreveu:"O ‘’lucro’’ de 42,4M€ das notícias é enganador. A empresa na verdade teve PREJUÍZO nas operações normais.
O resultado líquido foi extraordinariamente inflacionado por um ganho de 59,6 milhões de euros, decorrente da reavaliação da dívida no âmbito do acordo de refinanciamento, ou seja, puramente contabilístico, não recorrente e não-caixa. Não recorrente porque não se vai repetir no próximo semestre e não-caixa porque o fluxo de caixa operacional mostra que o lucro líquido reportado não correspondeu a entrada equivalente de caixa"
Não concocordo com essas e com outras.
Para bom entendedor, meia palavra basta: Veremos como termina 2025...
- Registado: 1/11/2015 12:47
"O ‘’lucro’’ de 42,4M€ das notícias é enganador. A empresa na verdade teve PREJUÍZO nas operações normais.
- Registado: 5/9/2013 12:26
Salto de fé?
Caros, comecei a comentar a Teixeira Duarte, desde o ano passado, noutro fórum, por picardia com outro forista (não a melhor das razões, eu sei), mas decidi partilhar agora convosco um post que lá escrevi há pouco, com uma análise crua e nua sobre os resultados do 1S2025.
Será o primeiro e único post que escreverei por aqui porque não tenho o hábito de comentar ações em que não estou investido (nem longo, nem curto), no entanto, peço que reflitam sobre estes números e, principalmente, entendam o que significa investir na Teixeira.
Não estou a tentar demover ninguém de investir neste título, apenas estou a partilhar uma análise que pode ser útil para alguém tomar uma decisão informada.
Fica a transcrição tal e qual como fiz o post nesse fórum, para vossa reflexão.
Será o primeiro e único post que escreverei por aqui porque não tenho o hábito de comentar ações em que não estou investido (nem longo, nem curto), no entanto, peço que reflitam sobre estes números e, principalmente, entendam o que significa investir na Teixeira.
Não estou a tentar demover ninguém de investir neste título, apenas estou a partilhar uma análise que pode ser útil para alguém tomar uma decisão informada.
Fica a transcrição tal e qual como fiz o post nesse fórum, para vossa reflexão.
Not so long time ago in another forum not that far, far away....
Bem, a pedido de várias famílias, segue a minha análise preliminar desta apresentação de resultados:
Alguns foristas já identificaram um dos pontos chave, a quebra do lucro operacional. O EBITDA teve uma variação negativa -36% face ao ano passado e o EBIT uns estrondosos -65%, aliado a uma quebra de -15% no volume de negócios.
Principais razões apontadas pela administração1. tíming dos projetos imobiliários porque o reconhecimento de receitas é ‘’contra-entrega’’... ok, ''compro'' a justificação, mas implica pedir um novo ''salto de fé'' aos acionistas.
Levanta-me dúvidas se os resultados finais de 2025 conseguirão suprir estes dois problemas, veremos.
2. penalização cambial referente à desvalorização do Kwanza e dificuldades nas importações.
E o que significa a quebra no lucro operacional? Degradação dos rácios de solvabilidade e alavancagem claro, não vou colocar aqui valores para não ter de anualizar contas semestrais, mas a redução do EBITDA e do EBIT não será bonito de ver por investidores experientes que estejam a pensar entrar no capital da TDSA, pois continua a levantar sérias dúvidas quanto à capacidade continuada de honrar o pagamento da dívida.
Quanto ao lucro CUIDADO nas interpretações. O ‘’lucro’’ de 42,4M€ das notícias é enganador. A empresa na verdade teve PREJUÍZO nas operações normais.
O resultado líquido foi extraordinariamente inflacionado por um ganho de 59,6 milhões de euros, decorrente da reavaliação da dívida no âmbito do acordo de refinanciamento, ou seja, puramente contabilístico, não recorrente e não-caixa. Não recorrente porque não se vai repetir no próximo semestre e não-caixa porque o fluxo de caixa operacional mostra que o lucro líquido reportado não correspondeu a entrada equivalente de caixa.
Quanto à dívida ficou esclarecido que passivo bancário não é a mesma coisa que passivo financeiro e a reestruturação reduziu a dívida líquida apenas em 78M€. E isto é bom? À primeira vista sim, mas na realidade é um sinal de alerta porque esta operação, na sua essência, é uma ''debt-for-equity swap'', onde a empresa entrega ativos imobiliários valiosos para abater 78M€ à dívida. Embora reduza a dívida no imediato, significa que a empresa está a abdicar de futuros fluxos de caixa e potencial de valorização destes ativos.
Outro sinal de alerta crítico é a taxa de cobertura de juros, que piorou drasticamente com a quebra do EBIT, ou seja, neste semestre o EBIT não foi suficiente para cobrir os encargos com os juros do período. A única vantagem no meio disto tudo foi a redução da taxa de juro global da dívida e o alargamento das maturidades.
As únicas coisas boas do relatório foram referentes ao Cash Flow Operacional, que melhorou face ao período homólogo e ao Free Cash Flow (FCF) que passou de negativo (1S2024) para positivo neste semestre. Mesmo assim, o dinheiro liberado das operações é diminuto face à dimensão da dívida. Um sinal de esperança? Tenho dúvidas, notem que neste semestre houve uma contenção do investimento face a 2024, o que contribuiu para a melhoria do FCF, mas a elevada carteira de encomendas e as necessidades de CAPEX para fazer face aos projetos exigentes a começar no 2S2025, como a alta velocidade que requer maquinaria especializada, poderá aumentar em muito o CAPEX e derivar num FCF negativo no final do ano... outro salto de fé … (estão a contá-los?).
Em suma sem uma recuperação massiva e rápida do EBIT, a empresa vai continuar a ter dificuldades em cumprir as suas obrigações financeiras. A massiva carteira de encomendas, embora pareça promissora à primeira vista, acaba por um desafio acrescido à manutenção de um Free Cash Flow positivo no final de 2025. Vai requerer muito boa execução e a disciplina na gestão do capital circulante… mais um salto de fé… haja fé.
O mais importante no meio disto tudo é que, o Lucro Líquido positivo é uma falácia contabilística. Sem os não recorrentes, a TDSA teria registado PREJUÍZO LÍQUIDO neste semestre e não lucro. Notem que no período homólogo houve lucro efetivo, sem efeito de recorrentes, por isso este semestre de 2025 foi pior que o do ano passado em termos operacionais.
Para finalizar, a reestruturação sim deu fôlego à empresa, mas pelas minhas contas isto coloca o Book Value Per Share da Teixeira nos 0.35€ e um Price to Book de 1.48x ... na minha perspetiva parece-me que o mercado foi otimista demais nestas subidas face a uma estrutura financeira ainda frágil e a resultados operacionais futuros incertos.
Continuo a classificar a Teixeira como INVESTIMENTO DE ALTO RISCO e adequado apenas para quem compreende estes números e entende que está a apostar na recuperação operacional de uma empresa que esteve à beira da insolvência o ano passado.
Sigam por vossa conta e risco, boa sorte a quem está dentro (i’m out).
Obviamente que os resultados foram positivos.
O reagendamento da dívida teve efeito, sobretudo na redução da mesma.
E porque o caminho se faz para a frente, a previsibilidade para os próximos semestres continua muito favorável, ora vejamos:
A carteira de encomendas da Teixeira Duarte para o setor da construção atingiu os 1.630 milhões de euros em junho, refletindo um aumento de 5,9% face a 31 de dezembro de 2024.
Para 2025, a empresa diz que prevê atingir rendimentos operacionais consolidados de cerca de 750 milhões de euros.
O reagendamento da dívida teve efeito, sobretudo na redução da mesma.
E porque o caminho se faz para a frente, a previsibilidade para os próximos semestres continua muito favorável, ora vejamos:
A carteira de encomendas da Teixeira Duarte para o setor da construção atingiu os 1.630 milhões de euros em junho, refletindo um aumento de 5,9% face a 31 de dezembro de 2024.
Para 2025, a empresa diz que prevê atingir rendimentos operacionais consolidados de cerca de 750 milhões de euros.
- Registado: 1/11/2015 12:47
Andre_MF Escreveu:Excelentes resultados e ótima oportunidade de entrada que deu nestes dois últimos dias. A quem teve mão fraca, terá de as ir buscar bem mais acima na próxima semana!
pois, é isso mesmo. Nesta subida fui largando 2/3 da posiçao, mas perante estes resultados, penso em voltar a comprar
- Registado: 29/12/2016 23:06
Àlvaro Escreveu:Pmart, se o próximo semestre será melhor que este, então significa que a empresa lucrará mais de 20 cêntimos por ação, Se acrescentarmos a carteira de encomendas, mais a redução da dívida dificilmente a cotação não se aproximará de 1 euro até final do ano. Falta aber se haverá dividendos. Creio que poderá acontecer.

A paciência é a chave do negocio
- Registado: 5/11/2002 13:18
Àlvaro Escreveu:Pmart, se o próximo semestre será melhor que este, então significa que a empresa lucrará mais de 20 cêntimos por ação, Se acrescentarmos a carteira de encomendas, mais a redução da dívida dificilmente a cotação não se aproximará de 1 euro até final do ano. Falta aber se haverá dividendos. Creio que poderá acontecer.
Álvaro, eu não disse que será melhor afirmei que os resultados tem efeito no todo anual e tradicionalmente aliás como se viu na Teixeira Duarte o ano passado e também na Mota Engil o segundo semestre é melhor em termos operacionais.
Daí a puder dar um salto para os 20 centimos por ação estavas a falar em resultados de 80 M€ que não me parecem de todo possiveis de alcançar.
Não disponho de mais informações que aquelas que eles partilharam o tal facto de segundo semestre ser melhor é verdadeiro agora á uma coisa que eles colocam e diz o seguinte
"Em Portugal, a conversão de cinco atuais sociedades anónimas em sociedades de investimento coletivo e a entrega de
ações (prevista para o segundo semestre de 2025), acordada no âmbito do acordo de refinanciamento, vai permitir que
as contas do Grupo passem a traduzir, semestralmente, o desempenho dos respetivos empreendimentos imobiliários, o
qual tem sido excelente; "
Ora veremos quando esses activos que fazem parte do acordo com os bancos forem transformados em sociedades de investimento que valores vão aparecer , eu diria que aqui pode existir alguma surpresa.
Resumindo a visão de 1 euro no final do Ano , acho salgado , mas o mercado é soberano .
E também até onde pretende ir a IDS enquanto acionista julgo que em breve comunicarão os 10% se a tal forem obrigados , não tenho presente essa questão
- Registado: 13/7/2011 20:38
Pmart, se o próximo semestre será melhor que este, então significa que a empresa lucrará mais de 20 cêntimos por ação, Se acrescentarmos a carteira de encomendas, mais a redução da dívida dificilmente a cotação não se aproximará de 1 euro até final do ano. Falta aber se haverá dividendos. Creio que poderá acontecer.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Apramg Escreveu:Só não entendo o impacto da renegociação nos resultados. É recorrente ou não? Ou seja só tem impacto neste semestre ou vai continuar a ter?
Este impacto ainda será visivel de forma directa nos resultados anuais de 2025, a partir dai só haverá o impacto da redução por efeito de escalonamento da divida.
Ou seja num mundo ideial e a correr normalmente os resultados anuais deverão ser acima deste montante no minimo .
Pois a malta que entrou curta com a perspectiva de quedas após resultado com a esperanca do típico “buy the rumor, sell the news” vai ficar bem chamuscada na semana que vem.
Só não entendo o impacto da renegociação nos resultados. É recorrente ou não? Ou seja só tem impacto neste semestre ou vai continuar a ter?
- Registado: 5/9/2013 12:26
Com lucros de 10 cêntimos por ação e redução da dívida em 79 milhões... e com prespetiva de um segundo semestre melhor que o primeiro... deve estar complicado para posições curtas. 

Investor Tuga Escreveu:Operacionalmente os resultados são um desastre, estou muito desiludido:
Menos VN
Menos EBITDA
Menos Res. Operacional
Só escapa a redução da dívida.
Lêam:
“No relatório intercalar do primeiro semestre, a Teixeira Duarte explica que o acordo de refinanciamento, assinado em março passado, estabeleceu um novo plano de reembolso com o alongamento das maturidades e uma otimização do custo de financiamento, "com impacto positivo de 60 milhões de euros nos resultados financeiros, equivalente à atualização registada ao nível do valor dos respetivos financiamentos bancários".
Ou, seja, se não fosse este efeito (contabilistico) os resultados liquidos eram negativos porque os resultados operacionais (8,6 M€) não cobriam os resultados financeiros (10 M€).
2a feira vai cair a pique, é a minha previsão.
Á primeira vista a tua leitura tem toda a razão com a explicação que já reproduzi acima que vem no relatório sobre a actividade imobiliaria fica claro donde vem essa queda e do ciclo da actividade imobiliaria.
Coloquei um link ta Teixeira Duarte Brasil mas em Portugal é a mesma coisa , são bastantes empreendimentos em curso e podes verificar no site da TD , quem vive e circula no eixo Lisboa Cascais ou Alverca Villa Rio constata os projectos em curso.
Nota curiosa a IDS já quase tem 10% da Teixeira Duarte e os numeros da Midinvest embora no relatório aparecam acima de 7% já sabemos que baixaram dos 5% ou seja o freefloat anda á volta dos 50%, é relevante para a entrada no indice
Operacionalmente os resultados são um desastre, estou muito desiludido:
Menos VN
Menos EBITDA
Menos Res. Operacional
Lêam:
“No relatório intercalar do primeiro semestre, a Teixeira Duarte explica que o acordo de refinanciamento, assinado em março passado, estabeleceu um novo plano de reembolso com o alongamento das maturidades e uma otimização do custo de financiamento, "com impacto positivo de 60 milhões de euros nos resultados financeiros, equivalente à atualização registada ao nível do valor dos respetivos financiamentos bancários".
Ou, seja, se não fosse este efeito (contabilistico) os resultados liquidos eram negativos porque os resultados operacionais (8,6 M€) não cobriam os resultados financeiros (10 M€).
Menos VN
Menos EBITDA
Menos Res. Operacional
Lêam:
- Registado: 7/9/2024 8:51
GaussSLB47 Escreveu:Resultados péssimos.![]()
Os resultados "bons" devem apenas a resultados fincanceiros. Estranho não haver justificações para os estes fracos resultados.![]()
Segunda feira deve haver grandes quedas.
Talvez possas ler na apresentação e é isto que está escrito lá
IMOBILIÁRIA
As Vendas e Prestações de Serviços no setor da Imobiliária diminuíram 51.038 milhares de euros face aos primeiros seis meses de
2024.
Em Portugal, as Vendas e Prestações de Serviços registaram um decréscimo de 6.223 milhares de euros face a junho de 2024, sendo
o principal contributo para este efeito as vendas praticamente inexistentes nos primeiros seis meses do ano e que comparam com um
período homólogo em que se registaram vendas de terrenos urbanizados em Loures e habitação no edifício “Q19” da “Quinta de Cravel”,
em Vila Nova de Gaia.
Nos mercados externos, onde se destaca a operação de promoção imobiliária desenvolvida no Brasil, verificou-se uma redução de
44.980 milhares de euros nas Vendas e Prestações de Serviços em relação a igual período do ano passado, que se justifica pela ausência
de entregas de empreendimentos nesta geografia nos primeiros seis meses deste período e que contrastam com o período homólogo
onde se verificou a conclusão do empreendimento “Alta Vista III”, em São Paulo.
De salientar que, no segmento imobiliário, o reconhecimento do rédito é efetuado aquando da conclusão e entrega dos empreendimentos
(momento da transferência de controlo), o que por norma gera ciclos de 2-3 anos de desenvolvimento até que o respetivo rédito possa
ser reconhecido, pelo que a redução das Vendas e Prestações de Serviços não decorre de uma redução idêntica de atividade.
Como entendes certamente as novas obras irão gerar resultado num dos próximos semestres é um ciclo investes agora e colhes "amanhã"
Podes ver o que tem em andamento no seguinte link
https://teixeiraduarte.com.br/
Editado pela última vez por Pmart 1 em 22/8/2025 19:14, num total de 2 vezes.
silva_39 Escreveu:GaussSLB47 Escreveu:Resultados péssimos.![]()
Os resultados "bons" devem apenas a resultados fincanceiros. Estranho não haver justificações para os estes fracos resultados.![]()
Também acho, o EBITDA caiu 36%, se não fossem os resultados financeiros...
Resultados financeiros e redução da dívida...
" Os resultados financeiros foram positivos em 49,4 milhões de euros no primeiro semestre, o que compara com pouco mais de 10 milhões negativos em junho de 2024"
"A dívida financeira líquida fixou-se no fim de junho em 565,4 milhões de euros, diminuindo 78 em milhões face ao final do ano passado"
- Registado: 29/11/2007 1:33
GaussSLB47 Escreveu:Resultados péssimos.![]()
Também acho, o EBITDA caiu 36%, se não fossem os resultados financeiros...
A paciência é a chave do negocio
- Registado: 5/11/2002 13:18
Resultados péssimos.
Os resultados "bons" devem apenas a resultados fincanceiros. Estranho não haver justificações para estes fracos resultados.

Os resultados "bons" devem apenas a resultados fincanceiros. Estranho não haver justificações para estes fracos resultados.

Editado pela última vez por GaussSLB47 em 22/8/2025 19:07, num total de 1 vez.
- Registado: 3/10/2017 21:31
macau, quem tem posições curtas abertas terá de as fechar, isso aí não há vlta a dar, Não abri posição curta, mas vendi a 52 convencido que viriam a 43. Agora dificilmente as apanharei abaixo de 57. O lucro e a margem superam todsos os otimismos. 

Andre_MF Escreveu:Excelentes resultados e ótima oportunidade de entrada que deu nestes dois últimos dias. A quem teve mão fraca, terá de as ir buscar bem mais acima na próxima semana!
Os bons resultados, podem não ser assim tão bons.
A minha perspetiva é que na segunda feira vai dar um trambolhão.
Não estou investido nesta cotada.
Que nunca por vencidos se conheçam
Excelentes resultados e ótima oportunidade de entrada que deu nestes dois últimos dias. A quem teve mão fraca, terá de as ir buscar bem mais acima na próxima semana!
Acordo com a banca leva lucros da Teixeira Duarte a disparar para 42 milhões - Transportes - Jornal de Negócios
O resultado líquido do grupo no primeiro semestre reflete os efeitos do acordo de refinanciamento assinado em março com a banca, com um impacto positivo de 60 milhões de euros nos seus resultados financeiros.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
- Registado: 20/4/2025 15:08
Com resultados positivos (leia-se lucro de preferência acima de 10 milhões no semestre) cheira-me a ataque aos 60 cêntimos. E é capaz de ser muito rápido.
A esses níveis a entrada no PSI é inevitável e é capaz de ser já na próxima revisão ao índice. Isto depende de vários fatores mas o da negociação e da valorização já estão em linha. Mesmo o valor da parte dispersa em bolsa também já deve cumprir os mínimos.
Se a questão for a média dos últimos 3 meses no máximo entraria na revisão seguinte, mas como diz o outro:
''VAMOS COM CALMA''
A esses níveis a entrada no PSI é inevitável e é capaz de ser já na próxima revisão ao índice. Isto depende de vários fatores mas o da negociação e da valorização já estão em linha. Mesmo o valor da parte dispersa em bolsa também já deve cumprir os mínimos.
Se a questão for a média dos últimos 3 meses no máximo entraria na revisão seguinte, mas como diz o outro:
''VAMOS COM CALMA''
- Registado: 1/7/2015 14:37
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 124 visitantes