Caldeirão da Bolsa

SON: cunha descendente com objectivo nos 1,50 EUR

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por josema » 6/1/2005 15:50

Tenho pena Marco António que não tenhas lido o meu último post. Lá diz o povo que "mais vale cair em graça que ser engraçado". É a minha sina...

Registado: 11/2/2004 18:30

por MarcoAntonio » 6/1/2005 15:41

Touro Escreveu:Quanto à possibilidade de considerar a figura que o Quico apresentou como um C&H, eu não sou tão fundamentalista como o Marco e julgo que ela pode ser considerada.

Não se trata de ser fundamentalista, neste caso tudo está mal na figura para ser um C&H...

A única coisa que se aproxima é o desenho.

Touro Escreveu:No fim de contas os padrões podem aplicar-se a qualquer prazo temporal. Existem C&H de curto-, médio- e longo-prazo. Este pode ser considerado de longo-prazo. Experimentem ver o efeito num gráfico semanal ou mensal e depois digam qualquer coisa.

O problema não é apenas o prazo temporal. Esse é apenas um dos problemas...

Touro Escreveu:Quanto às resistências não serem exactamente coincidentes, bem, aqui também devemos deixar os fundamentalismos de lado, e tendo em conta que se trata de uma figura de longo-prazo, julgo que estão próximas quanto baste.

Bem, trata-se de uma diferença de 15%, uma diferença mais do que considerável.

Touro Escreveu:Por fim, uma figura deste tipo pode perfeitamente aparecer num fundo. Tanto assim é, que apareceu na Sonae...

lol...

Isto não é argumento nenhum.

Um padrão não é um desenho. O desenho pode aparecer em qualquer lado, o padrão não. O padrão tem um desenho (que é apenas uma parte do padrão e neste caso nem o desenho está correcto) e tem condições gerais como saberá qualquer pessoa que estude os padrões.

Dizer que podem aparecer num fundo porque neste caso apareceu não é argumento nenhum.

Aliás, o que aqui se vê não é um Cup and Handle mas outro padrão, também ele arredondado e bem conhecido. Tem nome: é um Rounded Bottom.

É o que se chama um padrão parecido com um Cup & Handle e que:

:arrow: Se dá nos fundos;

:arrow: Demora bastante tempo a formar-se, geralmente;

:arrow: Caracteriza-se por perdas de volatilidade e de volume durante a formação do fundo...

Vamos chamar os bois pelos nomes. A figura que se deu na Sonae tem inclusivé nome (e foi por acaso identificada por mim enquanto se dava, em meados do ano transacto).

O que se dá nos fundos (e por sinal deu-se neste caso) são os Rounded Bottom, não os Cup & Handle.

Isto não se trata de um preciosismo. Ainda que as figuras sejam parecidas, tratam-se de padrões diferentes com nomes diferentes. Basicamente o Rounded Bottom, em termos de desenho, é a parte da chavena do Cup & Handle com as seguintes diferenças:

:arrow: Tipicamente maior tempo de formação;

:arrow: Dá-se em fundos e não em consolidações de subidas...

Convém não misturar conceitos e nomes senão a AT vira uma balbúrdia e ninguém se entende.
:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

comentário

por jotabil » 6/1/2005 13:05

Caro Touro

Tenho vindo a apreciar a tua análise.
Gostei e apresento-te os meus cumprimentos.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Touro » 6/1/2005 12:48

Fica o gráfico mensal.
Anexos
son20050106mensal.PNG
son20050106mensal.PNG (62.29 KiB) Visualizado 1172 vezes
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Quico » 6/1/2005 12:44

Quico Escreveu:Conversa interessante! 8-)

Deixem-me mandar mais uma acha pra fogueira!... (Eu sei! Eu sei! O periodo temporal será demasiado longo, mas...)

Volto a ressalvar que o periodo considerado é demasiado longo. Segundo as minhas leituras uma "chavena com asa" não se deve prolongar por mais de 60 semanas ou coisa que o valha. No entanto achei curioso que a projecção desta figura fosse a mesma da que o Touro tinha falado...

Registado: 12/5/2004 19:52

Sonae

por josema » 6/1/2005 12:36

Olá Marco António. Espero que te não tenha aborrecido por citar a tua opinião. Longe de mim tal intenção. Como te recordas, a minha "lição" sobre Formações Gráficas foi muito "intensa" (duas horitas de boa vontade da tua parte, o que agradeço). Agora, duas coisas:
1ª Quando referes C&P é engano, não é? Ou referes alguma figura que eu desconheço?
2ª Nos apontamentos que tenho sobre C&H, feitos por ti, defines: Cup como resistência longa e que consiste numa espécie de base de grandes consolidações; dizes que funcionam bem em tendência de alta; a partir da conclusão de H, um volume forte é sinal excelente.
Foi com base nisto que coloquei a questão. Como me parece muito difícil que as figuras, no concreto, apareçam desenhadas com todo o rigor, conforme mostra o gráfico da SON, desculpa, mas a minha dúvida continua: estamos ou não perante uma C&H?
Esquecia-me de dizer que o gráfico que tinha em mente quando fiz a pergunta era o mesmo que o Quico utiliza. Espero e desejo que entendas que não tenho em mente qualquer tipo de confronto: tenho demasiada estima por ti e reconhecimento do teu saber para ir por esse caminho. O que eu tenho é uma dúvida que, se possível, gostaria de ver esclarecida. A tua opinião é muito válida para mim, mas se houver mais alguém que queira ajudar, eu agradeço.
O meu muito obrigado a todos e para todos um abraço amigo. E votos de bons negócios.

Só para ter existido valeu a pena existir. A maior recompensa da vida é ela própria.
Josema

por Touro » 6/1/2005 12:29

Devo dizer que não aprecio muito 'copos com asa'. Chego mesmo a detestar os dos galões... :lol:

Quanto à possibilidade de considerar a figura que o Quico apresentou como um C&H, eu não sou tão fundamentalista como o Marco e julgo que ela pode ser considerada.

No fim de contas os padrões podem aplicar-se a qualquer prazo temporal. Existem C&H de curto-, médio- e longo-prazo. Este pode ser considerado de longo-prazo. Experimentem ver o efeito num gráfico semanal ou mensal e depois digam qualquer coisa.

Quanto às resistências não serem exactamente coincidentes, bem, aqui também devemos deixar os fundamentalismos de lado, e tendo em conta que se trata de uma figura de longo-prazo, julgo que estão próximas quanto baste.

Por fim, uma figura deste tipo pode perfeitamente aparecer num fundo. Tanto assim é, que apareceu na Sonae...
Cumprimentos,
Touro

por MarcoAntonio » 6/1/2005 3:21

Ainda a este propósito, o que tu referiste tinha bastante mais razão de ser (as circunstâncias - tirando o período de formação demasiado largo - eram até bastante coincidentes com as de um C&H), o único problema é que não chegou a haver nenhum Handle que se visse, fez o Cup e foi por aí acima...
:lol:
Anexos
son-20050105a.png
son-20050105a.png (19.52 KiB) Visualizado 1315 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/1/2005 3:17

Josema, o C&P de que o Quico está a falar não é o mesmo de que tu falaste. O dele formou-se ao longo de... 3 anos!

Em todo o caso, não se trata de um C&H. Uma coisa que é preciso entender é que os padrões não se limitam a ser «desenhos» com um determinado formato (ou próximo). Há todo um conjunto de circunstâncias que devem ser consideradas para se tratar de um determinado padrão...

Neste C&H que o Quico avançou, tudo está mal:

:arrow: O prazo temporal está completamente fora do prazo normal de um C&H (só a parte do Handle dura muito para além do que devía durar todo o C&H);

:arrow: Em vez de termos uma mesma resistência temos duas resistências diferentes em valores diferentes (a principal característica do C&P, mais até do que a forma a arredondada - não precisa de ser arredondada - é o teste a uma mesma resistência por duas vezes);

:arrow: Outro problema é que este padrão surge num fundo (sería um padrão de inversão) quando o C&P deve surgir «a meio» de uma fase de subida, como consolidação a essa subida. Neste caso está completamente desenquadrado desse contexto...

É óbvio que isto tem pouco que ver com as possibilidades da SON subir: já há uma data de circunstâncias na SON que a colocam como claramente bullish, não precisamos de um C&H para o justificar.
Imagem

Administrador Fórum

sonae

por josema » 6/1/2005 1:23

Quico, no passado dia 3, coloquei ao Marco António a questão: a SON não está a fazer uma C&H? Como poderás verificar, a resposta dele foi negativa. É claro que, porque perguntava, não fiz nenhum gráfico. Agora que olho para o que apresentas, acredito mais um pouco no que os meus olhos vêem. Mais alguém verá como nós, ou estamos a sofrer os dois da mesma ilusão "monetária"? Eu estou dentro em 50% da minha carteira.

Um abraço e bons negócios. E que Deus abençoe os nossos olhos :lol: :lol: :lol:

por Quico » 6/1/2005 0:37

...era exactamente aí que queria chegar mas não me atrevi a dizer. :oops:

por Touro » 6/1/2005 0:27

A projecção desse C&H é praticamente a mesma da cunha. E também do triângulo, embora sendo este um pouco forçado.
Cumprimentos,
Touro

por Quico » 6/1/2005 0:17

Oops! falta o gráfico!
Anexos
son-ch.PNG
son-ch.PNG (27.47 KiB) Visualizado 1427 vezes

por Quico » 6/1/2005 0:16

Conversa interessante! 8-)

Deixem-me mandar mais uma acha pra fogueira!... (Eu sei! Eu sei! O periodo temporal será demasiado longo, mas...)

por tutosat » 6/1/2005 0:06

caro amigo rura,
o triangulo referes não deverá (eu não considero)ser um triangulo, pelos seguintes motivos: os triangulos são considerados normalmente padrões de continuação de tendencia ou consolidação. um T Descendente e´considerado uma figura bearish, mas tb há casos em q o TD poderá ser quebrado em alta. um T D para ter alguma validade para mim deverá durar no máximo 3 a 4 meses, e o volume durante a sua formação deverá vir a diminuir... de seguida um triangulo na minha opinião deverá tocar alternadamente a base e o topo, de modo a não criar um grande espaço em branco dentro do triângulo. e um triangulo para ter uma maior validade deverá ser quebrado sensivelmente 2/3 antes da sua conclusão.
isto é assim por alto o q é um triangulo descendente.
se quiseres posso te explicar depois com mais calma e com uns gráficos . ou faz uma pesquisa no forum q encontras alguns debates sobre este assunto. se quiseres tenho aqui uns bons livros sobre AT q ensinam a negociar estes padrões gráficos, os Triangulos qd bem identificados são bastante fiáveis.
um abraço Taga
Mais uma colherada no Caldeirão...

Registado: 7/11/2002 23:19

por Touro » 5/1/2005 23:46

Já tinha percebido, Rura. Mas essa figura rodeada pela linha amarela é efectivamente uma cunha descendente (padrão 'bullish'). A única diferença está na linha de suporte do padrão, que não é horizontal, tudo o resto se mantém como você previa.
Cumprimentos,
Touro

por Rura » 5/1/2005 23:38

se a administração puder apagar o 2º graf. que é igual ao 1º agradecia... :oops:
Rura

Registado: 8/1/2004 1:23

por Rura » 5/1/2005 23:37

Obrigado Touro. O triângulo a que me refiro está rodeado pela linha amarela. O ponto de ruptura é a "bola" amarela.
Anexos
son_mod.PNG
son_mod.PNG (88.28 KiB) Visualizado 1539 vezes
son_mod.PNG
son_mod.PNG (88.28 KiB) Visualizado 1518 vezes
Rura

por Touro » 5/1/2005 23:31

...o target fica sensivelmente a 1.20.

Está a referir-se em concreto a que target?
Cumprimentos,
Touro

por Touro » 5/1/2005 23:29

Esse triângulo de que fala é a cunha descendente (ver o meu gráfico). De facto o padrão formado não me parece ser um triângulo. No entanto, as projecções são as mesmas, primeiro os 1,07 e depois os 1,45/50 EUR. A AT tem destas coisas...
Cumprimentos,
Touro

Pelas minhas contas ....

por Scubawarrior » 5/1/2005 23:23

...o target fica sensivelmente a 1.20.

Mas como o optimo é inimigo do bom...e mais não digo.

cumps
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Rura » 5/1/2005 23:00

Tem razão. O Triângulo que estava a ver já foi completado :wall: Era com a base em 0,83 e projectava para 1,07 no rompimento dos 0,86 a meio de Agosto. Como eu percebo pouco disto pode dizer-me se este raciocínio está correcto?
Rura

por Touro » 5/1/2005 22:12

Caro Rura

A projecção que avanço é a da cunha descendente, e corresponde à altura da 'haste' que suporta a cunha, que vai sensivelmente dos 0,5 aos 1,07 EUR.

Essa altura projectada a partir do momento em que é rompida em alta a cunha, leva os preços para os 1,45/1,50 EUR. Os 1,50 EUR têm um significado especial por ser um número redondo e corresponder sensivelmente à resistência do máximo de 2001 (1,48E).

Espero ter sido claro. Quanto ao seu triângulo não percebi, importa-se de explicitar melhor?
Cumprimentos,
Touro

por Rura » 5/1/2005 21:46

Touro porque projectas para 1,5 ? Eu vejo antes um triângulo cuja projecção é de 24 pips para os 1,31. Não te parece? Ou a minha análise está errada?
Anexos
son.PNG
son.PNG (86.97 KiB) Visualizado 1725 vezes
Rura

SON: cunha descendente com objectivo nos 1,50 EUR

por Touro » 5/1/2005 20:24

Médio/longo-prazo

A Sonae formou uma cunha descendente de Março a Agosto de 2004, tendo atingido o seu primeiro objectivo (topo da cunha) nos 1,07 EUR. Agora está a avançar para o seu segundo objectivo que se situa por volta de 1,50 EUR.

Os preços parecem ter descolado da linha de suporte ascendente de médio-prazo, que constituía a base de um canal muito bem definido, denotando um acelerar das subidas.

Curto-prazo

Acabou de sair de uma pequena consolidação em rectângulo (entre 1,06 e 1,09 EUR) em 'gap' e parece ter encetado uma tendência ascendente de curto-prazo mais agressiva, necessitando ainda de confirmação.
A próxima resistência está nos 1,2 EUR.

Possuo posição longa na Sonae.
Anexos
son20050105.PNG
son20050105.PNG (75.97 KiB) Visualizado 1828 vezes
Cumprimentos,
Touro

Anterior

Quem está ligado: