Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Colômbia condenada a pagar 53 milhões de euros à Mota-Engil
Cinco anos depois, o tribunal arbitral deu razão à Mota-Engil no braço de ferro com o Governo colombiano por causa dos contratos que ganhou em 2016 para a construção de mais de duas centenas de escolas no país.
Cinco anos depois, o tribunal arbitral deu razão à Mota-Engil no braço de ferro com o Governo colombiano por causa dos contratos que ganhou em 2016 para a construção de mais de duas centenas de escolas no país.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Qual o impacto desta notícia nas construtoras?
Portugal vai expulsar cerca de 18.000 imigrantes ilegais antes das eleições legislativas antecipadas
https://pt.euronews.com/my-europe/2025/ ... lativas-an
Portugal vai expulsar cerca de 18.000 imigrantes ilegais antes das eleições legislativas antecipadas
https://pt.euronews.com/my-europe/2025/ ... lativas-an
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O volume está muito abaixo da média.
Re: Estará a Mot Engil subavaliada face ao setor?
Rolling_Trader Escreveu:Estará a Mota-Engil está subavaliada em relação ao setor da construção europeu?
Parabéns pela análise.
Já tinha feito um rascunho de uma análise, não tão completa, com algumas dessas empresas.
Há aí empresas muito subvalorizadas, mas há fatores que contribuem para isso. Nem todas as empresas têm o mesmo mix de atividades.
Mas as empresas menos valorizadas (Eiffage, Sacyr e Acciona e FCC), todas elas estão em mercados mais seguros que a Mota. A Mota opera em mercados instáveis e não recebe um prémio por isso.
Além disso a ME teve um enorme crescimento desde 2022 mas agora parece ter estagnado o que limita as perspetivas.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
E agora???
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
O "Rolling_Trader", já algumas vezes por aqui sugerio que era interessante colocar uma mão com o polegar para cima, eu concordo.
Faço o mesmo apelo, e dando oportunidade ao contraditório, também uma mão com o polegar para baixo, pois tem que se ser justo e dar oportunidade a ambas as partes.
Como isso ainda não se concretizou, a alternativa que encontro é:
...
E obrigado, por mais este.
Mas isto obriga á colocação de um Post, e assim sendo ao desperdício de espaço e disponibilização de tempo para este Post da treta.
CumPrim/
ValeAquilino
Faço o mesmo apelo, e dando oportunidade ao contraditório, também uma mão com o polegar para baixo, pois tem que se ser justo e dar oportunidade a ambas as partes.
Como isso ainda não se concretizou, a alternativa que encontro é:


Mas isto obriga á colocação de um Post, e assim sendo ao desperdício de espaço e disponibilização de tempo para este Post da treta.
CumPrim/
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Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
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José Ortega Y Gasset
Re: Estará a Mot Engil subavaliada face ao setor?
Rolling_Trader Escreveu:Estará a Mota-Engil está subavaliada em relação ao setor da construção europeu?
Neste post vou tentar responder a esta pergunta aproveitando o recente fecho da apresentação de resultados de 2024 das maiores construtoras europeias (comparáveis à Mota-Engil em termos de internacionalização) comparando alguns rácios financeiros.
Nomeadamente vou-me centrar apenas e exclusivamente nas seguintes construtoras: Vinci, ACS, Hochtief, Bouygues, Strabag SE, Saipem, Ferrovial, Eiffage, Webuild, Acciona, FCC, Maire, Porr AG e Sacyr.
Muitas destas empresas têm uma dimensão astronomicamente maior que a Mota-Engil, mas os rácios que vou usar correlacionam proporcionalmente os resultados, permitindo a comparação de empresas de "dimensão" diferente.
Vou-me centrar em 4 rácios: o Price/Earnings (ou PER), o Price to Sales, o Enterprise Value (EV) / Revenue e o EV/EBITDA. (a explicação sobre o que significa cada um destes rácios tornaria este post desproporcionalmente grande. Quem não souber o que são, mas tiver interesse em conhecer, poderá seguir os links que forneci para uma explicação mais detalhada).
Estes valores foram calculados com base na cotação de fecho, de cada título, na passada sexta feira dia 2 de maio de 2025.
Os valores que foram usados para o cálculo dos rácios podem ser visualizados no quadro abaixo (notem que me posso ter enganado nalgum valor, visto que isto foi feito à mão):
Fazendo a média dos rácios destas empresas (à última data de fecho), obtemos os seguintes valores:
O que, comparando com os rácios da mota calculados à cotação de 3,718 (última cotação de fecho), se pode verificar um distanciamento elevado face à média do setor:
Para o rácio PER se aproximar da média do setor, a Mota-Engil deveria estar a cotar, neste momento, a 5,95€
e, mesmo assim, os restantes 3 rácios ainda ficariam subavaliados face à média:
Disclaimer 1: Os valores apresentados baseiam-se em rúbricas financeiras como o EBITDA, EBIT, EBT (entre outras) para as quais não existem normas standard rígidas para o seu cálculo (normas IFRS e IAS), ou seja, cada empresa pode determinar estas rúbricas de forma diferente. Para mitigar este "problema" usei os valores constantes no site Investing.com. Este site não lista os valores reportados pelas empresas mas sim um cálculo contabilístico padronizado derivado das versões ESEF dos relatórios de contas de cada cotada.
Disclaimer 2: Este é um exercício simplista para o cálculo da subavaliação de uma empresa face ao setor. Não deve ser considerado como um price target visto que não considera a prespetiva de resultados futuros a médio/longo prazo.
Excelente análise. Mais uma aliás, parabéns.
Sim, eu já tenho escrito por aqui que a Mota-Engil a esta cotação está muito barata.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Apramg Escreveu:Então e a teixeira duarte?
O que tem a Teixeira Duarte? Queria que estivesse nesta lista? Se reparar não existe nenhuma empresa nesta lista com Market Cap inferior a 1000M€, o da TD é de 74M€

Se quer calcular a "subavaliação" da Teixeira face ao PER do setor tem de a comparar com construtoras da "liga dos últimos". Ou seja, construtoras cuja dívida é +/- 10x superior à capitalização bolsista e que acabaram de ser alvos programas de reestruturação financeira que as salvou da falência (e se calhar chega à conclusão que a Teixeira, ao preço que está, está cara).
Mas isso é off-topic, este fórum é da Mota Engil, se quiser saber o que eu penso da Teixeira vá aos fóruns do investing.com, está lá muito "material" meu.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Então e a teixeira duarte?
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Estará a Mot Engil subavaliada face ao setor?
Estará a Mota-Engil está subavaliada em relação ao setor da construção europeu?
Neste post vou tentar responder a esta pergunta aproveitando o recente fecho da apresentação de resultados de 2024 das maiores construtoras europeias (comparáveis à Mota-Engil em termos de internacionalização) comparando alguns rácios financeiros.
Nomeadamente vou-me centrar apenas e exclusivamente nas seguintes construtoras: Vinci, ACS, Hochtief, Bouygues, Strabag SE, Saipem, Ferrovial, Eiffage, Webuild, Acciona, FCC, Maire, Porr AG e Sacyr.
Muitas destas empresas têm uma dimensão astronomicamente maior que a Mota-Engil, mas os rácios que vou usar correlacionam proporcionalmente os resultados, permitindo a comparação de empresas de "dimensão" diferente.
Vou-me centrar em 4 rácios: o Price/Earnings (ou PER), o Price to Sales, o Enterprise Value (EV) / Revenue e o EV/EBITDA. (a explicação sobre o que significa cada um destes rácios tornaria este post desproporcionalmente grande. Quem não souber o que são, mas tiver interesse em conhecer, poderá seguir os links que forneci para uma explicação mais detalhada).
Estes valores foram calculados com base na cotação de fecho, de cada título, na passada sexta feira dia 2 de maio de 2025.
Os valores que foram usados para o cálculo dos rácios podem ser visualizados no quadro abaixo (notem que me posso ter enganado nalgum valor, visto que isto foi feito à mão):
Fazendo a média dos rácios destas empresas (à última data de fecho), obtemos os seguintes valores:
O que, comparando com os rácios da mota calculados à cotação de 3,718 (última cotação de fecho), se pode verificar um distanciamento elevado face à média do setor:
Para o rácio PER se aproximar da média do setor, a Mota-Engil deveria estar a cotar, neste momento, a 5,95€
e, mesmo assim, os restantes 3 rácios ainda ficariam subavaliados face à média:
Disclaimer 1: Os valores apresentados baseiam-se em rúbricas financeiras como o EBITDA, EBIT, EBT (entre outras) para as quais não existem normas standard rígidas para o seu cálculo (normas IFRS e IAS), ou seja, cada empresa pode determinar estas rúbricas de forma diferente. Para mitigar este "problema" usei os valores constantes no site Investing.com. Este site não lista os valores reportados pelas empresas mas sim um cálculo contabilístico padronizado derivado das versões ESEF dos relatórios de contas de cada cotada.
Disclaimer 2: Este é um exercício simplista para o cálculo da subavaliação de uma empresa face ao setor. Não deve ser considerado como um price target visto que não considera a prespetiva de resultados futuros a médio/longo prazo.
Neste post vou tentar responder a esta pergunta aproveitando o recente fecho da apresentação de resultados de 2024 das maiores construtoras europeias (comparáveis à Mota-Engil em termos de internacionalização) comparando alguns rácios financeiros.
Nomeadamente vou-me centrar apenas e exclusivamente nas seguintes construtoras: Vinci, ACS, Hochtief, Bouygues, Strabag SE, Saipem, Ferrovial, Eiffage, Webuild, Acciona, FCC, Maire, Porr AG e Sacyr.
Muitas destas empresas têm uma dimensão astronomicamente maior que a Mota-Engil, mas os rácios que vou usar correlacionam proporcionalmente os resultados, permitindo a comparação de empresas de "dimensão" diferente.
Vou-me centrar em 4 rácios: o Price/Earnings (ou PER), o Price to Sales, o Enterprise Value (EV) / Revenue e o EV/EBITDA. (a explicação sobre o que significa cada um destes rácios tornaria este post desproporcionalmente grande. Quem não souber o que são, mas tiver interesse em conhecer, poderá seguir os links que forneci para uma explicação mais detalhada).
Estes valores foram calculados com base na cotação de fecho, de cada título, na passada sexta feira dia 2 de maio de 2025.
Os valores que foram usados para o cálculo dos rácios podem ser visualizados no quadro abaixo (notem que me posso ter enganado nalgum valor, visto que isto foi feito à mão):
Fazendo a média dos rácios destas empresas (à última data de fecho), obtemos os seguintes valores:
O que, comparando com os rácios da mota calculados à cotação de 3,718 (última cotação de fecho), se pode verificar um distanciamento elevado face à média do setor:


Disclaimer 1: Os valores apresentados baseiam-se em rúbricas financeiras como o EBITDA, EBIT, EBT (entre outras) para as quais não existem normas standard rígidas para o seu cálculo (normas IFRS e IAS), ou seja, cada empresa pode determinar estas rúbricas de forma diferente. Para mitigar este "problema" usei os valores constantes no site Investing.com. Este site não lista os valores reportados pelas empresas mas sim um cálculo contabilístico padronizado derivado das versões ESEF dos relatórios de contas de cada cotada.
Disclaimer 2: Este é um exercício simplista para o cálculo da subavaliação de uma empresa face ao setor. Não deve ser considerado como um price target visto que não considera a prespetiva de resultados futuros a médio/longo prazo.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Sobre os desembolsos dos empréstimos previstos para financiar o Corredor, cuja concessão está entregue à Lobito Atlantic Railway - consórcio que reúne a Mota-Engil, a belga Vecturis e a suíça Trafigura -, o diplomata afirmou que são processos que "levam tempo" e que poderá haver novidades em junho, altura em que Luanda acolherá a cimeira de negócios EUA-África.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Estados Unidos, o que poderá potenciar o turismo e a conectividade.
Apontou ainda que, além do petróleo e do gás, os investidores norte-americanos estão atentos a outros setores, embora subsistam desafios para os empresários, como a questão da titularidade das terras e a ligação do sistema bancário angolano aos bancos correspondentes estrangeiros, estando instituições como o Deutsche Bank, o Citibank e o JP Morgan a estudar formas para ultrapassar essa limitação.
James Story defendeu que o investimento estrangeiro pode ajudar a estimular o crescimento e a gerar emprego, destacando os esforços do Governo para diversificar a economia.
Apontou ainda que, além do petróleo e do gás, os investidores norte-americanos estão atentos a outros setores, embora subsistam desafios para os empresários, como a questão da titularidade das terras e a ligação do sistema bancário angolano aos bancos correspondentes estrangeiros, estando instituições como o Deutsche Bank, o Citibank e o JP Morgan a estudar formas para ultrapassar essa limitação.
James Story defendeu que o investimento estrangeiro pode ajudar a estimular o crescimento e a gerar emprego, destacando os esforços do Governo para diversificar a economia.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
rredor do Lobito é exemplo de parceria com outros países
O encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, James Story, sublinha o caráter multilateral da iniciativa, com parceiros de vários países a trazer financiamento e investimento
O encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, James Story, sublinha o caráter multilateral da iniciativa, com parceiros de vários países a trazer financiamento e investimento
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
iniciado1 Escreveu:No dia em que anuncia emissão de divida sobe 6,47% com o dobro volume médio de ações....julgo que o mercado gostou.
Normal, foi a tx mais baixa de um empréstimo obrigacionista em muito tempo.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
No dia em que anuncia emissão de divida sobe 6,47% com o dobro volume médio de ações....julgo que o mercado gostou.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
a dívida é boa quando tem rácios saudáveis.
aquilo que pode ser saudável para a empresa, pode não ser saudável para a forma como o mercado analisa esse desempenho.
incrementar a dívida mesmo que seja para proceder a alguma troca de maturidade!
haverão muitos que dirão a dívida é para ser gerida
outros dirão que a dívida não é para pagar
vamos ver como corre…
se estes 50 milhões forem para usar no backlog do desenvolvimento da obra de milhões de euros a adjudicar em construções novas no brasil, já não digo nada.
se for para pagar dívida que já existe….
mais do mesmo…
aquilo que pode ser saudável para a empresa, pode não ser saudável para a forma como o mercado analisa esse desempenho.
incrementar a dívida mesmo que seja para proceder a alguma troca de maturidade!
haverão muitos que dirão a dívida é para ser gerida

outros dirão que a dívida não é para pagar

vamos ver como corre…
se estes 50 milhões forem para usar no backlog do desenvolvimento da obra de milhões de euros a adjudicar em construções novas no brasil, já não digo nada.
se for para pagar dívida que já existe….


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Re: Mota Engil - Tópico Geral
@nmv! Escreveu:os abutres já fecharam posições curtas?
sim, e não
CAPITAL FUND MANAGEMENT SA fechou até ao limiar do que deve ser comunicado ao supervisor, o outro abutre permanece.
https://finaristo.com/short-selling/sho ... il-sgps-sa
os fundamentais da empresa são os mesmos que na última divulgação de contas?
não
a mota perdeu concursos a que estava envolvida, e vai aumentar a dívida pelo que decorre do novo empréstimo obrigacionista.
basta angola e outros países sub-desenvolvidos perderem capacidade no mercado monetário e verem as suas moedas desvalorizar, e a mota fica a arder nas verbas a receber.
por tudo isto, a volatilidade irá continuar, acrescendo o contexto geopolítico mundial.
mas o boneco continua válido!
O empréstimo obrigacionista foi um bom sinal. O juro pago pelos empréstimos obrigacionistas tem diminuído consideravelmente e este foi mais baixo do que o anterior. Aliás, o custo médio da dívida bruta é atualmente de 7,7% (abaixo dos 8% em agosto de 2024) e com este empréstimo deve baixar novamente.
Tudo o resto é especulação. Se ainda não tinha ganho obras, nem sequer entram nas contas, não vejo como isso degrada os fundamentais que já lá estão.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
os abutres já fecharam posições curtas?
sim, e não
CAPITAL FUND MANAGEMENT SA fechou até ao limiar do que deve ser comunicado ao supervisor, o outro abutre permanece.
https://finaristo.com/short-selling/sho ... il-sgps-sa
os fundamentais da empresa são os mesmos que na última divulgação de contas?
não
a mota perdeu concursos a que estava envolvida, e vai aumentar a dívida pelo que decorre do novo empréstimo obrigacionista.
basta angola e outros países sub-desenvolvidos perderem capacidade no mercado monetário e verem as suas moedas desvalorizar, e a mota fica a arder nas verbas a receber.
por tudo isto, a volatilidade irá continuar, acrescendo o contexto geopolítico mundial.
mas o boneco continua válido!

CAPITAL FUND MANAGEMENT SA fechou até ao limiar do que deve ser comunicado ao supervisor, o outro abutre permanece.
https://finaristo.com/short-selling/sho ... il-sgps-sa
os fundamentais da empresa são os mesmos que na última divulgação de contas?

a mota perdeu concursos a que estava envolvida, e vai aumentar a dívida pelo que decorre do novo empréstimo obrigacionista.
basta angola e outros países sub-desenvolvidos perderem capacidade no mercado monetário e verem as suas moedas desvalorizar, e a mota fica a arder nas verbas a receber.
por tudo isto, a volatilidade irá continuar, acrescendo o contexto geopolítico mundial.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
3,85 e depois mais uma volta no canal… não me lembro de uma Mota tão volátil medida em ATR, amplitude de movimentos, etc, e ao mesmo tempo tão disciplinada.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Só para atualizar.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Penso que ultrapassou uma resistência horizontal que está ao nível dos ombros do h e s que fez há 2 anos. Por isso disparou.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Máximos relativos (desde jul/2024) e novos máximos relativos no indicador de volume (já tinha feito há dias atrás).

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mota-Engil vai pagar 4,5% para emitir 50 milhões em obrigações para pequenos investidores - Obrigações - Jornal de Negócios
A construtora liderada por Carlos Mota dos Santos pretende angariar 50 milhões através de duas ofertas (de subscrição e de troca) de obrigações que maturam em 2030. A emissão arranca na próxima quarta-feira.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Esta é uma ocasião em que gosto de estar errado.......




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Re: Mota Engil - Tópico Geral
iniciado1 Escreveu:Tenho para mim que até ao dividendo os curtos irão tentar travar a cotação ......e mais ......alegadamente com a conivência da equipa de gestão.
quanto mais alta a cotação menos atrativa para os dividendos .....estou certou ou estou errado?
Estás errado porque do ponto de vista fundamental a empresa está subavaliada. E é só isso que importa no longo prazo. Bem avisei aqui que os curtos não iam ter hipótese.
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