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Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 28/11/2024 13:23

muad'dib Escreveu:Em África a mota engil recebia até há bem pouco tempo de Angola parte dos valores adjudicados em obrigações e notes do tesouro Angolano.

Em Moçambique, vive-se a incerteza, com o país quase a mergulhar numa guerra civil.

Na nigéria, no méxico e restantes países da américa latina, além dos constrangimentos sérios com as tarifas a serem implementadas pelo dump&trump, acresce serem zonas de operação e regiões do globo onde a subversão, fraudes, subornos, e crimes de colarinho branco ditam o mote de como operar e desenvolver negócios.

Em suma, resta saber como estará a tesouraria da mota no final de 2024.


Isso até pode ser tudo verdade, mas será uma novidade? Já não está incorporado no preço? Muitos dos riscos não existiam já quando subiu quase até aos 6€?
Na minha opinião, em linha com o meu último post, parece-me que a cotação já desconta esses riscos.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 28/11/2024 12:40

Já em África e na América Latina “dá cartas”, sendo, em Volume de Negócios, a 8ª maior construtora no continente Africano e a 2ª maior construtora na América Latina

É devido à África e à América Latina que as projeções dos resultados para 2024, 2025 e 2026 continuam em valores record, acima dos registados em de toda a história da Mota Engil.


Em África a mota engil recebia até há bem pouco tempo de Angola parte dos valores adjudicados em obrigações e notes do tesouro Angolano.

Em Moçambique, vive-se a incerteza, com o país quase a mergulhar numa guerra civil.

Na nigéria, no méxico e restantes países da américa latina, além dos constrangimentos sérios com as tarifas a serem implementadas pelo dump&trump, acresce serem zonas de operação e regiões do globo onde a subversão, fraudes, subornos, e crimes de colarinho branco ditam o mote de como operar e desenvolver negócios.

Em suma, resta saber como estará a tesouraria da mota no final de 2024.

Talvez por isso o operador short torne a reforçar a posição curta em breve :idea:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/11/2024 11:50

Opcard33 Escreveu:Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .

Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .

Opcard não entendo o seu comentário, era uma pergunta? Um lamento? Uma deambulação?

No final de 2023, os projetos em África e na América Latina compunham 89% da carteira de encomendas e representavam 77% do volume de negócios.

Se não fossem os projetos fora da Europa a Mota Engil tinha um décimo da sua dimensão (e provavelmente um décimo da sua cotação atual).

Foi a reboque dessas dispersões geográficas, fora do continente europeu, que permitiu à Mota Engil:
    :arrow: Entre 2021 e a presente data, aumentar em 94% a carteira de encomendas dos 7 200 M€ (reportados no final do ano de 2021) para os atuais 14 800 M€ (reportados no trading update de 3º trimestre de 2024)
    :arrow: Entre 2021 e 2023, aumentar em 114% o volume de negócios dos 2 591 M€ (reportados no final do ano de 2021) para os 5 552 M€ (reportados no final do exercício de 2023)
    :arrow: Aumentar os resultados líquidos em 157% de 2021 para 2022, e em 109% de 2022 para 2023 (RL de 21 M€ em 2021, 54 M€ em 2022 e 113 M€ em 2023)
    :arrow: Entre 2022 e 2023 subir 395% dos 1,19€ aos 5.90€
    :arrow: Entre 2022 e a cotação atual (2,5€ vá), ter subido 110%
Nada disto teria sido possível se a Mota Engil tivesse apenas a quota atual de projetos que tem na Europa (11% do VN em 2023).

A Europa é uma geografia altamente concorrencial onde se encontram gigantes da construção como as francesas Vinci, Bouygues e Eiffage, as espanholas Ferrovial e FCC, a Sueca Skanska AB, a austríaca Porr AG, a alemã Hochtief (do mesmo grupo da ACS) que dominam praticamente 70% do mercado da construção na Europa. Ou seja, a Mota não tem (ainda) grande capacidade e oportunidades de crescimento na Europa para enfrentar este nível de concorrência.

Já em África e na América Latina “dá cartas”, sendo, em Volume de Negócios, a 8ª maior construtora no continente Africano e a 2ª maior construtora na América Latina

É devido à África e à América Latina que as projeções dos resultados para 2024, 2025 e 2026 continuam em valores record, acima dos registados em de toda a história da Mota Engil.

Eu citei os números dos relatórios de contas da Mota Engil e do último relatório da ENR. E a sua fonte qual foi quando afirmou "Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa ."? Qual era o contexto dessas afirmações?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 28/11/2024 11:26

Mais um dia típico…rápida subida…chega a subir mais de 3%.
Lenta descida em agonia…resta saber até que valor…
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 28/11/2024 10:27

MarcoAntonio Escreveu:O estranho gráfico da Mota. Vamos em mais de dois meses disto...

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Interessante a convergência de médias móveis, sendo que o preço está hoje acima da MM 20 e da MM 50.

Se a ME se aguentou desta forma após as más notícias das tarifas de Trump sobre o México e da situação da Duro Felguera, parece-me que o Sr Mercado está a dizer que não desce abaixo de 2,55€.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 28/11/2024 10:24

Opcard33 Escreveu:Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .

Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .


O problema nao é ser fora de Europa, é ser em mercados emergentes. Se ganharem obras nos EUA, Canadá, Australia, Japao, ninguem aponta isso como uma fraqueza
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 28/11/2024 7:47

Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .

Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/11/2024 23:25

Se não estou enganado fez um padrão parecido antes da última grande escalada. Andou ali em redor de 1.5 durante meses. :shock:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 27/11/2024 21:37

O estranho gráfico da Mota. Vamos em mais de dois meses disto...

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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dragão_bravo » 27/11/2024 20:52

Esteve no verde durante o dia.
Caiu no final. Sinceramente alguém tem a pontaria no momento certo e foi um volume grande
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 27/11/2024 17:41

Depois da recuperação…em dia de depressão…ainda fecha negativa, em dia de assinatura de mais um grande contrato!
Sim senhor/senhora…os meus parabéns a quem de direito!
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Crissssx » 27/11/2024 12:51

Rolling_Trader Escreveu:
trend=friend Escreveu:Basta haver reais sinais de controlo da imigração que vem da América Central e penso que os 25% cairão. Em 2016 foi o que se passou.

É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.

Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.

O peso mexicano entretanto levou forte.

Trend, daí vem o paradoxo de que falava. Aumentar as tarifas interfere no Nearshoring no México sim, concordamos. Porém, se isso afeta as empresas ao ponto de já não se quererem deslocalizar para o México isso vai reduzir a oferta de emprego nesse país, logo incentiva o fluxo migratório do México para os EUA, que é o contrário de que o Trump quer.

A presidente do México já veio dizer que as tarifas não vão evitar o tráfico de drogas nem a imigração. Resta saber qual o "ângulo de Trump", será que ele quer que o México abra os cordões à bolsa e contribua para a construção do famigerado muro?

Enfim, os mercados americanos já desvalorizaram o que Trump disse. E hoje a notícia Rei é o cessar fogo no Líbano, vamos ver como os mercados europeus reagem.


Parece que afinal gostamos de tiros e misseis .
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 27/11/2024 9:02

trend=friend Escreveu:Basta haver reais sinais de controlo da imigração que vem da América Central e penso que os 25% cairão. Em 2016 foi o que se passou.

É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.

Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.

O peso mexicano entretanto levou forte.

Trend, daí vem o paradoxo de que falava. Aumentar as tarifas interfere no Nearshoring no México sim, concordamos. Porém, se isso afeta as empresas ao ponto de já não se quererem deslocalizar para o México isso vai reduzir a oferta de emprego nesse país, logo incentiva o fluxo migratório do México para os EUA, que é o contrário de que o Trump quer.

A presidente do México já veio dizer que as tarifas não vão evitar o tráfico de drogas nem a imigração. Resta saber qual o "ângulo de Trump", será que ele quer que o México abra os cordões à bolsa e contribua para a construção do famigerado muro?

Enfim, os mercados americanos já desvalorizaram o que Trump disse. E hoje a notícia Rei é o cessar fogo no Líbano, vamos ver como os mercados europeus reagem.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 27/11/2024 1:27

Basta haver reais sinais de controlo da imigração que vem da América Central e penso que os 25% cairão. Em 2016 foi o que se passou.

É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.

Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.

O peso mexicano entretanto levou forte.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 26/11/2024 23:36

trend=friend Escreveu:Penso que é estratégia negocial, tal como fez em 2016 com as ameaças de incrementos de 5% ao estilo de “cláusula penal” enquanto não cedessem às suas exigências.

(...)

25% seria deal breaker total na minha opinião para estabelecer de raiz o que a Mota pretende, basta ver o comportamento hoje da GM e Stellantis, já estão a pensar desviar supply chains do México. E isto depois de dezenas de biliões de investimentos em fábricas.


Mas estratégia negocial para que fim? É que segundo esta notícia do jornal de negócios a "justificação" para estas tarifas, que Trump deu nas redes sociais (lol), foi:

    "Como todos sabem, milhares de pessoas estão a entrar através do México e do Canadá, trazendo crimes e drogas em níveis nunca antes vistos", alega.

    Adianta ainda que as tarifas "continuarão em vigor até que as drogas, em particular o fentanil, e todos os imigrantes ilegais cessem esta invasão do nosso país".

Se isto não fossem afirmações tristes por parte do futuro presidente dos EUA, davam vontade de rir, só falta dizer que as tarifas são para evitar que os imigrantes deixem de comer cães e gatos (como ele alegou num debate com Kamala Harris), é absurdo.

Quanto à Stellantis e à GM, ambas reagiram a estas tarifas com a comunicação que o seu plano de expansão de produção no méxico poderá ser revisto, sem que tenha ainda sido tomada qualquer decisão final.
Mas uma coisa é abrandar ou pausar a expansão no méxico, outra é desmantelar e perder todo o investimento já feito.

Para além disso a Stellantis e a GM representam apenas o setor da indústria automóvel, não são necessariamente representativos de todo o espectro de setores que conseguem beneficiar do nearshoring no México, para além de que o setor automóvel enfrenta sérios problemas de rentabilidade e competitividade que podem não lhes permitir dar-se ao luxo de aguentar estas decisões impulsivas e erráticas de Trump.

Na minha opinião, o nearshoring no México não está condenado. Diria antes que enfrentará certamente desafios e contrariedades nestes próximos 4 anos. Mas continuo a achar que a Mota Engil terá, mesmo assim, oportunidades relevantes para o desenvolvimento de infraestruturas neste contexto (não tantas como se tivessem ganho os democratas, é certo).

Ninguém consegue prever o que Trump vai fazer "amanhã" (nem o próprio sabe) e assim vai ser durante 4 anos.

Mas uma coisa é garantida, Trump não irá tomar decisões (na maior parte das vezes) que afetem negativamente as empresas americanas, a sua rentabilidade e a sua solvabilidade, bem pelo contrário.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 26/11/2024 23:00

Rolling_Trader Escreveu:
trend=friend Escreveu:Mixed feelings quanto às tarifas do Trump:

- por um lado oferece um sinal positivo aos chineses com tarifas muito menores do que se esperava, talvez não retalie CCCC etc;

- por outro lado, se não for só hedging negocial, pode ter acabado com a estratégia de nearshoring da Mota via Mexico…

Trend, pôr em causa toda a estratégia de nearshoring não diria dado que há vantagens que continuam ser inegáveis na relocalização (parcial) da produção industrial americana para o méxico, como a redução de custos (mão de obra mais barata), redução da dependência da ásia para uma região geográficamente adjacente aos EUA (com custos logísticos e de transporte mais baratos) e conformidade da produção com as regulamentações especificas do mercado norte americano (por força do acordo comercial USMCA).

Porém concordo que o Trump é paradoxal nas suas decisões, por um lado quer mais independência da China, por outro lado continua a escalar as tensões comerciais e diplomáticas com o México com estes aumentos tarifários e a sua crescente retórica anti-imigração.

Em última instância a decisão de investimento no nearshoring no México é das empresas americanas e creio que, no médio/longo prazo os benefícios superam os riscos. É que Trump só tem mais um mandato.

Mas concordo que o potencial do Nearshoring do México não deverá atingir o seu potencial máximo durante a administração Trump, não quer isso dizer que o fenómeno não traga, no curto prazo, algumas oportunidades interessantes para a Mota Engil.

Vai ser navegação à vista com um capitão errático ao leme da maior economia do mundo.

God save us all :pray:


Penso que é estratégia negocial, tal como fez em 2016 com as ameaças de incrementos de 5% ao estilo de “cláusula penal” enquanto não cedessem às suas exigências.

Mas o México hoje deu sinais contraditórios, entre ameaças de retaliação e promessas de conversação…

25% seria deal breaker total na minha opinião para estabelecer de raiz o que a Mota pretende, basta ver o comportamento hoje da GM e Stellantis, já estão a pensar desviar supply chains do México. E isto depois de dezenas de biliões de investimentos em fábricas.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 26/11/2024 22:21

trend=friend Escreveu:Mixed feelings quanto às tarifas do Trump:

- por um lado oferece um sinal positivo aos chineses com tarifas muito menores do que se esperava, talvez não retalie CCCC etc;

- por outro lado, se não for só hedging negocial, pode ter acabado com a estratégia de nearshoring da Mota via Mexico…

Trend, pôr em causa toda a estratégia de nearshoring não diria dado que há vantagens que continuam ser inegáveis na relocalização (parcial) da produção industrial americana para o méxico, como a redução de custos (mão de obra mais barata), redução da dependência da ásia para uma região geográficamente adjacente aos EUA (com custos logísticos e de transporte mais baratos) e conformidade da produção com as regulamentações especificas do mercado norte americano (por força do acordo comercial USMCA).

Porém concordo que o Trump é paradoxal nas suas decisões, por um lado quer mais independência da China, por outro lado continua a escalar as tensões comerciais e diplomáticas com o México com estes aumentos tarifários e a sua crescente retórica anti-imigração.

Em última instância a decisão de investimento no nearshoring no México é das empresas americanas e creio que, no médio/longo prazo os benefícios superam os riscos. É que Trump só tem mais um mandato.

Mas concordo que o potencial do Nearshoring do México não deverá atingir o seu potencial máximo durante a administração Trump, não quer isso dizer que o fenómeno não traga, no curto prazo, algumas oportunidades interessantes para a Mota Engil.

Vai ser navegação à vista com um capitão errático ao leme da maior economia do mundo.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 26/11/2024 21:41

Àlvaro Escreveu:Esta reação à notícia é sinal dos tempos conturbados na Mota. Os abutres não desistem facilmente e continuam a dominar o jogo, nem dão hipótese de reação. :shock:

A bem da verdade, a boa notícia do contrato para alargamento do aeroporto Humberto Delgado é "anulada" pela má notícia/rumor de ontem sobre a Duro Felguera.

Acresce que, na madrugada do dia de hoje, foi anunciado por Donald Trump a intenção impor tarifas adicionais de 10% sobre os produtos chineses e de 25% sobre todos os bens importados do Canadá e do México, o que marcou as sessões de negociação das principais praças europeias pela negativa, tendo-se verificado uma queda generalizada dos principais índices das ações europeias (e do setor da construção em particular).

Face a tudo isto, a queda da Mota até nem foi expressiva

Em termos de ponderação futura, a cotação atual já desconta todos estes eventos negativos (e bem mais que isso).

Parece que o mercado está disposto a "pagar para ver" (nunca deixando a cotação ir abaixo dos 2.4€), pelo que será questão de tempo até a Muddy fechar o short (na minha opinião) e esse será o maior catalisador que a Mota Engil pode ter no curto prazo.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 26/11/2024 20:21

Esta reação à notícia é sinal dos tempos conturbados na Mota. Os abutres não desistem facilmente e continuam a dominar o jogo, nem dão hipótese de reação. :shock:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 26/11/2024 16:45

Aliás, na minha modesta opinião, acho que é precisamente nestes momentos que os abutres fazem questão em lançar lotes de venda para descredibilizar a notícia e a empresa…
É ver o que se passa hoje com esta…
Não é uma noticia que, em condições normais, justificava uma subida (apesar do contexto do dia, devido ao efeito das taxas trump)?
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/11/2024 15:38

Consórcio da Mota-Engil e Vinci ganha obra de expansão do Humberto Delgado - Empresas - Jornal de Negócios

A contratação das obras que vão permitir melhorar a capacidade do atual aeroporto de Lisboa vai ser formalizada esta quarta-feira.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 26/11/2024 15:17

afcapitao Escreveu:https://eco.sapo.pt/2024/11/26/consorcio-da-mota-engil-vence-obras-no-humberto-delgado/


Boa notícia…mas sem reação…já saberiam muitos deduzo!
Recuperou da abertura muito negativa mas com o resto do mercado, não devido a esta notícia parece-me.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 26/11/2024 14:51

 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 26/11/2024 10:56

como já referi, o operador short até pode ter reduzido, pois aproveitou quem vendeu no cansaço, por um lado, visto terem re-comprado a valores mais baixos, que aqueles onde abriram a posição curta.

por outro lado, geralmente, quem entre short em ações, fá-lo com mais informação / conhecimento, que o investidor normal, pelo que, esse conhecimento / informação, serve para suportar a aposta na queda das ações no prazo do contrato de empréstimo das mesmas.

não me admiraria nada, se a posição curta muito em breve fosse reforçada até aos 1%. :roll:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 26/11/2024 9:31

Mixed feelings quanto às tarifas do Trump:

- por um lado oferece um sinal positivo aos chineses com tarifas muito menores do que se esperava, talvez não retalie CCCC etc;

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