Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Vou dar o meu "contributo" à discussão sobre os price targets, sem responder a ninguém em particular pois já se disseram coisas acertadas e coisas que, à falta de melhor termo, não são demonstráveis por prova factual generalizável.
Primeiro e mais importante, um price target é um valor que pode ser calculado com recurso a vários métodos, complementares, (re)combináveis, mas partem sempre de um denominador comum, o cálculo do valor intrínseco da empresa.
Existem vários modelos de avaliação do valor de uma empresa, sendo o DCF (Discounted Cash Flow) a metodologia mais precisa, inclusivamente usada em processos de fusões e aquisições, para calcular quanto vale uma empresa (ou cada uma das suas ações).
Dentro do modelo DCF ainda podemos usar várias abordagens, como o FCFF (Free Cash Flow to the Firm), que coloca o foco no valor da empresa como um todo, considerando todos os seus fluxos de caixa, ou o FCFE (Free Cash Flow to Equity), que centra a análise nos fluxos de caixa disponíveis para o acionista.
Antes de mais considerações, os price targets dados pelas "casas de investimento" idóneas, deveriam ser isentas de conflitos de interesses, caso contrário essa entidade perde credibilidade junto do mercado e dos seus clientes (mas, como em todos os setores de atividade, existem sempre umas ovelhas ronhosas).
Cada analista financeiro é livre de usar o modelo de avaliação que considera mais adequado para a empresa em apreciação, ou a média do cálculo de entre vários modelos, eventualmente cruzando com outros indicadores fundamentais que levem em conta a saúde financeira da empresa, bem como as perspetivas futuras do setor, projetando assim um valor, ponderado, matemático, financeiro e probabilístico sobre qual o valor a que a cotação poderá chegar nos próximos 12 meses (tipicamente os PT são dados a 12 meses, pese embora existam exceções).
Desmistificado o termo, passemos da teoria à prática:
Eu pessoalmente inclino-me mais para a opinião do mcstreet, os price targets podem ser usados para calcular pontos de entrada e saída, especialmente porque historicamente há uma certa tendência das ações manterem uma "distância percentual" (spread) entre a cotação efetiva e o price target.
Quando o preço se distancia demais do spread médio (como está agora no caso da Mota), costuma significar um bom ponto de entrada, quando vai ao encontro do PT, pode ser altura de sair.
E quando vai acima (ou muito acima) do PT, muitas vezes é um sinal de alerta que vêm aí os "market makers" a "contribuir" para a correta formação dos preços (i.e. vêm aí os shorters).
Mas como diz o muad'dib, cada um usa as ferramentas que bem entender para "minerar ações".
Eu uso todas as que consigo encontrar para chegar mais depressa "ao ouro".
Corolário metafórico: Não saber usar um martelo pneumático não significa que ele não seja eficaz para perfurar betão armado
Primeiro e mais importante, um price target é um valor que pode ser calculado com recurso a vários métodos, complementares, (re)combináveis, mas partem sempre de um denominador comum, o cálculo do valor intrínseco da empresa.
Existem vários modelos de avaliação do valor de uma empresa, sendo o DCF (Discounted Cash Flow) a metodologia mais precisa, inclusivamente usada em processos de fusões e aquisições, para calcular quanto vale uma empresa (ou cada uma das suas ações).
Dentro do modelo DCF ainda podemos usar várias abordagens, como o FCFF (Free Cash Flow to the Firm), que coloca o foco no valor da empresa como um todo, considerando todos os seus fluxos de caixa, ou o FCFE (Free Cash Flow to Equity), que centra a análise nos fluxos de caixa disponíveis para o acionista.
Antes de mais considerações, os price targets dados pelas "casas de investimento" idóneas, deveriam ser isentas de conflitos de interesses, caso contrário essa entidade perde credibilidade junto do mercado e dos seus clientes (mas, como em todos os setores de atividade, existem sempre umas ovelhas ronhosas).
Cada analista financeiro é livre de usar o modelo de avaliação que considera mais adequado para a empresa em apreciação, ou a média do cálculo de entre vários modelos, eventualmente cruzando com outros indicadores fundamentais que levem em conta a saúde financeira da empresa, bem como as perspetivas futuras do setor, projetando assim um valor, ponderado, matemático, financeiro e probabilístico sobre qual o valor a que a cotação poderá chegar nos próximos 12 meses (tipicamente os PT são dados a 12 meses, pese embora existam exceções).
Desmistificado o termo, passemos da teoria à prática:
- - Price targets não são valores consensuais entre diferentes analistas (mesmo usando só o modelo DCF-FCFF, cada analista pode considerar diferentes projeções de crescimento, com impacto direto nos fluxos de caixa). Eu pessoalmente gosto de me guiar pelo price target médio;
- Price targets não são garantias, são projeções de preço com base numa previsão que leva em conta um determinado cenário macro económico. Eventos extraordinários (ex: COVID, guerras) que mudem radicalmente o panorama macro económico podem facilmente levar à mudança de opinião radical dos analistas, levando um price target do céu ao inferno em menos de nada;
- Os price targets costumam estar mais aproximados ao valor que a empresa vale, mas isso não quer dizer que seja igual ao valor que o mercado está disposto a pagar por ela;
- Cada price target costuma ser acompanhado por uma nota de research que fundamenta o preço. 90% das vezes os jornais só publicam o PT e não as notas de research. E quando as publicam, a maioria dos investidores amadores não as leem ou não as sabem interpretar.
Eu pessoalmente inclino-me mais para a opinião do mcstreet, os price targets podem ser usados para calcular pontos de entrada e saída, especialmente porque historicamente há uma certa tendência das ações manterem uma "distância percentual" (spread) entre a cotação efetiva e o price target.
Quando o preço se distancia demais do spread médio (como está agora no caso da Mota), costuma significar um bom ponto de entrada, quando vai ao encontro do PT, pode ser altura de sair.
E quando vai acima (ou muito acima) do PT, muitas vezes é um sinal de alerta que vêm aí os "market makers" a "contribuir" para a correta formação dos preços (i.e. vêm aí os shorters).
Mas como diz o muad'dib, cada um usa as ferramentas que bem entender para "minerar ações".
Eu uso todas as que consigo encontrar para chegar mais depressa "ao ouro".

Corolário metafórico: Não saber usar um martelo pneumático não significa que ele não seja eficaz para perfurar betão armado
quer convencer, não sei quem, que o Preço Alvo da MOTA "vale bola".
a experiência indica, e revela, que price targets valem zero, por conseguinte, “bola”, na generalidade.
na mota engil um ativo cíclico, essa argumento é insofismável, ou seja, apenas por um mero acaso é que os price targets oferecidos para a mota engil, andam de braço dado com o preço.
esta é uma afirmação que vale para os últimos 30 anos de histórico na mota engil, para não ir mais atrás.
não tenho nenhuma ambição em convencer quem quer que seja, pois o que me fez aqui vir comentar, foi poder obter opiniões divergentes da minha, até porque, nos mercados aquilo que é verdade agora, em segundos deixa de ser.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:trend=friend Escreveu:Aqui_Vale Escreveu: Uma coisa é ter uma opinião, outra completamente oposta é querer impor a sua opinião.
CumPrim/
Vale Aquilino
Olá Vale, não quero impor nada… simplesmente os 2,65 estão lá como “fronteira”, já por 5 ou 6 vezes nos últimos meses (seria curioso saber se quem não liga à AT acha simples coincidência, tal como podia ser 2,55 ou 2,80…).
Tantas vezes que lá vai, admito que seja quebrado em alta. Se não for, para mim o destino será o oposto. Sem proselitismos ou evangelizações…
Entretanto, os abutres enganaram-se no short, era a Duro Felguera!
Embora o meu Posts, tenha acontecido a seguir ao teu, não era a ti que me referia. Se reparares um pouco antes há um insistente que quer convencer, não sei quem, que o Preço Alvo da MOTA "vale bola". Como se o Mercado não tivesse ultrapassado o estimado. E certamente irá fazer nova ultrapassagem no próximo ano.
CumPrim/
ValeAquilino
Percebido! Quanto aos teus gráficos, sempre claros e úteis.
Um abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Goya777 Escreveu:Falando em Duro Felguera, a Mota sempre entrou no capital da mesma? Entre CFO e CEO que saíram, por decisao propria, Argelia a ameaçar com 400M, bancos a nao darem mais liquidez... a coisa nao está fácil
Sim a Mota converteu o empréstimo à Duro Felguera por ações correspondentes a 23.89% dessa empresa.
Os resultados do 1º semestre de 2024 já incluiam a alteração do perímetro de consolidação (pelo método de equivalência patrimonial) desses 23.89% da Duro Felguera SA. com um investimento financeiro situado na ordem dos 35M€.
Quanto ao pedido de 413M€ pela empresa argelina, segundo esta notícia do Jornal de Negócios, a Duro Felguera já indicou que "irá contestar por escrito o pedido de arbitragem entregue pela estatal argelina até 10 de dezembro".
Esta foi uma aposta arriscada por parte da Mota Engil, que se sabia bem no que estava a meter pois a Duro Felguera enfrentava problemas de liquidez.
De acordo com o relatório de contas do primeiro semestre de 2024 da Mota Engil, a Duro Felguera é uma das empresas que traz uma mais valia na colaboração do projeto da Pemex (no méxico), sendo referido que "aportará a sua vasta experiência e know-how especializado em construção industrial e energia" e que se prespetivam "futuras parcerias com aquela associada no âmbito da transição energética e em projetos industriais associados ao fenómeno do nearshoring, onde a Mota-Engil México pretende posicionar-se como um promotor relevante no reforço da capacidade competitiva do México na região em que se insere"
Resta confiar na administração de ambas as empresas (e do Grupo Prodi) para capitalizar este investimento no futuro.
Olhando para o gráfico de intraday de hoje, parece que esta notícia foi completamente desvalorizada.
"trend=friend", os meus bonecos, valem o que valem , mas se não baralharem, já fico contente por isso.
Como se pode observar os máximos teem sido sucessivamente superiores, e os 2,65, para mim não teem qualquer relevância. A relevância está no fecho do Gap,
Hoje a cotação esbarrou na Linha de Tendência, que será ultrapassada ainda esta semana. E para o Natal, teremos uma boa surpresa.
CumPrim/
ValeAquilino
Como se pode observar os máximos teem sido sucessivamente superiores, e os 2,65, para mim não teem qualquer relevância. A relevância está no fecho do Gap,
Hoje a cotação esbarrou na Linha de Tendência, que será ultrapassada ainda esta semana. E para o Natal, teremos uma boa surpresa.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
trend=friend Escreveu:Aqui_Vale Escreveu: Uma coisa é ter uma opinião, outra completamente oposta é querer impor a sua opinião.
CumPrim/
Vale Aquilino
Olá Vale, não quero impor nada… simplesmente os 2,65 estão lá como “fronteira”, já por 5 ou 6 vezes nos últimos meses (seria curioso saber se quem não liga à AT acha simples coincidência, tal como podia ser 2,55 ou 2,80…).
Tantas vezes que lá vai, admito que seja quebrado em alta. Se não for, para mim o destino será o oposto. Sem proselitismos ou evangelizações…
Embora o meu Posts, tenha acontecido a seguir ao teu, não era a ti que me referia. Se reparares um pouco antes há um insistente que quer convencer, não sei quem, que o Preço Alvo da MOTA "vale bola". Como se o Mercado não tivesse ultrapassado o estimado. E certamente irá fazer nova ultrapassagem no próximo ano.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Ver uma resistência em 2.65 não faz nenhum sentido, isso não é uma resistência, é uma minudência. Chamar a análise técnica para ver aí uma resistência ainda faz menos sentido. O que importa aqui para mim são duas coisas evidentes: suporte bem definido e sobrevenda extrema no mensal, o resto são cantigas.
- Anexos
-
- Mota.PNG (27.83 KiB) Visualizado 5714 vezes
- Registado: 31/5/2014 23:07
Goya777 Escreveu:Falando em Duro Felguera, a Mota sempre entrou no capital da mesma? Entre CFO e CEO que saíram, por decisao propria, Argelia a ameaçar com 400M, bancos a nao darem mais liquidez... a coisa nao está fácil
Se correr mal de todo, são 20 milhões perdidos pela Mota Engil SGPS.
Falando em Duro Felguera, a Mota sempre entrou no capital da mesma? Entre CFO e CEO que saíram, por decisao propria, Argelia a ameaçar com 400M, bancos a nao darem mais liquidez... a coisa nao está fácil
- Registado: 17/7/2014 22:33
Aqui_Vale Escreveu: Uma coisa é ter uma opinião, outra completamente oposta é querer impor a sua opinião.
CumPrim/
Vale Aquilino
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Uma coisa é ter uma opinião, outra completamente oposta é querer impor a sua opinião.
CumPrim/
Vale Aquilino
CumPrim/
Vale Aquilino
José Ortega Y Gasset
Novo ataque aos 2,65, veremos se o perfil de volume é semelhante ao de sexta-feira. Água mole em pedra dura… chaikin money flow com bom aspecto
Clint Eastwood
Clint Eastwood
app do koyfin
os price targets oferecidos para a mota engil das várias casas de investimento, aparentemente, não funcionam com a mota.
acresce, na generalidade, price targets valem zero….
ainda que em determinadas alturas os price targets das casas de investimento sejam usados para venderem o que têm como tóxico, e, tentarem comprar aquilo que fazem passar por tóxico….

todavia, cada um faz o que quer, e usa as suas disponibilidades da forma que lhe apetece.
tudo certo.
muad'dib Escreveu:comparação histórica entre o preço e os price targets da Mota-Engil desde 2020, fornecido pelo Market Screener.
price targets valem “bola”
Por acaso estás bem enganado, instala a app do koyfin é muito simples verificar a evolução da cotação das ações e como acompanham os price targets e vice versa, aliás é uma boa ferramenta para perceber qual dos limites de intervalo uma ação costuma acompanhar e perceber por aí um bom ponto de entrada..
Àlvaro Escreveu:Esta diminuição de posição a descoberto dá a entender ao mercado que passaram a ter mitas dúvidas em relção a uma quebra dos valores a que reduziram. Portanto... para bom entendedor este sinal basta.
Sai um cavalinho para a mesa do canto.....

- Registado: 12/4/2021 11:59
Esta diminuição de posição a descoberto dá a entender ao mercado que passaram a ter mitas dúvidas em relção a uma quebra dos valores a que reduziram. Portanto... para bom entendedor este sinal basta. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
muad'dib Escreveu:comparação histórica entre o preço e os price targets da Mota-Engil desde 2020, fornecido pelo Market Screener.
Muitas vezes ajudam a cotação subir ( não é o que interessa ?) outras vezes não....é só aprender a viver com isso

- Registado: 12/4/2021 11:59
comparação histórica entre o preço e os price targets da Mota-Engil desde 2020, fornecido pelo Market Screener.

muad'dib Escreveu:é indiscutível que no ativo mota engil estamos em bear market.
Antes de mais, um reparo: não se deve aplicar o termo bear market a uma ação em particular, dado que a palavra "market" significa mercado. Bearish seria o termo mais correto para aplicar a um título em particular.
Não me querendo prender em preciosismos, o ativo Mota-Engil está bearish há quase 8 meses sim. Mas repare nesta comparação histórica entre o preço e os price targets da Mota-Engil desde 2020, fornecido pelo Market Screener.
Este gráfico ilustra o que já referi quase uma dezena de vezes: Esta correção deveu-se simplesmente ao facto da cotação da ação ter subido demais, depressa demais
Se quisermos ver o "copo meio cheio", se em vez de recuarmos 8 meses recuarmos a janeiro de 2023, quando a cotação estava nos 1,186€, também se pode constatar que, à cotação atual de 2,574€, a Mota Engil subiu 117% nos últimos 2 anos (e não há muitas cotadas no PSI que se possam gabar disso).
Portanto, cruzando os fundamentais com a análise técnica de tendência de mais longo prazo, não podemos alegar que a Mota está bearish, mas sim bullish, porque, tanto os fundamentais (presentes e futuros) como o preço estão ainda numa tendência ascendente (e o outlook macro económico não é negativo, pelo que não se prevê iminente reversão dos fundamentais).
Enquanto não houver uma reversão dos fundamentais eu considero que estas flutuações gigantescas no preço é a Mota Engil a ser Mota Engil. Dizer que há, neste momento, euforia a mais com a Mota Engil, quando esta apresenta resultados intercalares já superiores aos de há 2 anos atrás e é expectável igualar (ou superar, vamos a ver) os resultados do ano passado é, no mínimo, estranho.
Como eu já estou cansado de referir a tendência da cotação da Mota Engil nunca foi divergente da tendência dos seus resultados (líquidos e operacionais).
Veremos se na apresentação dos resultados consolidados de 2024 esta regra se mantém ou não.
muad'dib Escreveu:por outro lado, discute-se muito, muito se comenta e argumenta, mas ainda ninguém ousou falar sobre as questões, ainda, sem resposta:
quem emprestou as ações para que esta operação fosse possível?
qual o interesse subjacente nesta operação?
Da minha parte não me verá embarcar em teorias da conspiração e discussões no abstrato que não levam a lado nenhum senão a um processo crime por parte de quem se possa estar a "acusar" sem provas.
Essa conversa porém parece-me curiosamente familiar pois era tema recorrente diário de um "antigo" e "desaparecido" utilizador deste fórum, o xxxJJxxx (coincidências).
Tal como disse ao xxxJJxxx num post antigo, qualquer corretora, banco de investimento ou fundo está autorizada legalmente a emprestar ações a qualquer particular ou institucional que queira abrir uma posição curta. A abertura de posições curtas é protegida pela legislação europeia e considerada essencial para o market making. Não é necessário embarcar em teorias da conspiração.
não vejo que este padrão se aplique no gráfico diário da Mota, primeiro porque não estamos em bear marke
é indiscutível que no ativo mota engil estamos em bear market.
isso foi aquilo a que quis dar relevo com o que assinalei, por um lado.
por outro lado, discute-se muito, muito se comenta e argumenta, mas ainda ninguém ousou falar sobre as questões, ainda, sem resposta:
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 7#p1881517
quem emprestou as ações para que esta operação fosse possível?
qual o interesse subjacente nesta operação?
reforço que, para mim que estou dentro, o cenário que pintou, “rudimentarmente”, serve-me muito mais, que aquele que desejei mostrar de forma a baixar o ímpeto extraordinariamente positivo a que vou assistindo de alguns comentários anteriores!
termino com a questão que todos deverão colocar antes de negociar a mota engil:
terá a entidade que emprestou as ações ao short conseguido obter/retirar aquilo que queria com essa operação?
daqui decorre a hipótese singular do reforço do short ser para continuar!
muad'dib Escreveu:While the cup and handle indicates a bullish movement, the inverse version signals a bearish trend.
https://wealthyeducation.com/inverse-cu ... e-pattern/
e se o movimento de sexta-feira foi aquele momento errático para ludibriar mais uns investidores?
e se depois de sexta-feira, o preço desenhar uma “inverse cup&handle?
e se, a muddy reforçar o short, mesmo depois dos fundamentais da mota indicarem alguma resiliência financeira, agora em 2024, quando comparado com os anos 2020; 2021?
não acredito num fecho total do short feito pela muddy, e julgo que dezembro pode acontecer até mesmo um rompimento do suporte da zona dos €2,40, o que colocaria a fragilidade do preço num patamar elevado, potenciando a próxima grande zona de resistência, os tais €1,50
Caro muad'dib, se tivesse lido com atenção o link que você próprio referiu ia reparar nas seguintes passagens:
- The inverted cup and handle pattern is a short-term bearish reversal pattern that appears in an upward price trend. It is created when the stock price declines after reaching a peak, forms an upside-down cup shape, and then rallies back to near the previous high before declining again.
You can find this chart pattern more frequently on bear markets, and it works better on intraday timeframes.
The inverted cup and handle probability is rare. You won't see it quite often on weekly and daily charts, but you can spot it easily on shorter timeframes.
Portanto não vejo que este padrão se aplique no gráfico diário da Mota, primeiro porque não estamos em bear market (a Mota está bearish desde março, mas estamos num bull market visto que todos os principais índices de ações americanos e europeus (até o PSI, imagine-se) estão bullish).
A "handle" que rudimentarmente pintou no seu gráfico, teria de ter uma inflexão muito mais pronunciada para ser considerada como tal no inverted cup and handle pattern.
Depois há a questão de um inverted cup and handle, que demore 8 meses a formar-se num gráfico diário, ser algo tão raro como um trevo de 4 folhas. Ou seja, em termos técnicos a sua teoria não tem grande sustentação.
Em termos fundamentais, uma descida aos 1.5€ tem ainda menos sustentação, visto que esse foi um valor que serviu de suporte depois da Mota Engil apresentar os resultados consolidados do exercício de 2022 (onde reportou "apenas" um VN de 3804M€, um EBITDA de 540M€ e um RL de 40M€). Estes resultados foram todos mais que superados nos resultados intercalares do 3º trimestre deste ano e são inclusivamente superiores aos apresentados no período homólogo (3º trimestre de 2023), altura em que a Mota não cedeu abaixo dos 3,10€ e em que depois fez o rally que conhecemos até aos 5.90€.
A meu ver, em termos de probabilidade técnica e fundamental, é mais provável formar-se um cup and handle regular do que o padrão invertido que refere.
Deixo abaixo um gráfico histórico, desde o início de 2023, com os resultados intercalares desde janeiro desse ano (a verde escuro) e com os principais catalisadores negativos (a vermelho), com a projeção de resultados para 2024 (dos analistas financeiros), a azul, e com a minha projeção (meu bitaite) de um cup and handle regular, orientado por uma linha de tendência ascendente com a mesma agressividade da que se verificou há um ano atrás.
É a minha "previsão da Maya" para 2025

While the cup and handle indicates a bullish movement, the inverse version signals a bearish trend.
https://wealthyeducation.com/inverse-cu ... e-pattern/
e se o movimento de sexta-feira foi aquele momento errático para ludibriar mais uns investidores?
e se depois de sexta-feira, o preço desenhar uma “inverse cup&handle?
e se, a muddy reforçar o short, mesmo depois dos fundamentais da mota indicarem alguma resiliência financeira, agora em 2024, quando comparado com os anos 2020; 2021?
não acredito num fecho total do short feito pela muddy, e julgo que dezembro pode acontecer até mesmo um rompimento do suporte da zona dos €2,40, o que colocaria a fragilidade do preço num patamar elevado, potenciando a próxima grande zona de resistência, os tais €1,50
Parece, finalmente, estarem reunidas as condições para uma prenda de Natal.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Agora é deixar correr o marfim. A entrada em bull mode só acima de 2,80.
Se quiserem continuar a fechar curtos é capaz de ser rápido.
Se quiserem continuar a fechar curtos é capaz de ser rápido.
- Registado: 7/3/2007 19:42
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Massao1, Pmart 1 e 141 visitantes