Caldeirão da Bolsa

OT - Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 19/1/2024 12:27

Seca fez subir preço da batata em 23% no último ano na UE. Azeite está 54% mais caro

Escassez de alimentos, habitação, medicamentos... onde rebentar o dinheiro dos contribuintes?
No TGV....
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 17/1/2024 23:20

China’s economy faces ‘critical year’ to dispel deflation and revive confidence :lol:

Portada do FT. Não podem estar bons da cabeça. O país cresce mais do que todas as economias ocidentais quase 5% e vêm estes pintar que a China está em apuros.

O que se ensina em economia nos dias hoje no ocidente? Marx, Pikety, Krugman, Keynes... Devem levar com este lixo durante o curso todo.

Agora uma economia que aumenta a produtividade está mal... :wall:
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 17/1/2024 23:10

"Quer se declarem abertamente comunistas, fascistas, nazis, socialistas, sociais-democratas, nacionais-socialistas, democratas-cristãos, keynesianos, neo-keynesianos, progressistas, populistas, nacionalistas ou globalistas. Não existem diferenças substanciais em termos de conteúdo. Todos defendem que o Estado deve dirigir todos os aspetos da vida dos indivíduos".


Exactamente.

Tudo que retire liberdade económica ou social é tudo farinha do mesmo saco.

O estadismo é um vírus e os maiores estadistas da história foram homens como Hitler, Mao, Estaline, Biden, Merkel, Macron, Napoleão, Putin, Bush, Sanchez, Scholz. Todos que se estão borrifando para os direitos, liberdades e bem estar individuais.
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Re: Políticas para Portugal

por rg7803 » 17/1/2024 17:22

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... -do-estado


Milei alerta empresários em Davos: "Não se intimidem por parasitas que vivem do Estado"
“Buy high, sell higher...”.
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 17/1/2024 12:05

Os números do Eurostat para Portugal de 1,9% pertencem ao mundo da fantasia.

Isto é forjar dados ao mais alto nível, democracia morta e enterrada venham as ditaduras sempre é melhor do que esta farsa.
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 17/1/2024 12:01

É "provável" que o BCE baixe juros no verão, diz Lagarde

Inflação na Zona Euro acelerou para de 2,9% em dezembro, confirma o Eurostat

Os juros deviam ser consideravelmente mais altos, mesmo com o oil contido os preços sobem. Isto é um problema estrutural.

Enfim a corja europeia nazi, pior do que Russia e China...
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 16/1/2024 14:42

Sim sim a Alemanha neo marxista também está no bom caminho.

O desemprego vai eventualmente regressar. Desta vez os sistemas de pensões e as gratuitidades (pagas com o sangue dos contribuintes) não vão resistir.

Produtividade em minimo de mais de uma década (excluindo o spike do covid extrapolado pelos interesses governamentais marxistas).
Anexos
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Re: Políticas para Portugal

por Opcard » 16/1/2024 14:32

PMP69 Escreveu:A Alemanha tem um passe que tem um custo mensal de € 49, e que permite usar todos os transportes públicos em todo o território, incluindo comboios regionais e suburbanos, autocarro, metro .....


Pedro


Melhor ainda no Luxemburgo os transportes são grátis , esse deve ser o caminho tudo grátis e para isso ser possível basta uma pequena coisa conseguir um lugar neste clube dos maiores PIB per capita do mundo Luxemburgo (US$ 116,9 mil), seguido por Suíça, Irlanda e Noruega.

Os portugueses residentes no grão-ducal quando ganharam o campeonato europeu deram cabo da cabeça dos luxemburgueses mas os mais informados diziam aos portugueses que eram eles os campeões e onde mais conta .
 
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 16/1/2024 14:15

Um verdadeiro paraíso nazi.

O contribuinte paga comboios que não usa. Heil Hitler. Heil UE.
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Re: Políticas para Portugal

por PMP69 » 16/1/2024 13:39

A Alemanha tem um passe que tem um custo mensal de € 49, e que permite usar todos os transportes públicos em todo o território, incluindo comboios regionais e suburbanos, autocarro, metro .....


Pedro
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Re: Políticas para Portugal

por perneta » 16/1/2024 12:48

A titulo de curiosidade, uma viagem de comboio de alta velocidade no Japão, de Osaka a Tóquio, custa a volta de 100€, cerca de 500km.
"At Berkshire, we particularly favor the rare enterprise that can deploy additional capital at high returns in the future. Owning only one of these companies – and simply sitting tight – can deliver wealth almost beyond measure."
 
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 16/1/2024 11:42

Comissão Europeia lança aliança para combater escassez de medicamentos essenciais :lol:

A aliança dos ditadores imuteis e corruptos.


O que temos escassez? Medicamentos!

Para onde vai o dinheiro dos contribuintes? Para o TGV (entre muitos intervenientes corruptos que vão comprar mais casas com o dinheiro corrupto que vão roubar e contribuir ainda mais para a miséria, escassez e inflação).
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Re: Políticas para Portugal

por Opcard » 16/1/2024 9:47

Lamento por Portugal este disparate, eu ando de TGV mas nunca paguei bilhete , Portugal nao tem classe media, nem empresas nem quadros como os os outros países europeus para encher os comboios .

Uma parte traduzida automaticamente, depois o original sobre o estudo europeu recente da Greenpeace o comboio 2 a 2,6 vezes mais caro que o avião

“UM ESTUDO RECENTE DO GREENPEACE REVELA QUE, NA EUROPA, AS PASSAGENS DE COMBOiO SÃO, EM MÉDIA, DUAS VEZES MAIS CARAS QUE AS DO AVIÃO, COM UMA VIAGEM ENTRE BARCELONA E LONDRES CHEGANDO A CUSTAR ATÉ 30 VEZES MAIS!

A SITUAÇÃO É AINDA MAIS DESIGUAL NA FRANÇA, ONDE OS BILHETES DE TREM SÃO EM MÉDIA 2,6 VEZES MAIS CAROS DO QUE OS BILHETES DE AVIÃO.

ISTO COLOCA A FRANÇA EM TERCEIRO LUGAR, A PAR DA BÉLGICA E ATRÁS DO REINO UNIDO E DA ESPANHA, OS PAÍSES EUROPEUS MAIS INCONSISTENTES EM TERMOS DE PREÇOS, NÃO CONTRIBUINDO PARA A NECESSIDADE DE REDUZIR AS EMISSÕES DE GASES COM EFEITO DE ESTUFA. DE ONDE VEM ESSA DIFERENÇA DE PREÇO ENTRE O AVIÃO E O TREM?

EM PRIMEIRO LUGAR, AS PORTAGENS PESAM MUITO NO ORÇAMENTO DESTA ÚLTIMA. AS PORTAGENS FRANCESAS REPRESENTAM CERCA DE 40% DO PREÇO DE UM BILHETE DE TGV.

COM UM CUSTO DE 9 EUROS POR QUILÓMETRO PARA OS COMBOIOS DE ALTA VELOCIDADE, QUE ESTÃO ENTRE OS MAIS CAROS DA EUROPA, PREJUDICAM SOBRETUDO AS VIAGENS LONGAS. AO CONTRÁRIO DO AVI ...

Original

JEUDI, 3 AOÛT 2023
"Le 20 juillet dernier, Greenpeace a publié une étude comparant les tarifs ferroviaires et aériens pour une centaine de trajets. Le rapport montre qu’il y a une fiscalité inéquitable au profit des compagnies aériennes, beaucoup plus polluantes que les compagnies ferroviaires, ce qui est à contre-courant de la lutte actuelle contre les dérèglements climatiques.
Ces derniers mois, le trafic aérien européen frôle les records enregistrés avant la pandémie, alors que son impact climatique atteint jusqu’à 100 fois celui du train. Si le transport ferroviaire présente des avantages flagrants en terme de bilan carbone, il ne bénéficie pas des mêmes facilités que l’avion, et par conséquent ses prix découragent grandement les usager·ère·s.
L’étude récente de Greenpeace dévoile qu’en Europe, pour un même trajet, les billets de train sont en moyenne deux fois plus chers que ceux de l’avion, un trajet entre Barcelone et Londres coûtant même jusqu’à 30 fois plus cher ! La situation est encore plus inégale en France, où les billets de train sont en moyenne 2,6 fois plus chers que les billets d’avion. Ce qui place la France en troisième position, à égalité avec la Belgique et derrière le Royaume-Uni et l’Espagne, des pays européens les plus inconséquents en termes de tarification, ne contribuant pas à la nécessité de réduire les émissions de gaz à effet de serre.
D’où vient cette différence de prix entre l’avion et le train ?
Tout d’abord, les péages pèsent lourd sur le budget du dernier. Les péages français représentent environ 40% du prix d’un billet de TGV. Avec un coût de 9€ au kilomètre pour les trains à grande vitesse, parmi les plus chers d’Europe, ils défavorisent en particulier les trajets longs. Contrairement à l’avion qui peut parcourir des longues distances sans que cela ne pèse sur son business model, selon Victor Thévenet, Rail Coordinator au sein de Transport & Environnement (T&E). Sans compter que les péages devraient augmenter dans les trois prochaines années en réponse « au contexte inflationniste », selon l'Autorité de régulation des transports.
Cette redevance est versée à SNCF Réseau pour financer l'infrastructure et l'ensemble du service, car la France a fait le choix de faire reposer ce coût sur les compagnies ferroviaires, alors que d'autres pays européens subventionnent les gestionnaires de réseau. « En tant que transport du quotidien, bas carbone et public, le train mériterait d’avoir un avantage sur ces péages », avance Victor Thévenet auprès de Novethic. Il poursuit : « L’État pourrait les alléger pour permettre d’accroître l’offre, de proposer des billets moins chers et in fine de redynamiser des lignes sous-utilisées, comme l’axe Perpignan-Barcelone ».
Qu’en est-il de la fiscalité sur ces deux modes de transport ?
Elle est nettement à l’avantage de l’avion. Lors de l’achat d’un billet de train, les usager·ère·s doivent payer la TVA qui représente 10% du prix. Une taxe qui ne s’applique pas aux vols internationaux. S’ajoute à cela que l’électricité utilisée pour le fonctionnement du matériel roulant est elle aussi taxée à hauteur de 20%, ce qui n’est pas le cas du kérosène employé pour propulser les avions, qui n’est pas taxé.
Ces exemptions ont été analysées dans une étude publiée le 12 juillet dernier par Transport & Environnement. Cette fiscalité avantageuse pour l’avion a représenté en 2022 un manque à gagner de 4,7 milliards d’euros pour l’État français, selon l’ONG. Les billets d’avions sont assujettis à des taxes minimales contrairement au transport ferroviaire, ce qui est dû à des choix politiques.
Afin d’inverser la tendance et de soutenir le transport ferroviaire, T&E propose notamment d’augmenter les taxes sur les billets d’avion les plus onéreux, de première ou classe affaire, allant jusqu’à 864 euros pour les vols en dehors des frontières européennes. En parallèle, l’Union européenne pense à une taxation du kérosène qui permettrait une réduction de 6 à 15% des émissions du secteur aérien. Enfin, dans le cadre de son étude, Greenpeace appelle à la création d’un ticket-climat – un forfait qui permet d’utiliser le train (hors TGV) de manière illimitée et à un prix abordable – ainsi qu’à la relance du train de nuit et au renfort de tarifs réduits sur les trains longue distance pour les personnes à faibles revenus.


https://www.transition-europe.eu/fr/new ... 0d%27avion.
 
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 16/1/2024 9:20

Ou podia ser corredor para transportar os inimigos do estado para campos de concentração.

Com tantos problemas que o país tem, criar um problema adicional e aumentar ainda mais impostos e a corrupção a isto se resume o TGV.
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Re: Políticas para Portugal

por PMP69 » 15/1/2024 20:58

Poderão transformar a linha "antiga" para o transporte de mercadorias.

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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 15/1/2024 20:42

A minha aposta é que essa obra nunca seja concluída.


Como se não basta-se a situação extremamente delicada do país vai ainda dispender recursos numa obra que é um buraco negro.

Morrem cidadãos à porta dos hospitais sem sair da ambulância e toca a gastar dinheiro num comboio que ninguém pediu para além de meia duzia de interessados.

Enfim pertencer à nova UESS é isto. Tudo a comer sopa de pedra, mas só com a pedra e água (suja com plástico porque nem a água potável vão ter direito).
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Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 15/1/2024 20:37

Que os outros serviços vão ser extintos é uma alegação tua que carece de suporte. O projecto é para um corredor novo, que interliga com o serviço convencional. Concorde-se ou não com ele.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 15/1/2024 20:34

MarcoAntonio Escreveu:
BearManBull Escreveu:Obviamente que não vão ter o sistema actual a funcionar em paralelo com TGV. Tal como aconteceu em Espanha uma vez que esteja implementado o TGV as linhas tradicionais vão á vida. Adeus IC, IR, R, AP.


Independentemente de se concordar com o projecto do TGV, trata-se de um novo corredor que vai coexistir com a rede convencional (não vai extinguir os outros serviços todos conforme estás a referir).


Isso dizes tu. Em Espanha foi o que aconteceu e aqui vai ser igual. Já o TGV vai dar centenas de milhões de despesa extra por ano então, com a linha convencional em paralelo vai passar o país a trabalhar só para pagar a CP... um sonho húmido comunista sem duvida.
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Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 15/1/2024 20:26

Opcard Escreveu:O problema é que os recursos são finitos e vendo outros países é um drama de injustiças , onde andam 80% dos passageiros ficam com 20% do investimento na ferrovia , e onde andam menos de 20% dos passageiros tem 80% do investimento nos caminhos de ferro , tudo é caro na alta velocidade .


Tendo a concordar. Pessoalmente inclino-me para que, dada a dimensão do país e situação económica, estávamos "bem" com o AP e que não havia necessidade de nem consigo ver o grande benefício/interesse num grande investimento no TGV a ligar Porto-Lisboa. Não estou a promover ou a criticar o avanço do TGV, apenas a apontar que a rede convencional não vai deixar de existir como estava a ser apontado.
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Re: Políticas para Portugal

por Opcard » 15/1/2024 20:05

MarcoAntonio Escreveu:
BearManBull Escreveu:Obviamente que não vão ter o sistema actual a funcionar em paralelo com TGV. Tal como aconteceu em Espanha uma vez que esteja implementado o TGV as linhas tradicionais vão á vida. Adeus IC, IR, R, AP.


Independentemente de se concordar com o projecto do TGV, trata-se de um novo corredor que vai coexistir com a rede convencional (não vai extinguir os outros serviços todos conforme estás a referir).


O problema é que os recursos são finitos e vendo outros países é um drama de injustiças , onde andam 80% dos passageiros ficam com 20% do investimento na ferrovia , e onde andam menos de 20% dos passageiros tem 80% do investimento nos caminhos de ferro , tudo é caro na alta velocidade .

Como energético é brutal , foi para escoar os excedentes das centrais nucleares a época que os franceses fizeram o TGV , e utilizaram Bruxelas para vender essa indústria .
 
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Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 15/1/2024 19:52

BearManBull Escreveu:Obviamente que não vão ter o sistema actual a funcionar em paralelo com TGV. Tal como aconteceu em Espanha uma vez que esteja implementado o TGV as linhas tradicionais vão á vida. Adeus IC, IR, R, AP.


Independentemente de se concordar com o projecto do TGV, trata-se de um novo corredor que vai coexistir com a rede convencional (não vai extinguir os outros serviços todos conforme estás a referir).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Políticas para Portugal

por TTM62 » 15/1/2024 18:45

Vicios de rico com carteira de pobre! As elites comparam se aos fidalgos do sec XIX, tudo à grande e depois logo se vê quem pagará a conta. Um tgv para este retângulo terá tanta utilidade como um Ferrari numa estrada romana. Vai ser caro de construir, dispendioso para manter, economicamente pouco rentável (10 M pessoas). A otimizacao da linha do norte era uma grande solução. Cá estaremos para pagar a fatura.
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 15/1/2024 18:32

Vai ter o efeito inverso. Como diziam no texto que partilhei, o TGV é concorrência ao avião.

Os preços vão ser tão caros que vão aumentar o número de carros e autocarros nas estradas.

Obviamente que não vão ter o sistema actual a funcionar em paralelo com TGV. Tal como aconteceu em Espanha uma vez que esteja implementado o TGV as linhas tradicionais vão á vida. Adeus IC, IR, R, AP. Repare-se que na actualidade temos boa capacidade instalada a sair de Lisboa-Porto com comboios a cada 20 minutos e se não existem mais AP é porque não existe procura.... (porque são caros e porque maior parte dos viajantes não se preocupam assim tanto com o tempo de viagem).

O TGV nunca terá um preço inferior ao AP que é de quase 50 euros...



Se a coisa correr realmente bem ainda entramos numa crise e ficam com as obras a meio. Depois ficamos com um monumento perdido, uma catástrofe ambiental e uma rede de comboios completamente deficitária. (O tuga é o gaijo mais preocupado do planeta com o ambiente, mas depois só quer ver cimento espalhado por todo o lado...).

Entretanto temos regiões que estão cada vez com maior dificuldade em ter acesso a água...
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Re: Políticas para Portugal

por djovarius » 15/1/2024 17:48

Viva,

Tantas asneiras que se dizem sobre TGV.
O nosso "projeto" é de alta velocidade, sim, mas nada a ver com o TGV que vai bem acima de 300 kms/hora.

E que tal se gastassem apenas mil milhões para melhorar a linha Lisboa / Porto e o material circulante?
Reforçando também o número de viagens diretas (sem paragens) entre as duas cidades?

Poderia descer para uma hora e meia essa viagem direta... ou não?? Talvez uns minutos mais, ok...

Mesmo assim, seria suficiente para combater os voos, pois só a chatice que dá para ir para o Aeroporto, passar segurança, demoras, etc...
Também combateria bem os transportes rodoviários...
A verdade é que o consumidor tuga não está preparado para gastar 50 paus numa viagem dessas de TGV altamente caro...

Que acham disto? :-k :-k

Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
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Re: Políticas para Portugal

por PMP69 » 15/1/2024 17:07

A linha Lisboa / Porto vai ser construída em bitola Ibérica, mas a própria Espanha já tem linhas em bitola Europeia (por exemplo Madrid / Sevilha), e penso que a ideia era abandonar a bitola Ibérica.


Pedro.
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