Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Stock options e sua tributação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Stock options e sua tributação

por NirSup » 15/2/2021 14:40

O problema é que os interesses fiscais da empresa não coincidem com os teus. Quase nunca coincidem. O que para Ti é um rendimento (sujeito a imposto) para eles é um custo (dedutível).
E para a Autoridade Tributária o que importa é a declaração da empresa. Não o que Tu achas. Para os tribunais já não é bem assim.
Espero ter sido útil.
by Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4172
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Stock options e sua tributação

por JOPMF » 15/2/2021 14:15

A questão é que a empresa diz que vai declarar essa venda de stock options (caso eu exerça e venda) como rendimento, o que a meu ver está errado. Queria perceber se existe alguma documentação que me possa ajudar a justificar a minha visão.
 
Mensagens: 2
Registado: 15/2/2021 13:15

Re: Stock options e sua tributação

por NirSup » 15/2/2021 13:57

Estás obrigado a declarar as mais-valias realizadas no ano correspondente.
Pelo que o teu raciocínio parece correto.
O imposto recai apenas sobre as mais-valias. Basta ler o Anexo G e J.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4172
Registado: 29/4/2014 15:34

Stock options e sua tributação

por JOPMF » 15/2/2021 13:28

Bom dia a todos, procurei no fórum e não encontrei nada que me tirasse a seguinte dúvida.

Trabalho para uma empresa que me deu stock options que as posso exercer a um valor pré-determinado (strike price). A mesma empresa atribúi também RSUs.
Quando uma RSU é-me atribuida (vesting) é definido um preço que é aplicado àquele lote de acções recebidas e estas serão declaradas no IRS, pela empresa, juntamente com o resto dos rendimentos auferidos (taxa 40%+). Até aqui tudo bem, pois a acção é me oferecida na sua totalidade.

Já no que toca às stock options, foi dito que ao exercer a minha opção de compra, vou pagar como sendo rendimento (taxa novamente a 40%+) e só pagarei como mais valias caso as venda a um preço superior ao do valor de exercício.

Ora a ideia que tenho é que só deveria declarar a venda porque na realidade não me estão a dar nada, eu tenho de pagar por essas stocks e a meu ver, a tributação deveria de ser (preço mercado - strike price) * 28% (taxa de mais valia) tal como se tivesse comprado qualquer outra acção no mercado.

Agradeço a ajuda, quer seja a provar que estou errado ou certo. Obrigado
 
Mensagens: 2
Registado: 15/2/2021 13:15


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Conservador, HFCA, iniciado1, latbal, m-m, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, Musus, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, Shimazaki_2, tami, trilhos2006, Zguibz2 e 77 visitantes