Caldeirão da Bolsa

Stock options e sua tributação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Stock options e sua tributação

por NirSup » 15/2/2021 14:40

O problema é que os interesses fiscais da empresa não coincidem com os teus. Quase nunca coincidem. O que para Ti é um rendimento (sujeito a imposto) para eles é um custo (dedutível).
E para a Autoridade Tributária o que importa é a declaração da empresa. Não o que Tu achas. Para os tribunais já não é bem assim.
Espero ter sido útil.
by Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por JOPMF » 15/2/2021 14:15

A questão é que a empresa diz que vai declarar essa venda de stock options (caso eu exerça e venda) como rendimento, o que a meu ver está errado. Queria perceber se existe alguma documentação que me possa ajudar a justificar a minha visão.

Registado: 15/2/2021 13:15

por NirSup » 15/2/2021 13:57

Estás obrigado a declarar as mais-valias realizadas no ano correspondente.
Pelo que o teu raciocínio parece correto.
O imposto recai apenas sobre as mais-valias. Basta ler o Anexo G e J.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

Stock options e sua tributação

por JOPMF » 15/2/2021 13:28

Bom dia a todos, procurei no fórum e não encontrei nada que me tirasse a seguinte dúvida.

Trabalho para uma empresa que me deu stock options que as posso exercer a um valor pré-determinado (strike price). A mesma empresa atribúi também RSUs.
Quando uma RSU é-me atribuida (vesting) é definido um preço que é aplicado àquele lote de acções recebidas e estas serão declaradas no IRS, pela empresa, juntamente com o resto dos rendimentos auferidos (taxa 40%+). Até aqui tudo bem, pois a acção é me oferecida na sua totalidade.

Já no que toca às stock options, foi dito que ao exercer a minha opção de compra, vou pagar como sendo rendimento (taxa novamente a 40%+) e só pagarei como mais valias caso as venda a um preço superior ao do valor de exercício.

Ora a ideia que tenho é que só deveria declarar a venda porque na realidade não me estão a dar nada, eu tenho de pagar por essas stocks e a meu ver, a tributação deveria de ser (preço mercado - strike price) * 28% (taxa de mais valia) tal como se tivesse comprado qualquer outra acção no mercado.

Agradeço a ajuda, quer seja a provar que estou errado ou certo. Obrigado

Registado: 15/2/2021 13:15

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, OCTAMA e 168 visitantes