Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trigo - o novo alimento dos touros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Trigo - o novo alimento dos touros

por bioearth » 23/7/2017 16:42

No caso de produtos agrícolas nunca esquecer a meteorologia. Por exemplo, na Europa é a temporada do milho. Se as previsões de curto prazo estiverem corretas vamos ter um verão muito quente o que vai obrigar a um aumento de custos - regas (custo eletricidade/combustível, mão de obra extra) e fertilizações adicionais para estimular as produções e com um resultado final mais indefinido...

Registado: 16/9/2012 23:57

por rtavares » 23/7/2017 12:05

Boas, não gosto de agoirar nem de fazer o papel de Velho do Restelo, mas há 3 pontos que me parece que devem ser equacionados na evolução e na negociação do preço do trigo:
O trigo é cotado em dólares.
A produção de cereais não deve descer no presente ano, nem a produção de trigo (atenção que já vi por aí que a produção está acima das previsões para o trigo).
O preço das matérias primas continua um bocado por baixo.

Dados da FAO
http://www.fao.org/worldfoodsituation/csdb/en/ (façam o favor de descarregar o mapa excel incorporado neste link)

Dados dos serviços agrícolas dos 'states' (Editado depois do post - atenção que os americanos ainda são mais otimistas quanto à produção de trigo do que a maioria das fontes consultadas antes...)
http://abitrigo.com.br/associados/arqui ... _trigo.pdf

Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/

Registado: 29/11/2007 12:51

por JohnyRobaz » 23/7/2017 3:10

Sr_SNiper Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Qual é a melhor forma de investir em trigo, para quem usa GoBulling, alguém me pode aconselhar neste aspecto?

Obrigado.
Cumps,
JR

Eu uso cfd´s sobre futuros

Vou experimentar, caso o trigo dê sinal de entrada, obrigado!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Sr_SNiper » 22/7/2017 23:39

JohnyRobaz Escreveu:Qual é a melhor forma de investir em trigo, para quem usa GoBulling, alguém me pode aconselhar neste aspecto?

Obrigado.
Cumps,
JR

Eu uso cfd´s sobre futuros
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por JohnyRobaz » 21/7/2017 13:23

Qual é a melhor forma de investir em trigo, para quem usa GoBulling, alguém me pode aconselhar neste aspecto?

Obrigado.
Cumps,
JR
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Penaforte » 21/7/2017 12:46

Muito obrigado Cem, valorizo sempre muito a tua opinião.

Estou de facto a aguardar a tal confirmação, este pullback precedido de poderoso breakout é o meu cenário predilecto para investir (quando confirmado).

Um abraço.

Registado: 20/10/2014 14:55

por Cem pt » 20/7/2017 15:24

Amigo Peninha:

Estou fortemente tentado a concordar contigo, contudo à cautela eu talvez esperasse por uma pequena confirmação duma pequena vela ou pernoca virada para cima. As pernas ao léu em geral são mais apetecíveis!

Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por Penaforte » 20/7/2017 15:13

Boa tarde,

Após um natural pullback, o trigo pode estar a chegar novamente a uma zona interessante para reforço/entrada.
Anexos
TEUCRIUM WHEAT FUND ETV.png

por Penaforte » 5/7/2017 14:41

"Target" do duplo fundo praticamente atingido, actualizo com gráfico no final do dia.

por Penaforte » 4/7/2017 10:45

E lá foi o trigo.

Apesar de não ser um canal descendente perfeito, deixo uma nova perspectiva no gráfico Semanal que atribui ainda mais relevância a este recente movimento.
Anexos
TEUCRIUM WHEAT FUND ETV weekly.png

por Penaforte » 30/6/2017 10:13

Bom dia a todos,

Tenho acompanhado o trigo e penso que pode estar a iniciar um movimento de inversão de tendência.
Deixo gráficos diário e semanal de um ETF que segue esta commodity (WEAT) e está numa zona interessante onde pode validar o duplo fundo, confirmando inversão de curto prazo. O target para este movimento seria aproximadamente na próxima resistência.

P.S. Se por acaso o Cem_pt tropeçar neste tópico, gostaria muito de saber a sua visão sobre o Trigo :wink:
Anexos
TEUCRIUM WHEAT FUND ETV weekly.png

por LUISSM3 » 6/6/2013 14:43

Sect Escreveu:Há quem prefira refugiar-se em ouro ou prata mas penso que o valor dos cereais como instrumento de "refugio" é largamente menosprezado.
E logo eu que me farto de beber café!
:wink: :mrgreen: :twisted:

Não me refiro a investir em cereais como refúgio, mas sim por questão de momento e sazonalidade.

Pelo histórico, parece-me que entre Junho e Agosto se verificam movimentos ascendentes significativos nos cereais.

Tecnicamente tb me parece que os indicadores assinalam a possibilidade de repetição desses movimentos.
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por DC89 » 6/6/2013 2:56

Há quem prefira refugiar-se em ouro ou prata mas penso que o valor dos cereais como instrumento de "refugio" é largamente menosprezado.
E logo eu que me farto de beber café!
:wink: :mrgreen: :twisted:

Registado: 26/12/2007 15:50

por LUISSM3 » 6/6/2013 0:57

Esta não é a altura do ano indicada para se fazer uns investimentos em Cereais?
Anexos
WEATP 5-06-2013(W).gif
WEATP 5-06-2013(W).gif (44.44 KiB) Visualizado 8944 vezes
Milho 5-6-2013(W).gif
Milho 5-6-2013(W).gif (49.39 KiB) Visualizado 8941 vezes
GRAINS 5-6-2013(W).gif
GRAINS 5-6-2013(W).gif (47.6 KiB) Visualizado 8941 vezes
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por Quimporta » 21/12/2010 14:05

Este artigo do "negócios" chama-se: "onde investir em 2011".

As tendências de subidas generalizadas previstas para os produtos agrícolas são a prova que estamos a pedir à Natureza mais do que ela está capaz de fornecer...

Preocupem-se...:?

Matérias-primas - Novas subidas em 2011

21 Dezembro 2010 | 09:00
Carla Pedro - cpedro@negocios.pt

O milho vai ocupar o trono dos produtos agrícolas no próximo ano. Vindos de outros sectores, juntam-se-lhe o cobre, o petróleo e o ouro. Os líderes das valorizações de 2011 já estão seleccionados.

O ano corrente foi positivo para a generalidade das matérias-primas, mas o movimento de subida não deverá ficar por aqui. Muitas são as casas de investimento que prevêem uma continuação da tendência em 2011. Nalguns casos, como o do cobre, esperam-se novos máximos históricos. Para o petróleo, o patamar dos 100 dólares é quase certo. E o ouro deve subir pelo 11º ano consecutivo.

Em 43 matérias-primas, apenas seis desceram no acumulado do ano até 6 de Dezembro, dizem as contas dos analistas do Barclays Capital (BarCap). Entre as maiores valorizações está o algodão (87,7%), gás natural do Reino Unido (86,4%), paládio (83,7%), prata (76,5%), trigo (54%), café (53,5%) e estanho (50,3%).

Não há dúvidas, sublinham os estrategas da entidade britânica, que a agricultura foi o sector das matérias-primas mais forte este ano. E em 2011, prognosticam, os fundamentais da procura continuarão a melhorar, neste e noutros sectores das "commodities", com várias matérias-primas preparadas para fixarem novos máximos. Os receios em torno da dívida soberana teriam de agravar-se muito mais ou o crescimento da China teria de abrandar muito mais depressa do que o previsto para a tendência de subida dos preços não se confirmar, argumenta o BarCap.
(...)

Trigo será o elo mais fraco

O gás natural recolhe consenso na lista de "commodities" que os principais analistas estimam que desvalorizem em 2011. Segundo o Bank of America Merrill Lynch, as cotações desta matéria-prima energética deverão cair, sobretudo devido ao aumento da produção. Opinião que é partilhada pelo Goldman Sachs. Nas "commodities" agrícolas, o açúcar causa dúvidas. Os fundamentais são positivos, com baixos stocks e forte procura, mas o aumento das exportações indianas poderá debilitar o cenário, diz o BarCap.

Mas o BofA Merrill Lynch concentra-se nas previsões de que a produção será penalizada por condições atmosféricas desfavoráveis e de que a procura continuará a crescer, estimando assim um bom ano para o açúcar. Segundo este banco e o Goldman, o trigo será o elo mais fraco em 2011, devido à maior produção, aos inventários elevados e aos excedentes de exportação por parte da Europa e América do Sul.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=459519

"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Pata-Hari » 19/8/2010 7:58

Mosseberg, se pesquisares um pouco um fórum, há dezenas de explicações em como são montados esses produtos (eu própria já devo ter explicado para aí umas 20 vezes). O banco ganha o mesmo quer o produto acabe a ganhar ou a perder. A margem do banco é cobrada na montagem. Depois ganhará comissão de transacção se o venderes mais cedo mas é tudo.

Nota que se venderem qualquer um desses produtos, as aplicações alternativas (sem risco, porque neste momento isso é uma aplicação sem risco de capital) que conseguirás terão menores yields do que essas porque essas foram montadas em épocas de melhores taxas. Se não tiverem, fará sentido venderes.

E nota como alguns estruturados aparecem no mercado fruto da procura dos clientes. A altura do lançamento desses dois estruturados foram os meses em que todos os dias os jornais falavam nos cereais e no modo como o preço subia. Os clientes queriam esses produtos, era o momento em que toda a gente achava que ia ficar rico se tivesse trigo e milho em carteira :roll: . Os bancos respondem a esse tipo de estimulo e lançam produtos que acreditam que se irão vender, igual às mini-saias: se este verão se venderem mini-saias, serão mini-saias o que se irá produzir. Lançam igualmente outras ideias, que nunca entusiasmam os clientes e que são normalmente as que ganham dinheiro. É o que sucede sistemáticamente.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Marco Martins » 18/8/2010 23:22

Estas notícias do aumentos dos cereais terão impacto também nos bio-combustíveis?

Quais as empresas cotadas que poderão ser ainda mais penalizadas?

Registado: 7/4/2007 17:13

por migluso » 15/8/2010 19:53

http://www.zerohedge.com/article/more-d ... tes-bubble

http://www.bloomberg.com/news/2010-08-0 ... -says.html

Ressalvadas as devidas diferenças, o GS foi condenado pela SEC no caso John Paulson.

Em vez de serem empacotados futuros do trigo, obrigações ou índices, eram empacotados créditos à habitação.

http://www.sec.gov/news/press/2010/2010-59.htm
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Automech » 9/8/2010 14:32

Mosseberg Escreveu:Não vejo o interresse do banco em fazer perder dinheiro aos clientes, e neste caso como produto de capital garantido eles é que vão ficar a "arder" com a diferença.

Claro que os bancos não têm interesse nenhum em que os clientes não ganhem dinheiro (falando dos capitais garantidos). Clientes satisfeitos compram mais produtos no futuro.

Agora não ficam é a arder, a não ser que tenham feito má cobertura do risco. Para estes produtos o banco geralmente tem obrigações e opções que garantem a sua comissão da montagem do produto, independentemente do que o mercado fizer e do cliente ganhar ou perder.

Há aqui certamente muita gente que pode explicar o esquema desses produtos com mais detalhe.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Mosseberg » 9/8/2010 11:27

Não vejo o interresse do banco em fazer perder dinheiro aos clientes, e neste caso como produto de capital garantido eles é que vão ficar a "arder" com a diferença.
Mas concordo com a ideia que quando até o srº Zé do café sabe ...
O BPI tem um novo produto sobre industrias do sector mas ainda não perdi tempo a estudar o prospecto.

Registado: 24/3/2009 9:51

por Automech » 8/8/2010 21:19

Supermann Escreveu:
Mosseberg Escreveu:Sim é um estrurado,não vejo nenhuma teoria da conspiração.
Pensso mesmo que a culpa foi da crise que fez o petroleo descer anulando o bio disel, bem como baixando todas as outras coisas.
Os bancos também não arriscam muito e so quando os preços estam muito esticados é que realizam estes produtos.
E esperar para ver.........

Exactamente.

Isto nao tem que ver com teorias de conspiraçao mas simples psicologia de massas/mercados.

Obviamente, este tipo de estruturados são concebidos aquando existe grande interesse por parte do "average joe" de maneira a obviamente se vender mais... ora é precisamente nessas alturas, quando o clima de sentimento seja negativo ou positivo se encontra em extremos, que o mercado faz absolutamente o contrário.

È uma caracteristica intrinseca dos mercados e será sempre assim...

Exacto, os bancos ganham a comissão independentemente do que o mercado fizer. Quando começam a aparecer estruturados de um activo é quando até o tipo do café já fala nisso.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Supermann » 8/8/2010 20:47

Mosseberg Escreveu:Sim é um estrurado,não vejo nenhuma teoria da conspiração.
Pensso mesmo que a culpa foi da crise que fez o petroleo descer anulando o bio disel, bem como baixando todas as outras coisas.
Os bancos também não arriscam muito e so quando os preços estam muito esticados é que realizam estes produtos.

Exactamente.

Isto nao tem que ver com teorias de conspiraçao mas simples psicologia de massas/mercados.

Obviamente, este tipo de estruturados são concebidos aquando existe grande interesse por parte do "average joe" de maneira a obviamente se vender mais... ora é precisamente nessas alturas, quando o clima de sentimento seja negativo ou positivo se encontra em extremos, que o mercado faz absolutamente o contrário.

È uma caracteristica intrinseca dos mercados e será sempre assim...

Registado: 18/12/2009 18:54

por Mosseberg » 8/8/2010 19:19

Sim é um estrurado,não vejo nenhuma teoria da conspiração.

Registado: 24/3/2009 9:51

por migluso » 5/8/2010 18:19

Mosseberg Escreveu:Boas
Apos umas ferias deparei me com este topico que me tinha sido muito util a 2 anos atras...QuimPorta eu sou um dos "entalados" do Bpi Cereais( neste momento a 98.09%) e o meu Pai com o Bpi Produtos Agricolas.
So posso recomendar um bom estudo do prostecto no seu todo e uma boa analise do mercado antes de entrarem em fundos deste genero.
Vou ficar a espera de Março 2011 para ver se ainda apanho 1 migalhinha dessa broa :wink:

Estás a referir-te a um estruturado? É que a minha mãe subscreveu um estruturado (recomendação minha), de capital garantido, valha-nos isso, mas cuja rentabilidade será nula.

Tenho acompanhado os estruturados de determinados bancos e, o modus operandis, especialmente no que respeita ao timing de comercialização, criou-me a impressão que são os grandes bancos de investimento que estão do outro lado do negócio. Não passa de uma teoria da conspiração, mas a apresentação de estruturados(relacionados com o petróleo, dívida, baltic dry index, etc...), cujo timing de comercialização coincidiu exactamente com fundos ou topos, levanta-me suspeitas.

Já me dei bem com estruturados. Mas também já me dei muito mal. Pessoalmente, nunca mais apostarei neste tipo de produtos.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por migluso » 5/8/2010 18:00

Anexos
wheat sep.gif
wheat sep.gif (9.17 KiB) Visualizado 12208 vezes

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, itisi1000, latbal, lito, Opcard33, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2 e 154 visitantes