Trigo - o novo alimento dos touros
Re: Trigo - o novo alimento dos touros
No caso de produtos agrícolas nunca esquecer a meteorologia. Por exemplo, na Europa é a temporada do milho. Se as previsões de curto prazo estiverem corretas vamos ter um verão muito quente o que vai obrigar a um aumento de custos - regas (custo eletricidade/combustível, mão de obra extra) e fertilizações adicionais para estimular as produções e com um resultado final mais indefinido...
Boas, não gosto de agoirar nem de fazer o papel de Velho do Restelo, mas há 3 pontos que me parece que devem ser equacionados na evolução e na negociação do preço do trigo:
O trigo é cotado em dólares.
A produção de cereais não deve descer no presente ano, nem a produção de trigo (atenção que já vi por aí que a produção está acima das previsões para o trigo).
O preço das matérias primas continua um bocado por baixo.
Dados da FAO
http://www.fao.org/worldfoodsituation/csdb/en/ (façam o favor de descarregar o mapa excel incorporado neste link)
Dados dos serviços agrícolas dos 'states' (Editado depois do post - atenção que os americanos ainda são mais otimistas quanto à produção de trigo do que a maioria das fontes consultadas antes...)
http://abitrigo.com.br/associados/arqui ... _trigo.pdf
Um abraço,
Raposo Tavares
O trigo é cotado em dólares.
A produção de cereais não deve descer no presente ano, nem a produção de trigo (atenção que já vi por aí que a produção está acima das previsões para o trigo).
O preço das matérias primas continua um bocado por baixo.
Dados da FAO
http://www.fao.org/worldfoodsituation/csdb/en/ (façam o favor de descarregar o mapa excel incorporado neste link)
Dados dos serviços agrícolas dos 'states' (Editado depois do post - atenção que os americanos ainda são mais otimistas quanto à produção de trigo do que a maioria das fontes consultadas antes...)
http://abitrigo.com.br/associados/arqui ... _trigo.pdf
Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)
https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)
https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Sr_SNiper Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:Qual é a melhor forma de investir em trigo, para quem usa GoBulling, alguém me pode aconselhar neste aspecto?
Obrigado.
Cumps,
JR
Eu uso cfd´s sobre futuros
Vou experimentar, caso o trigo dê sinal de entrada, obrigado!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
JohnyRobaz Escreveu:Qual é a melhor forma de investir em trigo, para quem usa GoBulling, alguém me pode aconselhar neste aspecto?
Obrigado.
Cumps,
JR
Eu uso cfd´s sobre futuros
Lose your opinion, not your money
Qual é a melhor forma de investir em trigo, para quem usa GoBulling, alguém me pode aconselhar neste aspecto?
Obrigado.
Cumps,
JR
Obrigado.
Cumps,
JR
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
Muito obrigado Cem, valorizo sempre muito a tua opinião.
Estou de facto a aguardar a tal confirmação, este pullback precedido de poderoso breakout é o meu cenário predilecto para investir (quando confirmado).
Um abraço.
Estou de facto a aguardar a tal confirmação, este pullback precedido de poderoso breakout é o meu cenário predilecto para investir (quando confirmado).
Um abraço.
Amigo Peninha:
Estou fortemente tentado a concordar contigo, contudo à cautela eu talvez esperasse por uma pequena confirmação duma pequena vela ou pernoca virada para cima. As pernas ao léu em geral são mais apetecíveis!
Abraço.
Estou fortemente tentado a concordar contigo, contudo à cautela eu talvez esperasse por uma pequena confirmação duma pequena vela ou pernoca virada para cima. As pernas ao léu em geral são mais apetecíveis!
Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Boa tarde,
Após um natural pullback, o trigo pode estar a chegar novamente a uma zona interessante para reforço/entrada.
Após um natural pullback, o trigo pode estar a chegar novamente a uma zona interessante para reforço/entrada.
"Target" do duplo fundo praticamente atingido, actualizo com gráfico no final do dia.
E lá foi o trigo.
Apesar de não ser um canal descendente perfeito, deixo uma nova perspectiva no gráfico Semanal que atribui ainda mais relevância a este recente movimento.
Apesar de não ser um canal descendente perfeito, deixo uma nova perspectiva no gráfico Semanal que atribui ainda mais relevância a este recente movimento.
Bom dia a todos,
Tenho acompanhado o trigo e penso que pode estar a iniciar um movimento de inversão de tendência.
Deixo gráficos diário e semanal de um ETF que segue esta commodity (WEAT) e está numa zona interessante onde pode validar o duplo fundo, confirmando inversão de curto prazo. O target para este movimento seria aproximadamente na próxima resistência.
P.S. Se por acaso o Cem_pt tropeçar neste tópico, gostaria muito de saber a sua visão sobre o Trigo
Tenho acompanhado o trigo e penso que pode estar a iniciar um movimento de inversão de tendência.
Deixo gráficos diário e semanal de um ETF que segue esta commodity (WEAT) e está numa zona interessante onde pode validar o duplo fundo, confirmando inversão de curto prazo. O target para este movimento seria aproximadamente na próxima resistência.
P.S. Se por acaso o Cem_pt tropeçar neste tópico, gostaria muito de saber a sua visão sobre o Trigo

Sect Escreveu:Há quem prefira refugiar-se em ouro ou prata mas penso que o valor dos cereais como instrumento de "refugio" é largamente menosprezado.
E logo eu que me farto de beber café!
![]()
![]()
Não me refiro a investir em cereais como refúgio, mas sim por questão de momento e sazonalidade.
Pelo histórico, parece-me que entre Junho e Agosto se verificam movimentos ascendentes significativos nos cereais.
Tecnicamente tb me parece que os indicadores assinalam a possibilidade de repetição desses movimentos.
Bons Ventos,
SW
SW
Este artigo do "negócios" chama-se: "onde investir em 2011".
As tendências de subidas generalizadas previstas para os produtos agrícolas são a prova que estamos a pedir à Natureza mais do que ela está capaz de fornecer...
Preocupem-se...
As tendências de subidas generalizadas previstas para os produtos agrícolas são a prova que estamos a pedir à Natureza mais do que ela está capaz de fornecer...
Preocupem-se...

Matérias-primas - Novas subidas em 2011
21 Dezembro 2010 | 09:00
Carla Pedro - cpedro@negocios.pt
O milho vai ocupar o trono dos produtos agrícolas no próximo ano. Vindos de outros sectores, juntam-se-lhe o cobre, o petróleo e o ouro. Os líderes das valorizações de 2011 já estão seleccionados.
O ano corrente foi positivo para a generalidade das matérias-primas, mas o movimento de subida não deverá ficar por aqui. Muitas são as casas de investimento que prevêem uma continuação da tendência em 2011. Nalguns casos, como o do cobre, esperam-se novos máximos históricos. Para o petróleo, o patamar dos 100 dólares é quase certo. E o ouro deve subir pelo 11º ano consecutivo.
Em 43 matérias-primas, apenas seis desceram no acumulado do ano até 6 de Dezembro, dizem as contas dos analistas do Barclays Capital (BarCap). Entre as maiores valorizações está o algodão (87,7%), gás natural do Reino Unido (86,4%), paládio (83,7%), prata (76,5%), trigo (54%), café (53,5%) e estanho (50,3%).
Não há dúvidas, sublinham os estrategas da entidade britânica, que a agricultura foi o sector das matérias-primas mais forte este ano. E em 2011, prognosticam, os fundamentais da procura continuarão a melhorar, neste e noutros sectores das "commodities", com várias matérias-primas preparadas para fixarem novos máximos. Os receios em torno da dívida soberana teriam de agravar-se muito mais ou o crescimento da China teria de abrandar muito mais depressa do que o previsto para a tendência de subida dos preços não se confirmar, argumenta o BarCap.
(...)
Trigo será o elo mais fraco
O gás natural recolhe consenso na lista de "commodities" que os principais analistas estimam que desvalorizem em 2011. Segundo o Bank of America Merrill Lynch, as cotações desta matéria-prima energética deverão cair, sobretudo devido ao aumento da produção. Opinião que é partilhada pelo Goldman Sachs. Nas "commodities" agrícolas, o açúcar causa dúvidas. Os fundamentais são positivos, com baixos stocks e forte procura, mas o aumento das exportações indianas poderá debilitar o cenário, diz o BarCap.
Mas o BofA Merrill Lynch concentra-se nas previsões de que a produção será penalizada por condições atmosféricas desfavoráveis e de que a procura continuará a crescer, estimando assim um bom ano para o açúcar. Segundo este banco e o Goldman, o trigo será o elo mais fraco em 2011, devido à maior produção, aos inventários elevados e aos excedentes de exportação por parte da Europa e América do Sul.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=459519
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Mosseberg, se pesquisares um pouco um fórum, há dezenas de explicações em como são montados esses produtos (eu própria já devo ter explicado para aí umas 20 vezes). O banco ganha o mesmo quer o produto acabe a ganhar ou a perder. A margem do banco é cobrada na montagem. Depois ganhará comissão de transacção se o venderes mais cedo mas é tudo.
Nota que se venderem qualquer um desses produtos, as aplicações alternativas (sem risco, porque neste momento isso é uma aplicação sem risco de capital) que conseguirás terão menores yields do que essas porque essas foram montadas em épocas de melhores taxas. Se não tiverem, fará sentido venderes.
E nota como alguns estruturados aparecem no mercado fruto da procura dos clientes. A altura do lançamento desses dois estruturados foram os meses em que todos os dias os jornais falavam nos cereais e no modo como o preço subia. Os clientes queriam esses produtos, era o momento em que toda a gente achava que ia ficar rico se tivesse trigo e milho em carteira
. Os bancos respondem a esse tipo de estimulo e lançam produtos que acreditam que se irão vender, igual às mini-saias: se este verão se venderem mini-saias, serão mini-saias o que se irá produzir. Lançam igualmente outras ideias, que nunca entusiasmam os clientes e que são normalmente as que ganham dinheiro. É o que sucede sistemáticamente.
Nota que se venderem qualquer um desses produtos, as aplicações alternativas (sem risco, porque neste momento isso é uma aplicação sem risco de capital) que conseguirás terão menores yields do que essas porque essas foram montadas em épocas de melhores taxas. Se não tiverem, fará sentido venderes.
E nota como alguns estruturados aparecem no mercado fruto da procura dos clientes. A altura do lançamento desses dois estruturados foram os meses em que todos os dias os jornais falavam nos cereais e no modo como o preço subia. Os clientes queriam esses produtos, era o momento em que toda a gente achava que ia ficar rico se tivesse trigo e milho em carteira

http://www.zerohedge.com/article/more-d ... tes-bubble
http://www.bloomberg.com/news/2010-08-0 ... -says.html
Ressalvadas as devidas diferenças, o GS foi condenado pela SEC no caso John Paulson.
Em vez de serem empacotados futuros do trigo, obrigações ou índices, eram empacotados créditos à habitação.
http://www.sec.gov/news/press/2010/2010-59.htm
http://www.bloomberg.com/news/2010-08-0 ... -says.html
Ressalvadas as devidas diferenças, o GS foi condenado pela SEC no caso John Paulson.
Em vez de serem empacotados futuros do trigo, obrigações ou índices, eram empacotados créditos à habitação.
http://www.sec.gov/news/press/2010/2010-59.htm
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Mosseberg Escreveu:Não vejo o interresse do banco em fazer perder dinheiro aos clientes, e neste caso como produto de capital garantido eles é que vão ficar a "arder" com a diferença.
Claro que os bancos não têm interesse nenhum em que os clientes não ganhem dinheiro (falando dos capitais garantidos). Clientes satisfeitos compram mais produtos no futuro.
Agora não ficam é a arder, a não ser que tenham feito má cobertura do risco. Para estes produtos o banco geralmente tem obrigações e opções que garantem a sua comissão da montagem do produto, independentemente do que o mercado fizer e do cliente ganhar ou perder.
Há aqui certamente muita gente que pode explicar o esquema desses produtos com mais detalhe.
Não vejo o interresse do banco em fazer perder dinheiro aos clientes, e neste caso como produto de capital garantido eles é que vão ficar a "arder" com a diferença.
Mas concordo com a ideia que quando até o srº Zé do café sabe ...
O BPI tem um novo produto sobre industrias do sector mas ainda não perdi tempo a estudar o prospecto.
Mas concordo com a ideia que quando até o srº Zé do café sabe ...
O BPI tem um novo produto sobre industrias do sector mas ainda não perdi tempo a estudar o prospecto.
- Registado: 24/3/2009 9:51
Supermann Escreveu:Mosseberg Escreveu:Sim é um estrurado,não vejo nenhuma teoria da conspiração.
Pensso mesmo que a culpa foi da crise que fez o petroleo descer anulando o bio disel, bem como baixando todas as outras coisas.
Os bancos também não arriscam muito e so quando os preços estam muito esticados é que realizam estes produtos.
E esperar para ver.........
Exactamente.
Isto nao tem que ver com teorias de conspiraçao mas simples psicologia de massas/mercados.
Obviamente, este tipo de estruturados são concebidos aquando existe grande interesse por parte do "average joe" de maneira a obviamente se vender mais... ora é precisamente nessas alturas, quando o clima de sentimento seja negativo ou positivo se encontra em extremos, que o mercado faz absolutamente o contrário.
È uma caracteristica intrinseca dos mercados e será sempre assim...
Exacto, os bancos ganham a comissão independentemente do que o mercado fizer. Quando começam a aparecer estruturados de um activo é quando até o tipo do café já fala nisso.
Mosseberg Escreveu:Sim é um estrurado,não vejo nenhuma teoria da conspiração.
Pensso mesmo que a culpa foi da crise que fez o petroleo descer anulando o bio disel, bem como baixando todas as outras coisas.
Os bancos também não arriscam muito e so quando os preços estam muito esticados é que realizam estes produtos.
Exactamente.
Isto nao tem que ver com teorias de conspiraçao mas simples psicologia de massas/mercados.
Obviamente, este tipo de estruturados são concebidos aquando existe grande interesse por parte do "average joe" de maneira a obviamente se vender mais... ora é precisamente nessas alturas, quando o clima de sentimento seja negativo ou positivo se encontra em extremos, que o mercado faz absolutamente o contrário.
È uma caracteristica intrinseca dos mercados e será sempre assim...
- Registado: 18/12/2009 18:54
Sim é um estrurado,não vejo nenhuma teoria da conspiração.
- Registado: 24/3/2009 9:51
Mosseberg Escreveu:Boas
Apos umas ferias deparei me com este topico que me tinha sido muito util a 2 anos atras...QuimPorta eu sou um dos "entalados" do Bpi Cereais( neste momento a 98.09%) e o meu Pai com o Bpi Produtos Agricolas.
So posso recomendar um bom estudo do prostecto no seu todo e uma boa analise do mercado antes de entrarem em fundos deste genero.
Vou ficar a espera de Março 2011 para ver se ainda apanho 1 migalhinha dessa broa
Estás a referir-te a um estruturado? É que a minha mãe subscreveu um estruturado (recomendação minha), de capital garantido, valha-nos isso, mas cuja rentabilidade será nula.
Tenho acompanhado os estruturados de determinados bancos e, o modus operandis, especialmente no que respeita ao timing de comercialização, criou-me a impressão que são os grandes bancos de investimento que estão do outro lado do negócio. Não passa de uma teoria da conspiração, mas a apresentação de estruturados(relacionados com o petróleo, dívida, baltic dry index, etc...), cujo timing de comercialização coincidiu exactamente com fundos ou topos, levanta-me suspeitas.
Já me dei bem com estruturados. Mas também já me dei muito mal. Pessoalmente, nunca mais apostarei neste tipo de produtos.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Goya777, latbal, m-m, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, silva_39, Top5555, trilhos2006 e 174 visitantes