CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Boa noite,
Alguem consegue fazer a leitura do impacto do Banco CTT no aumento do operating fcf recorrente, assinalado no quadro a amarelo?
Muito obrigado
- Registado: 11/10/2012 10:18
Perseu Escreveu:Para lá da Nos, Epal e da EDP, só os CTT entram todos os dias no meu trabalho e casa (e o teste de mercado foi e é positivo).
Por isso objectiva-se o negócio principal como a cash cow para muitos anos (em que a queda de 3/4% de tráfego ao ano terá o offset pelo aumento da margem de lucro unitária).
O sector das encomendas, Expresso, serviços digitais e retalho de loja, como diversificação de receitas e de lucros, e o BancoCtt como o driver do crescimento e rentabilidade futuras (numa mega escala que só no final deste ano poderemos extrapolar para os anos de cruzeiro).
A diversificação e a inovação são a chave para este negócio (e tantos outros que se reinventam anualmente) e não é preciso inventar a roda, basta fazer o benchmark mais ao Deutsche Post e menos ao LaPoste. Daqui a 20 anos ainda existirão e certamente com um portfólio de negócios diferente do actual.
E é interessante ver o exemplo dos resultados do Deutsche Post (ontem). Estamos a falar de outro mundo, mas que negócio... (perspectivam crescimento de 8% anual até 2020)...
Quanto aos CTT, está visto que valem uns 85m/ano sem Banco CTT, mesmo com os decréscimos de volume (tradicional será compensado por parcels), etc. Está visto que ainda vão ter mais um ano de alocar 20 a 25m para o Banco, com resultados em 2017 a rondar os 60m.
Não sei se viram a apresentação que também saíu, mas a estratégia de crescimento do dividendo continua tranquila - posição de 200m de cash e imóveis para vender chegam para estes dois anos de "sofrimento" (2016 e 2017 em que têm de ir buscar 10m a algum lado para manter a política): diferencial entre circa 60-65m de resultado (influenciado pelo Banco) e circa 70-75m de dividendos para pagar.
Vão subir muito o dividendo para o ano? Claro que não... Provavelmente só para 49 cêntimos, mantêm o estatuto de dividend aristocrat, sacam mais 10m do bolso e se tudo correr bem o Banco em 3 anos há de gerar os projectados 20-25m com recorrência. A acrescer aos 85m do costume. 100m e picos / ano... Cash cow pura.
Oportunidades de crescimento espetaculares? Nope. Mas quase monopolistas provavelmente nesses próximos 20 anos. 10 euros de cotação? Provavelmente não... Mas 5? Tecnicamente, é de facto ir monitorizando os 5,15, quando passar é capaz de ser muito interessante...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Isto no horário está meio manhoso ...
Seria positivo para os longos quebrar os 5,12 e os 5 aguentarem.
Nem que seja para saber se as vendas massivas param por aqui.
Cumprimentos
Seria positivo para os longos quebrar os 5,12 e os 5 aguentarem.
Nem que seja para saber se as vendas massivas param por aqui.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Para lá da Nos, Epal e da EDP, só os CTT entram todos os dias no meu trabalho e casa (e o teste de mercado foi e é positivo).
Por isso objectiva-se o negócio principal como a cash cow para muitos anos (em que a queda de 3/4% de tráfego ao ano terá o offset pelo aumento da margem de lucro unitária).
O sector das encomendas, Expresso, serviços digitais e retalho de loja, como diversificação de receitas e de lucros, e o BancoCtt como o driver do crescimento e rentabilidade futuras (numa mega escala que só no final deste ano poderemos extrapolar para os anos de cruzeiro).
A diversificação e a inovação são a chave para este negócio (e tantos outros que se reinventam anualmente) e não é preciso inventar a roda, basta fazer o benchmark mais ao Deutsche Post e menos ao LaPoste. Daqui a 20 anos ainda existirão e certamente com um portfólio de negócios diferente do actual.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Luis Miguel P Escreveu:Perseu Escreveu:... taxa de juro anualizada a 2 meses de 53% (consubstanciada nos dividendos a receber a 19 de Maio, com ex dividend a 17)...
A taxa de juro até pode parecer que é 53%, mas resta saber quanto é a perda em capital. Não servirá de muito consolo receber 48 cts. brutos se a cotação cair mais do que isso.
mesmo que a cotação não varie, cai o valor do dividendo e ainda se tem de pagar 28% de imposto; daí eu repetir até à exautão que a corrida aos dividendos é uma enorme ilusão
claro que não há alternativa à remuneração dos investidores de longo prazo, mas isso é outra conversa
Perseu Escreveu:... taxa de juro anualizada a 2 meses de 53% (consubstanciada nos dividendos a receber a 19 de Maio, com ex dividend a 17)...
A taxa de juro até pode parecer que é 53%, mas resta saber quanto é a perda em capital. Não servirá de muito consolo receber 48 cts. brutos se a cotação cair mais do que isso.
- Registado: 29/11/2007 11:29
Resultados acima das expectativas de mercado +2,3%, previam prejuízos de 16% e ficaram-se pelos 13,7%, em relação ao período anterior.
Dividendo de 0,48, estaria a supor q iriam subir um pouco o dividendo, este ano para provocar maior atratividade da cotada, com tanto dinheiro em caixa, bem q podiam...
Enfim, reforçarei nos próximos dias, se baixar dos €5.
BN
Dividendo de 0,48, estaria a supor q iriam subir um pouco o dividendo, este ano para provocar maior atratividade da cotada, com tanto dinheiro em caixa, bem q podiam...
Enfim, reforçarei nos próximos dias, se baixar dos €5.
BN
jinx Escreveu:Perseu Escreveu: Em vias de estar Esgotada a queda ou ainda não[/b]
O principal negócio dos CTT é a expedição de correio endereçado, de grandes e pequenos clientes.
Este tipo de negócio (devido aos e-mails e internet em geral) tem os dias contados. Vai definhando até à extinção. É uma questão de tempo.
Por isso eu diria que a queda está longe de estar esgotada. Não é certamente um título em que investisse a MLP.
O que eu disse acima não é nenhuma novidade para a empresa. Eles sabem que têm que diversificar aproveitando a imagem e os clientes.
O grande problema é que só sabem distribuir cartas. Tudo o resto em que se metem dá asneira: Phone-ix, outras atividades que não vale a pena estar agora aqui a mencionar, e agora o banco (na minha opinião muito mal estruturado), que serve e servirá como sorvedouro da rentabilidade que o principal negócio ainda gera.
Os custos fixos altíssimos e uma mentalidade ainda de empresa estatal também não ajudam.
- Registado: 7/2/2017 15:10
Os resultados CTT foram acima das minhas expectativas (após revisão em baixa em janeiro pelo CA), sublinhando o resultado líquido recorrente a subir mais de 5% para 85,2 milhões de euros (sem despesas de investimento no BancoCtt), no resultado líquido tout court nos 62,2 milhões (esperava 60 milhões nesta cash cow), redução do Ebitda 4% melhor do que esperava, na manutenção dos 48 cents de dividendo (essencial para a estratégia de payout), e sobretudo no facto de um banco embrionário, incipiente já ter 105.000 clientes e rendimentos operacionais de quase um milhãozito e 3,8 mil milhões de activos sobre gestão, dos quais 250 milhões em depósitos (um bom começo para qualquer recém nascido).
https://www.publico.pt/2017/03/09/econo ... es-1764654
Face a este cenário, não é assim tão relevante o sentido e variação da cotação nos próximos dias/semanas, interessa é matizar a estratégia numa taxa de juro anualizada a 2 meses de 53% (consubstanciada nos dividendos a receber a 19 de Maio, com ex dividend a 17), e no facto de o BancoCTT ter um potencial, em antecipação, que pode já contribuir para os resultados de 2018 (pena pena é não ter uns "biliões" em imparidades como os vizinhos
). Dobro posição de hoje entre 6ª e 4ªfeira (stop nos 48 cents/target primário nos 5.66). Lifespan provável para 50% do capital - aproximadamente dia 17 de Maio.
https://www.publico.pt/2017/03/09/econo ... es-1764654
Face a este cenário, não é assim tão relevante o sentido e variação da cotação nos próximos dias/semanas, interessa é matizar a estratégia numa taxa de juro anualizada a 2 meses de 53% (consubstanciada nos dividendos a receber a 19 de Maio, com ex dividend a 17), e no facto de o BancoCTT ter um potencial, em antecipação, que pode já contribuir para os resultados de 2018 (pena pena é não ter uns "biliões" em imparidades como os vizinhos
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Considero positivo tratar-se de uma empresa livre do peso da dívida, gerar lucros e distribuir um excelente dividendo
Considero negativo a possibilidade de continuar a ganhar tendencialmente menos no negócio principal
Para quem investe numa lógica de dividendo, faz sentido investir. No entanto, o mercado habitualmente martela para baixo resultados decepcionantes. Veremos se é o caso.
Considero negativo a possibilidade de continuar a ganhar tendencialmente menos no negócio principal
Para quem investe numa lógica de dividendo, faz sentido investir. No entanto, o mercado habitualmente martela para baixo resultados decepcionantes. Veremos se é o caso.
- Registado: 31/5/2014 23:07
CTT vai propor manutenção do dividendo de 48 cêntimos
Notícia BPI Online
09/03/2017
O conselho de administração dos CTT decidiu manter a proposta de dividendo de 48 cêntimos por acção, apesar de os resultados de 2016 terem caído quase 14%.
"Relativamente ao exercício de 2016 o conselho de administração dos CTT irá propor à assembleia geral anual, a realizar em 20 de Abril de 2017, um dividendo de 0,48 euros por acção. Esta distribuição está sujeita a deliberação favorável da assembleia geral e está programada para ser paga em 19 de Maio de 2017", revela a empresa no comunicado de apresentação dos resultados de 2016.
Este dividendo corresponde a uma rendibilidade de 9,58% face ao valor de fecho das acções esta quinta-feira, nos 5,011 euros.
Os CTT já tinham alertado o mercado para um último trimestre mais fraco. No dia 27 de Janeiro, a empresa reviu em baixa as estimativas para todo o ano de 2016, antecipando uma descida entre 4% a 7% do EBITDA em 2016, excluindo o Banco CTT.
Já nessa altura, a administração reafirmou "que poderá propor um dividendo mínimo de 0,48 euros por acção para 2016, pagável em 2017".
Para quem investe em ações que também podem dar bons dividendos, como é o meu caso, é uma boa notícia.
Notícia BPI Online
09/03/2017
O conselho de administração dos CTT decidiu manter a proposta de dividendo de 48 cêntimos por acção, apesar de os resultados de 2016 terem caído quase 14%.
"Relativamente ao exercício de 2016 o conselho de administração dos CTT irá propor à assembleia geral anual, a realizar em 20 de Abril de 2017, um dividendo de 0,48 euros por acção. Esta distribuição está sujeita a deliberação favorável da assembleia geral e está programada para ser paga em 19 de Maio de 2017", revela a empresa no comunicado de apresentação dos resultados de 2016.
Este dividendo corresponde a uma rendibilidade de 9,58% face ao valor de fecho das acções esta quinta-feira, nos 5,011 euros.
Os CTT já tinham alertado o mercado para um último trimestre mais fraco. No dia 27 de Janeiro, a empresa reviu em baixa as estimativas para todo o ano de 2016, antecipando uma descida entre 4% a 7% do EBITDA em 2016, excluindo o Banco CTT.
Já nessa altura, a administração reafirmou "que poderá propor um dividendo mínimo de 0,48 euros por acção para 2016, pagável em 2017".
Para quem investe em ações que também podem dar bons dividendos, como é o meu caso, é uma boa notícia.
- Registado: 9/3/2017 16:10
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Já há resultados
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... 37-em-2016
E, sempre são, melhores que as previsões do caixa bi
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... os-dos-ctt
Mas, piores do que as previsões iniciais dos CTT
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... dividendos
E, para quem quiser ler mais ao pormenor
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR63307.pdf
Conclusão:
Os CTT vão fechar portas ... +/- daqui a 30 minutos
não desesperar .. reabrem amanhã p/ Business as usual
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... 37-em-2016
E, sempre são, melhores que as previsões do caixa bi
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... os-dos-ctt
Mas, piores do que as previsões iniciais dos CTT
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... dividendos
E, para quem quiser ler mais ao pormenor
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR63307.pdf
Conclusão:
Os CTT vão fechar portas ... +/- daqui a 30 minutos
não desesperar .. reabrem amanhã p/ Business as usual
Editado pela última vez por umXdois em 9/3/2017 18:39, num total de 2 vezes.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
rsacramento Escreveu:jinx Escreveu:rsacramento Escreveu:
Caro rSacramento,
tende piedade..não me fustigueis mais.
peço-te uma leitura aos CTT pré-resultados, i.e, qual o reflexo dos resultados divulgados hoje na cotação amanhã.
(podemos cont. o debate em torno de mim por MP.Aceito criticas aqui, mas o fórum deve dispensar)
não estou a fustigar, apenas pretendo ter uma abordagem se possível pedagógica
quanto ao que perguntas a resposta é: não faço a mínima ideia
contudo, se me apontares uma pistola à cabeça eu digo que a sessão de hoje é uma bull trap
Mas por ter em consideração é que queria a t/opinião.
Quanto à sessão de hoje poder configurar um "bull trap" faz sentido.
let´s wait and see
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
jinx Escreveu:rsacramento Escreveu:
Caro rSacramento,
peço-te uma leitura aos CTT pré-resultados, i.e, qual o reflexo dos resultados divulgados hoje na cotação amanhã.
(podemos cont. o debate em torno de mim por MP.Aceito criticas aqui, mas o fórum deve dispensar)
não estou a fustigar, apenas pretendo ter uma abordagem se possível pedagógica
quanto ao que perguntas a resposta é: não faço a mínima ideia
contudo, se me apontares uma pistola à cabeça eu digo que a sessão de hoje é uma bull trap
rsacramento Escreveu:jinx Escreveu:.. eu diria não tanto de quem não planeou .. mas sim de quem não olhou à tendência
se existisse plano haveria lugar a stop, ou pelo menos saber-se-ia quando sair, ou o que fazer acontecesse o que acontecesse - para isso é que servem os planos de trade
não contemplar a tendência já é uma coisa diferente - trata-se de uma lacuna na análise
Caro rSacramento,
jinx Escreveu:.. eu diria não tanto de quem não planeou .. mas sim de quem não olhou à tendência
se existisse plano haveria lugar a stop, ou pelo menos saber-se-ia quando sair, ou o que fazer acontecesse o que acontecesse - para isso é que servem os planos de trade
não contemplar a tendência já é uma coisa diferente - trata-se de uma lacuna na análise
rsacramento Escreveu:jinx Escreveu:estou no dilema entre reforçar, vender ou manter
o clássico trilema de quem não planeou
.. eu diria não tanto de quem não planeou .. mas sim de quem não olhou à tendência (o que de resto tb não abona a m/favor).
Quanto à pergunta do milhão de dolars lançada pelo Perseu .. caro rsacramento .. que achais? "o mercado já descontou na cotação os resultados?
Eu digo NIM
jinx Escreveu:estou no dilema entre reforçar, vender ou manter
o clássico trilema de quem não planeou
Perseu Escreveu: Em vias de estar Esgotada a queda ou ainda não[/b]
That´s the One Million Dolar Question at this time ..
estou no dilema entre reforçar, vender ou manter (sendo que neste momento levo 10% .. não de Yield .. mas de "Help não quero levar + no capacete").
O povo é sereno ..
P.S - Caro Perseu, e para desanuviar, espero que os CTT não estejam para o Deutsche Post como o m/Benfica esteve ontem para o Borusia Dortmund..seria de facto comparar o incomparável (pelo menos neste momento)
Calendário 2017
- Anexos
-
- Calendario CTT.png (79.77 KiB) Visualizado 10099 vezes
Aumento de dividendo? Seria o caminho para a descida certa
Penso que a redução do dividendo seria a medida mais prudente a médio longo prazo, apesar de no curto prazo poder trazer mais uma queda na cotação.
Penso que a redução do dividendo seria a medida mais prudente a médio longo prazo, apesar de no curto prazo poder trazer mais uma queda na cotação.
- Registado: 20/1/2017 15:52
DIXIE17 Escreveu:podem surgir umas surpresas positivas (p.ex aumento do dividendo aos acionistas)
imaginas um aumento de quanto?
Hoje é sem dúvida o dia D desta cotada, e podem surgir umas surpresas positivas (p.ex aumento do dividendo aos acionistas), as expectativas do mercado são baixas, e pode ser q o movimento dê para umas boas mais valias.
Amanhã já se saberá...
Amanhã já se saberá...
Os resultados saem após o fecho do mercado.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
- Registado: 20/1/2017 15:52