PSI quantos?
Re: PSI quantos?
youmeu, o problema de algumas acções é que, apesar de terem uma capitalização bolsista interessante, o "free float" é baixo. Noutros casos nem é isso, mas há um núcleo duro de accionistas forte que não move as acções o que faz com que as acções em transacção seja pequeno.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
F.Ferreira1 Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/psi_20_continua_a_ter_apenas_18_cotadas.html
E o PSI20 continua com apenas 18 cotadas.
Gostava de perguntar o que acontece caso o PSI perca ainda mais empresas? O que já esteve perto, casa a Semapa tivesse saido de bolsa.
Existe um minimo de ações, para existir o PSI20?
O nome poderá ser mudado caso existam apenas por exemplo 15 empresas, para PSI15?
Ou poderá acabar o PSI20 e termos apenas um PSI, com todas as empresas?
Abraço
O mínimo que supostamente pode ter são mesmo as que agora tem, ou seja, 18 cotadas.
Existe algum motivo em especial para a corticeira amorim ter tão pouca liquidez? Com uma capitalização bolsista considerável, até que era seguro colocá-la no PSI20 caso tivesse um volume razoável.
Cheira-me que quando a situação dos BES esteja resolvida a CMVM comece a fazer algo. A meu ver têm de ser feitas 2 coisas fundamentais:
- Número do índice corresponder às cotadas do mesmo
- Grupamento (inplit) das acções como o Banif, Bcp e Pharol... (Banif*1000 Bcp*100 Pharol*10)
Abraço
Editado pela última vez por Youmeu em 11/9/2015 11:25, num total de 1 vez.
The only thing certain is uncertainty itself...
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... tadas.html
Gostava de perguntar o que acontece caso o PSI perca ainda mais empresas? O que já esteve perto, casa a Semapa tivesse saido de bolsa.
O nome poderá ser mudado caso existam apenas por exemplo 15 empresas, para PSI15?
Abraço
Abraço
- Registado: 29/11/2007 3:11
- Registado: 26/7/2014 12:37
Marco Martins Escreveu:Curiosamente a respeito deste tópico do "Psi quantos?" já em Agosto de 2014 tinha sido levantada esse problema do PSI se estar a desmoronar e a CMVM nada fazer (viewtopic.php?f=3&t=83746&p=1142787#p1142787 ) e um ano depois com o artigo do Ulisses, confirma-se que a CMVM nada fez!!!
Compreendo que a CMVM tenha andado muito aterefada com os problemas do BES, PT, ESFG, etc... mas não compreendo que a CMVM não tenha um plano para estas situações esporádicas onde as empresas de um momento para o outro deixam de estar cotadas por variadíssimas razões!!!
Será que estão à espera da descridibilização total do PSI para promoverem outras cotadas para o índice principal?!?!
Será que as regras são assim tantas, que impedem a bolsa de funcionar?!?!
O medo das doenças também é uma doença!!
CMVM, Salgados, Faroles...É tudo pano negro da mesma peça.
Talvez se mudassem para pano aos Quadradinhos...estivessem melhor

- Registado: 11/7/2015 18:32
Curiosamente a respeito deste tópico do "Psi quantos?" já em Agosto de 2014 tinha sido levantada esse problema do PSI se estar a desmoronar e a CMVM nada fazer (viewtopic.php?f=3&t=83746&p=1142787#p1142787 ) e um ano depois com o artigo do Ulisses, confirma-se que a CMVM nada fez!!!
Compreendo que a CMVM tenha andado muito aterefada com os problemas do BES, PT, ESFG, etc... mas não compreendo que a CMVM não tenha um plano para estas situações esporádicas onde as empresas de um momento para o outro deixam de estar cotadas por variadíssimas razões!!!
Será que estão à espera da descridibilização total do PSI para promoverem outras cotadas para o índice principal?!?!
- Registado: 7/4/2007 17:13
Podemos sempre fazer como na China e impor que as cotações só podem subir... assim, até teriamos o psi1000 

- Registado: 7/4/2007 17:13
lobus3101 Escreveu:E porque não a Sonae Capital , Cofina, ou mesmo a SDC...Só tinham de alterar umas regrazitas e já tínhamos PSI 20.
Dizem alguns ...a capitalização Bolsista !!!
Mas depois de lá estarem talvez pudessem aumentar a mesma 2ou 3 ou...Mais.
É neste momento necessário fazer qualquer coisa. Digo eu...
Boas,
Tens razão a SDC, vai com certeza, mas as outras não sei, ponho as minhas duvidas...

Firme e hirto como uma barra de ferro...
- Registado: 26/3/2015 10:50
70% do PIB cotado em bolsa seria certamente um boom para o nosso mini mercadito.
As empresas além de capital ganhavam com branding. Mas primeiro a coligação dificilmente ganhará as eleições e é uma meta demasiado ambiciosa para 4 anos.
Outra medida interessante é finalmente a possibilidade de fazer descontos com entidades privadas.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... o_pib.html
As empresas além de capital ganhavam com branding. Mas primeiro a coligação dificilmente ganhará as eleições e é uma meta demasiado ambiciosa para 4 anos.
Outra medida interessante é finalmente a possibilidade de fazer descontos com entidades privadas.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... o_pib.html
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
A CMVM são Gestores ... A Contrário.
Parece que toda aquela equipa ...era capa z de dar cabo duma Apple.

Parece que toda aquela equipa ...era capa z de dar cabo duma Apple.

Parece que o PSI, para já vai continuar com 18 cotadas.
A SEMAPA vai continuar no PSI mas com menos liquidez...
A SEMAPA vai continuar no PSI mas com menos liquidez...
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
- Registado: 29/11/2007 12:46
Afinal alguém sabe quando é que o PSI 20 passa a ser mesmo 20? É que agora a Semapa também pode sair e caminhamos para PSI17.
Será que não tem de fazer uma revisão forçada?
Ontem, em Espanha entrou uma empresa no IBEX 35 devido à opa que a Orange fez à Jazztel.
Será que não tem de fazer uma revisão forçada?
Ontem, em Espanha entrou uma empresa no IBEX 35 devido à opa que a Orange fez à Jazztel.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
O que te faz achar que o mercado em fins de Julho, Agosto, anime? eu temo o contrário....
Ulisses Pereira Escreveu:É verdade que os argumentos objectivos fazem falta nesta discussão. Porque a nossa vontade de nada conta para a decisão sobre o índice.
Aproveito a oportunidade para me despedir aqui do fórum daqui a um mesito estou de volta.
Abraço,
Ulisses
Agora que isto vai animar?
- Registado: 31/12/2014 0:41
É verdade que os argumentos objectivos fazem falta nesta discussão. Porque a nossa vontade de nada conta para a decisão sobre o índice.
Aproveito a oportunidade para me despedir aqui do fórum daqui a um mesito estou de volta.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Julgo que o critério será o ISOLTON estar firme e hirto na Inapa 

Afinal sempre vai haver revisão em Setembro, a CMVM já se prenunciou, em Setembro temos revisão e a INAPA vai para o Psi 20 de onde sai para dar lugar ao Banif em 2010...A INAPA vai voltar ao lugar onde merece estar e de onde nunca devia ter saído...
Abraços[/quote]
Com esta historia de estarem sempre a insistirem na INAPA, a ideia que passam é que estão desesperados por as retirar da carteira e as despacharem.
Quais são os fundamentos para ser incluida no PSI ? É a acção que está acima de todas as outras small caps em todos os criterios ?
Ainda hoje negociou 3.600 Euros . Eu nem me dou ao trabalho de fazer uma pequena entrada em qualquer titulo por menos de varias vezes esse valor . E eu sou um micro investidor .
Não vejo como com um valor diario neste nivel é preferida para entrar no indice ou onde vão buscar esses fundamentos.
Coloquem lá essas metricas para entrada no indice.
Assim parece-me somente dissonancia cognitiva.
É mantê-las na carteira e esperarem que valorizem. Esta acção faz parte daquele grupo de small-caps que no otimismo de inicio de ano tradicionalmente dá sempre um salto.
É so esperar no maximo mais 6 meses e isso arrebita de certeza.
EDIT : A COFINA ainda hoje negociou 108.000 Euros , a Sonae capital 71.000 Euros, Novabase 37.000 Euros , porque não serão estas ou outras a cumprir com os criterios ? pelo menos tem mais liquidez
Nem vejo quais os criterios porque há-de ser a INAPA .....

Abraços[/quote]
Com esta historia de estarem sempre a insistirem na INAPA, a ideia que passam é que estão desesperados por as retirar da carteira e as despacharem.
Quais são os fundamentos para ser incluida no PSI ? É a acção que está acima de todas as outras small caps em todos os criterios ?
Ainda hoje negociou 3.600 Euros . Eu nem me dou ao trabalho de fazer uma pequena entrada em qualquer titulo por menos de varias vezes esse valor . E eu sou um micro investidor .
Não vejo como com um valor diario neste nivel é preferida para entrar no indice ou onde vão buscar esses fundamentos.
Coloquem lá essas metricas para entrada no indice.
Assim parece-me somente dissonancia cognitiva.
É mantê-las na carteira e esperarem que valorizem. Esta acção faz parte daquele grupo de small-caps que no otimismo de inicio de ano tradicionalmente dá sempre um salto.
É so esperar no maximo mais 6 meses e isso arrebita de certeza.
EDIT : A COFINA ainda hoje negociou 108.000 Euros , a Sonae capital 71.000 Euros, Novabase 37.000 Euros , porque não serão estas ou outras a cumprir com os criterios ? pelo menos tem mais liquidez
Nem vejo quais os criterios porque há-de ser a INAPA .....
Editado pela última vez por fff em 22/7/2015 18:21, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 3:19
ISOLTON Escreveu:Afinal sempre vai haver revisão em Setembro, a CMVM já se prenunciou, em Setembro temos revisão e a INAPA vai para o Psi 20 de onde sai para dar lugar ao Banif em 2010...A INAPA vai voltar ao lugar onde merece estar e de onde nunca devia ter saído...![]()
qual é a fonte?
E porque não a Sonae Capital , Cofina, ou mesmo a SDC...Só tinham de alterar umas regrazitas e já tínhamos PSI 20.
Se vai haver uma decisão em Setembro sobre a inclusão ou não de mais uma cotada não sei, nem qual será ( dependendo tambem da saida da SEMAPA ).
Agora certeza absoluta tenho, que ate ao momento a CMVM ainda não se pronunciou em absoluto sobre qual a decisão a tomar em setembro, o futuro quanto a essa materia é ainda uma incognita.
Tudo o resto não passa de pura especulação, e essa cada um faz a que quiser .
EDIT : alguem devia avisar os fundos que a alegada decisão de revisão ja tomada para inclusão da INAPA no PSI20 está tomada , porque ela não sai dos 0.15 cent, com um volume negociado hoje de 3.600 Euros , o que é um volume aquem do desejado para um indice.
Agora certeza absoluta tenho, que ate ao momento a CMVM ainda não se pronunciou em absoluto sobre qual a decisão a tomar em setembro, o futuro quanto a essa materia é ainda uma incognita.
Tudo o resto não passa de pura especulação, e essa cada um faz a que quiser .
EDIT : alguem devia avisar os fundos que a alegada decisão de revisão ja tomada para inclusão da INAPA no PSI20 está tomada , porque ela não sai dos 0.15 cent, com um volume negociado hoje de 3.600 Euros , o que é um volume aquem do desejado para um indice.
fff Escreveu:ISOLTON Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "PSI quantos?":
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/psi_quantos.html
Abraço,
Ulisses
Boas,
Seria interessante discutir as cotadas do Psi geral que cumprem ou estão muito próximas de cumprirem os requisitos para a próxima revisão anual das subidas ao primeiro escalão...como todos sabem as candidatas valorizam significativamente nessa altura, é uma boa ocasião de investimento e eu não quero tudo para mim...![]()
Bons investimentos...
Revisão anual das cotadas ocorre anualmente em Março de cada ano , no momento do fecho de contratos nesse mês , na terceira sexta-feira.
Este ano mesmo tendo menos de 20, não quiseram mexer.
Não me parece que voltem a mexer tão cedo, as regras são explicitas e mesmo ficando menos de 18 , não é provavel que coloquem novas empresas que não cumpram os criterios, situação que se mantem.
Revisão anual do PSI-20 sem alterações. Fica com 18
03 Março 2015, 17:08 por Paulo Moutinho | paulomoutinho@negocios.pt
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... om_18.html
Boas,
Afinal sempre vai haver revisão em Setembro, a CMVM já se prenunciou, em Setembro temos revisão e a INAPA vai para o Psi 20 de onde sai para dar lugar ao Banif em 2010...A INAPA vai voltar ao lugar onde merece estar e de onde nunca devia ter saído...

Abraços
Olhando para as participações qualificadas , o titulo não me seduz ( alias nunca me seduziu)
Se aquilo é assim tão bom como apregoam, já teria outro tipo de investidores com participações qualificadas mais diversificados.
Participações Qualificadas
Se aquilo é assim tão bom como apregoam, já teria outro tipo de investidores com participações qualificadas mais diversificados.
Participações Qualificadas
- Anexos
-
- INAPA PARTICIP QUALIFICADAS.png (91.12 KiB) Visualizado 16953 vezes
Artista Romeno Escreveu:vá isolton diz lá de uma x por todas o que queres dizera inapa vai para o psi 20
cada um acredita no que quer
Essa era obvia, estava implicita,

olhem que as revisões são quadrimestrais, não trimestrais
mas sim, o PSI20 vai chegar ao Natal com quantas cotadas?
mas sim, o PSI20 vai chegar ao Natal com quantas cotadas?
fff Escreveu:rsacramento Escreveu:essa notícia já tem mais de 4 meses
Estava apenas a responder ao comentario que pretendia que se começasse a especular sobre revisão ANUAL do indice para inclusão de penny stocks. O anual já tinha passado há muitos meses.
É obvio que conheço as revisões trimestrais e que a de junho já era do conhecimento geral. Só quem é novo nisto ainda não conhece todas as regras, acontecimentos e datas significativas.
Boas,
E os outros não sabem?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 124 visitantes