Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI quantos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI quantos?

por Ulisses Pereira » 11/9/2015 11:17

youmeu, o problema de algumas acções é que, apesar de terem uma capitalização bolsista interessante, o "free float" é baixo. Noutros casos nem é isso, mas há um núcleo duro de accionistas forte que não move as acções o que faz com que as acções em transacção seja pequeno.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Youmeu » 11/9/2015 10:39

F.Ferreira1 Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/psi_20_continua_a_ter_apenas_18_cotadas.html

E o PSI20 continua com apenas 18 cotadas.

Gostava de perguntar o que acontece caso o PSI perca ainda mais empresas? O que já esteve perto, casa a Semapa tivesse saido de bolsa.
Existe um minimo de ações, para existir o PSI20?
O nome poderá ser mudado caso existam apenas por exemplo 15 empresas, para PSI15?
Ou poderá acabar o PSI20 e termos apenas um PSI, com todas as empresas?

Abraço

O mínimo que supostamente pode ter são mesmo as que agora tem, ou seja, 18 cotadas.

Existe algum motivo em especial para a corticeira amorim ter tão pouca liquidez? Com uma capitalização bolsista considerável, até que era seguro colocá-la no PSI20 caso tivesse um volume razoável.

Cheira-me que quando a situação dos BES esteja resolvida a CMVM comece a fazer algo. A meu ver têm de ser feitas 2 coisas fundamentais:

- Número do índice corresponder às cotadas do mesmo
- Grupamento (inplit) das acções como o Banif, Bcp e Pharol... (Banif*1000 Bcp*100 Pharol*10)

Abraço
Editado pela última vez por Youmeu em 11/9/2015 11:25, num total de 1 vez.
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por F.Ferreira1 » 9/9/2015 17:54

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... tadas.html

E o PSI20 continua com apenas 18 cotadas.

Gostava de perguntar o que acontece caso o PSI perca ainda mais empresas? O que já esteve perto, casa a Semapa tivesse saido de bolsa.
Existe um minimo de ações, para existir o PSI20?
O nome poderá ser mudado caso existam apenas por exemplo 15 empresas, para PSI15?
Ou poderá acabar o PSI20 e termos apenas um PSI, com todas as empresas?

Abraço

Registado: 29/11/2007 3:11

por pcm1979 » 19/8/2015 11:15

Registado: 26/7/2014 12:37

por lobus3101 » 30/7/2015 17:51

Marco Martins Escreveu:Curiosamente a respeito deste tópico do "Psi quantos?" já em Agosto de 2014 tinha sido levantada esse problema do PSI se estar a desmoronar e a CMVM nada fazer (viewtopic.php?f=3&t=83746&p=1142787#p1142787 ) e um ano depois com o artigo do Ulisses, confirma-se que a CMVM nada fez!!!
Compreendo que a CMVM tenha andado muito aterefada com os problemas do BES, PT, ESFG, etc... mas não compreendo que a CMVM não tenha um plano para estas situações esporádicas onde as empresas de um momento para o outro deixam de estar cotadas por variadíssimas razões!!!
Será que estão à espera da descridibilização total do PSI para promoverem outras cotadas para o índice principal?!?!
Será que as regras são assim tantas, que impedem a bolsa de funcionar?!?!
O medo das doenças também é uma doença!!

CMVM, Salgados, Faroles...É tudo pano negro da mesma peça.

Talvez se mudassem para pano aos Quadradinhos...estivessem melhor :twisted: :evil:

Registado: 11/7/2015 18:32

por Marco Martins » 30/7/2015 2:00

Curiosamente a respeito deste tópico do "Psi quantos?" já em Agosto de 2014 tinha sido levantada esse problema do PSI se estar a desmoronar e a CMVM nada fazer (viewtopic.php?f=3&t=83746&p=1142787#p1142787 ) e um ano depois com o artigo do Ulisses, confirma-se que a CMVM nada fez!!!
Compreendo que a CMVM tenha andado muito aterefada com os problemas do BES, PT, ESFG, etc... mas não compreendo que a CMVM não tenha um plano para estas situações esporádicas onde as empresas de um momento para o outro deixam de estar cotadas por variadíssimas razões!!!
Será que estão à espera da descridibilização total do PSI para promoverem outras cotadas para o índice principal?!?!
Será que as regras são assim tantas, que impedem a bolsa de funcionar?!?!
O medo das doenças também é uma doença!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por Marco Martins » 30/7/2015 1:38

Podemos sempre fazer como na China e impor que as cotações só podem subir... assim, até teriamos o psi1000 :)

Registado: 7/4/2007 17:13

por ISOLTON » 29/7/2015 22:49

lobus3101 Escreveu:E porque não a Sonae Capital , Cofina, ou mesmo a SDC...Só tinham de alterar umas regrazitas e já tínhamos PSI 20.

Dizem alguns ...a capitalização Bolsista !!!

Mas depois de lá estarem talvez pudessem aumentar a mesma 2ou 3 ou...Mais.

É neste momento necessário fazer qualquer coisa. Digo eu...

Boas,

Tens razão a SDC, vai com certeza, mas as outras não sei, ponho as minhas duvidas... :lol:
Firme e hirto como uma barra de ferro...

Registado: 26/3/2015 10:50

por BearManBull » 29/7/2015 21:08

70% do PIB cotado em bolsa seria certamente um boom para o nosso mini mercadito.

As empresas além de capital ganhavam com branding. Mas primeiro a coligação dificilmente ganhará as eleições e é uma meta demasiado ambiciosa para 4 anos.

Outra medida interessante é finalmente a possibilidade de fazer descontos com entidades privadas.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... o_pib.html
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por lobus3101 » 28/7/2015 18:41

A CMVM são Gestores ... A Contrário.

Parece que toda aquela equipa ...era capa z de dar cabo duma Apple. :wall: :wall: :twisted: :twisted:

por HaRt » 28/7/2015 18:12

Parece que o PSI, para já vai continuar com 18 cotadas.
A SEMAPA vai continuar no PSI mas com menos liquidez...
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por acintra » 23/7/2015 20:43

Afinal alguém sabe quando é que o PSI 20 passa a ser mesmo 20? É que agora a Semapa também pode sair e caminhamos para PSI17.

Será que não tem de fazer uma revisão forçada?

Ontem, em Espanha entrou uma empresa no IBEX 35 devido à opa que a Orange fez à Jazztel.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Pata-Hari » 23/7/2015 17:55

O que te faz achar que o mercado em fins de Julho, Agosto, anime? eu temo o contrário....
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por cavaleri » 23/7/2015 15:25

Ulisses Pereira Escreveu:É verdade que os argumentos objectivos fazem falta nesta discussão. Porque a nossa vontade de nada conta para a decisão sobre o índice.

Aproveito a oportunidade para me despedir aqui do fórum daqui a um mesito estou de volta.

Abraço,
Ulisses

Agora que isto vai animar?

Registado: 31/12/2014 0:41

por Ulisses Pereira » 23/7/2015 14:28

É verdade que os argumentos objectivos fazem falta nesta discussão. Porque a nossa vontade de nada conta para a decisão sobre o índice.

Aproveito a oportunidade para me despedir aqui do fórum daqui a um mesito estou de volta.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Penaforte » 22/7/2015 18:09

Julgo que o critério será o ISOLTON estar firme e hirto na Inapa :mrgreen:

Registado: 20/10/2014 14:55

por fff » 22/7/2015 18:06

Afinal sempre vai haver revisão em Setembro, a CMVM já se prenunciou, em Setembro temos revisão e a INAPA vai para o Psi 20 de onde sai para dar lugar ao Banif em 2010...A INAPA vai voltar ao lugar onde merece estar e de onde nunca devia ter saído... :lol:

Abraços[/quote]

Com esta historia de estarem sempre a insistirem na INAPA, a ideia que passam é que estão desesperados por as retirar da carteira e as despacharem.

Quais são os fundamentos para ser incluida no PSI ? É a acção que está acima de todas as outras small caps em todos os criterios ?

Ainda hoje negociou 3.600 Euros . Eu nem me dou ao trabalho de fazer uma pequena entrada em qualquer titulo por menos de varias vezes esse valor . E eu sou um micro investidor .

Não vejo como com um valor diario neste nivel é preferida para entrar no indice ou onde vão buscar esses fundamentos.

Coloquem lá essas metricas para entrada no indice.

Assim parece-me somente dissonancia cognitiva.

É mantê-las na carteira e esperarem que valorizem. Esta acção faz parte daquele grupo de small-caps que no otimismo de inicio de ano tradicionalmente dá sempre um salto.

É so esperar no maximo mais 6 meses e isso arrebita de certeza.

EDIT : A COFINA ainda hoje negociou 108.000 Euros , a Sonae capital 71.000 Euros, Novabase 37.000 Euros , porque não serão estas ou outras a cumprir com os criterios ? pelo menos tem mais liquidez

Nem vejo quais os criterios porque há-de ser a INAPA .....
Editado pela última vez por fff em 22/7/2015 18:21, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 3:19

por rsacramento » 22/7/2015 16:40

ISOLTON Escreveu:Afinal sempre vai haver revisão em Setembro, a CMVM já se prenunciou, em Setembro temos revisão e a INAPA vai para o Psi 20 de onde sai para dar lugar ao Banif em 2010...A INAPA vai voltar ao lugar onde merece estar e de onde nunca devia ter saído... :lol:

qual é a fonte?

Registado: 29/11/2007 12:50

por lobus3101 » 22/7/2015 16:29

E porque não a Sonae Capital , Cofina, ou mesmo a SDC...Só tinham de alterar umas regrazitas e já tínhamos PSI 20.

Dizem alguns ...a capitalização Bolsista !!!

Mas depois de lá estarem talvez pudessem aumentar a mesma 2ou 3 ou...Mais.

É neste momento necessário fazer qualquer coisa. Digo eu...

por fff » 21/7/2015 11:07

Se vai haver uma decisão em Setembro sobre a inclusão ou não de mais uma cotada não sei, nem qual será ( dependendo tambem da saida da SEMAPA ).

Agora certeza absoluta tenho, que ate ao momento a CMVM ainda não se pronunciou em absoluto sobre qual a decisão a tomar em setembro, o futuro quanto a essa materia é ainda uma incognita.

Tudo o resto não passa de pura especulação, e essa cada um faz a que quiser .

EDIT : alguem devia avisar os fundos que a alegada decisão de revisão ja tomada para inclusão da INAPA no PSI20 está tomada , porque ela não sai dos 0.15 cent, com um volume negociado hoje de 3.600 Euros , o que é um volume aquem do desejado para um indice.

por ISOLTON » 21/7/2015 10:47

fff Escreveu:
ISOLTON Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "PSI quantos?":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/psi_quantos.html

Abraço,
Ulisses

Boas,
Seria interessante discutir as cotadas do Psi geral que cumprem ou estão muito próximas de cumprirem os requisitos para a próxima revisão anual das subidas ao primeiro escalão...como todos sabem as candidatas valorizam significativamente nessa altura, é uma boa ocasião de investimento e eu não quero tudo para mim... :lol:
Bons investimentos...

Revisão anual das cotadas ocorre anualmente em Março de cada ano , no momento do fecho de contratos nesse mês , na terceira sexta-feira.

Este ano mesmo tendo menos de 20, não quiseram mexer.

Não me parece que voltem a mexer tão cedo, as regras são explicitas e mesmo ficando menos de 18 , não é provavel que coloquem novas empresas que não cumpram os criterios, situação que se mantem.

Revisão anual do PSI-20 sem alterações. Fica com 18
03 Março 2015, 17:08 por Paulo Moutinho | paulomoutinho@negocios.pt

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... om_18.html

Boas,

Afinal sempre vai haver revisão em Setembro, a CMVM já se prenunciou, em Setembro temos revisão e a INAPA vai para o Psi 20 de onde sai para dar lugar ao Banif em 2010...A INAPA vai voltar ao lugar onde merece estar e de onde nunca devia ter saído... :lol:

Abraços

por fff » 12/7/2015 15:06

Olhando para as participações qualificadas , o titulo não me seduz ( alias nunca me seduziu)

Se aquilo é assim tão bom como apregoam, já teria outro tipo de investidores com participações qualificadas mais diversificados.

Participações Qualificadas
Anexos
INAPA PARTICIP QUALIFICADAS.png
INAPA PARTICIP QUALIFICADAS.png (91.12 KiB) Visualizado 16969 vezes

por fff » 12/7/2015 14:53

Artista Romeno Escreveu:vá isolton diz lá de uma x por todas o que queres dizer :mrgreen: a inapa vai para o psi 20 :oops: cada um acredita no que quer :-#

Essa era obvia, estava implicita, :wink:

por rsacramento » 12/7/2015 14:40

olhem que as revisões são quadrimestrais, não trimestrais

mas sim, o PSI20 vai chegar ao Natal com quantas cotadas?

Registado: 29/11/2007 12:50

por ISOLTON » 12/7/2015 10:31

fff Escreveu:
rsacramento Escreveu:essa notícia já tem mais de 4 meses :wink:

Estava apenas a responder ao comentario que pretendia que se começasse a especular sobre revisão ANUAL do indice para inclusão de penny stocks. O anual já tinha passado há muitos meses.

É obvio que conheço as revisões trimestrais e que a de junho já era do conhecimento geral. Só quem é novo nisto ainda não conhece todas as regras, acontecimentos e datas significativas.

Boas,
E os outros não sabem? :lol: , isso é do conhecimento geral, não quer dizer que não haja alterações, se a Semapa sair vamos ficar com 17? salvo erro chegou a haver revisões extraordinárias em Setembro ou Outubro...Bem isto pode ser discutido em qualquer altura, como sabemos o mercado antecipa-se muito antes...

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Google Feedfetcher, Pmart 1 e 129 visitantes