Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Backtesting

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Backtesting

por JoãoPauloCosta » 5/3/2014 2:24

:wink: :P :P :P :P :roll: :-" =;

Registado: 5/3/2014 0:43

por AlfaTrade » 8/1/2014 9:40

Bom dia.

Deixo aqui o meu contributo para o caso de a informação ainda interessar.

No que diz respeito ao backtesting com acções, o meu conselho seria utilizar o NinjaTrader. Não dá para todos os mercados, mas pelo menos para o mercado americano existem dados até 2000, por isso já permite fazer um backtest relativamente robusto, dependendo da timeframe utilizada. Esta plataforma permite ainda negociar futuros e outros instrumentos, por isso é para uma audiência ampla.

Para backtests de algoritmos / estratégias com forex, a minha sugestão seria utilizar o cTrader. A plataforma é altamente intuitiva, e os backtests são visualmente fáceis de analisar. É mais recente e na minha opinião mais evoluída que o Ninjatrader, mas especializada apenas em forex.

Para qualquer uma das plataformas é necessário, no entanto, conhecimentos significativos de programação.

Espero que tenha ajudado.

Registado: 7/1/2014 17:35

por AmigosdaBolsa » 25/11/2013 16:08

Boa tarde,

Depois de muitos testes apresento os resultados finais dos 4 algoritmos sobreviventes face a uma estratégia B&H.
Em anexo junto os resultados e aqui apresento uma explicação para cada uma das rubricas.

- Valorização Final Bruta
- Valorização Anual (Bruta) -> Valorização Final Bruta/Tempo investido
- Tempo Investimento (Anos) -> somatório do tempo investido em cada trade.
- Máx Realizado -> valorização máxima realizada
- Min Realizado -> desvalorização máxima realizada
- Máx Drawdown -> desvalorização máxima verificada num trade (independentemente da posição ter sido fechada ou não)
- % Trades Ganhadores -> Nº Trades com valorização/Nº Total de trades
- Nº Trades -> Nº trades realizados (compra e venda), ou seja 20 trades significam 10 compras e 10 vendas.

A minha questão é:
Qual dos algoritmos utilizariam?!?

Conto muito em breve começar a transaccionar através de indicações dadas por um deles e ir postando aqui as indicações.
Anexos
Resultados_v03.xlsx
(22.8 KiB) Transferido 522 Vezes
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por AmigosdaBolsa » 14/11/2013 11:42

Bom dia,

Em anexo coloco os resultados dos dois testes que efectuei, face a uma estratégia de B&H.
O período de análise é 2003 até 08 de Novembro de 2013. Julgo que o período não terá sido o melhor e já detectei oportunidades de melhoria no algoritmo.
A lógica dos dois testes é a mesma, apenas a componente tempo difere.

Vou agora testar (com e sem as alterações que julgo necessárias) em 3 períodos distintos:
2003 - 2007 Bull
2007 - 2008 Bear
2007 - 2013 Bear & Bull

Gostava que me dessem as vossas opiniões sobre se serão estes os melhores períodos para analisar, e o que acham dos resultados obtidos.
Anexos
Resultados_v01.xlsx
(14.87 KiB) Transferido 248 Vezes
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

por AmigosdaBolsa » 13/11/2013 15:53

Boa tarde,

A Lista dos títulos foi alterado para um mínimo de 20 dos maiores títulos Americanos distribuídos pelos vários sectores.

Já analisei os algoritmos no período 03/01/2003 (1 dos algoritmos tem um delay de 50 dias e outro de 100 dias face à data inicial) a 8/11/2013 onde a maioria das acções aumentou o seu valor. Julgam que esse facto poderá colocar em causa o funcionamento dos algoritmos? Qual o período que consideram que devesse ser analisado para testar a fiabilidade dos mesmos?

Até Domingo conto colocar os resultados preliminares dos mesmos para cada título no período acima indicado.

por AmigosdaBolsa » 10/11/2013 14:20

Boas, depois de ter andado a testar vários algoritmos, cheguei a dois algoritmos que gostaria de testar mais aprofundadamente.
Testei a rentabilidade dos algoritmos (apenas posições longas) desde 3 de Janeiro de 2000 até ao final da semana passada nos seguintes títulos, tendo dado resultados de uma maneira geral muito bons (sem considerar distribuição de dividendos, custos e impostos), acima de uma estratégia B&H:
J&J
Exxon
Duke Energy Corp
BHP Billiton Ltd. ADS
General Electric Co.
Coca-Cola Co.
Vodafone Group PLC ADS
Amazon.com Inc.
Wal-Mart Stores Inc.

Agora para uma análise mais detalhada conto analisar os últimos 10 anos e considerar as seguintes variáveis:
Máx Drawdown
Rentabilidade/tempo posição detida
Nº trades
Nº de trades positivos

Pedia agora a vossa opinião se há mais algum título que devesse ser acrescentado à lista e que mais variáveis devia considerar.

Obrigado.

por AmigosdaBolsa » 22/10/2013 10:25

Turtle Trader Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:Fica-me a faltar o histórico das cotações com 3 casas decimais (o banco Big tem, mas apenas desde 2011 o que é um período demasiado curto).
Porque não arredondar as casas decimais de 3 para 2, é assim tão importante ?

AmigosdaBolsa Escreveu:Se alguém soube algum site que tenha, agradeço que me avise.

http://finance.yahoo.com/q/hp?s=AAPL+Historical+Prices

Bom dia,

Para títulos que apresentam um valor absoluto da cotação maior onde em termos percentuais a diferença de 0,005€ é residual, não há problema em arredondar e é o que tenho feito nos testes que ando a fazer.
Agora para um valor de cotação de um BCP/BPI/BES já é alguma coisa. Por exemplo o BCP fechar a 0,11€ ou 0,105€ em termos percentuais é muito diferente, falamos de quase 5%!!!

O yahoo já conheço assim como o google finance. O problema é o mesmo 2 casas decimais.

por Turtle Trader » 21/10/2013 23:44

AmigosdaBolsa Escreveu:Fica-me a faltar o histórico das cotações com 3 casas decimais (o banco Big tem, mas apenas desde 2011 o que é um período demasiado curto).
Porque não arredondar as casas decimais de 3 para 2, é assim tão importante ?

AmigosdaBolsa Escreveu:Se alguém soube algum site que tenha, agradeço que me avise.

http://finance.yahoo.com/q/hp?s=AAPL+Historical+Prices

Registado: 10/7/2013 20:26

por AmigosdaBolsa » 21/10/2013 12:06

Relativamente ao histórico de dividendos encontrei alguma coisa. Pode não ter desde sempre, mas tem desde um período temporal interessante.
Deixo aqui o exemplo da Jerónimo Martins: http://www.pcinvestidor.com/Dividendos. ... %20Martins

Fica-me a faltar o histórico das cotações com 3 casas decimais (o banco Big tem, mas apenas desde 2011 o que é um período demasiado curto).
Se alguém soube algum site que tenha, agradeço que me avise.
Desse modo vou poder fazer alguns testes e depois dar uso à estratégia partilhando as decisões e evolução da carteira no fórum.

Backtesting

por AmigosdaBolsa » 21/10/2013 10:05

Bom dia a todos.

Procurei, mas não encontrei um tópico especifico sobre este tema.

Gostaria de vos perguntar se costumam fazer backtesting aos vossos algoritmos de negociação e que programas/ferramentas utilizam?
Estes programas contabilizam a distribuição de dividendos?

Não sou nenhum Ás em programação, mas desenvolvi em VB no excel um simulador para a minha estratégia, em que apenas preciso de colocar as cotações, mas deparo-me com dois problemas. Nos sites onde vou buscar o histórico (yahoo, google...) apenas aparece com 2 casadas decimais, quando há títulos que usam 3, e a outra questão tem que ver com os dividendos, onde precisava de uma base de dados que indicasse data/valor absoluto do dividendo. Alguém sabe onde posso ir buscar essa informação?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, fosgass2020, HFCA, icemetal, IX Hispana, latbal, Luzemburg, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, OverDose, PAFS, PAULOJOAO, trilhos2006, zulu404 e 269 visitantes